Futebol
Atenção, Sporting! Rui Borges recebe grandes notícias sobre Fotis Ioannidis
25 Ago 2026 | 16:32
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
01 Mai 2021 | 11:44 |
A equipa feminina de futebol do Sporting desloca-se, neste sábado, 1 de maio, pelas 16h30, ao terreno do Clube Condeixa. Na antevisão da partida que abre a 12.ª jornada da fase de apuramento de campeão da Liga BPI, Susana Cova, treinadora das leoas, começou a sua intervenção ao abordar a preparação das atletas. "Estivemos atentas aos pormenores a melhorar relativamente ao último jogo e queremos fazer prevalecer o nosso jogo", começou por dizer, passando, de seguida, à análise do adversário, que se encontra no último lugar da tabela, comando apenas um ponto. "Jogam em casa, são uma equipa aguerrida e competitiva, com uma estatura média/alta, portanto muito fortes nas bolas paradas. Apostam muito na velocidade na frente e procuram muito o mais pequeno espaço para finalizar. É uma equipa que merece toda a nossa atenção e empenho. No último jogo contra o Clube Condeixa [1-0], apesar de termos criados muitas oportunidades, acabámos por não as concretizar", lembrou. Carolina Beckert, defesa leonina de 20 anos, que subiu à equipa principal esta temporada, também realizou a antevisão ao encontro, analisando também o trajeto que tem vindo a fazer com a listada verde e branca. "O meu primeiro objetivo era chegar à equipa principal, a partir daí logo se vê. Tenho melhorado como jogadora, trabalho todos os dias da mesma forma e quando sou recompensada com minutos de jogo, como aconteceu na última jornada, sinto-me muito feliz", atirou, finalizando com a abordagem para o encontro. "Trabalhamos sempre ao nosso máximo e sabemos que estamos na reta final do campeonato. Sinto o balneário tranquilo, estamos muito unidas e focadas neste jogo e nos três pontos", concluiu. A formação verde e branca, orientada por Susana Cova ocupa o segundo posto da Liga BPI, com 28 pontos. O Benfica segue líder, com 30 pontos, tendo mais um encontro disputado.
Fotografia de Sporting
Jogador marroquino é o nono reforço dos verdes e brancos para a temporada 2026/27 e chega a Alvalade oriundo do Mechelen, da Bélgica
25 Ago 2026 | 20:52 |
Moncef Zekri já é oficialmente jogador do Sporting. O lateral-esquerdo marroquino, de apenas 17 anos, tornou-se no nono reforço dos verdes e brancos para 2026/27 e assinou um contrato válido por três temporadas, até junho de 2029, além de ter uma cláusula de rescisão de 80 milhões de euros.
A duração inicial do vínculo está relacionada com o facto de o jogador ainda ser menor de idade. Quando completar 18 anos, a 20 de setembro, Moncef Zekri prolongará o contrato por mais duas temporadas, ficando ligado aos verdes e brancos até 2031. O Sporting paga 3 milhões de euros fixos ao Mechelen, mais bónus.
O jovem chegou a Lisboa no domingo, realizou os habituais exames médicos na segunda-feira e cumpriu depois todos os procedimentos necessários antes da oficialização. Zekri chega para preencher a vaga deixada por Ricardo Mangas e será, numa primeira fase, a principal alternativa a Maxi Araújo no corredor esquerdo.
A contratação também é encarada como uma aposta de futuro. O Sporting pretende dar tempo ao internacional jovem marroquino para crescer durante esta temporada e prepará-lo para assumir maior protagonismo mais adiante, sobretudo perante a possibilidade de Maxi Araújo deixar Alvalade no futuro.
Formado no Mechelen, Zekri realizou 17 jogos pela equipa principal na última temporada e já conquistou a CAN Sub-17 por Marrocos. Natural de Bruxelas, estreou-se pelos seniores em maio de 2025 e começou a presente época como titular diante do Gent, antes de ficar de fora dos encontros seguintes já com a mudança para o Sporting em andamento.
Confira o vídeo de apresentação:
Mais recentes declarações do Presidente dos verdes e brancos continuam a ser tema de conversa e motivo para várias abordagens
25 Ago 2026 | 17:30 |
Bruno Francisco analisou as recentes declarações de Frederico Varandas sobre a situação de Luis Suárez e considera que o Presidente do Sporting procurou encerrar, de uma vez por todas, a polémica que tem acompanhado o avançado colombiano desde o início da temporada.
Bruno Francisco: "O tom fez lembrar aqueles tempos áureos de Pinto da Costa"
Na A BOLA TV, o comentador começou por destacar a forma utilizada pelo líder leonino para abordar o tema. “O tom fez lembrar aqueles tempos áureos de Pinto da Costa, com aquele humor mais corrosivo. Explicando o que se estava a passar, mas fazendo algumas alegorias.”
Bruno Francisco entende, contudo, que o mais importante para os leões é colocar rapidamente um ponto final no assunto. “É do interesse da estrutura do Sporting e, neste caso, do Presidente do Sporting, acabar com esta novela o mais rápido possível. Porque, para todos os efeitos, foi o caso maior do arranque da temporada do Sporting. A saída do treino, eventuais guerras com o treinador, colegas, estar à parte do plantel no sentido de ter poucas relações”.
O comentador alertou ainda para as consequências que todo o ruído pode trazer, tanto a nível desportivo como no próprio mercado. “Este tipo de novelas é mau em todos os sentidos. Não só desestabiliza o grupo de trabalho, como cria ruído todo à volta dos adeptos, não só do Sporting, mas do mundo do futebol. E também, caso o Sporting queira vender o jogador, isto é mau porque acaba por o desvalorizar”.
Por isso, Bruno Francisco acredita que Frederico Varandas pretendeu estabilizar definitivamente a situação do camisola 97. “Diria que é do interesse do Sporting ter o jogador focado, diminuir ao máximo este ruído, acabar com este caso o mais breve possível e depois resolver: ou fica, ou alguém paga o que o Sporting quer. No fundo, acho que foi isso que Frederico Varandas quis fazer”.
Capitão dos verdes e brancos não foi opção na partida diante do Alverca e decisão do treinador do Clube de Alvalade pode vir a repetir-se
25 Ago 2026 | 16:45 |
Zeno Debast e Ibrahima Ba aproveitaram a oportunidade diante do Alverca e podem ter vindo para ficar no eixo defensivo do Sporting. Rui Borges ficou satisfeito com a resposta dos dois centrais na vitória por 3-1 e deverá continuar a apostar na dupla.
Segundo o jornal Record, o treinador leonino considera que os perfis dos dois jovens se complementam. Debast oferece maior qualidade na construção e no passe, enquanto Ba acrescenta capacidade física, agressividade nos duelos e presença defensiva.
Os números diante do Alverca reforçaram essa ideia. Debast terminou com 87,32% de eficácia no passe e colocou sete bolas com sucesso no último terço, enquanto Ba registou 89,16%, ganhou três dos quatro duelos disputados, fez cinco recuperações e três interceções.
A aposta obrigou Gonçalo Inácio e Eduardo Quaresma, respetivamente capitão e subcapitão, a começar no banco. Depois de os dois terem formado a dupla nas primeiras jornadas, Rui Borges encontrou em Debast e Ba uma combinação que lhe deu sinais mais positivos nos dois momentos do jogo.
Gonçalo Inácio continua, ainda assim, com o futuro em aberto até ao fecho do mercado. Apesar de o Sporting não ter recebido qualquer proposta oficial, existem sondagens de clubes italianos e da Arábia Saudita, sendo que a SAD pretende pelo menos 40 milhões de euros para negociar o central.