
Futebol
Rui Borges de novo com problemas no meio campo! Técnico do Sporting volta a não contar com...
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
O impacto de Aurélio Pereira no futebol português ultrapassou rivalidades. Uma figura emblemática ligada ao Benfica prestou homenagem ao eterno “Senhor Formação” do Sporting, lamentando nunca ter tido a oportunidade de trabalhar com ele durante o seu percurso no clube da Luz. “Era bom tê-lo tido no Benfica nessa altura”, admitiu, reconhecendo o papel determinante que Aurélio teve na formação de grandes talentos.
Presente nas cerimónias fúnebres do antigo coordenador de scouting dos leões, a glória encarnada sublinhou que não é fácil encontrar alguém com os mesmos princípios. “Aurélio Pereira marca a história do Sporting e do futebol português”, referiu, destacando a sua enorme capacidade de identificar e desenvolver jogadores que viriam a brilhar no topo do futebol mundial.
Para além das qualidades profissionais, a vertente humana foi igualmente enaltecida. “Era um homem bom, frontal, dedicado e amigo do seu amigo. Ele personificava a imagem do homem bom, que teve essa paixão pelo futebol”, recordou, visivelmente emocionado com a despedida de uma das figuras mais respeitadas do desporto nacional.
Aurélio Pereira ficará eternamente ligado ao Sporting, tendo descoberto talentos como Cristiano Ronaldo, Nani, Ricardo Quaresma, Luís Figo, Paulo Futre, entre tantos outros. O seu trabalho transformou a formação leonina numa referência mundial e continua a inspirar gerações dentro e fora do clube.
A homenagem vinda do outro lado da Segunda Circular é apenas mais uma prova do impacto transversal de Aurélio Pereira, cuja paixão, dedicação e visão marcaram para sempre a história do futebol em Portugal. O Sr. Formação faleceu esta terça-feira, aos 77 anos, mas ficará para sempre na memória não só de todos os sportinguistas, mas também de todos os amantes de futebol. Recorde as palavras emotivas de Carlos Pereira, irmão de Aurélio.
Formação verde e branca realizou esta quinta feira, dia 10 de abril, mais uma sessão de treinos, com vista à próxima partida do campeonato nacional
|
Realizou-se, esta quinta feira, dia 10 de abril, mais uma sessão de treinos do Sporting, com vista à próxima jornada da Liga Portugal Betclic, onde os leões vão defrontar o conjunto do Santa Clara, nos Açores. Pedro Gonçalves voltou a dar sinais positivos, mas Rui Borges não se livrou de uma semana com mais algumas dores de cabeça.
Em relação à enfermaria, não há novidades de maior, o que, em si, são más notícias para o Sporting: Daniel Bragança, João Simões e Nuno Santos estão de fora até ao fim da temporada - mas Hidemasa Morita continua ser recuperar e voltou a não trabalhar com o resto do grupo, o que deve confirmar mesmo a sua ausência da próxima partida, contra o Santa Clara, como o Leonino já tinha avançado.
Para colmatar estas ausências, Rui Borges voltou a confiar na juventude das camadas jovens dos leões, e chamou quatro membros da Academia Cristiano Ronaldo: os centrais João Muniz e Bruno Ramos, e os médios Eduardo Felicíssimo e Henrique Arreiol, foram os escolhidos para trabalhar com o plantel principal do Sporting esta quinta feira, por parte de Rui Borges.
Na próxima sexta feira, dia 11 de abril, continua o ciclo de preparação do Sporting para o jogo da 29ª. jornada da Liga Portugal Betclic, contra o Santa Clara. A equipa às ordens de Rui Borges volta a treinar da parte da manhã, antes do treinador fazer a conferência de imprensa de antevisão à partida, por volta das 12h30.
Depois, os leões têm voo marcado para São Miguel, nos Açores, às 15h. A equipa concentra-se em Alvalade e segue para o Aeroporto Humberto Delgado. É esperado que a Onda Verde se faça sentir no apoio aos jogadores, uma vez que nas redes sociais têm sido feitos vários apelos nesse sentido.
