Futebol
Salvador Blopa renovou automaticamente, mas Sporting tem outros planos
11 Dez 2025 | 07:36
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
18 Mar 2021 | 10:55 |
A equipa feminina de futebol do Sporting perdeu frente ao Benfica, na passada quarta-feira, 17 de março, por 2-1. Após a derrota na final da Taça da Liga, Susana Cova, técnica do conjunto verde e branco, analisou o desaire, que custou um troféu às leoas. "O Benfica, na primeira parte, criou uma oportunidade de finalização logo no início e conseguiu colocar-se em vantagem. Pouco depois, aumentou a vantagem e ficámos a perder por 0-2 muito cedo. A equipa tem de aprender a entrar de forma mais concentrada para cumprirmos as missões táticas e não darmos avanço ao adversário. Mérito para o Benfica e demérito para nós, nomeadamente na concentração e organização defensiva. Na segunda parte, e em vantagem numérica, abordámos o jogo de forma diferente e criámos situações de finalização, que era o nosso intuito para sairmos daqui com um resultado mais agradável para nós", começou por dizer. A técnica leonina explicou as alterações que fez e os seus porquês: "Não é o facto de termos uma jogadora fixa na frente que vai fazer com que sejam criadas mais situações de finalização. Temos de as criar, seja de forma direta ou apoiada, e isso não deixámos de fazer. Tanto a Carolina Mendes como a Ana Capeta tentaram, na segunda parte, fazer mais e melhor e criar mais oportunidades. Gostávamos de, principalmente na primeira parte, ter mais unidades no último terço. Foi uma das coisas que modificámos ao intervalo", frisou. Susana Cova garantiu que esta equipa ainda precisa de crescer: "Tentamos preparar sempre a equipa para os momentos que correm bem e para os que correm menos bem. (…) Gostava de dizer, sem desculpas, que esta equipa não disputava uma final há cerca de três anos. Acrescento ainda que a nossa última derrota foi a 29 de fevereiro do ano passado. Temos crescido muito na inteligência emocional e na forma como nos preparamos. Precisávamos desta final para, quando tivermos outra pela frente, sabermos agir e reagir", adicionou. Por fim, Susana Cova deixou os parabéns ao rival, mas também às suas leoas: "Parabéns ao Sporting CP pelo número de situações de finalização que criou. Infelizmente, a bola teimou em não entrar, mas estamos certos e confiantes que ela vai entrar mais vezes. (...) Podíamos ter saído com o empate ou até com a vitória. Faz parte do jogo, é um processo de aprendizagem. Parabéns ao Benfica e continuamos o nosso processo a olhar para o que aí vem", concluiu.
Fotografia de Sporting
Clube de Alvalade acabou por sair derrotado frente ao Bayern Munique à passagem pela sexta jornada da prova milionária, restando duas rondas
11 Dez 2025 | 08:30 |
A sexta jornada da Liga dos Campeões acabou por fazer o Sporting descer seis lugares na classificação. A derrota frente ao Bayern Munique, por 3-1, juntamente com os resultados dos restantes clubes desta ronda, atiraram os leões para a 14.ª posição a apenas dois jogos do final desta fase.
Para já, os comandados de Rui Borges encontram-se fora da zona de apuramento direto, mas encontram-se bem firmes nos lugares de playoff, com 10 pontos, que era um dos principais objetivos do Clube de Alvalade para esta edição da prova milionária.
Na teoria, o Sporting poderia até garantir a sua qualificação via playoff já na próxima ronda. No entanto, o adversário que tem pela frente não é propriamente fácil - o PSG. Apesar de acreditarem que conseguem fazer uma boa exibição frente aos franceses em Alvalade, é em Bilbao que podem estar os pontos necessários para o futuro dos leões na competição - sendo que, na época passada, 11 pontos bastaram.
