Corner Left

Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

Sporting atinge marca histórica! Com Amorim de saída, leões alcançam os…

Vitória frente ao Estrela da Amadora foi a décima no campeonato nacional e verdes e brancos são a única equipa invicta na Liga Portugal Betclic

Sporting de Rúben Amorim já tem 35 golos no campeonato português
Sporting de Rúben Amorim já tem 35 golos no campeonato português

  |

Icon Comentário0

Com a vitória sobre o Estrela da Amadora por 5-1, o Sporting alcançou a impressionante marca de 500 golos sob o comando de Rúben Amorim. Na goleada frente à formação da Reboleira, os verdes e brancos ultrapassaram a marca, atingindo um total de 502 tentos.


Estes números comprovam como Rúben Amorim - que abordou o mercado de janeiro - transformou o Sporting numa autêntica máquina atacante. Na temporada passada, 2023-2024, a equipa já havia demonstrado grande poderio ofensivo, somando 141 remates certeiros em 54 jogos, o que representa uma média de 2,61 golos por partida.


Este ano, a veia goleadora dos leões mantém-se forte, e os dados não enganam: 48 golos em 16 jogos, uma média de três por partida, são uma demonstração clara do poder de fogo da equipa, suportado por nomes como Viktor Gyokeres, Francisco Trincão e Pedro Gonçalves.


Só no campeonato, o Sporting regista 35 golos em apenas 10 jogos, uma média impressionante de 3,5 remates certeiros por partida. Este é o melhor desempenho dos últimos 78 anos, só superado pela equipa de 1946-1947, treinada por Robert Kelly. De facto, os leões não alcançavam uma média de 3,5 tentos por jogo há mais de 50 anos.

A equipa de Rúben Amorim está também prestes a bater outro recorde. Com a vitória sobre o Estrela da Amadora na última sexta-feira, um de novembro, os leões conquistaram a décima vitória em 10 jogos no campeonato, ficando a apenas um triunfo de igualar o melhor arranque da sua história, estabelecido em 1990-1991, com Marinho Peres ao comando.



Futebol

Imparável! Gyokeres volta a bater mais um recorde no Sporting e números assustam

Internacional sueco dos leões não pára de marcar golos e já regista várias marcar incríveis desde que chegou ao Clube de Alvalade

Viktor Gyokeres encanta no Sporting
Viktor Gyokeres encanta no Sporting

  |

Icon Comentário0

Viktor Gyokeres voltou a fazer uma grande partida na décima jornada da Liga Portuguesa contra o Estrela da Amadora. Na vitória do Sporting por 5-1, o sueco anotou quatro golos, e no processo fez cair alguns recordes que já duravam há muitos anos no Clube de Alvalade.


O 'camisola 9' tornou-se o primeiro jogador do Sporting a fazer um ‘poker’ desde Bas Dosta, há sete anos anos. O goleador-mor dos leões foi também o primeiro a marcar um ‘hat-trick’ na primeira parte de um jogo, feito que tinha sido conseguido pela última vez em Alvalade por Beto Acosta, há mais de 20 anos.


Afastando a lupa e analisando toda a época do avançado sueco, os registos são igualmente incríveis. É, neste momento, o melhor marcador europeu, com os seus 20 golos em 16 jogos a superarem os 17 golos de Lewandowski, goleador do Barcelona. Leva também 16 golos na Liga Portuguesa – melhor do que 15 equipas: apenas Benfica e Porto têm mais golos marcados que Gyokeres.


Desde que chegou ao Sporting, nota-se uma consistência no que respeita a marcar golos. São 62 remates certeiros e 18 assistências em 66 jogos - registo superior a 1,2 contribuições de golo por jogo ao longo de quase época e meia. E o sueco não escolhe os oponentes: no (pouco) tempo que esteve no Alvalade, Gyokeres conseguiu marcar a todas as equipas portuguesas que defrontou no campeonato com exceção ao Estoril.

O jogador tem subido, também, dentro da história do Sporting. Com (apenas) 66 jogos realizados, os 62 golos marcados conferem-lhe o estatuto de quinto melhor marcador estrangeiro de sempre em Alvalade. Está atrás de Yazalde (126), Bas Dost (93), Iordanov (70), e Jardel (67) - todos eles figuras grandes da história dos leões no que a marcar golos diz respeito. 



Futebol

Sofia Oliveira admite má análise no Sporting: "Meu maior erro futebolístico"

Comentadora enumerou várias opiniões polémicas e revelou, perante os seguidores, que se enganou com peça-chave dos verdes e brancos

Sofia Oliveira admite erro com Sporting de Amorim
Sofia Oliveira admite erro com Sporting de Amorim

  |

Icon Comentário0

Sofia Oliveira admitiu que Rúben Amorim - oficialmente treinador do Manchester United - é o seu "maior erro futebolístico". A comentadora enumerou as opiniões 'fora da caixa' que tem em relação a vários futebolistas, mas que com o treinador campeão pelo Sporting estava bastante enganada.


