Corner Left

Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

Sporting vence golo do mês de janeiro na Liga: Reveja o lance (vídeo)

Bomba indefensável vale prémio a titular dos verdes e brancos, que bateu vários concorrentes de peso na caminhada, incluindo... o próprio

Remate de Francisco Trincão na receção ao Nacional vale prémio de melhor golo do mês de janeiro ao craque do Sporting
Remate de Francisco Trincão na receção ao Nacional vale prémio de melhor golo do mês de janeiro ao craque do Sporting

  |

Icon Comentário0

O Sporting venceu o prémio de melhor golo de janeiro da Liga Portugal Betclic, pelos pés de Francisco Trincão. O 'camisola 17' arrecada o troféu depois de ter disferido uma bomba de longa distância na vitória dos verdes e brancos sobre o Nacional (2-0), que mais tarde viria a explicar.


O lance ocorreu aos 45 minutos de jogo, com o marcador ainda por estrear. Na meia direita, o internacional português recebeu um passe de Viktor Gyokeres e, com um remate de pé esquerdo, bateu Lucas França para desbloquear o placard de um encontro que estava a ser de domínio total, apesar de a bola teimar em não entrar.


Na corrida para conquistar o prémio, Trincão bateu Óscar Aranda (Famalicão), João Carvalho (Estoril), Kokçu (Benfica) Gabriel Silva (Santa Clara), e... o próprio. O golo do extremo do Sporting no empate na deslocação ao reduto do Vitória de Guimarães (4-4) também estava entre os nomeados.


Em 2024/25, Francisco Trincão – avaliado em 27 milhões de euros – já leva oito golos e 11 assistências em 37 encontros. O extremo dos leões tem tido um grande arranque de temporada e é, de momento, o futebolista mais utilizado de todo o plantel, tendo cumprido 3.200 minutos, mais 302 que Morten Hjulmand, o segundo com maior tempo dentro das quatro linhas.

Apesar de ainda não ter terminado, esta já é, em termos individuais, a melhor temporada da carreira de Francisco Trincão. Com 19 contribuições de golo até ao momento, o canhoto igualou as marcas de 2023/24 e 2019/20, mas com menos 11 e três partidas realizadas, respetivamente.


Reveja o golaço de Trincão:


Futebol

Rui Dias deliciado com pupilo de Rui Borges no Sporting: "Seduz pela..."

Jornalista do diário Record assinou um artigo de opinião onde falou sobre o futebolista do timoneiro luso nos verdes e brancos

Rui Dias, jornalista do diário desportivo Record, assinou um artigo de opinião onde falou sobre futebolista de Rui Borges no Sporting
Rui Dias, jornalista do diário desportivo Record, assinou um artigo de opinião onde falou sobre futebolista de Rui Borges no Sporting

  |

Icon Comentário0

Hidemasa Morita volta a ser ausência no Sporting de Rui Borges. O médio japonês está a contas com um novo problema físico que o vai afastar da competição durante os próximos encontros. No entanto, este contratempo parece não ter mudado a opinião de Rui Dias. Na publicação do seu artigo no espaço do diário Record, o jornalista mostrou-se rendido ao camisola 5 da turma verde e branca, tendo destacado a importância do futebolista nos leões. 


"Não se perpetua na história por memórias avulsas de feitos parciais, que reduzem a um ou outro momento de inspiração a atividade de hora e meia; os holofotes raramente o apanham, mas ele combate essa dificuldade suplementar e aparece sempre, com e sem bola, a defender e a atacar, a equilibrar, a regular a temperatura e a marcar os tempos da circulação, sempre no sítio certo e com decisões corretas. Morita escapa assim a visões deturpadas de protagonismos instantâneos que se eternizam no tempo, mas que não correspondem, na maior parte dos casos, aos valores pelos quais deve ser avaliado. É um centrocampista abrangente, que conhece as regras dos terrenos que pisa e tem solução para cada dificuldade que o jogo levanta", começou por escrever o jornalista.