Com esta derrota – a quarta em 23 encontros na presente temporada –, a turma de Rui Borges continua com 10 pontos na prova e desceu até à 14.ª posição. Com apenas dois jogos pela frente nesta fase da prova, o Sporting está em lugar do play-off a eliminar, mas ainda como cabeça de série.
O próximo jogo na Champions League está marcado para terça-feira, dia 20 de janeiro de 2026, às 20h00, frente ao PSG, no Estádio José Alvalade. Depois desse encontro, resta apenas a deslocação ao reduto do Athletic, marcada para dia 28 do mesmo mês.
Antigo guarda-redes do Clube de Alvalade informou sobre o ponto final da sua carreira na última quarta-feira, dia 10 de dezembro
11 Dez 2025 | 08:04 |
Rui Patrício, antigo guarda-redes do Sporting e da Seleção Nacional, terminou a carreira. O anúncio foi feito pela Federação Portuguesa de Futebol na última quarta-feira, dia 11 de dezembro. O Clube de Alvalade também reagiu a este acontecimento, mas o 'resultado' não foi o melhor.
Depois de conhecida a notícia, os verdes e brancos realizaram uma publicação nas suas redes sociais oficiais, na qual relembravam a passagem do guardião pelo Sporting: "Alinhou 467 vezes de Leão ao peito, o 2.º jogador na história que mais vezes teve essa responsabilidade. Boa sorte nesta nova etapa, Rui Patrício".
Apesar da curta mensagem, foram vários os comentários a demonstrar desagrado por parte dos adeptos do Sporting, uma vez que o jogador acabou por rescindir com o Clube que o formou de forma unilateral, após a invasão a Alcochete.
"Lamentável post", "Não me esqueço que virou as costas ao clube num dos momentos mais críticos", "Apaguem esta publicação", "Cuspiu no símbolo do Sporting Clube de Portugal", "Rato", acabam por ser alguns dos comentários que saltam à vista na plataforma 'X' (antigo Twitter), destinados a Rui Patrício.
O antigo ‘camisola 1’ dos Sporting rescindiu contrato com os leões, após a invasão à Academia e acabou por assinar pelo Wolverhampton, clube onde esteve ao longo de três temporadas (2018/2019, 2019/2020 e 2020/2021), até se mudar para a Roma, em 2021/22 (Recorde o percurso AQUI).
Confira a publicação em causa:
'Camisola 7' do Clube de Alvalade terá agravado a mazela no dérbi diante do Benfica e, agora, leões têm o diagnóstico completo em mãos
11 Dez 2025 | 07:48 |
Já há mais informações sobre a lesão que vai fazer com que Geovany Quenda desfalque o Sporting por dois meses. O jogador de 18 anos terá sofrido um traumatismo no quinto metatarso do pé direito, revelou o diagnóstico após a realização dos devidos exames.
Este problema físico acabará, então, por fazer com que o 'camisola 7' fique afastado dos trabalhos da equipa de Rui Borges pelo período de tempo já referido, obrigando o mesmo a fazer reabilitação a esta lesão - apesar de ter tido queixas frente ao Estrela da Amadora, foi contra o Benfica que Quenda agravou esta mazela.
Posto isto, as escolhas de Rui Borges continuam algo que limitadas. Com Quenda de fora por dois meses e Pote afastado até, pelo menos, ao arranque de 2026, o treinador do Sporting vê-se obrigado a encontrar soluções, mas nem tudo são mais notícias.
O jornal Record revela que, no regresso aos trabalhos, o técnico dos verdes e brancos já deverá poder voltar a contar com Gonçalo Inácio - que não saiu do banco em Munique - e com Francisco Trincão - que nem na convocatória entrou. Também Daniel Bragança estará às suas ordens, ao contrário de Zeno Debast e Nuno Santos, que completam o boletim clínico do Sporting.
Na presente temporada desportiva, com a camisola do Sporting, Geovany Quenda - avaliado em 45 milhões de euros - participou em 22 partidas dos leões. Nos 1.271 minutos em campo, o prodígio do Clube de Alvalade soma já cinco golos e oito assistências.