"Quis que apostassem em Tomás Esteves, sempre gostei mais de Daniel Bragança do que de qualquer outro médio da era Amorim, prefiro Evanilson a Darwin, Al Musrati a Palhinha, continuo a achar que Francisco Geraldes podia ter dado e que Galeno tinha mais potencial do que Raphinha", começou por dizer, nas redes sociais.


"Há quem diga que é impossível uma pessoa ter tantas opiniões de m**** sobre futebol. E eu percebo que o digam, mas mantenho-as. Todas. Por outro lado, Amorim obrigou-me a mudar a opinião que tinha sobre a sua competência enquanto treinador. Não conhecia o seu trabalho no Casa Pia, mas não perdi um jogo desde a sua chegada à equipa principal do Braga, quando promoveu Trincão, pouco valorizado por Sá Pinto, a titular absoluto. Foram 13 jogos em que não vi nada, do ponto de vista técnico-táctico, que justificasse os 10 milhões pagos pelo Sporting", prosseguiu.


"Mantive-me crítica no ano do primeiro título pelo Sporting, pese embora o exímio trabalho nas dinâmicas da linha-defensiva; desconfiada em 2021/22, porque a exibição no Estádio da Luz (1-3), com os brilharetes de Sarabia e Paulinho, destoava da imagem anti-competitiva deixada frente ao Ajax (1-5); atenta no início da época do quarto lugar, que me pareceu uma classificação demasiado pesada para as visíveis melhorias aplicadas ao sistema de jogo (Chaves, em casa, e Boavista, no Bessa, não foram exibições para perder); convicta de que me tinha enganado na segunda-metade de 2022/23", continuou.

Enganado redondamente. Jamais imaginei que o Amorim de 2020/21 pudesse vir a catapultar a qualidade do seu modelo de jogo para o patamar que tem apresentado. Jamais imaginei que o Amorim que valorizava Feddal pudesse vir a valorizar Debast. Que valorizava Palhinha pudesse vir a valorizar Hjulmand. Que valorizava Esgaio pudesse vir a valorizar Quenda. Que valorizava um modelo rígido e de pouca variabilidade ofensiva pudesse vir a transformá-lo num dos mais dominadores dos últimos anos, em Portugal.


"Para mim, Rúben Amorim foi, até hoje, o meu maior erro futebolístico. Tendo em conta a quantidade de m*** que já disse e digo, imaginem a admiração que tenho por este tipo. Toda a sorte do mundo, míster", terminou Sofia Oliveira, admitindo a falha com o técnico.

Confira a publicação:


Futebol

Cristiano Ronaldo não se cala após nova escorregadela no Al-Nassr - Al-Hilal

Comandados de Stefano Pioli entraram melhor na partida, mas voltaram a não conseguir derrotar a equipa do antigo treinador do Sporting

Cristiano Ronaldo em branco no Al-Nassr - Al-Hilal
Cristiano Ronaldo em branco no Al-Nassr - Al-Hilal

  |

Icon Comentário0

O Al-Nassr - Al-Hilal terminou empatado (1-1). Cristiano Ronaldo e companhia voltaram a não conseguir bater a turma de Jorge Jesus e, consequentemente, foram incapazes de encurtar distâncias na liga saudita. No final do encontro, o português deixou uma mensagem.


"A batalha está longe de acabar. Obrigado a todos pelo apoio!", escreveu o avançado formado no Sporting, através das suas redes sociais, garantindo aos adeptos que a formação comandada por Stefano Pioli irá lutar até ao final do campeonato.


Com este resultado, o Al Hilal mantém a liderança (25 pontos), com mais um do que o Al Ittihad, de Laurent Blanc (24) e mantém a distância de seis pontos para o Al Nassr (19). Estes foram os primeiros pontos que a equipa de Jorge Jesus perdeu no campeonato.


Cristiano Ronaldo – depois de ter realizado 51 partidas ao serviço do Al Nassr - com uns impressionantes 50 golos e 13 assistências em 2023/24 –, contabiliza 13 encontros na nova temporada desportiva e já soma nove golos e três assistências pela equipa de Riade.

Aos 39 anos, o craque, que ainda está avaliado em 15 milhões de euros, entrou em grande em termos individuais na nova época desportiva, apesar dos resultados coletivos menos positivos. O próximo jogo do internacional português está marcado para terça-feira, dia 5 de novembro, às 18h00, frente ao Al Ain (Emirados Árabes Unidos), na Champions asiática.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


Tomás da Cunha garante que craque dos leões "sofreu" no Sporting - Estrela Amadora
Futebol

Tomás da Cunha garante que craque dos leões "sofreu" no Sporting - Estrela Amadora

 

Icon Comentário0
Explicada ausência do Sporting - Estrela Amadora; Titular ficou de fora
Futebol

Explicada ausência do Sporting - Estrela Amadora; Titular ficou de fora

 

Icon Comentário0
"Sporting é maior que qualquer treinador": Francisco Rodrigues dos Santos sem papas na língua
Futebol

"Sporting é maior que qualquer treinador": Francisco Rodrigues dos Santos sem papas na língua

 

Icon Comentário0