Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futsal

TREMENDA GOLEADA EM CARCAVELOS

Sporting CP venceu, esta tarde, o CRC Quinta dos Lombos por 11-1. Os golos leoninos foram marcados por Pany Varela, Erick Mendonça (3), Cavinato (2), Pauleta, João Matos, Zicky, Merlim e Rocha

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

07 Out 2020 | 19:40 |

Icon Comentário0

Esta tarde de quarta-feira, 7 de outubro, foi dia de segunda jornada da Liga Placard, em Carcavelos. Os pupilos de Nuno Dias deslocaram-se até ao reduto do CRC Quinta dos Lombos, onde venceram por 11-1. Os marcadores do Sporting CP foram Pany Varela, Erick Mendonça (3), Cavinato (2), Pauleta, João Matos, Zicky, Merlim e Rocha.


Depois de uma vitória sofrida na primeira jornada, também frente a uma equipa da linha de Cascais, a equipa verde e branca optou por iniciar a partida com Guitta, João Matos (C), Cavinato, Alex Merlim e Cardinal para a bola de saída, entrando logo de seguida um novo quarteto: Erick Mendonça, Pauleta, Mamadú Ture e Pany Varela.


Nem um minuto corria e, Pany Varela, a encontrar o buraco da agulha, abriu o marcador, logo no segundo ataque da partida. Aos três minutos, a pressão do Sporting CP prosseguia, desta vez pelo pé de Pauleta, obrigando Paulo Pereira, guarda-redes da equipa da casa, a defesa apertada.


À passagem pelo minuto quatro, sem ninguém na oposição, Erick faz o 2-0 sem qualquer dificuldade, após passe de Cavinato. O contra-ataque leonino demonstra-se mais agressivo fisicamente e com mais armas para surpreender a equipa da casa.

No entanto, nos minutos que se seguiram, os Lombos mantinham-se à procura do golo e sem descorar o ataque. Primeiro Rúben Santos (5’) para defesa de Guitta e, depois, Ivo Oliveira (6’) a rematar ao lado.


Do outro lado, a equipa de Listada verde e branca respondia aos ataques. Com Cardinal e Merlim na quadra, os leões podiam mesmo já ter aumentado por duas vezes a vantagem à passagem pelo minuto sete da partida (7’).

No entanto, quem acabou por marcar foi mesmo a equipa de Carcavelos. Guitta não foi capaz de segurar a bola, após um bom roubo de bola de Rúben Santos que, na recarga, faz o 2-1 (9’). Uma falha defensiva dos comandados de Nuno Dias que ditaram uma reação positiva por parte dos Lombos. Logo de seguida, num lance semelhante, João Matos conseguiu evitar males maiores.

À passagem pelos 11 minutos, Cavinato ampliou a vantagem num momento decisivo. Mais um roubo de bola de Merlim, em que, depois, o número 17 dos leões apenas teve de bater o guardião da equipa da casa. Estava feito o 3-1.

Os verdes e brancos, nesta primeira parte, continuavam a utilizar a recuperação de bola no contra-ataque como um dos seus maiores trunfos. Com a equipa de amarelo a jogar com Ludgero Lopes – atleta formado no Clube de Alvalade - e Júnior na quadra, dois dos melhores marcadores da Liga Placard da época passada, com o objetivo de pressionarem a defesa leonina, os alas do Sporting CP encontravam-se o mais atentos possível para esses roubos de bola que, regra geral, geraram grande oportunidades ou até mesmo golos. Algo que voltou a acontecer, com Pany Varela a recuperar a bola, ainda que Cardinal tenha falhado o passe (12’).

Após pausa técnica pedida pela equipa da casa (13’), as atenções dos Lombos viraram-se para o seu número 10, Ludgero, notando-se claramente que o mesmo tinha a tarefa de marcar. Assim, aos 15 minutos de jogo, o atleta formado em Alvalade rematou à baliza, mas a bola acabaria por sair sem força, para defesa de Guitta.

De seguida, Erick rematou com perigo após canto para os leões (16’) e, de forma ainda mais flagrante, Cardinal desaproveita uma bola de Merlim bem perto da baliza. Pouco tempo depois, Nuno Dias dá minutos a Mamadu que, recém-entrado, volta a colocar o guarda-redes Paulo Pereira em dificuldades (17’). As bolas paradas, já normalmente associadas a golos leoninos, tornaram-se uma grande ameaça nos últimos minutos da primeira parte, fazendo com que o Quinta dos Lombos não conseguisse ter bola nem sair da sua área. Os leões totalmente por cima nesta altura.

No final dos primeiros 20 minutos, ainda faltava um golo: Pauleta foi o autor. Depois de um grande trabalho entre o número 20 do Sporting CP, Pany Varela e Rocha, estava feito o 4-1 na ida para os balneários.

