Modalidades
Sporting 'despacha' gigante europeu e já pensa na próxima fase da Liga dos Campeões
30 Out 2025 | 17:28
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futsal
12 Mar 2020 | 23:10 |
Último jogo em Portugal durante um período que se espera curto, mas que não se pode afirmar que tal venha a acontecer, devido ao Covid-19. Sporting CP e SL Benfica num dérbi dos quartos de final da Taça de Portugal e a equipa de Nuno Dias levou a melhor, ao vencer por 5-3.
A equipa de Nuno Dias entrou com tudo e no primeiro minuto Pauleta teve dois lances de perigo, mas em ambos os casos Roncaglio levou a melhor. Foi totalmente contra a corrente do jogo que a equipa encarnada marcou. Robinho, no primeiro remate do SL Benfica, enviou a bola ao poste, mas, na recarga, Fernandinho marcou.
Menos de 30 segundos depois, Taynan empatou o jogo na sequência de um canto com um remate de fora da área. Os leões continuavam a dominar o jogo em todos os parâmetros e Cardinal ficou muito perto da reviravolta, após um excelente trabalho individual.
Roncaglio voltou a brilhar após remate de Alex e, pouco depois, Pany Varela tentou surpreender num contra-ataque 2x1, mas o seu remate saiu ao lado. Estavam jogados pouco mais de nove minutos quando o Sporting CP finalmente passou para a frente do marcador. Uma excelente saída da pressão defensiva encarnada, em que Léo descobriu Cavinato, que por sua vez colocou a bola em Taynan, para o bis do número 3.
Nos minutos seguintes, o Sporting CP continuou a ter mais bola, mas a equipa encarnada começou a subir no encontro e Gonçalo Portugal também foi obrigado a algumas boas intervenções, algumas delas impedindo alguns golos.
Vantagem justa ao intervalo, com o resultado a poder ser superior do que apenas por 2-1.
A segunda parte começou com o Benfica por cima, atacando em 5x4 com Roncaglio na frente, o que causou algumas dificuldades à equipa de Nuno Dias. No entanto, os remates raramente iam à baliza defendida por Gonçalo Portugal.
Robinho teve, finalmente, uma boa oportunidade de golo, com excelente defesa de Gonçalo e, no contra-ataque, Taynan levou a bola o campo todo e meteu em Cardinal, que só teve de encostar para o fundo das redes da baliza para o 3-1. O guarda-redes da equipa adversária fica mal na fotografia, num lance em que estavam quatro jogadores encarnados – contando com Roncaglio – contra apenas dois jogadores do Sporting.
A segunda parte começou com o Benfica por cima, atacando em 5x4 com Roncaglio na frente, o que causou algumas dificuldades à equipa de Nuno Dias. No entanto, os remates raramente iam à baliza defendida por Gonçalo Portugal.
Robinho teve finalmente uma boa oportunidade de golo, com excelente defesa de Gonçalo e no contra-ataque Taynan levou a bola o campo todo e meteu em Cardinal, que só teve de encostar. O guarda-redes da equipa adversária fica mal na fotografia, num lance em que estavam quatro jogadores encarnados - contando com Roncaglio - contra apenas dois do Sporting CP.
Com cerca de seis minutos da segunda parte, Miguel Ângelo surpreendeu tudo e todos e rematou do meio da rua, reduzindo a desvantagem. Foram precisos menos de 15 segundos para os verdes e brancos voltarem a ter dois golos de vantagem. João Matos pressionou Robinho, que perdeu a bola, e o capitão do Sporting CP rematou à entrada da área para o 4-2.
O rival da segunda circular continuava a avançar Roncaglio e, com isto, a ficar com muito mais posse de bola, mas raramente testava Gonçalo Portugal. Tiago Brito num contra-ataque voltou a reduzir a desvantagem, num dos raros erros defensivos da equipa de Nuno Dias.
O Sporting CP, desta vez, teve de esperar cerca de um minuto para voltar a marcar. Excelente gesto técnico de Pany Varela, que colocou a bola em Alex, que viu Pauleta sozinho do lado oposto do campo e este apenas teve de fazer um passe para a baliza encarnada. Estava feito o 5-3 com cerca de oito minutos para jogar.
Este golo abriu mais o jogo, com as duas equipas a serem mais rápidas a chegarem às balizas adversárias. Com Gonçalo Portugal a ter mais trabalho, mas a nunca comprometer, evitando vários lances que iriam dar golo.
A cerca de cinco minutos do fim, Bruno Coelho passou a ser o guarda-redes avançado, mas a defesa leonina estava muito forte e raramente permitia remates. No entanto, no primeiro remate que conseguiram, em mais de um minuto, Robinho enviou a bola ao poste depois de Gonçalo ainda tocar no esférico. Os encarnados iam trocando muito a bola, mas não conseguir desmontar a defesa de Nuno Dias. A cerca de minuto e meio do fim Cardinal enviou uma bola ao poste, num golo que encerraria o jogo.
Não foi necessário este golo e os leões estão mesmo nas meias-finais, não se sabendo ainda quando as mesmas vão ser disputadas. Os Leões de Porto Salvo são o adversário que se segue.
