
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
O Sporting despediu-se de um dos maiores nomes da sua história, mas o legado de Aurélio Pereira não termina aqui. Frederico Varandas, Presidente do Clube, marcou presença no velório e deixou uma mensagem carregada de simbolismo: “Honrá-lo é continuar a formar jogadores para a equipa principal e para as seleções nacionais”. Na Igreja de São João Baptista, no Lumiar, viveu-se uma cerimónia comovente, onde emoção e gratidão marcaram presença.
Frederico Varandas: "Aurélio Pereira construiu um projeto pioneiro"
Frederico Varandas chegou por volta das 17h30 e, depois de confortar a família de Aurélio Pereira, não poupou elogios ao trabalho que transformou os verdes e brancos. “O Sporting há mais de 40 anos foi o Clube pioneiro a desenvolver o jovem jogador na formação. A partir daí, todo o futebol português se desenvolveu doutra maneira, partindo de um projeto que resultou em dois Bolas de Ouro (Cristiano Ronaldo e Luís Figo) - um deles o melhor da história -,e um Bola de Prata (Paulo Futre)".
Carlos Pereira: "Teve propostas de Benfica e Porto e nunca quis aceitar"
O irmão de Aurélio, Carlos Pereira, partilhou um dos momentos mais tocantes da cerimónia. “Nunca foi público mas teve convites dos mais diretos rivais e nunca quis aceitar mesmo condições financeiras mais vantajosas”, admitiu, recordando episódios vividos entre os dois: "Onde houvesse um terreno baldio com miúdos a jogar ele tinha de parar. Depois, com a sua perspicácia e olho clínico, encontrava jovens que podiam tornar-se jogadores e muitos foram encontrados assim. Temos o exemplo do Dani", declarou.
A cerimónia fúnebre está marcada para esta quinta-feira, às 15h00, no Cemitério dos Olivais, com missa no Lumiar e uma homenagem em Alvalade, onde todo o plantel principal estará presente para dar o último adeus. Um gesto que simboliza a gratidão eterna do clube a quem dedicou uma vida à formação.
Marcelo Rebelo de Sousa: "Olheiros há muitos. Ele era um formador"
Também Marcelo Rebelo de Sousa fez questão de prestar homenagem. O Presidente da República destacou a diferença entre olheiro e formador: “Olheiros há muitos. Ele era um formador.”. E terminou com uma frase que emocionou os presentes: “Tinha uma capacidade de intuição e entendimento completamente diferente e, ainda assim, era humilde.” Palavras que ficam para a história, tal como o nome de Aurélio Pereira no coração do Sporting. Aurélio Pereira faleceu esta terça-feira, 8 de abril, aos 77 anos.
Médio internacional sub-20 pelo Brasil renovou contrato no início do ano e está ligado ao timão até dezembro de 2029, com cláusula milionária
|
Breno Bidon, médio do Corinthians, está referenciado pelo Sporting. O timão está aberto a vender o médio, embora tivesse decidido no início da temporada que o internacional sub-20 do Brasil seria um dos indispensáveis. Agora, a direção pede 15 milhões de euros.
Além do Sporting, também o Benfica tem Breno Bidon bem referenciado. Fora de Portugal, Arsenal e Brighton chegaram a fazer propostas pelo futebolista, que também é altamente cotado nos campeonatos italiano e alemão, podendo valer bom encaixe ao Corinthians.
A possível venda de Breno Bidon servirá para equilibrar as contas do Corinthians, que já decidiu manter os três principais ativos do plantel. Rodrigo Garro, Memphis Depay e Yuri Alberto - cobiçado pelo Sporting - não devem deixar a Neo Química Arena.
Vale recordar que, no início de 2025, Breno Bidon renovou contrato com o Corinthians. O novo vínculo do médio é válido até dezembro de 2029 e ficou blindado com uma cláusula de rescisão de 100 milhões de euros para clubes estrangeiros e cerca de 58M para emblemas brasileiros.
