Corner Left

Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

Titularíssimo do Sporting bisa na qualificação para o Mundial 2026; Amorim aplaude

Elemento chave do onze inicial dos verdes e brancos marcou dois golos na vitória da sua seleção por 5-0, esta terça-feira, dia 10 de setembro

Morita, pupilo de Amorim no Sporting, bisa no Bahrain - Japão
Morita, pupilo de Amorim no Sporting, bisa no Bahrain - Japão

  |

Icon Comentário0

O Japão voltou a vencer na última fase do apuramento asiático para o Mundial 2026. A formação nipónica voltou a não dar hipóteses e venceu, por 5-0, o Bahrain, fora de portas. Hidemasa Morita foi titular na partida e uma das figuras do encontro, ao apontar dois golos.


Ayase Ueda, avançado do Feyenoord colocou a formação nipónica na dianteira com dois golos marcos aos 37 minutos, de penálti, e aos 47'. A partir daí, Ueda teve de dividir o estatuto de goleador com o pupilo de Rúben Amorim. O centrocampista leonino combinou bem com o colega de equipa e apareceu no interior da área do Bahrain para fazer o 3-0, aos 61 minutos.


O bis do médio leonino surgiria apenas três minutos depois. Com a defesa adversária completamente adormecida, Hidemasa Morita desviou para uma baliza deserta o passe Kaoru Mitoma. O recém-entrado, Koki Ogawa, fechou a goleada em 5-0 no minuto 81.


O Japão é, assim, líder isolado do Grupo C de qualificação asiática para o Mundial 2026. No mesmo grupo faz parte, ainda, a Arábia Saudita que, esta terça-feira, foi a Dalian vencer a China, por 2-1. Esta foi a primeira vez que Hidemasa Morita marcou dois golos num único desafio ao serviço da seleção japonesa.

Esta temporada, Hidemasa Morita - avaliado em 15 milhões de euros - soma cinco partidas disputadas, nas quais esteve em campo durante 436 minutos. Em 2023/24, fez dois golos e quatro assistências, ao longo de 40 encontros, sendo uma das grandes figuras da turma de Rúben Amorim.



Futebol

Oficialíssimo! Varandas contrata 'menino de ouro' do Real Madrid; Sporting com reforço de peso

Prodígio do emblema espanhol já foi inscrito pelo emblema verde e branco e pode ser lançado a jogo no próximo encontro dos leões

Paulo Iago inscrito pelo Sporting; Varandas contrata 'menino de ouro' do Real Madrid, de Florentino Pérez
Paulo Iago inscrito pelo Sporting; Varandas contrata 'menino de ouro' do Real Madrid, de Florentino Pérez

  |

Icon Comentário0

Paulo Iago foi finalmente inscrito pelo Sporting na Federação Portuguesa de Futebol. O atacante que trocou o Real Madrid pelo Clube de Alvalade no último defeso chegou à Academia ainda antes do início da competição, mas, como ainda só tem 17 anos, o processo de inscrição foi mais demorado.


O jogador tem estado a treinar com o plantel da equipa B, e está assim pronto para somar os primeiros minutos em Portugal. Desta forma, Iago, que é visto como uma das grandes promessas do futebol espanhol, pode, finalmente, jogar, o que deverá acontecer na sexta-feira, dia 10 de setembro, no encontro entre o Sporting B e o Caldas, a contar para a Liga 3.


De resto, o prodígio foi visto em Alcochete, e até assistiu 'in loco' ao jogo da equipa de sub-23 dos leões frente ao Farense (1-1), em encontro da primeira jornada da Série B da Liga Revelação. Neste momento, os comandados de João Pereira seguem na quarta posição com sete pontos em 15 possíveis.


Paulo Iago estava na cantera do Real Madrid desde 2014, onde acabou por assinalar mais 200 golos nos vários escalões do emblema espanhol. Por esta altura, no seu país, o jogador é intitulado como uma das grandes promessas do futebol e foi, inclusive, comparado a Lamine Yamal, estrela do Barcelona.

Resta saber se, ao contrário de outros nomes que chegaram a Alvalade recentemente e que se enquadravam neste contexto, como Adam Arvelo, Paulo Iago vai conseguir ou não afirmar-se com a Listada verde e branca e convencer Rúben Amorim a dar-lhe uma oportunidade na equipa principal do Sporting.



Futebol

João Mário pisgou-se do Benfica, mas ainda pode ter de pagar vários milhões ao Sporting

Ex-médio internacional português tem contas a ajustar com emblema verde e branco, apesar de ter abandonado Portugal nos últimos dias do mercado

Varandas quer 30 milhões por João Mário, médio ex Sporting que se mudou para o Benfica
Varandas quer 30 milhões por João Mário, médio ex Sporting que se mudou para o Benfica

  |

Icon Comentário0

O Sporting não desiste de receber cerca de 30 milhões de euros por João Mário. O Tribunal Arbitral do Desporto marcou uma audiência para dia 9 de dezembro, que colocará frente a frente o Clube de Alvalade e o Inter, conforme revelou o Relatório e Contas divulgado pela SAD do Sporting nesta terça-feira, dia 10 de setembro.