"Morita escapa ao crivo de pormenores de classe, golos, desperdícios, habilidades e até erros clamorosos; relativiza a importância de nobreza e grosseria; está para lá de felicidade e raiva, enfim, recusa toda a panóplia de argumentos que abreviam o caminho para a criação de ídolos, numa sociedade sempre pronta a descobri-los. A excelência do seu futebol é invisível aos olhares menos profundos, subverte os fundamentos que sustentam a ditadura da imagem e não cumpre os requisitos das perversas e muitas vezes incompreensíveis regras do marcado", prosseguiu Rui Dias sobre o internacional nipónico.


"Morita seduz pela inteligência da intervenção numa zona fulcral para o desenvolvimento do jogo; pelo modo como interpreta a força da causa coletiva a partir da defesa de elementos como equilíbrio, segurança, harmonia e intimidação. É um futebolista de fiabilidade absoluta, porque assimila o que os treinadores pedem, entende os seus fundamentos e aplica-os com rigor", acrescentou ainda o jornalista que falou sobre a importância do centrocampista na turma de Rui Borges.

"Com presença intermitente, sente melhor o consenso à volta da sua importância no futebol sportinguista, acumulando na mesma medida argumentos para a merecida admiração. Não foram as câmaras que resolveram apaixonar-se por ele, agora que atravessa momento delicado: foi a equipa a registar de modo mais claro a sua ausência e os adeptos a reconhecer-lhe méritos que, por leveza na apreciação, nem sempre lhe atribuíram. Pode ser mais ou menos influente, mais ou menos brilhante, mas atua a nível altíssimo ininterruptamente", disse ainda o jornalista que aproveitou para deixar uma certeza.


"Nunca será um jogador na moda, porque não vende antes e depois dos jogos; não tira coelhos da cartola, não polemiza, não decide com passos deslumbrantes de magia, mas harmoniza diferenças e revela um sentido simplificador que dá sentido ao resto. Em certa medida é o ponto de partida para a aventura de criar, um daqueles futebolistas de quem se pode elogiar a extraordinária capacidade para fazer tudo bem, sendo assombroso que o faça cada vez melhor", finalizou Rui Dias.


Futebol

Rafael Leão põe dedo na ferida após Feyenoord - Milan: "Não estivemos..."

Avançado formado no Sporting deu a cara após o encontro da primeira mão do play-off de acesso aos oitavos de final da Liga dos Campeões

Após o Feyenoord - Milan, Rafael Leão, extremo formado no Sporting, deu a cara e comentou o desaire da sua equipa
Após o Feyenoord - Milan, Rafael Leão, extremo formado no Sporting, deu a cara e comentou o desaire da sua equipa

  |

Icon Comentário0

O Milan caiu na passada quarta-feira, 12 de fevereiro, frente ao Feyenoord na primeira mão do play-off de acesso aos oitavos de final da Liga dos Campeões. Após o apito final, Rafael Leão, extremo formado no Sporting, deu a cara face ao mau resultado e revelou que a equipa transalpina não esteve à altura.


"Não tivemos a mesma garra e agressividade que o Feyenoord teve. Não estivemos ao nível deste jogo. Eu também tive uma oportunidade no primeiro tempo que não consegui aproveitar", começou por revelar o antigo avançado do Sporting, após a derrota, por uma bola a zero, diante dos neerlandeses.


"Agora, temos de ir para casa, descansar e ver o que não fizemos bem hoje. O jogo da segunda mão é em San Siro, perante os nossos adeptos, enquanto o Feyenoord foi muito ajudado pelo público da casa. Não foi uma boa prestação, temos de estudar o que correu mal. Temos que ter a atitude certa, que não tivemos hoje. Se fizermos isso, podemos vencer a partida", acrescentou ainda Rafael Leão, avançado formado no Sporting, que foi titular na equipa de Sérgio Conceição.