Jogador da equipa verde e branca reacende a esperança por parte dos adeptos ao relembrar o título conquistado na temporada 2023/24
|
Jeremiah St. Juste está de olhos postos no grande objetivo da temporada: revalidar o título de campeão nacional. Depois do empate a uma bola frente ao Braga, que deixou o Sporting a dois pontos do rival Benfica, o central leonino não baixou os braços e lançou uma mensagem de motivação a todo o universo verde e branco. O momento foi partilhado no Instagram e rapidamente incendiou os adeptos: “Com tudo!”
A frase acompanha uma imagem marcante: a celebração do título de campeão nacional 2023/24 no relvado de Alvalade. Um momento que muitos sportinguistas esperam repetir dentro de poucas semanas. St. Juste, que esta temporada já soma 1.035 minutos em 20 jogos, não esconde o foco coletivo na revalidação do título e mostra-se confiante num desfecho feliz, apesar do empate recente ter custado a liderança.
O Sporting ocupa atualmente o segundo lugar do campeonato, com 66 pontos, menos dois pontos que as águias. A luta pelo título promete ser renhida até ao fim e os leões não querem desperdiçar mais oportunidades. O próximo desafio será frente ao Santa Clara, no sábado às 18h00 no Estádio de São Miguel, em Ponta Delgada.
A mensagem de St. Juste surge num momento crucial da temporada e parece ter sido bem recebida pelos adeptos. Nas redes sociais, multiplicaram-se as reações de apoio ao central e à equipa, com palavras de incentivo e confiança no bicampeonato. O espírito do balneário, ao que tudo indica, mantém-se forte e unido rumo ao objetivo final. Recordar que Rui Borges chegou a estar de costas voltadas com o jogador, antes de reintegrar no grupo de trabalho.
A resposta dos jogadores dentro de campo será agora decisiva. Com o plantel motivado e os olhos postos na liderança, o Sporting promete dar tudo o que tem nas jornadas finais. E como diz St. Juste: com tudo, até ao fim! É de recordar que já são conhecidas as equipas de arbitragem para a vigésima nona ronda da Liga Betclic.
Partida muito importante para o Clube de Alvalade já tem dia e horário definidos e vai definir quem se apura para a grande final do Jamor
|
O Sporting já conhece a data e a hora do jogo da segunda mão das meias-finais da Taça de Portugal, frente ao Rio Ave. A partida vai realizar-se no próximo dia 22 de abril (terça-feira), às 20h45, em Paços de Ferreira – casa emprestada dos vilacondenses, dados os estragos provocados pelo mau tempo no Estádio dos Arcos.
A equipa leonina parte para o segundo jogo das semifinais da prova rainha em vantagem. Na passada quinta-feira, a formação orientada por Rui Borges venceu o Rio Ave (2-0), em Alvalade, no jogo da primeira mão. Os golos de Geny Catamo, aos 12 minutos, e de Viktor Gyökeres, na conversão de um penálti, já no tempo de compensação da primeira parte, permitem aos leões encarar o segundo “round” com relativo conforto.
Na edição 2024/25 da prova rainha, a equipa leonina já ultrapassou quatro adversários: Portimonense (2-1, em Portimão, na terceira eliminatória), Amarante (goleada caseira por 6-0, na quarta eliminatória), Santa Clara (vitória em Alvalade, por 2-1, após prolongamento, nos oitavos de final) e Gil Vicente (1-0, nos quartos de final, em Barcelos).
O Sporting procura repetir a presença na final da Taça de Portugal. Na época passada, a equipa orientada por Ruben Amorim foi derrotada pelo Porto (1-2, após prolongamento) no jogo decisivo, no Jamor. A última vez que os leões conquistaram a competição foi na temporada 2018/19, numa final ganha aos dragões no desempate por grandes penalidades. Na sua história, o Clube de Alvalade já conquistou 17 Taças de Portugal.
Antes da decisões nas meias-finais da prova rainha, a equipa do Sporting centra atenções no campeonato. Os leões querem reagir ao empate (1-1) diante do Braga e, na 29ª jornada. Têm encontro marcado com o Santa Clara, nos Açores - o apito inicial está agendado para as 18h do próximo sábado – e para o qual Pote já será opção.