Lembrar que em causa está o regresso de João Mário a Portugal para assinar pelo Benfica, em 2021/22. Os leões entendem que a rescisão do médio com o emblema italiano não passou de uma manobra para contornar a cláusula anti-rivais, bem como o direito de preferência, que havia ficado estipulado no negócio entre o Inter e o Sporting, em 2016.


Recentemente, aquando da mudança para o Besiktas, João Mário rendeu alguns euros ao Sporting. A saída do médio do Benfica deu-se depois de o mesmo ter sido fortemente assobiado pelos adeptos das águias na receção dos encarnados ao Casa Pia, algo a que o médio respondeu com aplausos irónicos.


Com a camisola do Sporting, João Mário realizou 127 encontros, marcou 16 golos e fez 17 assistências. O médio rumou ao Inter, no início da temporada 2026/17, a troco de 45 milhões de euros, tendo regresso aos leões em 2020/21 (34 partidas, dois golos e duas assistências).

Na época seguinte, João Mário assinou pelo Benfica, emblema que representou nas últimas três temporadas. Ao serviço das águias, o antigo internacional português realizou 149 partidas, marcou 36 golos e fez 23 assistências. Após um desentendimento com os adeptos, o médio rumou ao Besiktas.



Futebol

"Acabou, vou-me embora" - David Rosa conta como peça chave do Sporting se despediu dos jogadores

Ex futebolista, agora com 34 anos, lembra convivência no balneário com elemento fulcral do banco do emblema verde e branco

David Rosa lembra convivência com Amorim, técnico do Sporting
David Rosa lembra convivência com Amorim, técnico do Sporting

  |

Icon Comentário0

Rúben Amorim teve uma passagem marcante pelo Casa Pia. Quem o garante é David Rosa, antigo lateral, que terminou a carreira em 2022 no Torreense, e que recordou algumas histórias com o técnico do Sporting. O ex futebolista, agora com 34 anos lembra o momento em que o treinador comunicou que ia abandonar o clube lisboeta.


"O melhor treinador que tive chama-se Rúben Amorim. Porque é que ele é o melhor? É simples. Os treinos dele eram bons? Eram, sem dúvida, mas era por aí que ele se distinguia de outros treinadores que eu tive? Não. A relação que ele criou connosco, era surreal. A forma como ele lidava com os problemas, se calhar, muito por ter sido jogador e o facto de ter sido jogador percebe o que é que um jogador titular precisa", começou por dizer.


"Ele percebe o que é um jogador que é suplente precisa, percebe o que é que um jogador que não é convocado precisa. Isso é tudo muito importante para a tua gestão de um grupo. Aquilo que mais me marcou, e eu conto muito esta história… o Rúben Amorim chega ao balneário, reúne a equipa toda e diz assim: ‘Para mim acabou, eu vou-me embora, preciso de me ir embora, portanto vou deixar-vos, vai entrar outro treinador.' E dos primeiros jogadores que eu olho para o balneário e estão a chorar são jogadores que nunca jogaram...".


"Como é que tu justificas que, os jogadores que nunca jogaram, que ele nunca deu oportunidades são aqueles que percebem a importância que ele tem. Porque ele sabe que a um jogador titular tu não precisas de dar muita atenção, porque ele está motivado por ele próprio. Um jogador que é suplente… de vez em quando tens de dar uma motivação e o difícil disto tudo é como é que tu geres um jogador que não é convocado e que tu precisas dele".

"Isto ensina-se? Se calhar dificilmente, mas foram todas as experiências que ele teve, todas as vivências que ele teve, tudo o que ele passou… de ter sido titular, suplente, não convocado, como é que lidaram com ele quando isto aconteceu, para ele transpor isto para ser o treinador que é hoje", finalizou David Rosa.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


Técnico que orientou Geovany Quenda no Sporting antevê futuro de sonho ao ala: "Uma aposta ganha"
Futebol

Técnico que orientou Geovany Quenda no Sporting antevê futuro de sonho ao ala: "Uma aposta ganha"

 

Icon Comentário0
Rodrigo Ribeiro explica motivo pelo qual foi emprestado pelo Sporting ao AVS
Futebol

Rodrigo Ribeiro explica motivo pelo qual foi emprestado pelo Sporting ao AVS

 

Icon Comentário0
Gonçalo Inácio ou António Silva? Defesas de Sporting e Benfica em disputa
Futebol

Gonçalo Inácio ou António Silva? Defesas de Sporting e Benfica em disputa

 

Icon Comentário0