No regresso para a segunda parte do encontro, os leões voltaram a entrar mais fortes e aguerridos. Cardinal, que se tem mostrado numa forma tremenda neste início de campeonato, fez a rotação para o golo, mas a bola bateu num defesa dos Lombos e saiu (24’) e, logo de seguida, Pauleta ficou muito perto de bisar.

Como a mão cheia teria de chegar e, como referido acima, as bolas paradas são sinónimo de perigo extremo, Cavinato bisou, na cobrança de um livre, meteu a bola no ângulo ao decorrer do minuto 26. Mesmo assim, o capitão leonino estava à espreita e, ainda sem o nome no marcador, o mesmo não quis ficar de fora. Praticamente no lance seguinte, João Matos, assistido por Rocha, apenas teve de encostar (27’). 6-1 para o Sporting CP, numa altura em que a equipa da casa até parecia melhor na defesa.

Ainda que os leões pudessem acalmar o ritmo, devido a uma almofada no resultado bem confortável, tal não é o espírito desta equipa. Com os Lombos a jogarem em 5 para 4, com Gonçalo Sobral na frente, à meia hora de jogo Guitta aproveitou a baliza vazia para colocar a bola na frente, onde estava Erick que, de cabeça, apenas encostou para o seu bis.

Já sem Guitta na baliza, mas com Tomás Paçó, o restante tempo da partida foi mesmo com a equipa da casa a desgastar os verdes e brancos, com o guarda-redes avançado. Desgaste esse que, verdade seja dita, serviu, ainda, para o treino dessa mesma forma defensiva.

Ainda assim, Erick não estava satisfeito com o bis e apostou no hat-trick. Cardinal recuperou a bola, que acabou por sobrar para o número oito dos leões e, com a baliza aberta, este só teve de rematar para o 8-1. O marcador, no entanto, estava longe de estar fechado. Zicky, aos 37 minutos, marcou e, logo aos 38, Merlim decidiu estrear-se mesmo no final, fazendo duas mãos de golos.

Quando se pensava que o marcador já estava fechado, Rocha mostrou-nos o contrário. Mamadu remata e a bola bate na barriga do brasileiro, acabando por entrar na baliza, de forma a fechar o resultado em 11-1.

Com mais três pontos no bolso, os comandados de Nuno Dias regressam, na próxima jornada, ao Pavilhão João Rocha, para receberem a AD Fundão, dia 11 de outubro, pelas 18h00, em jogo a contar para a terceira jornada da Liga Placard.


Modalidades

Zicky Té voltou a jogar pelo Sporting e reage aos boatos sofre final da carreira

Internacional português esteve na vitória do Clube de Alvalade diante do Elétrico e deixou mensagem impactante nas suas redes sociais

Zicky Té regressou aos jogos do Sporting e aproveitou para confirmar que não vai terminar a sua carreira no Futsal
Zicky Té regressou aos jogos do Sporting e aproveitou para confirmar que não vai terminar a sua carreira no Futsal

16 Fev 2026 | 12:50 |

Icon Comentário0

Zicky Té, jogador de futsal do Sporting, voltou a jogar três meses depois, na vitória frente ao Elétrico (8-2), na quarta eliminatória da Taça de Portugal, regresso que destacou nas redes sociais, criticando os "boatos infundados" sobre terminar a carreira por problemas físicos.


Z. Té: "Os boatos infundados de pessoas maldosas"


"Só respondo com trabalho. Depois de um ‘fim’, existe sempre um novo começo. Os boatos infundados de pessoas maldosas têm tomado grandes proporções, não querendo dar ênfase nunca me pronunciei, preferi antes trabalhar, seguir em frente e responder com trabalho, foi assim que comecei e será sempre assim que irei continuar", começou por escrever, na sua conta Instagram.


O futsalista de 24 anos voltou a reforçar a sua posição. "Na vida as pessoas comentam o teu penteado, fazem diagnóstico do teu estado clínico, questionam as tuas decisões, julgam as tuas ações, isto tudo são coisas que não controlas, e que não te devem bloquear. Foca-te em ti e responde com trabalho em todas as a adversidades", completou.

Zicky Té foi um dos nomes sonantes a não integrar a convocatória de Portugal, de Jorge Braz, para o Europeu de futsal - assim como João Matos - após um arranque de época marcada por problemas físicos ao serviço do conjunto de Alvalade.


Na presente temporada, Zicky Té soma seis golos, mas tem apenas sete jogos realizados pela equipa do Sporting. No total, na equipa principal verde e branca, pela qual se estreou em 2018,, o internacional português já participou em 206 encontros, tendo assinado 131 remates certeiros.


