
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
A Federação Portuguesa de Futebol anunciou que será cumprido um minuto de silêncio em todos os jogos das suas competições entre esta quarta-feira e domingo, em homenagem a Aurélio Pereira, que faleceu esta terça-feira aos 77 anos. A medida abrange várias partidas, incluindo a primeira mão das meias-finais da Taça de Portugal entre Tirsense e Benfica, marcada para esta quarta-feira, às 20h45, no Estádio Cidade de Barcelos.
"A FPF decretou o cumprimento de um minuto de silêncio em memória de Aurélio Pereira. O minuto de silêncio será respeitado em todos os jogos das competições organizadas pela FPF realizados a partir desta quarta-feira até domingo", informou a Federação através de um comunicado oficial.
O primeiro jogo de destaque será o confronto entre Tirsense e Benfica, que marca o início da eliminatória das meias-finais da Taça de Portugal. Este jogo será seguido por outros encontros da Liga Revelação, também com o minuto de silêncio em homenagem ao “Senhor Formação”. O gesto simbólico é uma forma de reconhecer o impacto de Aurélio Pereira no futebol português e a sua imensa contribuição para a formação de jovens talentos, tanto no Sporting como na história do futebol nacional.
Aurélio Pereira, falecido após uma vida dedicada ao futebol, foi uma figura determinante na formação de atletas e descobridor de alguns dos maiores talentos que marcaram o futebol português e internacional. A sua morte gerou um grande lamento em todo o país, com ex-jogadores, dirigentes e amantes do futebol a enaltecerem a sua dedicação ao desporto e a sua capacidade única de identificar jovens promissores. Entre os nomes mais conhecidos que passaram pela sua orientação estão Cristiano Ronaldo, Luís Figo, Futre e outros grandes craques do futebol mundial.
A homenagem da Federação Portuguesa de Futebol reflete a grande consideração e respeito que Aurélio Pereira conquistou ao longo dos anos, não só pelos seus feitos como descobridor de talentos, mas também pela sua postura ética e humana dentro e fora dos campos. É de recordar as palavras ditas pelo presidente do Sporting, Frederico Varandas em homenagem ao 'Pai Formação'.
Antigo capitão do Sporting lembrou a preponderância do "Senhor Formação" ao longo da sua carreira de jogador e a ligação que sempre tiveram
|
As cerimónias fúnebres de Aurélio Pereira realizaram-se esta quinta-feira. Depois da missa de corpo presente, o cortejo fúnebre do “Senhor Formação” passou pelo Estádio José Alvalade. Entre as muitas figuras do futebol que prestaram uma última homenagem à lenda do Sporting, Nani fez questão de marcar presença e recordou quem o “descobriu” para o futebol e alguém que “deixa muitas saudades”.
Em declarações aos jornalistas, na Praça Centenário, o ex-jogador afirmou que Aurélio Pereira “deixa uma imagem muito positiva, de uma pessoa alegre, sempre divertida”. O antigo capitão do Clube de Alvalade lembrou o carinho que o “Senhor Formação” lhe demonstrou, quando trocou o Sporting pelo Manchester United, em 2007: “Procurou-me, quis saber de mim e como estava a correr a minha experiência em Manchester. Deu-me sempre muito bons conselhos, mesmo antes de me tornar profissional no Sporting”.
Nani recordou ainda um episódio caricato, que aconteceu quando ainda estava nas camadas jovens dos leões. Ao tomar conhecimento que alguns jogadores – entre eles o próprio Nani – tinham-se “excedido” num momento de lazer fora da Academia de Alcochete, Aurélio Pereira convocou uma reunião. Nani e os companheiros pensavam que “iam levar um raspanete”, mas enganaram-se: “Aurélio Pereira, com muita calma e serenidade, disse-nos palavras muito importantes e disse que tinha confiança de que iriamos chegar ao patamar mais alto”.
Nani - que se retirou dos relvados em dezembro passado – reconhece ainda que os conselhos “sábios” de Aurélio Pereira o livraram “de muitos problemas”, ao longo da carreira de jogador. Quando voltou ao Sporting, em 2018, para ser capitão de equipa, o “Senhor Formação” voltou a ter um papel fundamental para o ex-avançado: “Deu-me alguns conselhos sobre a minha vida mais pessoal, os meus investimentos e negócios. Ele teve a preocupação de que eu, depois de deixar o futebol, tivesse a minha vida estável. Foi muito bom para mim”.
