Futebol
Além do Benfica, também Braga e Famalicão 'torcem' por uma vitória do Sporting na Taça
24 Mai 2026 | 15:22
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
08 Abr 2025 | 16:55 |
Filipe Soares Franco, ex presidente do Sporting - entre 2006 e 2009 - reagiu ao falecimento de Aurélio Pereira e lembrou o seu papel na conceção da Academia do Clube, em Alcochete, hoje chamada de Academia Cristiano Ronaldo, e não esquece todo o contributo do 'Senhor Formação' para o crescimento do emblema leonino.
"Foi um grande homem e vou recordá-lo sempre com grande saudade"
"O Aurélio foi um dos pais da Academia. Aliás, ainda antes da Academia ser o que é hoje, ele já tinha uma estrutura montada e uma grande equipa espalhada por este país, que descobria jogadores em todos os cantos. Por isso, o nome dele ficará para sempre ligado à formação do Sporting. Além disso, é bom recordar que foi ele e a sua equipa quem descobriu o Cristiano Ronaldo. Era um homem com um excelente sentido de humor e de ótima convivência. Foi um grande homem e vou recordá-lo sempre com grande saudade", referiu ao jornal Record.
Também Sousa Cintra, que passou pelo emblema verde e branco entre 1989 e 1995, recordou o "seu grande amigo": “Partiu um grande amigo meu, um grande amigo do Sporting e uma grande figura do nosso país. Foi um homem excecional em todas as vertentes e um verdadeiro fora de série. Ainda tinha almoçado com ele há umas semanas, já estava bastante doente".
"O Sporting vai ficar-lhe eternamente grato"
O ex-líder máximo dos leões: "Fiquei muito transtornado com a notícia de hoje e todos os que o conheceram e privaram com ele de certeza que também ficaram porque era uma pessoa excelente. E o trabalho que desenvolveu na observação foi fenomenal: tinha uma leitura dos jogadores como eu nunca vi. O Sporting vai ficar-lhe eternamente grato", declarou.
Sousa Cintra diz que os leões perdem um dos seus maiores símbolos: "Não costumo comentar a vida do Sporting mas este e um caso à parte. Com a morte do Aurélio há algo mais que morre. É a conceção de um futebol que ele defendia, baseada na educação e formação dos jovens, numa abordagem muito pedagógica e valorativa das capacidades dos jogadores que também está de luto. Assim, perdemos o maior artífice desta abordagem, numa altura em que a formação é cada mais agressiva para os jovens. Por isso hoje, acima de tudo é um dia de luto para o futebol, mais do que somente para o Sporting.”
Verdes e brancos defrontam Torreense este domingo, dia 24 de maio, em jogo da final da prova rainha, no Estádio Nacional do Jamor
24 Mai 2026 | 17:02 |
O Sporting encerra oficialmente a temporada este domingo, no Jamor, diante do Torreense, naquela que será a última partida dos leões em 2025/26. Depois de uma época longa e exigente, marcada por altos e baixos, o grupo orientado por Rui Borges pretende terminar da melhor forma, conquistando a Taça de Portugal e fechando o ano com mais um troféu no palmarés.
Apesar do final da competição, o plantel ainda terá um compromisso antes das férias. Os responsáveis leoninos preparam um jantar de convívio para reunir jogadores, equipa técnica e restante estrutura numa ocasião mais descontraída, mas que deverá também servir para algumas despedidas dentro do grupo.
A nova temporada ainda não tem data oficial para arrancar em Alcochete. O regresso aos trabalhos dependerá da definição do calendário europeu do Sporting e da eventual entrada direta na Liga dos Campeões, cenário este que continua ligado às contas finais da Premier League e ao percurso do Aston Villa nas competições europeias.
Além da data de reaparecimento, também a pré-temporada continua em fase de planeamento. Nos últimos anos, o Sporting escolheu Lagos, no Algarve, para preparar a nova época e poderá repetir-se novamente, embora ainda não exista qualquer confirmação oficial por parte da SAD leonina.
