Corner Left

Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

Sporting levou nega das grandes por Alberto e a culpa é de…

Estrutura verde e branca terá sondado a Juventus a respeito da contratação do jogador português, mas as conversas não terão corrido da melhor forma

Alberto Costa era um dos desejos de Rui Borges para a equipa do Sporting em 2025/26, mas tal está longe de acontecer
Alberto Costa era um dos desejos de Rui Borges para a equipa do Sporting em 2025/26, mas tal está longe de acontecer

  |

Icon Comentário0

A Juventus negou ao Sporting a transferência de Alberto Costa e a culpa é de... Igor Tudor, treinador do emblema italiano. Os verdes e brancos terão tentado a contratação do jogador e, nos primeiros contatos, os transalpinos terão explicado os motivos para não estarem interessados na sua venda.


Segundo revela o jornal A Bola, além de o valor pedido pela equipa de Turim ser praticamente proibitivo para os verdes e brancos - 18 milhões de euros -, o jogador entra nas contas de Igor Tudor pata a nova temporada desportiva, uma vez que o treinador pretende renovar o máximo possível o seu plantel.


Para já, o Sporting não colocou 100% de parte a possibilidade de contratar Alberto, com quem a imprensa italiana havia documentado um princípio de acordo para um contrato válido por cinco anos. Sem esta possibilidade, Rui Borges continua no mercado por um lateral-direito, uma das prioridades deste defeso.


Além de Alberto Costa, o Sporting tem Georgios Vagiannidis bem referenciado para a posição, mas há vários clubes na luta pelo grego. Além do mais, o Panathinaikos está a dificultar as negociações ao Sporting, pedindo valores demasiado elevados pelo jogador.

Em 2024/2025, Alberto Costa avaliado em 10 milhões de euros – disputou 14 jogos com a camisola da Juventus. Em 665 minutos somados com a camisola da vecchia signora, o médio ofereceu três assistências. O atleta de 21 anos rumou à Juventus em janeiro de 2025 e tem contrato válido até 2029.



Futebol

Ferdinand não quer Gyokeres no United e diz que craque do Sporting "não é bom o suficiente"

Antigo defesa-central dos red devils tornou-se mais uma figura a falar do ponta-de-lança sueco dos leões, que chegou a estar associado a Old Trafford

Rio Ferdinand voltou a falar de Viktor Gyokeres. Antigo internacional inglês acredita que o sueco do Sporting terá problemas na Premier League
Rio Ferdinand voltou a falar de Viktor Gyokeres. Antigo internacional inglês acredita que o sueco do Sporting terá problemas na Premier League

  |

Icon Comentário0

Rio Ferdinand voltou a comentar a possível transferência de Viktor Gyokeres para o Arsenal. O antigo central do Manchester United - que já admitiu preferir Victor Osimhen ao sueco - acredita que o avançado do Sporting não seria a aposta mais acertada para a frente de ataque do conjunto de Ruben Amorim.


Rio Ferdinand: "Eu e o Joleon Lescott estávamos a falar sobre o Gyokeres não ser bom o suficiente para a Premier League"


“Eu e o Joleon Lescott estávamos a falar sobre Gyokeres não ser bom o suficiente para a Premier League. Só para clarificar que estamos a falar sobre ele ser suficientemente bom para o Manchester United e a escolha certa para o Manchester United”, revelou.


De seguida, Rio Ferdinand salienta os feitos do avançado sueco do Sporting na Liga Portugal: “A minha grande preocupação seria que o Manchester United precisa de um ponta de lança com experiência. Nos últimos ele tem feito o seu caminho, marcando muitos golos, um número ridículo de golos. Tem sido fenomenal na liga portuguesa”.

Rio Ferdinand: "Gyokeres? Acho que seria melhor para o Arsenal do que seria para o Manchester United"


Em jeito de conclusão, o antigo internacional acredita que o ‘camisola 9’ de Alvalade pode ter sucesso ao serviço da equipa de Mikel Arteta, mas do que se rumasse a Old Trafford: “Pode ele ir para o Arsenal e ter sucesso? Sim, pode. Pode ir para o Arsenal e marcar golos? Sim, pode. Acho que seria melhor para o Arsenal do que seria para o Manchester United. É o meu ponto de vista”.

Em 2024/25, com a camisola do Sporting, Viktor Gyokeres – avaliado em 75 milhões de euros – fez 52 encontros: 33 na Liga Portugal Betclic, oito na Liga dos Campeões, sete na Taça de Portugal, três na Taça da Liga e outro na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 4.250 minutos em que esteve em campo, o sueco marcou 54 golos e fez 13 assistências.


Futebol

Anderlecht surpreende e entra na corrida por segunda opção do Sporting

Equipa da Bélgica vê boas indicações no jogador do plantel verde e branco e até já perguntou aos leões sobre as condições para a sua contratação

Anderlecht pergunta ao Sporting sobre uma possível contratação de Franco Israel, guarda-redes suplente dos leões
Anderlecht pergunta ao Sporting sobre uma possível contratação de Franco Israel, guarda-redes suplente dos leões

  |

Icon Comentário0

Anderlecht entrou na corrida pela contratação de Franco Israel. Além do Torino, a segunda a opção da baliza do Sporting está agora nas cogitações do emblema belga, aumentando as hipóteses do uruguaio deixar o Clube de Alvalade, uma vez que este ainda não tem o seu futuro definido - como avançou o Leonino, em exclusivo.