Guardião internacional brasileiro dos verdes e brancos termina contrato no final da presente temporada e tem perdido espaço nas escolhas de Nuno Dias
03 Nov 2025 | 12:11 |
Henrique Rafagnin não tem tido vida fácil no futsal do Sporting, tendo caído nas escolhas de Nuno Dias. Neste Exclusivo Leonino, o nosso Jornal revela que o guardião internacional pelo Brasil não deverá continuar no Clube de Alvalade para lá do final do contrato, que termina esta temporada.
Henrique Rafagnin chegou ao Sporting para substituir Guitta, na temporada 2023/24, assumindo a titularidade. No entanto, o desempenho do ex-Jaén levantou algumas questões, tendo em conta que os leões tinham, nos últimos largos anos, o melhor guarda-redes do mundo.
Ainda durante a época passada, Henrique Rafagnin perdeu lugar para Bernardo Paçó. O brasileiro também sofreu uma lesão que o impossibilitou de jogar, mas, mesmo totalmente recuperado, o 'camisola 16' vem sendo a escolha principal de Nuno Dias.
Assim sendo e visto que Henrique Rafagnin ocupa uma vaga de jogador Não Formado Localmente - NFL - na ficha de jogo, o Sporting poderá deixar sair o guardião, de modo a reforçar outras posições mais adiantadas do terreno, com atletas estrangeiros.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Henrique Rafagnin leva cinco jogos, tendo marcado um golo, diante do Novo Vrijeme, na Liga dos Campeões. No total, desde que chegou ao Pavilhão João Rocha, o guarda-redes fez 76 jogos e ajudou a conquistar um Campeonato Nacional, uma Taça de Portugal e duas Taças da Liga.
Responsáveis verdes e brancos estão a avaliar situação do jogador, uma vez que espaço na equipa ficou reduzido nos últimos tempos
03 Nov 2025 | 03:00 |
Henrique Rafagnin pode deixar o Sporting no final da temporada. Tal como revela o nosso Jornal neste Exclusivo Leonino, o 'camisola 92' da equipa de futsal dos verdes e brancos poderá estar a cumprir a última época no plantel de Nuno Dias.
Henrique chegou ao Sporting para substituir Guitta, na temporada 2023/24, assumindo a titularidade. No entanto, o desempenho do ex-Jaén levantou algumas questões, tendo em conta que os leões tinham, nos últimos largos anos, o melhor guarda-redes do mundo.
Ainda durante a época passada, Henrique perdeu lugar para Bernardo Paçó. O brasileiro também sofreu uma lesão que o impossibilitou de jogar, mas, mesmo totalmente recuperado, o 'camisola 16' vem sendo a escolha principal de Nuno Dias.
Assim sendo e visto que Henrique ocupa uma vaga de jogador Não Formado Localmente - NFL - na ficha de jogo, o Sporting poderá deixar sair o guardião, de modo a reforçar outras posições mais adiantadas do terreno, com atletas estrangeiros.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Henrique Rafagnin leva cinco jogos, tendo marcado um golo, diante do Novo Vrijeme, na Liga dos Campeões. No total, desde que chegou ao Pavilhão João Rocha, o guarda-redes fez 76 jogos e ajudou a conquistar um Campeonato Nacional, uma Taça de Portugal e duas Taças da Liga.
Clube de Alvalade disputou o terceiro, e derradeiro jogo da fase de grupos da competição continental, e voltou a vencer, tal como já tinha feito por duas vezes
01 Nov 2025 | 20:38 |
A equipa de futsal do Sporting venceu frente ao Novo Vrijeme (4-0), este sábado, dia 1 de novembro, em jogo da terceira jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões. Num duelo disputado na Croácia, os leões deram seguimento à vitória frente ao Kairat Almaty, e garantiram o primeiro lugar do seu grupo na prova continental.
O jogo começou da melhor forma para o Sporting. Os leões viram o guardião Henrique inaugurar o marcador logo à passagem do segundo minuto do encontro. Depois disso, Allan Guilherme, aos 13', e Bruno Pinto, aos 15', dilataram a vantagem verde e branca para 3-0. O encontro chegou ao intervalo com esse resultado no marcador.
A etapa complementar foi de gestão para o Sporting, que estava prestes a completar a fase de grupos da Liga dos Campeões apenas com vitórias. Alex Merlim ainda marcou mais um golo para os leões, aos 31', para fechar o resultado final em 4-0.
Com esta vitória – a oitava em nove jogos nesta temporada desportiva – os comandados de Nuno Dias somam o terceiro triunfo em três jogos nesta edição da Liga dos Campeões, e garantem a passagem à próxima fase da competição, no primeiro lugar do seu grupo.
O emblema verde e branco vira, agora, atenções para o campeonato nacional de futsal. O Clube de Alvalade vai defrontar o Fundão. O encontro diante da turma orientada por Nuno Couto está marcado para a próxima quarta-feira, dia 5 de novembro, às 20h15, no Pavilhão João Rocha.
Sporting 'despacha' gigante europeu e já pensa na próxima fase da Liga dos Campeões
30 Out 2025 | 17:28
Sporting 'espeta' goleada das antigas na estreia na Liga dos Campeões
29 Out 2025 | 17:30
UEFA Futsal Champions League | Sporting - Prishtina (Jornada 1) ao minuto
29 Out 2025 | 15:44