No ano civil de 2025, com a camisola do Corinthians, Breno Bidon - atualmente avaliado em 12 milhões de euros - disputou 26 partidas. Durante os 1.592 minutos em que foi utilizado, o médio brasileiro de 20 anos marcou um golo e fez uma assistência para os companheiros.
Antiga estrela do futebol francês acredita o ponta-de-lança sueco dos leões pode não ser o melhor encaixe e deixa sugestão de jogador
|
William Gallas acredita que Viktor Gyokeres pode não ser o jogador mais indicado para o Arsenal. Não é a primeira vez que a antiga estrela do futebol francês, que teve passagem pelos gunners, fala negativamente do avançado dos leões, aproveitando também para deixar outra sugestão para a frente de ataque da sua antiga equipa.
William Gallas: "Gyokeres? Arsenal precisa de vencer a Premier League"
William Gallas abordou a possível transferência do sueco do goleador do Sporting para o emblema londrino, falando de outros possíveis alvos para a linha mais avançada de Mikel Arteta: “Osimhen é um avançado de topo, mas vejo-o a chocar com Arteta. Gyokeres encaixaria melhor, mas o Arsenal precisa de vencer a Premier League”.
“Para isso, precisa de contratar Alexander Isak. Isak é perfeito para o Arsenal, é o avançado que garante a melhor hipótese de vencer o título”, acrescentou William Gallas, fazendo referência ao companheiro de Gyokeres na seleção da Suécia.
Vale a pena recordar que esta não é a primeira vez que o antigo defesa internacional pela seleção gaulesa não se mostra convencido pelas exibições de Viktor Gyokeres: “Pode adaptar-se à Premier League? Essa é a grande questão. Tem 26 anos, não sei se pode ser um dos grandes pontas de lança da Europa”, disse, recentemente.
Em 2024/25, com a camisola do Sporting, Viktor Gyokeres – avaliado em 75 milhões de euros – fez 52 encontros: 33 na Liga Portugal Betclic, oito na Liga dos Campeões, sete na Taça de Portugal, três na Taça da Liga e outro na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 4.250 minutos em que esteve em campo, o sueco marcou 54 golos e fez 13 assistências.
Partida válida para a terceira jornada do Mundial de Clubes viu substituições do ex-treinador do Sporting darem frutos na segunda parte
|
O Inter Miami - Palmeiras terminou 2-2. O empate permitiu que ambas as formações garantissem apuramento para os oitavos-de-final do Mundial de Clubes, visto que o Porto e Al Ahly também dividiram pontos (4-4). Desta forma, as equipas de Abel Ferreira e Lionel Messi continuam em prova.
O duelo começou favorável aos norte-americanos, com Tadeo Allende a abrir o marcador aos 16 minutos. O Palmeiras ainda dispôs de algumas oportunidades para faturar, mas os comandados de Abel Ferreira não conseguiram visar a baliza de Óscar Ustari.
O segundo tempo começou com Abel Ferreira a tentar dar alento à equipa. Maurício e Paulinho entraram para os lugares de Raphael Veiga e Facundo Torres. O Palmeiras foi continuando por cima do Inter Miami, mas viria a sofrer novamente.
Num lance de pura magia, Luis Suárez ultrapassou vários jogadores do verdão e atirou a contar para o 2-0. O resultado era pesado e não espelhava o que vinha a ser produzido pelas equipas. Foi então que as substituições de Abel Ferreira deram resultado, com Paulinho (80') e Maurício (87') a igualarem o placard.
Com o grupo B definido, já são conhecidos os adversários para a próxima ronda. O Palmeiras de Abel Ferreira vai enfrentar o Botafogo, no próximo dia 28 de julho, enquanto o Inter Miami, de Lionel Messi, encontra o PSG do ex Sporting Nuno Mendes - que venceu os Seattle Sounders -, naquele será um reencontro entre o argentino e os franceses.