
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
O Sporting treinou na Academia Cristiano Ronaldo e a Unidade de Performance esteve reunida com Gonçalo Inácio, dando boas notícias ao central leonino, que poderá ir a jogo diante do Benfica. O internacional português foi apontado como dúvida para o dérbi, mas está apto a entrar em campo.
O 'camisola 25' dos verdes e brancos tinha sentido algum desgaste na partida diante do Gil Vicente, terminando o encontro com muitas queixas físicas, o que colocou em causa a sua utilização frente ao Benfica. No entanto, depois de uma avaliação minuciosa, Inácio não tem qualquer problema.
O central apresenta apenas elevados níveis de cansaço, comuns neste final de temporada, principalmente sendo o canhoto um dos jogadores mais utilizados em Alvalade. Ao que tudo indica, o vice capitão do Sporting deverá alinhar ao lado de Ousmane Diomande e Eduardo Quaresma.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Gonçalo Inácio – avaliado em 45 milhões de euros – marcou presença em 39 encontros: 26 na Liga Portugal Betclic, sete na Liga dos Campeões, quatro na Taça de Portugal, um na Taça da Liga e outro na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 3.043 minutos que disputou, o defesa-central formado em Alvalade marcou seis golos e fez três assistências.
O emblema verde e branco volta a entrar em campo no próxima sábado, dia 10 de maio, frente ao Benfica. O encontro, a contar para a 33.ª jornada e penúltima jornada da Liga Portugal Betclic - veja AQUI a classificação - , diante da turma liderada por Bruno Lage, tem pontapé de saída marcado para as 18h00, no Estádio da Luz.
Dupla de alas dos verdes e brancos gera problema a dois dias do dérbi eterno, que irá decidir as contas do campeonato e ditar vencedor da prova
|
Rui Borges está indeciso quanto à utilização de Geny Catamo e Geovany Quenda na partida diante do Benfica. Para já, o moçambicano tem vantagem e deve, à partida, ser titular na ala direita do Sporting, que joga na Luz a partida decisiva para a conquista do bicampeonato.
O 'camisola 21' ganhou a titularidade recentemente, com Quenda a ser 'recambiado' para o banco de suplentes, tendo começado os últimos três jogos fora do onze inicial: Rio Ave (Taça), Boavista e Gil Vicente. O jovem não figura não figura nas escolhas do técnico do Sporting desde 18 de abril, diante do Moreirense.
Por outro lado, Geny assumiu novamente o papel de ala-direito, função que desempenhou com grande eficácia na temporada passada, fruto de uma adaptação de Ruben Amorim. Desde então, tem sido utilizado como extremo-esquerdo, principalmente durante a ausência de Pedro Gonçalves.
Além do mais, Geny é o 'amuleto' do Sporting diante do Benfica. Nos últimos dois dérbis do campeonato, os leões venceram 2-1 e 1-0, ambos no Estádio José Alvalade. Os golos foram marcados pelo canhoto em ambas as situações, valendo aos leões o título de 2023/24 e vantagem no confronto direto de 2024/25.
O emblema verde e branco volta a entrar em campo no próxima sábado, dia 10 de maio, frente ao Benfica. O encontro, a contar para a 33.ª jornada e penúltima jornada da Liga Portugal Betclic - veja AQUI a classificação - , diante da turma liderada por Bruno Lage, tem pontapé de saída marcado para as 18h00, no Estádio da Luz.
Treinador dos leões está indeciso entre dois jogadores e irá avaliar a situação até ao último suspiro, podendo mexer no onze inicial
|
Rui Borges tem dúvidas quanto ao onze que vai apresentar no dérbi. Zeno Debast e Hidemasa Morita são opções para o meio-campo do Sporting, diante do Benfica, e geram uma boa 'dor de cabeça' ao técnico verde e branco, que irá analisar ambas as opções.
Para já, o internacional belga parte à frente do companheiro. As rotinas que tem vindo a ganhar na posição, bem como as boas exibições e a total disponibilidade física fazem de Debast o jogador mais provável a fazer dupla com Morten Hjulmand, no miolo dos leões.
Morita, apesar de poder ser opção, acabou de voltar novamente de lesão, podendo não estar na melhor forma. A utilização do japonês poderá ser reduzida, com alguma limitação de minutos. É pouco provável que seja lançado no onze inicial do Sporting.
