Futebol Formação
Sporting perde 3-1 com o Vit. de Guimarães e fica no segundo lugar a 9 pontos do Porto
20 Jun 2026 | 13:16
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol Formação
25 Jan 2020 | 13:01 |
A equipa de sub-23 do Sporting CP foi, este sábado (25 de janeiro), derrotada pelo CD Cova da Piedade por 1-0. Aos 70 minutos, Nelsinho fez o único golo do encontro, que ditou a terceira derrota consecutiva dos jovens leões. Os sub-23 leoninos entravam para este encontro num momento de forma menos positivo – duas derrotas nos últimos dois jogos – e, naturalmente, os índices de confiança dos jogadores não eram os mais positivos. Apesar disso, o Sporting CP entrou melhor, com mais bola e sempre mais próximo da baliza adversária. No entanto, tal como tem vindo a acontecer nas últimas partidas, o conjunto de Leonel Pontes mostrava algumas dificuldades em criar situações de perigo eminente. Um dos mais inconformados era, como de costume, Joelson Fernandes. O extremo de apenas 16 anos, que esta semana foi promovido à equipa principal, ia tentando agitar a partida, mas sem grandes resultados práticos. Aos 17 minutos, finalmente, surgiu o primeiro rugido do leão. Tiago Tomás, de calcanhar, colocou Nuno Moreira em posição privilegiada para inaugurar o marcador. No entanto, o médio verde e branco acabou por disparar ao lado. Pouco depois, com Bruno Fernandes e Luís Maximiano nas bancadas do Estádio Aurélio Pereira, Diogo Brás esteve perto do golo. Tiago Tomás, novamente, apareceu descaído pelo corredor esquerdo e assistiu na perfeição o extremo leonino que, por pouco, não conseguiu desviar para o fundo das redes. Fica a dúvida se, no momento em que tentava finalizar, Diogo Brás não terá sido carregado em falta. A equipa do CD Cova da Piedade que, como se esperava, se apresentava na Academia de Alcochete com um bloco abaixo limitando-se a tentar explorar transições rápidas ou situações de bola parada, deu o primeiro sinal de perigo apenas aos 24 minutos. Após pontapé de canto, Simão Júnior cabeceou com perigo, mas Diogo Sousa efetuou uma excelente defesa. Até ao final do primeiro tempo, pouco mais haveria a contar. Os jovens leões iam mostrando algumas dificuldades para ultrapassar a muralha defensiva dos homens da margem sul. Leonel Pontes não podia estar satisfeito com o desempenho dos seus jogadores e, ao intervalo, lançou Loide Augusto e Matheus Nunes para os lugares de Diogo Brás e Nuno Moreira. A verdade é que o cenário pouco ou nada se alterou. Os leões continuavam a ter mais bola, mas demonstravam tremendas dificuldades em criar ocasiões de golo. Numa partida pouco ou nada atrativa para os adeptos presentes na Academia Sporting, o golo tardava em aparecer. Aos 64 minutos, foi Tomás Silva a estar perto do 1-0. Após boa iniciativa de João Oliveira, pelo corredor direito, o capitão verde e branco rematou com algum perigo, mas Iuri Miguel acabou por defender com segurança. Logo de seguida, numa jogada já característica de Joelson Fernandes, o extremo verde e branco cortou para dentro e, com um remate em arco, quase inaugurava o marcador. Aos 68 minutos, contrariedade para a turma de Alvalade. Eduardo Quaresma tentava sair para o contra-ataque, mas Nelsinho, com uma entrada bastante violenta, travou o central português. O jovem leão não haveria de regressar às quatros linhas. Todavia, o pior estava para vir. Aos 70 minutos, aproveitando o facto de o Sporting CP estar com menos um homem em campo, o CD Cova da Piedade conseguiu mesmo adiantar-se no marcador. Pedro Paz tirou um cruzamento milimétrico e, ao segundo poste, Nelsinho, de primeira, disparou para o primeiro golo do encontro. Em desvantagem, os comandados de Leonel Pontes continuaram na procura do golo, mas, verdade seja dita, até ao final da partida, foram raras as ocasiões para que tal acontecesse. Já com Bruno Paz e Tiago Rodrigues em campo – entraram para os lugares de Eduardo Quaresma e Tomás Silva -, foi mesmo o avançado português que, com um remate rasteiro, quase fez o gosto ao pé. Porém, Iuri Miguel voltou a mostrar segurança e encaixou o esférico com facilidade. Já em cima do minuto 90, Tiago Tomás, após excelente passe de Bruno Paz, esteve perto de fazer o 1-1. O avançado leonino disparou rasteiro, mas Iuri Miguel, com mais uma excelente intervenção, segurou a vantagem do CD Cova da Piedade. O jogo haveria mesmo de terminar com a derrota verde e branca por 1-0. Os sub-23 leoninos somam, assim, a terceira derrota consecutiva e não aproveitam o deslize do Rio Ave FC, que perdeu, em casa, por 2-1, com o Vitória SC. Na próxima jornada, que se realiza na próxima sexta-feira (31 de janeiro), pelas 15h00, os jovens leões deslocam-se a Coimbra para defrontar a Académica OAF.
Fotografia de Sporting CP
Jogador dos verdes e brancos mostrou-se feliz neste momento, tendo em vista objetivos bem claros para o Clube de Alvalade
22 Jun 2026 | 17:02 |
Considerado uma das grandes promessas da formação do Sporting, Martim Ribeiro assinou, este domingo, um contrato profissional com os verdes e brancos. Em declarações aos meios oficiais do Clube, o avançado de 16 anos, irmão de Rodrigo Ribeiro, mostrou-se com confiança no futuro.
