Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
SeguirFutebol
|
0O Japão voltou a vencer na última fase do apuramento asiático para o Mundial 2026. A formação nipónica voltou a não dar hipóteses e venceu, por 5-0, o Bahrain, fora de portas. Hidemasa Morita foi titular na partida e uma das figuras do encontro, ao apontar dois golos.
Ayase Ueda, avançado do Feyenoord colocou a formação nipónica na dianteira com dois golos marcos aos 37 minutos, de penálti, e aos 47'. A partir daí, Ueda teve de dividir o estatuto de goleador com o pupilo de Rúben Amorim. O centrocampista leonino combinou bem com o colega de equipa e apareceu no interior da área do Bahrain para fazer o 3-0, aos 61 minutos.
O bis do médio leonino surgiria apenas três minutos depois. Com a defesa adversária completamente adormecida, Hidemasa Morita desviou para uma baliza deserta o passe Kaoru Mitoma. O recém-entrado, Koki Ogawa, fechou a goleada em 5-0 no minuto 81.
O Japão é, assim, líder isolado do Grupo C de qualificação asiática para o Mundial 2026. No mesmo grupo faz parte, ainda, a Arábia Saudita que, esta terça-feira, foi a Dalian vencer a China, por 2-1. Esta foi a primeira vez que Hidemasa Morita marcou dois golos num único desafio ao serviço da seleção japonesa.
Esta temporada, Hidemasa Morita - avaliado em 15 milhões de euros - soma cinco partidas disputadas, nas quais esteve em campo durante 436 minutos. Em 2023/24, fez dois golos e quatro assistências, ao longo de 40 encontros, sendo uma das grandes figuras da turma de Rúben Amorim.
'Camisola 8' dos leões é dos jogadores mais influentes da formação verde e branca desde que chegou a Alvalade, em 2020/21, proveniente do Famalicão
|
0Pedro Gonçalves continua fora das contas de Rúben Amorim. O avançado verde e branco ainda não regressou aos treinos da formação verde e branca e a ausência para a próxima partida, diante do Estoril, está praticamente confirmada.
Depois de já ter falhado a última ronda do campeonato nacional, devido a uma lesão muscular, o expectável é que Pote volte a ficar de fora dos convocados de Rúben Amorim. Aliás, o 'camisola 8' dos leões ainda está em dúvida para ir aos Países Baixos no dia 1 de outubro, para o jogo da segunda jornada da Liga dos Campeões, com o PSV.
Depois, antes da paragem para os jogos das seleções nacionais, há ainda a partida com o Casa Pia, no dia 5 de outubro. Os leões só voltam a jogar no fim de semana de 19 e 20 de outubro, na Taça de Portugal – ou um ou dois dias antes, porque na terça-feira seguinte joga na Áustria, com o Sturm Graz, para a Champions.
Pedro Gonçalves – avaliado em 32 milhões de euros – começou a temporada 2024/25 em grande plano. De momento, o 'camisola 8' de Rúben Amorim soma já cinco golos e cinco assistências em sete partidas, nas quais disputou um total de 611 minutos.
Desde que chegou ao Sporting no verão de 2021, oriundo do Famalicão, Pote contabiliza 185 partidas, 81 golos, 48 assistências e cinco títulos conquistados: dois Campeonatos Nacionais (2020/21 e 2023/24), duas Taças da Liga (2020/21 e 2021/22) e uma Supertaça Cândido de Oliveira.
Direção liderada por Frederico Varandas reuniu com Rúben Amorim e definiram trunfo estratégico para o mercado de janeiro dos leões
|
0«O Sporting tem um plano para segurar Viktor Gyokeres, Gonçalo Inácio e os alvos mais apetecidos do plantel, no mercado de janeiro, sabe o Leonino. A caminhada dos leões na Liga dos Campeões será decisiva para tal e é necessário chegar a fases mais adiantadas.