Recorde-se a equipa verde e branca entra em campo neste domingo, dia 24 de maio, diante do Torreense. O encontro, válido para a final da Taça de Portugal diante da turma orientada por Luís Tralhão, tem início marcado para as 17h15, no Jamor.
Internacional português de 27 anos tem sido associado a vários mercados, com a Arábia Saudita a surgir como um dos destinos em cima da mesa
24 Mai 2026 | 16:34 |
O Famalicão está atento ao mercado de verão não apenas pelas possíveis vendas de jogadores do atual plantel, mas também pelos encaixes que poderá garantir através de percentagens negociadas em anteriores transferências. Entre os casos está o de Pedro Gonçalves, cuja saída do Sporting tem ganho força nas últimas semanas.
O internacional português tem sido associado a vários mercados, com a Arábia Saudita a surgir como um dos destinos mais prováveis caso deixe Alvalade neste verão. O ciclo do atleta nos leões poderá aproximar-se do fim, cenário que é acompanhado com especial atenção pelos responsáveis minhotos.
Isto porque, aquando da transferência de Pote para o Sporting, em 2020, o clube famalicense salvaguardou 10% de uma transferência futura, o que significa que um negócio milionário poderá traduzir-se num encaixe relevante para os cofres do emblema liderado por Miguel Ribeiro.
Caso os leões avancem para uma venda elevada, sobretudo para mercados com maior capacidade financeira como o Médio Oriente, o Famalicão poderá arrecadar vários milhões de euros sem necessidade de qualquer envolvimento direto nas negociações.
A valorização de Pote ao longo das últimas temporadas em Alvalade aumentou consideravelmente o potencial retorno financeiro para o Famalicão. Apesar de ter renovado recentemente contrato até 2030, mantendo uma cláusula de rescisão de 80 milhões de euros, o Sporting mostra-se disponível para negociar (Saiba mais AQUI).
Exibições do jogador despertaram interesse noutros mercados europeus, incluindo o Estugarda, mas foi a formação monegasca a ganhar corrida
24 Mai 2026 | 16:01 |
É negócio fechado. Flávio Nazinho está a caminho do Mónaco por um valor a rondar os 5 milhões de euros. O Sporting tem motivos para sorrir, já que manteve uma percentagem sobre uma futura mais-valia aquando da transferência do jogador para o Cercle Brugge.
Os leões vão encaixar cerca de 450 mil euros com a mudança do lateral de 22 anos para o futebol francês. Esse valor resulta dos 15% de mais-valia que o Clube de Alvalade salvaguardou no acordo celebrado com os belgas, emblema que recebeu o jogador após a saída de Alvalade.
Na altura da transferência para a Bélgica, Sporting e Cercle Brugge fecharam um negócio avaliado em 1 milhão de euros fixos, acrescido de outro milhão mediante objetivos. Agora, depois de uma temporada de crescimento, prepara-se para dar mais um passo importante na carreira.
O lateral realizou uma época bastante positiva, somando 32 jogos, três golos e oito assistências. As exibições do jogador despertaram interesse noutros mercados europeus, incluindo o Estugarda, mas foi a formação monegasca a ganhar a corrida.
Flávio Nazinho - que está avaliado em 5 milhões de euros - realizou apenas 11 jogos pela equipa A dos leões entre 2021 e 2023, sob comando de Ruben Amorim, mas valorizou-se significativamente no futebol belga, tornando-se uma das figuras da equipa de Bruges.
Além do Benfica, também Braga e Famalicão 'torcem' por uma vitória do Sporting na Taça
24 Mai 2026 | 15:22
Nuno Santos de luto; Jogador do Sporting despede-se de familiar próximo
24 Mai 2026 | 12:09
Tomás da Cunha avalia reforço do Sporting: "Nunca dará os argumentos de Morita...
24 Mai 2026 | 11:45