Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
SeguirFutebol
|
0A equipa de futebol feminino do Sporting apurar-se para a final da Supertaça, este sábado, dia 17 de agosto, ao ter batido o Racing Power por 2-0 na meia-final disputada no Estádio Nacional, no Jamor, e, desta forma, vai enfrentar o Benfica na final da competição nacional.
Sem poder contar com Joana Martins, Gabriela Vinhas e a reforço Mégane Sauvé, todas lesionadas, as leoas assumiram o controlo da partida desde cedo, mas apesar das claras e inúmeras oportunidades criadas pelo Clube de Alvalade, o nulo seguiu manteve-se inalterado no final dos 45 minutos.
No entanto, aos 53 minutos, Brittany Raphino fez o 1-0 e o primeiro golo em 2024/2025. Diana Silva, que à saída da guarda-redes picou a bola para a pequena área, onde a atacante norte-americana fez o desvio, de cabeça, para o fundo das redes. O golo da tranquilidade chegaria à passagem dos 72 minutos e novamente por Brittany Raphino. Servida por Jacynta Gala, a jogadora teve a frieza para dominar e finalizar, fechando as contas do marcador.
Com esta vitória - a primeira desta temporada - as comandadas de Mariana Cabral vão estar na decisão do primeiro troféu da temporada pela quarta edição consecutiva, procurando repetir o êxito alcançado em 2021. 2017 foi a outra edição vencida pelo emblema verde e branco.
A final está marcada para as 20h45 da próxima sexta-feira, dia 23 de agosto, no Estádio do Restelo, em Belém. A equipa leonina vai em busca da sua terceira Supertaça do palmarés num duelo diante das encarnadas, que chegaram à final depois de bater o Damaiense (1-1; 3-1 g.p).
Técnico do Clube de Alvalade abordou substituição no decorrer da partida na Madeira (6-1)
|
0O Sporting venceu, este sábado, dia 17 de agosto, o Nacional por 6-1, em jogo relativo à segunda jornada da Liga Portugal Betclic. Na conferência de imprensa, Rúben Amorim mostrou-se satisfeito com o triunfo e explicou a entrada de Zeno Debast aos 69 minutos para o lugar de Eduardo Quaresma.
"O Zeno Debast também entrou porque o Eduardo Quaresma já estava algo desgastado e, com o desenrolar do jogo, temos de testar várias coisas. Como temos tanto para melhorar, temos de ver, aqui e ali, algumas situações", começou por dizer o técnico, analisando os aspetos táticos do encontro.
"Os jogadores tiveram o mérito total de descomplicar o jogo e depois não pararam. Quanto mais marcávamos, mais queríamos [marcar], e isso mata uma equipa. Quando acertámos melhor a pressão e o Nacional não consegue sair, isso dá-nos muita força. E depois há muito talento, aí a diferença é enorme. Com todo o respeito pelo Nacional, não posso comparar o trabalho do Tiago [Margarido] com o meu."
Recorde-se que, ainda antes do final da temporada 2023/24 - em que o Sporting garantiu a conquista do 24.º título de campeão nacional -, Eduardo Quaresma assinou a renovação de contrato com os leões, ficando seguro até 2028 e com uma cláusula de rescisão que subiu dos 45 para os 80 milhões de euros.
Em 2023/24, Eduardo Quaresma – avaliado em 7 milhões de euros – contabilizou 30 jogos pelo Sporting: 20 na Liga Portugal Betclic, quatro na Taça de Portugal, quatro na Liga Europa e dois na Taça da Liga. Ao todo, nos 1.541 minutos em que esteve dentro das quatro linhas apontou um golo. Na atual temporada, o internacional sub-21 português soma três partidas.
Técnico leonino reagiu à goleada dos leões por 6-1 frente ao Nacional, na Madeira
|
0O Sporting venceu, este sábado, dia 17 de agosto, o Nacional por 6-1, em jogo relativo à segunda jornada da Liga Portugal Betclic. Na conferência de imprensa, Rúben Amorim fez uma análise à goleada dos leões e diz ter ficado muito satisfeito com a exibição de Geovany Quenda, que diz ser "especial".
"Gostei muito do jogo do Geovany Quenda, acho que ele foi especial, é muito claro. Tem compromisso defensivo, capacidade física e um para um, é muito completo, mas também não me quero alongar muito, porque ele ainda é um miúdo e precisamos de ter cuidado nessa abordagem", começou por dizer.
"Acho que conseguimos fazer melhor, mas gostei muito, foi um jogo bem conseguido da nossa equipa. Marcar dois golos no início da segunda parte também nos ajudou bastante. Mas nunca se sentiu o jogo completamente controlado, porque às vezes perdíamos a bola quando não devíamos".
"Tivemos um bom jogo interior, com os corredores fechados, mas acho que conseguimos defender melhor. Foi difícil de entrar [no jogo], talvez na única vez que o Inácio teve de saltar para marcar o Luís Esteves, o Geny não acompanhou e levámos um golo nessa jogada, que nós sabíamos, vimos nos vídeos que eles faziam essa jogada", concluiu.
O Clube de Alvalade já segue na liderança da Liga Portugal Betclic, com seis pontos, e vai lutar pela conquista do bicampeonato. O Porto é segundo também com seis, mas com desvantagem na diferença de golo. Já o Benfica ocupa o quinto posto com três pontos somados.
Atleta do Clube de Alvalade falou sobre diferenças no conjunto verde e branco
|
0Com o aproximar da época, as jogadoras da equipa feminina do Sporting, Ana Borges, Hannah Seabert e Telma Encarnação, fizeram questão de apresentar as ‘novas adições’ ao plantel como “tranquilas e a “sentirem-se em casa”. Mesmo assim, não se esqueceram de reforçar a importância do período de adaptação e o árduo trabalho que as recém-chegadas terão de fazer.
"Fazemo-las sentir em casa e como se tivessem estado sempre aqui. Obviamente que precisam do seu tempo de adaptação, de se adaptar à equipa dentro de campo, faz parte. No entanto, têm de estar tranquilas", afirmou a capitã leonina, exaltando as contratações feitas, que enriquecem agora o emblema verde e branco.
Já a guarda-redes Hannah Seabert também não deixou nada por dizer: "Temos, agora, um grupo muito diverso, o que penso que é muito importante para trazer diferentes experiências juntas e penso que quando as colocarmos a todas em conjunto será uma imagem bonita por inteiro. Por isso, nesta pré-época esperávamos ver jogadoras a sair e outras a entrar, mas recebemos muitas coisas boas", declarou a leoa.
No novo espólio adquirido pelo Sporting, a nova ‘coroa’ da equipa e grande aposta do Clube, Telma Encarnação, revelou a sua esperança e trabalho para a conquista aos títulos, "Temos de trabalhar todos os dias, temos de ser coletivas e pensar todas pelo mesmo", assinalou a avançada. “Depende dos clubes em que se trabalha, acho que aqui o trabalho é muito mais duro", rematou a internacional.
As leoas começam oficialmente com uma viagem ao Estádio Nacional, em Oeiras, para um encontro com o Racing Power, no sábado, pelas 17h30, para a meia-final da Supertaça. As três jogadoras mostraram-se confiantes na vitória contra a equipa vencida na última Taça de Portugal, crendo que a partida poderá ser uma primeira etapa para uma época bem-sucedida.