No que toca ao emblema italiano, o guarda-redes do Clube de Alvalade apenas acaba por ser uma opção séria caso estes acabem por vender Vanja Milinkovic-Savic, que tem sido o dono da baliza do clube no decorrer das últimas épocas e que, até ao momento, tem somado alguns assédio neste defeso. Segundo revela o jornal Record, o Torino já terá mesmo voltado a estabelecer contatos junto do Sporting para perceber a situação de Franco que, por esta altura, é o suplente de Rui Silva. 


Mas a novidade é que, a Alvalade, também já chegaram sondagens do Anderlecht. Caso rumasse à Bélgica, o 'camisola 1' dos leões sempre teria a garantia de somar mais minutos, mas, para já, o jogador não está a fazer qualquer pressão para sair ou ver o seu processo tratado, uma vez que está feliz no plantel do Sporting.


Ainda assim, a SAD verde e branca não colocou de parte a possibilidade de realizar um empréstimo para o futuro de Franco Israel, visto que a estrutura tem bem claro o valor a encaixar com o guardião caso seja um cenário de venda: 5 milhões de euros para começarem a negociar.

Esta temporada, com a camisola do Sporting, Franco Israel – avaliado em 5 milhões de euros – fez 22 encontros: 11 na Liga Portugal Betclic, oito na Liga dos Campeões, dois na Taça da Liga e um na Taça de Portugal. Ao todo, nos 2.010 minutos que disputou, o guardião sofreu 23 golos.



Futebol

Última hora: Sporting acusa Pedro Proença de favorecer o Benfica

Em comunicado, Clube de Alvalade criticou severamente o Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol e atirou críticas para todos os lados

Sporting acusou a Federação Portuguesa de Futebol, presidida por Pedro Proença, de dualidade de critérios nas sanções aplicadas aos leões e ao Benfica
Sporting acusou a Federação Portuguesa de Futebol, presidida por Pedro Proença, de dualidade de critérios nas sanções aplicadas aos leões e ao Benfica

  |

Icon Comentário0

Após várias decisões disciplinares controversas que marcaram a época desportiva do Sporting, o emblema de Alvalade decidiu pronunciar-se sobre o assunto, defendendo a independência das entidades que regulam o futebol num comunicado oficial do Clube. A Direção leonina decidiu ainda destacar a dualidade das decisões do Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol, acusando o órgão presidido por Pedro Proença de favorecer o Benfica e o Porto.


Sporting: "Um clube que defende a independência das instituições que tutelam o futebol"


“O Sporting Clube de Portugal continua a ser, hoje, exatamente aquilo que sempre foi: um clube que defende a independência das instituições que tutelam o futebol. Essa independência é essencial para que essas entidades atuem de forma objetiva, credível e equitativa, permitindo que, dentro das quatro linhas, os clubes possam competir em igualdade de circunstâncias. É neste contexto que o Sporting Clube de Portugal se pronuncia a respeito das decisões do Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol que colocam em causa a integridade das competições e a credibilidade da justiça desportiva”, começa por se ler no comunicado.


De seguida, os verdes e brancos decidem mencionar os processos disciplinares impostos a Conrad Harder, Zeno Debast, Ricardo Esgaio e Geovany Quenda, comparando as situações a uma semelhante protagonizada por António Silva, do Benfica, que teve uma sanção mais leve: “Conrad Harder gritou ‘Yeah’ a um adversário e foi punido com 1 jogo de suspensão. Esgaio, Quenda e Debast terão supostamente dirigido a expressão ‘Chupa c**’ a um adversário e também foram suspensos por 1 jogo. Já António Silva, jogador do SL Benfica, gritou ‘Chupa’ no corredor de acesso aos balneários, provocando uma reação de elementos do FC Porto. A sanção? Uma multa de €408”.

Sporting: "O Presidente do Sporting limitou-se a fazer declarações públicas"


O Presidente do Sporting foi suspenso por 51 dias por decisão datada de 03/04/2025. Durante a sua suspensão, o Presidente do Sporting limitou-se a fazer declarações públicas de apoio à equipa e respeito pelo adversário, incluindo na Câmara Municipal de Lisboa no âmbito de uma cerimónia oficial organizada pelo município. O Presidente do Benfica confrontou e dirigiu várias acusações contra o Presidente da FPF na tribuna do Jamor. O Presidente do Porto acusou publicamente o Presidente do Sporting de ‘coagir árbitros’”, continuou o comunicado do Clube, revelando de seguida uma nova discrepância entre decisões tomadas contra o Sporting em comparação aos dois rivais.

