
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol Formação
24 Set 2025 | 13:31 |
O Sporting está pronto para iniciar a sua participação na Premier League International Cup, competição que reúne algumas das mais promissoras equipas jovens da Europa. O primeiro desafio está marcado para esta quinta-feira, frente ao Leeds, em York. O encontro tem início agendado para as 19h, naquela que será a estreia dos leões nesta competição
A equipa que representará o emblema de Alvalade será orientada por Filipe Neto, atual treinador dos sub-23, que deve liderar uma comitiva composta maioritariamente por jogadores desse escalão, bem como por atletas dos juniores. Segundo apurou o jornal Record, é pouco provável que a convocatória inclua elementos da equipa B, o que reforça o caráter formativo da participação leonina.
Este formato competitivo, promovido pela Premier League, visa oferecer experiências internacionais de alto nível a jovens talentos europeus. Para o Sporting, trata-se não só de um teste exigente, mas também de uma oportunidade estratégica para avaliar o desenvolvimento dos seus jogadores num contexto competitivo diferente do que é oferecido em Portugal.
Importa lembrar que, na temporada passada, o Clube de Alvalade conseguiu atingir os quartos de final da prova. Nessa campanha, sob o comando de João Pereira, os leões mostraram qualidade, mas acabaram por ser eliminados pelo Fulham, ao perder por 2-1 frente ao conjunto londrino.
A nova edição apresenta-se como uma possibilidade de afirmação para uma nova geração de talentos da Academia de Alcochete. O confronto com o Leeds será o primeiro passo de um percurso que se espera competitivo, em que o Sporting procura não só bons resultados, mas sobretudo crescimento e ritmo de jogo para as suas mais recentes promessas.
No final do encontro, treinador leonino analisou a partida e admitiu uma quebra de rendimento dos jogadores nos minutos finais
18 Set 2025 | 18:13 |
A equipa de sub-19 do Sporting venceu o Kairat por 3-2 a abrir esta edição da UEFA Youth League. João Gião foi o técnico que orientou a formação verde e branca. No final do encontro, o treinador analisou a partida e admitiu uma quebra de rendimento dos jogadores nos minutos finais.
João Gião: "Os últimos 20, 25 minutos da primeira parte já não foram tão bons"
"Entrámos bem, respeitámos bem o adversário e chegámos ao 2-0, uma vantagem relativamente confortável. Depois, os últimos 20, 25 minutos da primeira parte já não foram tão bons. Deixámos cair o ritmo, de ter fome, de querer acelerar o jogo e de procurar o terceiro golo. Ao intervalo, acho que conseguimos injetar alguma energia na equipa e entrámos muito bem na segunda parte", começou por dizer.
O técnico disse que os seus pupilos tiveram sorte em não sofrer o empate: "Fizemos 20 minutos bons, fizemos o terceiro golo e devíamos ter feito o quarto para matar o jogo. Não fizemos, sofremos um golo e a partir daí trememos quando não podemos tremer. Temos de continuar iguais a nós próprios, à procura de outro golo. Quando não dá para jogar sempre com qualidade, temos de nos agarrar a outros valores, como a ambição, a raça ou a alma e isso o Kairat teve mais do que nós. Podiam ter empatado no final do jogo e não posso dizer que seria injusto. Pela qualidade de jogo, a nossa vitória é justa", disse aos jornalistas na Cidade do Futebol.
João Gião: "Não podemos 'dormir', seja nesta competição ou noutra"
João Gião disse que os minutos finais do duelo devem servir de alerta para futuros jogos da equipa de sub-19 verde e branca: "É um alerta para todos os jogos, para todo o staff e para todos os jogadores. Não podemos 'dormir', seja nesta competição ou noutra", reforçou.
Ainda assim, o treinador destacou que a equipa leonina integra jogadores de diferentes gerações: "Nunca é fácil juntar cinco ou seis jogadores de cada equipa durante dois dias e criar uma equipa, ainda que no Sporting haja uma estratégia comum. Dentro disso, e durante 70 minutos, tentaram fazer o que lhes pedimos e o que treinámos. Desse ponto de vista, nada a dizer. Há que destacar, ainda, a estreia de jogadores nesta competição, entre eles o João Rijo, de 2009 e ainda sub-17", concluiu.
