
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
27 Mar 2024 | 14:29 |
A derrota da Seleção das Quinas no particular com a Eslovénia (2-0) da passada terça feira, 26 de março, marcou o jogo 344 que os dois jogadores mais velhos da equipa de Roberto Martínez disputaram juntos. Pepe, de 41 anos, e Cristiano Ronaldo, 39, mantêm uma duradoura amizade, e Nélson, antigo guarda-redes do Sporting, relembra vários momentos.
CR7 e Pepe têm sempre dado mostras de entrega e qualidade, e são exemplo de que é possível manter uma carreira profissional no futebol - e a alto nível - até mais tarde que a média. O início da relação entre os dois futebolistas data já do verão de 2002, quando o avançado, na altura com 17 anos, se preparava para a sua temporada de destaque no Sporting de László Bölöni. Foi nessa altura que Pepe chegou ao estágio de Alvalade para testes e a história entre os dois atletas começou.
Nélson, antigo guardião da baliza dos leões, esteve presente nos testes do defesa português e relembra o início da amizade do atual jogador do Porto com o cinco vezes premiado Bola de Ouro CR7: "Recordo-me do período em que o Pepe esteve connosco. Pensava que ele ia ficar porque apresentou qualidade. Puseram-no a jogar a trinco, quando ele se veio a revelar um central de excelência", conta Nélson.
Bölöni gostou da prestação de Pepe, mas não chegou a acordo com a SAD do Marítimo, para onde o então jovem defesa acabou por regressar. Mesmo não tendo conseguido ingressar pelo Sporting, houve boas novidades para o futebolista nascido no Brasil, que desde aí ficou amigo de Cristiano Ronaldo.
"Eles são de idades próximas e é normal que criem essas afinidades. Têm os dois uma carreira de sucesso, jogaram muitos anos no Real Madrid e a amizade que traziam desse tempo manteve-se e foi reforçada ao longo dos anos", continua Nélson, exaltando a importância dos oito anos em que os jogadores partilharam balneário na equipa espanhola para consolidação da amizade. A dupla leva já também 17 anos de jogos juntos a serviço da seleção.
Para rematar, o ex guarda redes afirma que continua sempre a dar Cristiano Ronaldo como "exemplo daquilo que é correr atrás do sonho", partilhando um momento caricato em que o então jovem de 17 anos profetizou o que viria um dia a alcançar, com muito esforço e dedicação. "Falem, falem, eu estou aqui para ser o melhor do Mundo", disse Nélson, parafraseando CR7 em inícios de carreira, quando demonstrava já "uma ambição extraordinária" e uma "força de vontade impressionante".
Treinador do Clube de Alvalade tem receio que o jogador não aguente o total da temporada, uma vez que está a 'rebentar pelas costuras' neste arranque
08 Out 2025 | 14:44 |
Rui Borges e a restante equipa técnica do Sporting estão preocupados com Francisco Trincão, sabe o Leonino. O desgaste físico apresentado pelo jogador é notório e a estrutura verde e branca recebia que o seu titular indiscutível entre em 'esgotamento' após a chamada para a Seleção.
Ao que o nosso Jornal apurou, o internacional português de 25 anos apresenta um alto nível de desgaste, apesar da época 2025/26 se encontrar ainda na sua fase embrionária, fruto dos minutos de utilização a que está sujeito. Como tal, as altas figuras verdes e brancas encontram-se altamente preocupados com o estado físico do jogador.
A alta taxa de utilização de Francisco Trincão neste arranque de temporada parte de Rui Borges. O treinador do Sporting vê o seu criativo como um elemento essencial dos leões na sua manobra ofensiva, sendo mesmo considerado como um titular indiscutível, com as exibições do avançado a serem determinantes para o futebol praticado pelos leões.