Rui Borges vai ainda orientar duas sessões de treino antes do dérbi - quinta e sexta-feira -, podendo ainda mudar de ideias. O que está, no entanto, definido atualmente é que Zeno Debast ocupe um dos lugares no meio-campo, num encontro decisivo para o Sporting.
O emblema verde e branco volta a entrar em campo no próxima sábado, dia 10 de maio, frente ao Benfica. O encontro, a contar para a 33.ª jornada e penúltima jornada da Liga Portugal Betclic - veja AQUI a classificação - , diante da turma liderada por Bruno Lage, tem pontapé de saída marcado para as 18h00, no Estádio da Luz.
Antigo jogador dos verdes e brancos faz aviso a Rui Borges e acredita que resultado na Luz poderá ter implicâncias na final da Taça de Portugal
|
Jorge Cadete acredita que o Sporting poderá vencer o dérbi diante do Benfica. Neste Exclusivo Leonino, o antigo médio dos verdes e brancos admite ainda que Hidemasa Morita e Pedro Gonçalves não deverão ser aposta no meio-campo, explicando que, apesar de estarem de regresso, necessitam de mais tempo para recuperar totalmente.
"É assim, em quase toda a história do Sporting, que eu me lembre, só uma vez é que se chegou à penúltima jornada com os dois empatados em pontos e a haver a diferença de golos entre eles e não no geral (veja AQUI alguns cenários idênticos). Mas o Sporting, apesar de ultimamente, e também devido a algumas lesões e alguns jogadores admoestados com cartões amarelos, a poder pôr em risco o jogo decisivo, tem estado um pouco aquém daquilo que já nos mostrou", refere.
"Sporting está aquém do que já mostrou, mas em jogos destes, quem rende menos pode ser superior"
No entanto, Cadete afirma que "normalmente, o que é que acontece no dérbi, por vezes, é a equipa que está a render menos que consegue ser superior", mostrando-se esperançoso para o encontro no reduto encarnado. "Ainda por cima, jogando na Luz e podendo ganhar o título em casa do rival, é mais um balão de oxigênio e um balão de adrenalina extra e de vitamina para que o Sporting consiga vencer o campeonato, que é o meu desejo".
Meio-campo? "Acredito que jogue a dupla habitual"
Com os regressos de Hidemasa Morita e Pedro Gonçalves, o treinador dos leões ganhou novas opções para o meio-campo. Ainda assim, Cadete está "confiante que seguramente o Rui Borges vai manter a dupla no meio campo que tem jogado ultimamente (Morten Hjulmand e Zeno Debast)": "Quem não está por dentro da dinâmica do futebol, das lesões e das recuperações, não tem noção e por vezes acha que um jogador que esteve parado uns meses e voltou a competir pode, ao fim da meia dúzia de semanas, ter condições para dar a melhor performance, mas, só para fazer um aparte, por cada dia - e falo disto porque além de ter durante 20 anos sido a minha carreira, também fiz uma licenciatura em treino desportivo - que um jogador está parado, precisa de quatro dias para voltar à forma que estava antes de fazer a paragem", explica.
"Então quer dizer que um jogador que para um mês, se formos a fazer as contas, precisa de quatro meses para voltar a estar na forma que tinha antes de se lesionar. E o que acontece muitas das vezes é que esse jogador tenta dar o seu melhor em campo, o treinador põe-no a jogar porque acha que vai acrescentar algo à equipa e depois depara-se com o público a assobiar e, em termos emocionais, pode ser uma grande quebra para um atleta", admite Cadete, riscando a possível titularidade de Pote e Morita.
"Vitória no dérbi pode levar a relaxamento na Taça, mas se for o Sporting, também vencerá no Jamor"
Uma vitória no dérbi poderá ditar novo campeão nacional, algo que, para Cadete complicará as contas na Taça de Portugal, caso os encarnados conquistem os três pontos. No entanto, se o Sporting vencer o título, terá vantagem na prova rainha: "É assim, em termos morais é logo outra coisa. Mas também pode haver o reverso, que é a alegria e o relaxamento de se vencer o campeonato, que pode interferir emocionalmente e, mesmo em termos de estratégia pode influenciar negativamente. Mas é assim, como é praticamente separado por duas semanas, três semanas nem tanto, acredito que se o Sporting vencer na Luz, irá vencer também no Jamor".