Primeira jornada da Liga dos Campeões jovem teve direito a vitória do Clube e Alvalade, em partida jogada em casa emprestada
18 Set 2025 | 15:13 |
O Sporting venceu o Kairat Almaty por 3-2, na tarde desta quinta-feira, dia 18 de setembro, em partida a contar para a primeira jornada da UEFA Youth League. Os leões utilizaram a Cidade do Futebol, em Oeiras, como casa emprestada, uma vez que estão a ser feitas alterações no relvado do Estádio Aurélio Pereira.
O Clube de Alvalade conseguiu abrir a contagem aos 13 minutos. Depois de um canto batido por Chris Grombahi o defesa central Daniel Ciesielski apareceu ao primeiro poste para cabecear a bola para o fundo da rede adversária (1-0). Os leões foram somando novas oportunidades e conseguiram aumentar a vantagem, aos 24’, através de Flávio Gonçalves, que rematou colocado depois de um brilhante lance individual (2-0).
Nos primeiros lances de perigo do segundo, o Sporting conseguiu fazer o 3-0. Desta vez, Flávio Gonçalves esteve na assistência para um remate forte de Diogo Martins (56’). De seguida, o jogo chegou mesmo a complicar-se para os leões. Flávio Gonçalves falhou uma grande penalidade aos 63 minutos que fez renascer a esperança do Kairat. Os cazaques conseguiram reduzir a vantagem através de um bis Azamat Tuyakbayev.
Neste jogo, o Clube de Alvalade entrou em campo com um onze formado por Miguel Gouveia, Daniel Costa, Daniel Ciesielski, Lucas Taibo, Afonso Lee, Eduardo Felicíssimo, Flávio Gonçalves, Rafael Camacho, Salvador Blopa, Diogo Martins e Chris Grombahi. No banco de suplentes estiveram Alexandre Tverdohlebov, Denilson Santos, João Rijo, Rayhan Momade, Sandro Nascimento, Paulo Simão, Miguel Almeida, Micael Sanhá e Frederico Gomes.
Desta forma, o Sporting entrou com o pé direito nesta nova edição da UEFA Youth League, somando os seus primeiros três pontos. O próximo jogo para jovens verdes e brancos será contra os açorianos do Santa Clara, às 12h00 de domingo, de 21 de setembro.
Verdes e brancos não conseguiram vencer formação do Ribatejo, mas ainda assim são líderes do Campeonato Nacional, à condição
14 Set 2025 | 13:26 |
A equipa de juvenis do Sporting empatou 0-0 na deslocação ao reduto do Alverca, este domingo, dia 14 de setembro, em jogo a contar para a 14.ª jornada (adiantada) do Campeonato Nacional do escalão de sub-17. Os não conseguiram vencer e falharam o que seria o quinto triunfo consecutivo.
A jogar no Centro de Formação do Alverca, no Ribatejo, os leões tentaram responder ao favoritismo e apresentaram as melhores chances da primeira parte. No entanto, a bola teimava em não entrar e as equipas chegavam empatadas ao intervalo.
O filme do segundo tempo foi semelhante. Apesar de o Alverca ter tentado ameaçar, os juvenis do Sporting mostraram-se capazes de travar a investida adversária. No entanto, faltou criatividade no último terço do terreno e o marcador não saiu do zero.
Com este empate - o primeiro em cinco jogos esta temporada - os comandados de Pedro Pontes somam agora 13 pontos e ocupam o primeiro lugar da tabela. Alverca (12, mas mais um jogo) e Benfica (nove, mas duas partidas a menos), fecham o pódio. Na próxima jornada, o Sporting visita o Real Massamá. O encontro está marcado para as 11h00 de dia 21 de setembro.
Equipa apresentada pelo Clube de Alvalade foi composta por: Afonso Redondo (guarda-redes), Salvador Fortuna, Mário Almeida, Guilherme Varela, Francisco Cabeçana, Rodrigo Nogueira, David Almeida, Leonardo Varela, Manuel Costa, José Lino e Duarte Tomás.