Como exemplo da sua importância, a SAD verde e branca tem intenções de prolongar o contrato com o seu ‘camisola 17’, à semelhança do que fez com Pote. Como fatores para convencer o atleta, o Clube pretende oferecer um aumento salarial, nova cláusula de rescisão apontada para os 100 milhões de euros e a entrada no lote dos capitães de equipa.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Francisco Trincão - avaliado em 35 milhões de euros - soma 11 partidas. Neste arranque de época, o avançado internacional português foi titular em todos jogos oficiais, onde já registou cinco golos e três assistências.
Equipa técnica do emblema de Alvalade tem colaborado com a formação inglesa para fornecer análises sobre o jogador dos verdes e brancos
08 Out 2025 | 14:07 |
Rui Borges e a sua equipa técnica têm enviado dados analíticos dos treinos de Geovany Quenda para o Chelsea, emblema que comprou o jovem por 50,78 milhões de euros, em março. Além de assistirem aos jogos 'in louco', os responsáveis do emblema da Premier League querem saber tudo sobre o 'camisola 7'.
Geovany Quenda demorou a 'carborar' neste arranque de temporada do Sporting, mas já parece ter regressado à forma a que tinha habituado os adeptos verdes e brancos. Ficam agora claros os motivos para este tempo de adaptação que o jogador acabou por utilizar.
Este aparecimento tardio do novo 'camisola 7' dos leões está ainda relacionado com a época passada, que o jogador terminou física e emocionalmente esgotado e com pouco tempo para recuperar, uma vez que, depois de terminar a temporada no Sporting, Quenda ainda foi chamado a representar a seleção nacional de sub-21 no Campeonato da Europa, apresentando-se a Rui Borges a 14 de julho, mas com muitos sinais de desgaste. Contas feitas, o atleta realizou 60 partidas em 2024/25.
O treinador do Sporting mostrou-se compreensivo com o seu pupilo e acabou por colocá-lo no banco de suplentes numa fase inicial, mas a lesão de Geny Catamo marcou o regresso do jovem dos verdes e brancos à titularidade, de onde não saiu até agora.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Geovany Quenda - avaliado em 45 milhões de euros - participou em onze partidas, cinco na condição de suplente utilizado e seis a titular. Nos 658 minutos somados, o prodígio do Clube de Alvalade soma já um golo e quatro assistências.
Novidade acabou por ser revelada pelos responsáveis verdes e brancos apenas aquando da apresentação do mais recente Relatório e Contas da SAD
08 Out 2025 | 13:41 |
O Sporting tinha deixado por anunciar um detalhe muito importante sobre o contrato de Rui Silva. O guarda-redes dos leões tem mais um ano de opção, algo que foi revelado pela SAD liderada por Frederico Varandas no mais recente relatório e contas anual.
O guardião principal dos leões chegou em janeiro, com o Clube de Alvalade a desembolsar 4,7 milhões de euros pelo jogador que, na altura, assinou por seis meses de empréstimo do Bétis. Depois disso, Rui Silva - cujas exibições têm sido questionadas - tornou-se atleta do Sporting a título definitivo, até 2029. Sabe-se, agora, que o seu vínculo pode ser estendido até 2029.
Apesar de tal apenas ter sido revelado recentemente, esta acaba por ser uma prática comum no que toca a vínculos deste género e, no relatório e contas anual em questão, o Sporting viu-se obrigado a comunicar a máxima extensão possível dos contratos dos jogadores. Ainda que a opção ainda não tenha sido ativada, os leões poderão fazê-lo quando e se assim o entenderem.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Rui Silva – avaliado em 7 milhões de euros - soma oito partidas. O internacional português falhou três jogos por indisponibilidade física, disputando um total de 720 minutos, nos quais encaixou sete golos.
O emblema verde e branco volta a entrar em campo apenas no sábado, dia 18 de outubro, frente ao Paços de Ferreira. O encontro, a contar para a terceira eliminatória da Taça de Portugal, diante da turma liderada por Filipe Cândido, jogar-se-á no Estádio Capital do Móvel, às 20h15.
Carlos Xavier questiona "estranheza" na gestão de plantel de Rui Borges no Sporting
08 Out 2025 | 10:56