Por fim, os leões voltaram a sublinhar a dualidade das sanções disciplinares aplicadas a si e aos restantes clubes: “Resultado? 2 processos disciplinares instaurados ao Presidente do Sporting . 0 processos disciplinares contra os Presidentes do Benfica e do Porto. Os factos e a sua disparidade falam por si”. 

Confira o comunicado na íntegra: 

O Sporting Clube de Portugal continua a ser, hoje, exactamente aquilo que sempre foi: um clube que defende a independência das instituições que tutelam o futebol. Essa independência é essencial para que essas entidades actuem de forma objectiva, credível e equitativa, permitindo que, dentro das quatro linhas, os clubes possam competir em igualdade de circunstâncias – sendo a única desigualdade aquela que resulta do mérito desportivo.

É neste contexto que o Sporting Clube de Portugal se pronuncia a respeito das decisões do Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol que colocam em causa a integridade das competições e a credibilidade da justiça desportiva.

1. Celeridade

O jogador Conrad Harder, do Sporting CP, foi suspenso por 1 jogo no dia 17/04/2025. O recurso apresentado foi decidido pelo Conselho de Disciplina após o cumprimento da suspensão, no dia 24/04/2025.

Uma decisão inútil no tempo, que retira qualquer efeito útil ao direito de defesa.

2. Igualdade

Conrad Harder gritou “Yeah” a um adversário e foi punido com 1 jogo de suspensão.

Esgaio, Quenda e Debast terão supostamente dirigido a expressão “Chupa c**” a um adversário e também foram suspensos por 1 jogo.

Já António Silva, jogador do SL Benfica, gritou “Chupa” no corredor de acesso aos balneários, provocando uma reacção de elementos do FC Porto. A sanção? Uma multa de €408.

3. Isenção

O Presidente do Sporting CP foi suspenso por 51 dias por decisão datada de 03/04/2025.

A notificação da decisão só foi feita no dia seguinte, no dia 04/04/2025, atrasando o início do cumprimento da suspensão.

Consequência desse atraso, o castigo apenas terminou no dia 25/05/2025 (em vez de 24/04/2025), dia da final da Taça de Portugal, impedindo o Presidente do Sporting CP de aceder à zona técnica e acompanhar a equipa no jogo.

4. Imparcialidade

Durante a sua suspensão, o Presidente do Sporting CP limitou-se a fazer declarações públicas de apoio à equipa e respeito pelo adversário, incluindo na Câmara Municipal de Lisboa no âmbito de uma cerimónia oficial organizada pelo município.

Em contraste:

O Presidente do SL Benfica confrontou e dirigiu várias acusações contra o Presidente da FPF na tribuna do Jamor.

O Presidente do FC Porto acusou publicamente o Presidente do Sporting CP de “coagir árbitros”.

Resultado?

2 processos disciplinares instaurados ao Presidente do Sporting CP.

0 processos disciplinares contra os Presidentes do SL Benfica e do FC Porto.

5. Coerência

No caso Conrad Harder, o Conselho de Disciplina defendeu a teoria da “field of play” para validar a decisão da equipa de arbitragem.

No caso Matheus Reis, essa mesma teoria foi distorcida, afastando-se o entendimento anteriormente assumido pelo órgão relativamente à valoração das decisões do VAR para punir o jogador com uma suspensão de 4 jogos.

6. Rigor

No âmbito do processo disciplinar instaurado contra o jogador Matheus Reis – na sequência de uma participação disciplinar apresentada pelo SL Benfica e por César Boaventura com base num vídeo em que alegadamente profere determinadas declarações junto ao autocarro da equipa – o Conselho de Disciplina juntou aos autos os contratos referentes à contratação dos jogadores Matheus Reis, Viktor Gyökeres, Morten Hjulmand e Geovany Quenda, incluindo os respectivos contratos de transferência, contratos de trabalho e contratos de intermediação com agentes de futebol.

Não fosse a pronta intervenção da Sporting SAD no sentido de os documentos serem imediatamente desentranhados dos autos, o SL Benfica e César Boaventura teriam tido – presumindo que não tiveram – acesso a documentos confidenciais com segredos comerciais do Sporting CP e dados pessoais dos jogadores devido à decisão do Conselho de Disciplina da FPF de juntar aos autos elementos totalmente irrelevantes e desconexos com o objecto do processo disciplinar. Pergunta-se: a que propósito se expõem contratos confidenciais num processo disciplinar com base num vídeo?

Os factos e a sua disparidade falam por si.


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


Lenda do Arsenal ataca Gyokeres! Avançado do Sporting tem de subir "dois ou três níveis"
Futebol

Lenda do Arsenal ataca Gyokeres! Avançado do Sporting tem de subir "dois ou três níveis"

 

Icon Comentário0
Vagiannidis ou Alberto Costa? Sporting já definiu a prioridade de mercado
Futebol

Vagiannidis ou Alberto Costa? Sporting já definiu a prioridade de mercado

 

Icon Comentário0
Hélder Amaral critica Varandas e Sporting por venda “banal” de Gyokeres
Futebol

Hélder Amaral critica Varandas e Sporting por venda “banal” de Gyokeres

 

Icon Comentário0