
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Modalidades
|
Sporting Clube de Portugal e Jogos Olímpicos são duas instituições familiares no nosso país. A aposta pelo desporto em Portugal é um dos mais fortes traços do Clube e um dos maiores motivos de orgulho de todos os Sportinguistas. Porque não queremos ser apenas “tão grandes como os maiores da Europa”, mas sim de todo o Mundo.
Em ano de Jogos Olímpicos, e quando estamos precisamente a 150 dias do arranque da edição de Tóquio’2020, o Leonino fez um apanhado da história do Sporting CP na mais importante competição desportiva mundial.
Desde 1912 que o Sporting CP participa nos Jogos Olímpicos, ano em que Portugal participou pela primeira vez na competição. Aliás, António Stromp foi o primeiro português a competir por Portugal nos Jogos Olímpicos. Stromp, um dos fundadores do Sporting CP competiu nos 100 metros, tendo terminado em terceiro a sua eliminatória, insuficiente para seguir em frente na prova. Competiu, ainda, nos 200m dessa mesma edição.
Desde aí uma história de sucesso tem sido escrita, maioritariamente com atletas portugueses, mas não só. São 20 participações, 146 atletas - um recorde de 29 na última edição disputada no Rio de Janeiro em 2016 - e nove medalhas, até este momento, incluindo a primeira de ouro para Portugal, com Carlos Lopes em 1984.
Até à edição de 2016 os atletas do Sporting CP estiveram presentes em 18 modalidades distintas (Atletismo, Basquetebol, Boxe, Canoagem, Esgrima, Futebol, Ginástica - Artística, Ginástica - Trampolins, Hóquei em Patins, Judo, Luta, Natação, Pentatlo Moderno, Remo, Ténis, Ténis de Mesa, Tiro e Triatlo), o que já torna o Sporting CP como Clube líder neste aspeto.
As nove medalhas conquistadas estão divididas em dois ouros, seis pratas e um bronze, com seis destas medalhas a serem conquistadas por portugueses e as restantes medalhas por atletas estrangeiros.
Este é o historial leonino por ordem cronológica:
1976-07-20 Montreal (Canadá) - Armando Marques (Portugal) - Tiro, Fosso Olímpico - Prata
1976-07-26 Montreal (Canadá) - Carlos Lopes (Portugal) - Atletismo, 10.000 m - Prata
1984-08-12 Los Angeles (USA) - Carlos Lopes (Portugal) - Atletismo, Maratona - Ouro
1992-08-08 Barcelona (Espanha) - Andrzej Juskowiak (Polónia) - Futebol - Prata
1996-08-03 Atlanta (USA) - Emmanuel Amunike (Nigéria) - Futebol - Ouro
2004-08-22 Atenas (Grécia) - Francis Obikwelu (Portugal) - Atletismo, 100 m - Prata
2004-08-24 Atenas (Grécia) - Rui Silva (Portugal) - Atletismo, 1.500 m - Bronze
2004-08-25 Atenas (Grécia) - Ionela Târlea (Roménia) - Atletismo, 400 m Barreiras - Prata
2012-08-08 Londres (Inglaterra) - Emanuel Silva - Canoagem, K2 1.000 m - Prata
No atletismo, os leões têm já cinco nomes confirmados (João Vieira, Carla Salomé Rocha, Patrícia Mamona, Evelise Veiga e Sara Catarina Ribeiro), na canoagem são dois: Emanuel Silva e David Varela e na natação Alexis Santos.
Modalidades como judo ou ténis de mesa também deverão ter atletas presentes e no futebol Wendel será certamente convocado para a seleção brasileira. O atletismo também deverá ter mais nomes na lista, como por exemplo Nelson Évora. João Costa (tiro) ou Pedro Fraga (remo) também ainda não desistiram de repetir presenças olímpicas.
Equipa de futsal do emblema verde e branco está a uma vitória de sagrar pentacampeão nacional; Técnico fez antevisão ao dérbi frente ao Benfica
|
A equipa de futsal do Sporting está a uma vitória de sagrar pentacampeão nacional. Os leões deslocam-se, esta quarta-feira, dia 24 de junho, a casa do Benfica, às 20h00, no Pavilhão da Luz, para o jogo quatro da final do play-off da Liga. Em antevisão ao dérbi, Nuno Dias, que atingiu recentemente a marca dos 600 jogos pelo Clube de Alvalade, admitiu que desconhecia tal feito.
Nuno Dias: “600 jogos? Não sabia. Sabe bem"
“600 jogos? Não sabia. Sabe bem. Acima de tudo, digo sempre a mesma coisa. Mais importante do que os 600 ou número redondo, é aquilo que conseguimos fazer com ele. Tudo aquilo que alcançámos, todas as vitórias, todas as alegrias que demos, as conquistas, tudo o que conseguimos alcançar ao longo deste tempo e ao longo destes 600 jogos. Isso é que é o mais importante. Não o número, mas o que alcançámos com ele. Isso deixa-nos contentes e orgulhosos", referiu aos meios de comunicação leoninos.
