
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Extra Sporting
|
Extra Sporting: O fim de semana vai ser de chuva, vento e agitação marítima em todo o continente devido à tempestade Hermínia. A previsão para hoje é de chuva e vento fortes, trovoada e há avisos amarelos para toda a costa portuguesa por causa da agitação marítima.
O cenário deverá agravar-se no domingo, dia 26 de janeiro, com a chegada da depressão em causa deverá atingir a região norte do país na madrugada de dia 26, atravessando as regiões Centro e Sul durante a noite de domingo para segunda-feira, dia 27 de janeiro.
Os distritos do norte e centro do país deverão estar sob avisos amarelos e laranjas, por causa da chuva, vento e agitação marítima. De acordo com o comunicado do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA,) prevê-se que a partir da madrugada de domingo se registe períodos de chuva persistente na região do Minho e rajadas de vento até 80 km/h.
A Proteção Civil recomenda que se proceda à desobstrução dos sistemas de escoamento de águas, para evitar possíveis inundações. Oito barras marítimas fechadas e três condicionadas devido ao vento e agitação do mar Sete barras marítimas do continente e uma dos Açores estão hoje fechadas e três estão condicionadas devido ao vento e agitação do mar.
De acordo com a Marinha Portuguesa e a Autoridade Marítima Nacional (AMN), as barras de Caminha, Douro, Esposende, Vila Praia de Âncora, Póvoa do Varzim, Vila do Conde e Portinho da Ericeira, no Continente, estão fechadas a toda a navegação. Nos Açores, está encerrada à navegação a barra de Madalena do Pico.
Segundo Instituto Português do Mar e Atmosfera, condições meteorológicas serão bastante adversas durante todo o fim de semana
|
Extra Sporting: A tempestade Éowyn promete marcar em Portugal nos próximos dias, já a partir desta sexta-feira, dia 24 de janeiro. As condições meteorológicas adversas incluem temperaturas muito reduzidas, possibilidade de neve em algumas regiões e uma sensação térmica acentuada pelo vento forte.
Na sexta-feira, sábado, domingo e segunda, todos os distritos do litoral de Portugal continental vão estar sob aviso amarelo, segundo o Instituto Português do Mar e Atmosfera (IPMA). O aviso amarelo é emitido sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.
"Para além da chuva e do vento forte, com rajadas superiores a 80 km/h nos locais mais altos da região Norte, também o mar estará agitado, tendo o IPMA lançado avisos amarelos para todos os distritos litorais", escreveram os especialistas. Além disso, é expectável que as rajadas fortes tenham início já esta sexta-feira.
Nas primeiras horas da manhã de sábado, dia 25, os períodos de chuva serão mais fortes na zona sul do território afetado. Já no domingo, dia 26, após uma curta pausa de precipitação, espera-se que esta retome e deverá concentrar-se na zona oeste da barreira de condensação e estender-se-á até à região centro.
É igualmente esperado que no final do dia, com a diminuição das temperaturas, haja alguma neve nas zonas montanhosas da região Norte e Centro, devido às temperaturas que chegarão aos 0 ºC. O IPMA alertou ainda que a agitação marítima irá agravar-se por toda a costa no domingo, exceto no Algarve e em Setúbal.
59.ª edição do concurso musical da RTP foi apresentada esta quinta-feira, dia 23 de janeiro; Jorge Gabriel vai apresentar meia-final
|
Extra Sporting: A edição deste ano do Festival da Canção em Portugal terá a estrutura semelhantes à dos anos anteriores, com duas meias finais de 10 canções e uma final de 12 canções. Na primeira meia final, a 22 de fevereiro, apresentado pelo Sportinguista Jorge Gabriel e José Carlos Malato, vão competir as primeiras a tentarem aceder à final.
Na semana seguinte, dia 1 de Março, em meia final apresentada por Tânia Ribas de Oliveira, também ela adepta do Sporting e Sónia Araújo, onde as canções serão apuradas para a grande final, de forma semelhantes. Após o término desta segunda meia final, termos encontrados as 12 magnificas que lutarão pelo microfone dourado.
A final de 8 de Março será apresentado por mais dois conhecidos adeptos do clube de Alvalade, Vasco Palmeirim e Filomena Cautela. Nesse dia iremos todos ficar a saber quem irá suceder Grito, a canção cantada por Iolanda, que o ano passado alcançou um honroso 10º lugar, figurando nas melhores prestações de sempre, ainda que muito longe da vitória de Salvador Sobral, com o tema Amar pelos Dois, na edição da Eurovisão em 2017.
As canções foram, esta quinta feira, dia 23 de janeiro, apresentadas no Teatro Maria Matos, em Lisboa, transmissão que pode ser revisitada na íntegra na página oficial do evento, que ficam disponíveis na Internet a partir dessa tarde.
Será um longo processo até encontrarmos representante de toda a comunidade musical portuguesa. A Eurovisão, era e continua a ser um dos principais eventos culturais do velho continente, tendo nas suas últimas edições aberto a porta a países fora da Europa, com é o caso da Austrália. Desejamos que vença a melhor e mais bonita canção e que em Basileia alcance a melhor classificação possível.
Sorteio desta terça-feira oferece um prémio bastante chorudo, após acumulação de valor que cresceu devido à falta de vencedores no concurso anterior
|
Extra Sporting - confira mais notícias desta categoria - O jackpot do Euromilhões subiu para os 98 milhões de euros, após mais um sorteio sem vencedores do primeiro prémio. Este valor expressivo resulta da acumulação sucessiva do valor máximo, o que tem motivado um aumento significativo no número de apostadores a tentar a sua sorte
Apesar da ausência de totalistas, Portugal não ficou de mãos vazias. Um apostador português conseguiu alcançar o terceiro prémio do sorteio 006/2025, arrecadando 23.576,51 euros.
Este montante foi também atribuído a cinco outros apostadores no estrangeiro, enquanto o segundo prémio, no valor de 121.051,88 euros, foi conquistado por cinco felizardos fora de Portugal.
Recorde-se que os prémios superiores a 5.000 euros estão sujeitos a imposto do selo à taxa legal de 20%, conforme previsto na legislação vigente. Isto significa que, mesmo com os valores mais elevados, uma parte significativa do montante é revertida para os cofres do Estado, algo que muitos apostadores têm em consideração ao planear o uso dos seus ganhos.
Com a ausência de um vencedor do primeiro prémio, o jackpot acumulado subirá para 98 milhões de euros no próximo sorteio, a realizar-se já nesta sexta-feira. Este aumento expressivo promete atrair ainda mais participantes, todos a sonhar com a possibilidade de mudar as suas vidas de forma definitiva.