Segundo informação apurada pelo nosso Jornal, um brilharete na competição da UEFA trará boas notícias ao treinador dos verdes e brancos. A Direção garantiu a Rúben Amorim que as quantias da prova milionária permitem segurar os maiores ativos do plantel.
Além de evitar a venda das grandes estrelas da equipa, os milhões da Liga dos Campeões irão servir para aproveitar possíveis oportunidades no mercado de inverno. A saída de Morten Hjulmand está a ser preparada, tal como noticiou em Exclusivo o Leonino, e um sucessor do dinamarquês está em equação.
Recorde-se que, após vencerem o Lille, por 2-0, os atuais campeões nacionais vão visitar os neerlandeses do PSV e aos austríacos do Sturm Graz, a 01 e 22 de outubro. Na quarta e quinta jornadas, os leões terão pela frente os dois adversários previsivelmente mais fortes no seu caminho, ambos no Estádio José Alvalade: Manchester City, a 5 de novembro, e Arsenal, no dia 26 do mesmo mês.
As visitas ao Club Brugge (10 de dezembro), e ao Leipzig, (22 de janeiro de 2025), antecedem o derradeiro encontro na Champions, diante do Bolonha, a 29 de janeiro, em Alvalade. Estes dois últimos duelos, com alemães e transalpinos, serão os únicos em que o Sporting jogará à quarta-feira. Os restantes disputam-se à terça-feira.
Futebolista que passou pelo clube da Luz, durante várias temporadas destacou o técnico leonino, como o maior do momento
|
0Hugo Leal, antigo jogador do Benfica, escreveu um livro intitulado de “Não é só futebol, estúpido” e fez elogios ao amigo Rúben Amorim, treinado do Sporting, durante a apresentação do mesmo. O evento decorreu em Cascais, na passada terça feira, dia 23 de setembro.
Uma obra que aborda diversas temáticas do futebol e histórias partilhadas pelos envolvidos. Conta com a presença do mister do Sporting, Mariana Cabral (treinadora da equipa de futebol feminino do Clube de Alvalade), Jorge Jesus, Marco Silva, Vasco Botelho da Costa e ainda Alexandre Faria. O livro foi publicado pela Editora SELF e Daniel Oliveira, que além de apresentador de televisão também é amigo de Leal, escreveu o prefácio.
Em declarações aos jornalistas, o ex-jogador teceu elogios ao técnico leonino, que esteve envolvido num dos capítulos do livro: "Não acompanho a atualidade do futebol. Sigo os grupos do WhatsApp. No grupo com o Rúben Amorim ele é o maior, no grupo com os amigos o Rúben é o maior, portanto, eu acho que o Rúben é o maior. Dá 10-0 em termos de comunicação positiva, daquilo que é o estar bem no futebol e fazer o bem ao futebol. É verdade que sou amigo, mas para mim o Rúben é o maior e pode chegar muito longe", confessou esperançoso Hugo Leal.
O antigo médio reconhece que o técnico do Sporting é uma mais valia no futebol português e pode tornar-se num dos melhores do mundo, graças ao trabalho que vem a desenvolver nas competições nacionais e internacionais. “O público em geral poderá sentir maior curiosidade pelo testemunho do Rúben [Amorim], porque, além da temática do futebol, é a figura mediática do momento. No entanto, o livro tem textos que emocionam, testemunhos muito verdadeiros de coisas que não correram bem, tem contributos de pessoas que, às vezes, admiramos da televisão e participam, como é o caso de Jorge Jesus", terminou Hugo Leal, fazendo uma sugestão daquilo que se poderá esperar do seu mais recente livro.
A equipa comanda por Amorim foca-se agora na próxima partida dia 27 de setembro, frente ao Estoril, em jogo relativo à sétima jornada do Campeonato Nacional. O encontro diante da turma liderada por Ian Cathro jogar-se-á no reduto dos canarinhos, às 20h15.