O treinador prometeu entrega total da sua equipa: “Vai ser um jogo com outra história, com outros protagonistas, outras dificuldades, e da nossa parte tudo iremos fazer para terminar a Liga amanhã. Vai ser difícil e à imagem do que têm sido todos os dérbis, apesar de os números não parecerem isso”.
Depois da derrota no Pavilhão João Rocha no primeiro jogo da final, o Sporting somou duas vitórias consecutivas sobre as águias, tendo a última sido por números expressivos (5-1). Nuno Dias apontou à eficácia como parte do sucesso: “Quem é mais eficaz e acerta mais vezes na baliza tem mais probabilidades de fazer mais golos e consequentemente vitórias.”.
Nuno Dias sobre adeptos: "Têm sido incansáveis e esperemos que amanhã seja mais um dia desses”
Com todos os ingressos destinados aos adeptos do Sporting vendidos, Nuno Dias deixou uma mensagem aos Sportinguistas: “Mais uma vez, que ajudem, que nos apoiem e que são importantes naquilo que é essa ajuda. São muito importantes, aliás. Cabe-nos fazer o nosso trabalho dentro do campo, a eles adeptos cabe fazer o trabalho fora do campo que é ‘empurrar-nos’ para as coisas boas, dar-nos força quando já não temos, apoiar-nos nos momentos bons e nos momentos difíceis. Nisso eles têm sido incansáveis e esperemos que amanhã seja mais um dia desses”.
Nova aquisição do emblema verde e branco esteve em grande num encontro em que equipa das quinas bateu turma nórdica por dois tentos de diferença
|
A seleção nacional de sub-21 de andebol garantiu o primeiro lugar do Grupo II da Main Round do Mundial da categoria com uma vitória emocionante frente à Suécia (31-29), num duelo entre duas equipas já apuradas para os quartos de final. Filipe Monteiro, futuro reforço dos leões, apontou cinco golos na partida.
A primeira parte foi dominada pelos suecos, que abriram vantagem com Pelle Segertoft a destacar-se no ataque. Portugal teve momentos positivos, especialmente com defesas de Gonçalo Morgado, mas a falta de variedade ofensiva e sete perdas de bola permitiram à Suécia castigar os erros e ir para o intervalo a vencer por 21-16.
Apesar das dificuldades iniciais, Portugal terminou a primeira parte a melhorar os índices de eficácia ofensiva. Com o ataque sueco a perder fulgor, os lusos foram reduzindo distâncias até empatar a 24-24. Xavier Barbosa deu a primeira liderança desde o 3-2 inicial e o jogo seguiu equilibrado até aos instantes finais.
Já nos últimos segundos, Rafael Vasconcelos, atleta do Sporting, colocou Portugal na frente (30-29) e a tentativa de resposta sueca foi travada por uma defesa atenta. No contra-ataque final, Filipe Monteiro selou o resultado e garantiu o triunfo Agora, Portugal vai defrontar o segundo classificado do Grupo IV que será decidido entre Alemanha, Egito e Espanha.
Em 2024/25, ao serviço do ABC, Filipe Monteiro apontou 112 golos em 36 jogos, tendo participado na totalidade dos encontros disputados pelo emblema de Braga. No total, ao longo de duas temporadas no Minho, o jovem marcou por 193 ocasiões em 70 partidas pela equipa principal.
Apesar do apelo, formação azul e branca não fará parte da prova milionária que terá os leões como único representante luso
|
Está confirmado que o Sporting será o único representante português na Liga dos Campeões de andebol da próxima temporada, depois do Porto ter visto o seu pedido de acesso à edição 2025/26 negado pela Federação Europeia da modalidade.
Segundo notícia avançada pelo jornal A Bola, a formação comandada por Magnus Andersson apresentou candidatura a uma das vagas disponíveis para a prova milionária de andebol, mas acabou por não ser uma das equipas selecionadas pela entidade que regula a modalidade, juntamente com o Kadetten Schaffausen (Suíça) e Grosist Slovan (Eslovénia).
Outros clubes que fizeram o mesmo requerimento mas que tiveram luz verde da Federação Europeia de Andebol foram GOG (Dinamarca), Nantes (França), Pick Szeged (Hungria), Pelister (Macedónia), Kolstad (Noruega) e Kielce (Polónia).
Além do Sporting, que tem como objetivo vencer a competição, outras formações que já asseguraram a sua presença na Liga dos Campeões da próxima época, tal como o Zagreb (Croácia), Aalborg (Dinamarca), Barcelona (Espanha), Paris Saint-Germain (França), Fuchse Berlin (Alemanha), Magdeburg (Alemanha), Veszprém (Hungria), Wisla Plock (Polónia) e Dinamo Bucureste (Roménia).
O Clube de Alvalade vai ficar a conhecer os seus adversários na competição na próxima sexta-feira às 16h00, altura em que o sorteio dos grupos será realizado. Quem já demonstrou o objetivo de vencer a competição foi o técnico Ricardo Costa: “O nosso foco passa agora por alcançar um título europeu. Estamos a construir algo duradouro, e acredito que essa conquista internacional será apenas uma questão de tempo”.