Futebol
Titular de Rui Borges no Sporting admite estar frustrado e atira: “Do nada…”
10 Out 2025 | 11:46
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
23 Nov 2023 | 09:32 |
O perfil está definido, assim como os valores da operação financeira, restando agora avançar para os alvos identificados há alguns meses. Não há dúvidas: o Sporting está firmemente no mercado com a intenção de contratar um médio para atacar todos os objetivos na segunda metade da época, a partir de janeiro, tal como o nosso jornal já tinha avançado em exclusivo, e o modelo é Pedro Gonçalves.
O ponto de partida é a chegada de reforços que não precisem de uma longa adaptação às ideias e ao modelo de jogo da equipa. Os nomes na lista de potenciais reforços permanecem em segredo, já que ainda não houve um avanço formal para negociações, mas existem muitas indicações do tipo de reforço que Rúben Amorim pretende para 2024.
Desde logo, destaca-se a necessidade de um jogador que não será apenas um acréscimo ao plantel. Em outras palavras, não será visto apenas como uma alternativa a Morita, que está fora das contas em janeiro devido à participação na Taça Asiática.
Rúben Amorim procura um jogador que possa verdadeiramente disputar a posição com Morita quando este regressar, aumentando assim a competitividade e gerindo a condição física do nipónico, que por vezes é obrigado a gerir o esforço. A intenção é canalizar todo o investimento num jogador com condições para ser uma aposta imediata.
Depois deste ponto prévio, surge o perfil e as características idealizadas. E aqui também existem muitas certezas, até mesmo um modelo de jogador desejado. Trata-se de um jogador de posição 8, forte na condução, eficaz na decisão, com boa chegada à área adversária e um alargado raio de ação nas zonas mais adiantadas. Em resumo, um jogador com semelhanças às de Pedro Gonçalves, uma das peças mais influentes no reinado de Rúben Amorim em Alvalade.
Desde a saída de Matheus Nunes, Rúben Amorim ficou órfão de uma peça de grande rendimento nesse setor, e as experiências após a saída do internacional português não foram bem-sucedidas. O investimento nesse reforço tem sido adiado por outras necessidades mais prementes, mas agora o momento chegou.
Confira aqui grandes momentos de Pedro Gonçalves:
Treinador verde e branco orientou mais uma sessão de treino na Academia Cristiano Ronaldo, onde os jovens do conjunto secundário foram destaque
10 Out 2025 | 15:59 |
Rui Borges chamou Rayan Lucas à sessão de treino da equipa A do Sporting, esta sexta-feira, dia 10 de outubro. Os leões continuam a preparação para a difícil série de jogos que vai acontecer assim que a pausa para seleções FIFA terminar.
Rayan Lucas tinha estado afastado dos trabalhos do Sporting, em virtude da sua participação no Mundial sub-20, ao serviço da seleção Brasileira. O antigo jogador do Flamengo viu a sua equipa nacional ser afastada na fase de grupos do torneio intercontinental, e está de volta a Alcochete, já integrado nos trabalhos do conjunto verde e branco - o médio também recebeu boas notícias de Rui Borges recentemente.
De resto, Rui Borges chamou mais oito jogadores da equipa B do Sporting, para colmatar as 15 ausências no plantel verde e branco, dos jogadores que se encontram ao serviço das Seleções, a maior parte deles a disputar a qualificação para o Campeonato do Mundo de 2026.
Os oito jogadores chamados por Rui Borges foram os seguintes: os defesas Rômulo, José Silva e Rodrigo Dias; os médios Rafael Besugo, Kauã Oliveira e Samuel Justo; e os atacantes Paulo Cardoso e Rafael Nel (para além do já mencionado Rayan Lucas).
O treino decorreu normalmente, com a particularidade de ter acontecido no relvado do campo Aurélio Pereira, uma vez que o relvado está a ser substituído na ala profissional da Academia, onde a equipa de Rui Borges costuma treinar. Vale ainda referir que os leões vão disputar um jogo, à porta fechada, contra um clube de Lisboa, na manhã do próximo sábado, 11 de outubro.
Rui Borges optou por deixar o jovem médio dos leões fora da lista de convocados para a partida da oitava jornada da Liga Portugal Betclic
10 Out 2025 | 13:49 |
Rui Borges optou por deixar João Simões fora da ficha de jogo do Sporting - Braga e o jogador ficou confuso com a decisão, sabe o Leonino. O médio tentou perceber o motivo para ter sido deixado de lado após o jogo frente ao Napoli, no qual foi titular e até um dos destaques dos leões na partida.
Fontes próximas do processo revelaram, em Exclusivo ao nosso Jornal, que a atitude tomada pelo treinador dos verdes e brancos na mais recente jornada do campeonato nacional foi motivo de conversa entre o jogador e os restantes companheiros de equipa, enquanto este procurava a melhor resposta para o facto de ter sido deixado de fora do encontro.
No final da partida, Rui Borges deixou claro que tal se tratou de uma opção única e exclusivamente técnica. Posto isto, é expectável que o médio - recentemente chamado pela primeira vez para a seleção de sub-21 -, seja opção regular para o treinador, com o objetivo de seguir o seu desenvolvimento de forma gradual no Sporting.
Para já, João Simões acaba por ter um lugar como 'quarto médio' da equipa verde e branca. Morten Hjulmand e Hidemasa Morita são os titulares 'preferidos' por Rui Borges, enquanto Kochorashvili tem vindo a saltar do banco de acordo com as necessidades de cada partida. No entanto, o jovem leão terá a sua importância para uma fase de rotação do plantel, sobretudo com o calendário mais apertado.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, João Simões - avaliado em 6 milhões de euros - soma três partidas. Neste arranque de época, o médio formado na Academia Cristiano Ronaldo tem 81 minutos: 78 na Champions e dois na Liga. Vale a pena recordar que o ‘camisola 52’ dos leões regressou recentemente de uma longa paragem por lesão.
Plantel principal dos verdes e brancos veio de folga após o empate com o Braga, válido para a oitava jornada da Liga Portugal Betclic
10 Out 2025 | 13:18 |
Rui Borges aproveitou o regresso da equipa do Sporting aos trabalhos para colocar os pontos nos i's junto do seu plantel. Depois de três dias de folga, com muitos jogadores ausentes devido à paragem para as seleções, o técnico dos leões quis deixar uma mensagem.
Antes de arrancar com a sessão de trabalhos, o treinador dos verdes e brancos optou por se dirigir ao plantel e abordou tudo o que correu mal no empate frente ao Braga (1-1), tanto como apontou rapidamente para o próximo objetivo do Sporting, que é o jogo da terceira eliminatória da Taça de Portugal.
De acordo com o jornal Record, Rui Borges pediu ao seu grupo seriedade na preparação do jogo frente ao Paços de Ferreira e que todos encarem o adversário da Liga 2 com o maior respeito, uma vez que a deslocação ao seu terreno é tradicionalmente complicada.
Vale lembrar que o Sporting também deverá ter agendado um jogo particular para uma das próximas sessões de trabalho, mas ainda não se conhece o adversário escolhido. O objetivo da equipa técnica passa por dar minutos aos jogadores menos utilizados do plantel.
O emblema verde e branco volta a entrar em campo apenas no sábado, dia 18 de outubro, frente ao Paços de Ferreira. O encontro, a contar para a terceira eliminatória da Taça de Portugal, diante da turma liderada por Filipe Cândido, jogar-se-á no Estádio Capital do Móvel, às 20h15.