Rafael Leão, após o apito final, recorde-se, foi duramente criticado pela exibição frente ao Feyenoord. "O Leão é irregular, fica confuso com questões táticas. Todos conhecemos os seus pontos fortes e fracos. Se lhe pedires para defender, ele fica perdido e cansado na marcação", revelou Zvonimir Boban, antigo centrocampista do Milan, em declarações aos estúdios da Sky Sports, citado pelo Calciomercato.

Ao serviço do Sporting, antes de rescindir contrato, após a invasão à Academia de Alcochete, Rafael Leão - atualmente avaliado em 75 milhões de euros - realizou apenas cinco jogos, marcando dois golos. O internacional português estreou-se com a Listada verde e branca diante do Oleiros, tendo feito um dos golos do triunfo por 4-2, tendo o outro sido obtido no Estádio do Dragão, frente ao seu agora treinador Sérgio Conceição.



Futebol

Ex Sporting vê do banco confusão das grandes no Everton - Liverpool (vídeo)

Jogador que passou pelo emblema de Alvalade não foi utilizado no dérbi de Merseyside, que terminou com vários insultos, agressões e três expulsões

João Palhinha, ex Sporting, foi suplente não utilizado no Everton - Liverpool, que acabou com confusão das grandes pós apito final
João Palhinha, ex Sporting, foi suplente não utilizado no Everton - Liverpool, que acabou com confusão das grandes pós apito final

  |

Icon Comentário0

Liverpool e Everton empataram 2-2 no dérbi de Merseyside, partida em atraso válida para a 15.ª jornada da Premier League. João Virgínia, antigo guarda-redes do Sporting, viu do banco a confusão que se instalou no relvado, após o apito de Michael Oliver, árbitro do encontro.


Abdoulaye Doucouré, médio dos toffees, mandou calar os adeptos e jogadores dos reds,. Curtis Jones não gostou da atitude e respondeu com um empurrão ao jogador adversário. Na sequência, ambas as formações trocaram vários insultos e agressões, que culminaram na expulsão dos dois jogadores e de Arne Slot.


No que diz respeito ao jogo, o Liverpool visitou o Goodison Park, a casa do Everton para acertar o calendário, recorde-se que esta partida tinha sido adiada devido ao mau tempo que se fez sentir na cidade aquando da data inicial do duelo. Os reds entraram com o pé esquerdo, com golo de Beto logo aos 11 minutos.


Os líderes da Premier League reagiram da melhor forma e viraram o resultado, primeiro com golo de Alexis Mac Allister, ainda no primeiro tempo, seguido de Mohammed Salah (73'), com o egípcio a cimentar ainda mais a grande temporada que vem fazendo a nível individual. 

No entanto, quando tudo parecia encaminhado para mais uma vitória dos comandados de Arne Slot o inesperado aconteceu. James Tarkowski fez, aos 90+8', o empate para os toffees, levando os adeptos à loucura. O jogo terminou empatado e o Liverpool não conseguiu melhor do que alargar a vantagem sobre o segundo classificado para sete pontos, isto após ter sido eliminado da Taça de Inglaterra.


João Virgínia representou o Clube de Alvalade durante uma temporada (2021/22) na qual alinhou em oito partidas ao serviço do Sporting. Com a Listada verde e branca, o internacional jovem português venceu uma Taça da Liga, precisamente diante do eterno rival dos leões. Ao todo, sofreu sete golos nos encontros em que foi utilizado por Ruben Amorim.

Assista à confusão que se instalou no final do encontro:


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


Rui Borges com craques na mira: Sporting pode ganhar 'reforços'
Futebol

Rui Borges com craques na mira: Sporting pode ganhar 'reforços'

 

Icon Comentário0
Chico Lamba: da aposta de Ruben Amorim ao regresso ao Sporting
Futebol

Chico Lamba: da aposta de Ruben Amorim ao regresso ao Sporting

 

Icon Comentário0
Titular do Sporting ausente no regresso aos treinos: Paragem pode ser longa
Futebol

Titular do Sporting ausente no regresso aos treinos: Paragem pode ser longa

 

Icon Comentário0