A terminar, Nani diz que “é um dia triste”, mas a memória de Aurélio Pereira “vai ficar sempre presente, por tudo o que de bom fez e tudo aquilo que proporcionou ao futebol português. Foram muitos talentos que descobriu”. É alguém que “deixa muitas saudades e boas memórias”.
Figura histórica ligada ao rival reconhece legado inigualável do Sr. Formação e lamenta não o ter tido do lado das águias
|
O impacto de Aurélio Pereira no futebol português ultrapassou rivalidades. Uma figura emblemática ligada ao Benfica prestou homenagem ao eterno “Senhor Formação” do Sporting, lamentando nunca ter tido a oportunidade de trabalhar com ele durante o seu percurso no clube da Luz. “Era bom tê-lo tido no Benfica nessa altura”, admitiu, reconhecendo o papel determinante que Aurélio teve na formação de grandes talentos.
Presente nas cerimónias fúnebres do antigo coordenador de scouting dos leões, a glória encarnada sublinhou que não é fácil encontrar alguém com os mesmos princípios. “Aurélio Pereira marca a história do Sporting e do futebol português”, referiu, destacando a sua enorme capacidade de identificar e desenvolver jogadores que viriam a brilhar no topo do futebol mundial.
Para além das qualidades profissionais, a vertente humana foi igualmente enaltecida. “Era um homem bom, frontal, dedicado e amigo do seu amigo. Ele personificava a imagem do homem bom, que teve essa paixão pelo futebol”, recordou, visivelmente emocionado com a despedida de uma das figuras mais respeitadas do desporto nacional.
Aurélio Pereira ficará eternamente ligado ao Sporting, tendo descoberto talentos como Cristiano Ronaldo, Nani, Ricardo Quaresma, Luís Figo, Paulo Futre, entre tantos outros. O seu trabalho transformou a formação leonina numa referência mundial e continua a inspirar gerações dentro e fora do clube.
A homenagem vinda do outro lado da Segunda Circular é apenas mais uma prova do impacto transversal de Aurélio Pereira, cuja paixão, dedicação e visão marcaram para sempre a história do futebol em Portugal. O Sr. Formação faleceu esta terça-feira, aos 77 anos, mas ficará para sempre na memória não só de todos os sportinguistas, mas também de todos os amantes de futebol. Recorde as palavras emotivas de Carlos Pereira, irmão de Aurélio.
Formação verde e branca realizou esta quinta feira, dia 10 de abril, mais uma sessão de treinos, com vista à próxima partida do campeonato nacional
|
Realizou-se, esta quinta feira, dia 10 de abril, mais uma sessão de treinos do Sporting, com vista à próxima jornada da Liga Portugal Betclic, onde os leões vão defrontar o conjunto do Santa Clara, nos Açores. Pedro Gonçalves voltou a dar sinais positivos, mas Rui Borges não se livrou de uma semana com mais algumas dores de cabeça.
Em relação à enfermaria, não há novidades de maior, o que, em si, são más notícias para o Sporting: Daniel Bragança, João Simões e Nuno Santos estão de fora até ao fim da temporada - mas Hidemasa Morita continua ser recuperar e voltou a não trabalhar com o resto do grupo, o que deve confirmar mesmo a sua ausência da próxima partida, contra o Santa Clara, como o Leonino já tinha avançado.
Para colmatar estas ausências, Rui Borges voltou a confiar na juventude das camadas jovens dos leões, e chamou quatro membros da Academia Cristiano Ronaldo: os centrais João Muniz e Bruno Ramos, e os médios Eduardo Felicíssimo e Henrique Arreiol, foram os escolhidos para trabalhar com o plantel principal do Sporting esta quinta feira, por parte de Rui Borges.
Na próxima sexta feira, dia 11 de abril, continua o ciclo de preparação do Sporting para o jogo da 29ª. jornada da Liga Portugal Betclic, contra o Santa Clara. A equipa às ordens de Rui Borges volta a treinar da parte da manhã, antes do treinador fazer a conferência de imprensa de antevisão à partida, por volta das 12h30.
Depois, os leões têm voo marcado para São Miguel, nos Açores, às 15h. A equipa concentra-se em Alvalade e segue para o Aeroporto Humberto Delgado. É esperado que a Onda Verde se faça sentir no apoio aos jogadores, uma vez que nas redes sociais têm sido feitos vários apelos nesse sentido.