
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Daniel Bragança está fora do dérbi com o Benfica. O médio - que esta época divide a titularidade com Hidemasa Morita - saiu queixoso do duelo entre Sporting e Moreirense e falhou o último treino dos verdes e brancos. Henrique Arreiol é alternativa.
Apenas com o japonês e Morten Hjulmand disponíveis, João Pereira irá, nos próximos jogos, apostar na prata da casa fruto da escassez de opções no meio-campo. Pedro Gonçalves, que também joga no centro do terreno, está lesionado o que dificulta a tarefa do técnico.
Henrique Arreiol está na linha da frente para fazer de terceiro médio, sendo que João Simões também poderá entrar na equação, apesar de ser um jogador bem mais ofensivo do que o madeirense, que é visto pelos adeptos como o 'novo João Palhinha'.
Henrique Arreiol fez a estreia na equipa principal do Sporting com João Pereira no comando técnico. O jovem de 19 anos foi lançado no decorrer do jogo entre o Clube de Alvalade e o Amarante (6-0), em Alvalade, relativo à quarta eliminatória da Taça de Portugal.
Esta temporada, o médio leva ainda 12 jogos pela equipa B dos leões, com 1.007 minutos de utilização, tendo sido chamado para quatro duelos dos sub-19 na UEFA Youth League, nos quais disputou 360 minutos. Para já, não soma qualquer golo ou assistência.
Confira alguns lances de Arreiol, diante do PSV:
Árbitro da Associação de Futebol de Leiria foi nomeado para o encontro frente ao Vitória de Guimarães e já dirigiu muitas partidas da equipa verde e branca
|
Fábio Veríssimo foi nomeado pelo Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol para apitar o jogo entre Sporting e Vitória de Guimarães, no próximo sábado. Será o sexto encontro dos leões, na presente temporada, dirigido pelo árbitro da Associação de Futebol de Leiria. No total, o juiz já arbitrou 35 partidas do Clube de Alvalade e os leões viram mais cartões vermelhos do que os adversários.
Analisando os registos, verifica-se que o Sporting somou 24 vitórias, cinco empates e seis derrotas, em jogos dirigidos por Fábio Veríssimo. O saldo de golos é de 67 marcados e 36 sofridos. Em termos disciplinares, o árbitro de 42 anos exibiu cinco cartões vermelhos a jogadores leoninos e expulsou quatro atletas adversários. No que diz respeito a grandes penalidades, foram oito assinaladas a favor dos verdes e brancos e três contra.
Em 2024/25, na primeira volta do campeonato, Fábio Veríssimo arbitrou a vitória do Sporting em Famalicão (3-0) - na qual os verdes e brancos reclamaram um penálti não assinalado por falta sobre Viktor Gyokeres - e os triunfos caseiros frente a Boavista (3-2) e Benfica (1-0). Já na segunda volta, o juiz da Associação de Futebol de Leiria dirigiu o empate 2-2 na deslocação ao reduto do AVS. Este jogo ficou marcado pela expulsão polémica de Ousmane Diomande, aos 78 minutos, com os verdes e brancos em vantagem no marcador (2-1). No mês passado, o juiz também apitou a vitória do Sporting diante do Moreirense (3-1), em Alvalade.
Vale lembrar que, no jogo entre Sporting e Vitória de Guimarães, a equipa de arbitragem, liderada por Fábio Veríssimo, contará ainda com os assistentes Pedro Martins e Hugo Marques e com o quarto árbitro Pedro Ramalho. O VAR estará a cargo de Rui Costa, enquanto André Dias será AVAR.
O duelo entre leões e vimaranenses – para o qual Hidemasa Morita está disponível - está agendado para as 18h do próximo sábado, dia 17 de maio, no Estádio José Alvalade. Em caso de vitória, o Clube de Alvalade sagra-se bicampeão nacional. Os verdes e brancos estão na liderança da tabela classificativa da Liga Portugal Betclic, com 79 pontos.
Avançado sueco da equipa de Rui Borges ambiciona sair de Alvalade em grande, deixando uma marca no próximo jogo frente aos minhotos
|
O Sporting joga este sábado, 18 de maio, a a partida pode confirmar o 25.º título de campeão nacional da sua história, diante de um adversário especial para Viktor Gyokeres. O Vitória de Guimarães é, estatisticamente, uma das suas vítimas preferidas e, numa partida que também pode marcar a sua despedida de Alvalade, o 'camisola 9'promete deixar tudo em campo.