Modalidades

Após brilhante desempenho, estrela do Sporting recebe distinção da UEFA

Em consequência às recentes prestações, craque do emblema verde e branco ganha reconhecimento, este digno de um verdadeiro talento

Bernardo Paçó foi escolhido pela UEFA para integrar o cinco ideal do Europeu de futsal. O guarda-redes do Sporting foi vital na ida da Seleção até à final
Bernardo Paçó foi escolhido pela UEFA para integrar o cinco ideal do Europeu de futsal. O guarda-redes do Sporting foi vital na ida da Seleção até à final

09 Fev 2026 | 17:31 |

Icon Comentário0

Bernardo Paçó integra o cinco ideal do Campeonato da Europa de futsal, anunciou esta segunda-feira a UEFA, numa distinção que sublinha o impacto do guarda-redes do Sporting na fase final da competição. O internacional português foi uma das figuras da Seleção Nacional, afirmando-se como titular indiscutível na baliza das quinas.


Na sua estreia em fases finais de Europeus, o guardião leonino ganhou a confiança de Jorge Braz e assumiu a baliza à frente de Edu. Ao longo do torneio, Bernardo Paçó destacou-se pela segurança exibida entre os postes e pela regularidade apresentada nos momentos decisivos dos jogos.


A consistência do guarda-redes do Sporting acabou por ser reconhecida pela UEFA, que o incluiu no cinco ideal da prova, dominado pela campeã Espanha. Os restantes lugares foram ocupados pelos espanhóis Antonio Pérez, Mellado e Pablo Ramírez, além de Pany Varela.


Portugal contou, assim, com dois representantes na equipa eleita. Além de Bernardo Paçó, Pany Varela, ex Sporting, foi distinguido após um torneio em que somou quatro golos e quatro assistências nos seis encontros disputados pela Seleção Nacional.

Apesar da distinção individual, a equipa das quinas não conseguiu revalidar o título europeu, depois de sair derrotada da final frente à Espanha, por 3-5. Ainda assim, a presença de Bernardo Paçó no cinco ideal do Euro 2026 reforça o estatuto do guarda-redes do Sporting no panorama do futsal europeu.


Confira a publicação feita pela UEFA:


Modalidades

Sporting 'carrega' Portugal e garante final do Euro

Seleção Nacional venceu a França, por 4-1, e prepara-se para enfrentar a Espanha no duelo mais aguardado da competição de países

Tomás e Bernardo Paçó forma preponderantes para a vitória da seleção nacional de futsal de Portugal frente à França. Fotografia de FPF
Tomás e Bernardo Paçó forma preponderantes para a vitória da seleção nacional de futsal de Portugal frente à França. Fotografia de FPF

05 Fev 2026 | 11:29 |

Icon Comentário0

Portugal garantiu a presença na final do Campeonato da Europa de futsal ao vencer a França por 4-1, na última quarta-feira, nas meias-finais da competição, como muito Sporting à mistura. A Seleção Nacional, bicampeã europeia, mantém assim a defesa do título e vai medir forças com a Espanha no encontro decisivo.


Os irmãos Paçó tiveram papel determinante no triunfo português. Bernardo destacou-se com várias intervenções importantes na baliza, enquanto o gémeo e companheiro de equipa em Alvalade esteve envolvido nos três primeiros golos da equipa das Quinas, com um golo e duas assistências.


Apesar da superioridade portuguesa, foi a França a inaugurar o marcador. Aos cinco minutos, Touré fez o 1-0, num lance em que Bernardo Paçó não conseguiu evitar o golo. A partir desse momento, o guarda-redes do Sporting respondeu com várias defesas de elevado nível.


Portugal chegou ao empate através de lances de bola parada do...Sporting. Aos 17 e 18 minutos, Diogo Santos - que já havia sido preponderante na prova - e Tomás Paçó marcaram na sequência de cantos semelhantes. No primeiro, o fixo assistiu o colega dos leões para o 1-1 e, logo de seguida, apontou o 2-1.

Na segunda parte, aos 28 minutos, uma jogada coletiva resultou no terceiro golo português, com Tomás Paçó a servir Erick Mendonça. O resultado final foi fixado num lance invulgar, já na primeira situação de cinco para quatro da equipa francesa, quando Bernardo Paçó rematou de primeira ao poste da baliza adversária, com a bola a embater em Gueddoura antes de entrar.


Portugal conquistou os títulos europeus de 2018 e 2022, além do Campeonato do Mundo em 2021, sob o comando de Jorge Braz. Na final, a Seleção Nacional defronta a Espanha, com partida marcada para o próximo sábado, dia 7 de fevereiro, pelas 18h30.


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Ala do Sporting marca à Bélgica e ajuda a colocar Portugal nas meias-finais do Europeu
Modalidades

Ala do Sporting marca à Bélgica e ajuda a colocar Portugal nas meias-finais do Europeu

01 Fev 2026 | 17:21

Icon Comentário0
Portugal garante 'quartos' do Euro e há um jogador do Sporting a brilhar
Modalidades

Portugal garante 'quartos' do Euro e há um jogador do Sporting a brilhar

28 Jan 2026 | 12:55

Icon Comentário0
Bis de craque do Sporting ajuda em goleada no Itália - Portugal
Modalidades

Bis de craque do Sporting ajuda em goleada no Itália - Portugal

24 Jan 2026 | 15:26

Icon Comentário0