“Sinto-me feliz pela confiança que o Sporting tem depositado em mim e é continuar a trabalhar e sonhar cada vez mais. Comecei a jogar futebol com o meu irmão (Rodrigo Ribeiro) no jardim de casa, fui depois para um clube em Viana do Castelo.”, começou por referir.
“Com 12 anos vim para o Sporting, comecei no Pólo SCP Lisboa, e depois continuei a minha caminhada na Academia até agora”, explicou o jovem jogador que aprendeu com o percurso do irmão mais velho, Rodrigo, que se estreou na equipa principal, na Champions, diante do Man. City.
Nesse sentido, Martim Ribeiro, que em 2025/26 somou 10 golos e três assistências em 24 jogos pelos sub-17, reforça o seu sonho de disputar esta competição. “Vejo muito o meu irmão pela caminhada que fez aqui no Sporting. Espero seguir os passos dele e ser ainda melhor. O meu grande sonho é ganhar a Champions League pelo Sporting”, garantiu.
Nos últimos meses, o jovem de 16 anos despertou o interesse de Ajax - onde as exigências não possibilitaram a transferência -, mas acabou por decidir continuar a formação de leão ao peito. Para concluir, o jovem jogador dos leões dirigiu uma mensagem aos adeptos. "Vou dar tudo, todos os dias, para dar a maior felicidade aos adeptos", confessou.
Depois de uma campanha irrepreensível, marcada apenas por vitórias, emblema verde e branco confirmou conquista do troféu
21 Jun 2026 | 09:47 |
A equipa feminina de sub-15 do Sporting conquistou a Taça Nacional da categoria ao derrotar o Porto por 4-0, no encontro decisivo da terceira e última jornada da série 1 da segunda fase. Depois de uma campanha irrepreensível, marcada apenas por vitórias, as jovens leoas confirmaram a conquista do troféu no Estádio Universitário de Lisboa.
Apesar de ambas as equipas terem chegado ao duelo final com os mesmos pontos, o Sporting assumiu rapidamente o controlo da partida. Mariana Oliveira inaugurou o marcador logo aos quatro minutos, dando vantagem às leoas, antes de Maria Inês Santos aumentar a diferença aos 21 minutos (2-0).
A superioridade leonina manteve-se após o recomeço e Raphaella Souza acabou por assumir um papel decisivo na construção da goleada. A jovem atacante marcou logo nos primeiros instantes da segunda parte e voltou a fazer o gosto ao pé aos 52 minutos, fechando o resultado final em 4-0.
O triunfo representou o culminar de uma época de enorme consistência para as sub-15, que já tinham terminado a primeira fase da competição apenas com vitórias e sem qualquer golo sofrido. A equipa voltou a demonstrar a sua qualidade na fase seguinte, mantendo um registo imaculado.
Antes do encontro decisivo frente ao rival, as leoas tinham goleado a Sanjoanense por 19-0 e vencido o Ferreiras por 7-1, resultados que evidenciaram a superioridade da equipa ao longo da prova. O triunfo na final acabou por confirmar de forma categórica a conquista da Taça. De recordar que, para a equipa A, o Clube já assegurou um reforço para 2026/27.
Jogador destacou a confiança depositada pelo Clube de Alvalade e mostrou-se muito feliz pelo novo passo na carreira desportiva
21 Jun 2026 | 09:38 |
É oficial. Henrique Tavares assinou um contrato profissional com o Sporting e reagiu com satisfação a mais um passo importante na sua carreira. O lateral esquerdo de 17 anos, que representa os leões desde 2022/23, destacou a confiança depositada pelo Clube.
H. Tavares: “O facto de o Clube acreditar em mim é uma sensação muito boa"
“O facto de o Clube acreditar em mim é uma sensação muito boa. Leva-me a pensar que o meu trabalho está a ser reconhecido”. O jovem jogador, que passou pelo Benfica entre 2018 e 2020, aproveitou ainda para agradecer a todos aqueles que o acompanharam ao longo do seu percurso na Academia.
“Agradeço aos meus colegas, ao staff e a Deus, principalmente, por este momento”. Quanto ao futuro, o defesa garantiu que este é apenas mais um passo no caminho que pretende continuar a percorrer, assegurando que vai “continuar a trabalhar para atingir objetivos maiores”.
Entre esses objetivos, o jovem não esconde qual é a grande ambição da sua carreira: “Chegar à equipa principal e estrear-me de Leão ao peito”. Geny Catamo é uma referência para Henrique Tavares, sobretudo “pela sua irreverência”, característica que mais aprecia no ala leonino: "É um jogador com quem gostaria de partilhar o balneário".
“Obrigado” foi também a palavra que Henrique Tavares quis deixar aos Sportinguistas, por considerar que “também contribuíram para este momento muito importante”. O lateral terminou com uma mensagem dirigida aos adeptos, apelando para que “continuem a apoiar a formação”. De recordar que a equipa de juvenis terminou a época no quarto lugar.
Sporting perde 3-1 com o Vit. de Guimarães e fica no segundo lugar a 9 pontos do Porto
20 Jun 2026 | 13:16
Negócio cancelado! Ajax recusa exigências salariais de avançado do Sporting e jogador fica nos leões
20 Jun 2026 | 11:38
Oficial! Varandas acredita em William e Sporting anuncia acordo com o futebolista
20 Jun 2026 | 09:51