O internacional sueco já apontou nove golos frente aos minhotos em apenas quatro jogos, números impressionantes que alimentam as esperanças leoninas. Para garantir o título, os leões precisam de fazer igual ou melhor do que o Benfica frente ao Braga e o avançado tem motivação extra, na corrida pela Bota de Ouro.
A história recente entre Gyokeres e os minhotos é rica em golos. Na época passada, o Sporting perdeu por 3-2 em Guimarães, num jogo em que o avançado ficou em branco e que ficou marcado por críticas à arbitragem de João Pinheiro. No entanto, na segunda volta, a resposta foi diferente: vitória por 3-0 em Alvalade, com dois golos de Gyokeres, além de um de Pedro Gonçalves, numa altura em que os leões caminhavam a passos largos para o título.
Já esta temporada, sob o comando de Rui Borges, o Sporting empatou 4-4 no D. Afonso Henriques, num jogo louco em que Gyokeres assinou um hat-trick. Uma exibição de luxo que confirmou o estatuto do sueco como autêntico pesadelo para os conquistadores. Com esse registo, totaliza já cinco golos em quatro jogos contra os comandados de Luís Freire.
Com uma possível saída para o Arsenal, apesar de ainda nada estar confirmado, Gyokeres quer sair de cena com estrondo: ser campeão, marcar mais golos e reforçar a sua candidatura à Bota de Ouro. E se o passado recente serve de indicador, os adeptos leoninos têm bons motivos para acreditar no avançado sueco.
Dirigente português acredita no sucesso dos verdes e brancos e destaca espírito "humilde" de peça-chave do Clube de Alvalade
|
O Sporting pode estar a dias de conquistar um dos campeonatos mais improváveis e emocionantes dos últimos anos e a chave de tudo pode estar numa palavra só: humildade. Rui Borges, técnico dos leões desde dezembro, não só trouxe estabilidade como devolveu alma ao balneário. Aos 43 anos, o transmontano está invicto nas competições internas e perto de igualar feitos históricos em Alvalade, sendo muito elogiado por Carlos Correia.
Natural de Mirandela, Rui Borges começou por dar nas vistas como médio, num percurso modesto mas recheado de experiências com nomes sonantes do futebol português como Eduardo, Edinho, Pizzi, Fábio Paim e Zaidu. Foi no clube da terra que deu os primeiros passos como treinador e, segundo Carlos Correia, presidente do Mirandela, já nessa altura mostrava fibra de líder: "Desde o tempo de jogador que se percebeu logo que ele tinha qualidade para ser treinador, era isto que ele ambicionava", disse, ao Jornal A Bola.
Carlos Correia não poupa elogios ao técnico que passou por clubes como Académico de Viseu, Nacional, Moreirense ou Vitória de Guimarães antes de chegar ao topo: "Rui Borges é o homem do momento. Vai ser campeão e vencer a Taça, embora me custe porque sou benfiquista (risos), mas é por uma boa causa." Para o presidente, o segredo está na forma como uniu um balneário partido: "É humilde e consegue criar um bom grupo no balneário. É daí que vem o sucesso no Sporting".
Rui Borges assumiu o comando do Sporting no dia 26 de dezembro, após a saída de Ruben Amorim e uma tentativa falhada com João Pereira. Estreou-se logo com uma vitória sobre o Benfica (1-0) e desde então construiu uma campanha de sonho. Invencível em casa, com o segundo melhor ataque do século no Clube e sempre sereno, o técnico transmontano está pronto para o tudo ou nada. "Falei com ele há dias, está tranquilo. Aliás, ele é uma pessoa muito tranquila. Não treme, é transmontano de gema, está pronto para a luta", admitiu o dirigente.
Devoto a Nossa Senhora de Fátima e profundamente ligado à família e às raízes em Trás-os-Montes. Visita amigos, antigos colegas e o clube que o viu nascer como treinador sempre que pode. "Não há vez nenhuma que não venha a Mirandela que não venha aqui ao clube fazer uma visita ou até sentar-se na bancada a ver um jogo", partilha Carlos Correia, que já anunciou uma homenagem ao técnico no dia 10 de junho, nos 99 anos do Mirandela.
A equipa de Rui Borges joga este sábado às 18h00, no Estádio de Alvalade, a última jornada da Liga Portugal que pode valer o bicampeonato, feito que não acontece na história do Clube há 70 anos. A poucos dias do grande duelo com o Vitória de Guimarães, o técnico leonino já está a reunir opções para o meio campo, visto que o capitão de equipa, Morten Hjulmand, está castigado por ter visto o nono amarelo no campeonato.