
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Hidemasa Morita e Geny Catamo deverão ser geridos na partida frente ao Farense. Depois do intenso dérbi, diante do Benfica, onde os dois futebolistas estiveram em grande plano, o nipónico foi totalista enquanto que o moçambicano saiu apenas aos 86’, dados esses que pesam na gestão que Rúben Amorim terá quanto aos seus atletas.
Assim, Ricardo Esgaio poderá ‘piscar o olho’ à titularidade frente ao emblema de Faro, bem como Daniel Bragança, que atua na zona do meio-campo. O treinador do Clube de Alvalade também poderá recorrer a Pedro Gonçalves para o miolo verde e branco, mas esta opção será mais improvável.
Também Iván Fresneda pode ver, na ausência de Geny Catamo, uma janela de oportunidade. Recorde-se que o espanhol foi baixa durante três meses e já somou minutos com a Listada verde e branca aquando do seu regresso. O camisola 22 poderá assim, ver uma ‘luz ao fundo do túnel’, caso seja decisão de Amorim.
O Sporting venceu o Benfica, esta quinta-feira, por 2-1, em Alvalade, em jogo válido para a primeira mão das meias-finais da Taça de Portugal. Pedro Gonçalves (9′) e Viktor Gyokeres (54′) fizeram os golos dos leões. Com esta vitória – a 29.ª em 38 jogos – os leões partem em vantagem para a segunda mão das meias-finais da prova rainha. Os verdes e brancos procuram erguer a prova rainha pela 18.ª vez. A última conquista aconteceu em 2018/19.
O Sporting volta a entrar em campo este domingo, dia 3 de março, na receção ao Farense. O jogo diz respeito à 24.ª jornada da Liga Portugal Betclic. O encontro diante da turma algarvia está marcado para as 18h00, em Alvalade. Recorde-se que, na primeira volta, o Clube de Alvalade levou a melhor sob a turma do Sul (3-2).
Médio da equipa verde e branca prepara-se para iniciar a sexta temporada no Clube de Alvalade e revela como é visto pelos companheiros
|
Pedro Gonçalves foi o convidado do mais recente episódio do programa Alta Definição, emitido este sábado, dia 28 de junho. Na entrevista com Daniel Oliveira, o jogador do Sporting admitiu que é visto como um “líder” pelos companheiros de equipa, apesar da irreverência que o caracteriza, o que o deixa muito satisfeito.
Pedro Gonçalves: "Veem-me como líder e gostei de ouvir isso"
“Na minha cabeça sou o miúdo resmungão, que gosta de mandar as suas piadas. Agora estive cinco meses lesionado e após o primeiro treino houve um silêncio. O adjunto chegou-se ao pé de mim e disse-me ‘nunca pensei que fosse assim’, pois deixaram das brincadeiras. Eles veem-me como líder e gostei de ouvir isso. Quando estou mais nervoso digo o que penso, mas quando estou mais descontraído e oiço coisas que não concordo, nem ligo. A jogar gosto que me piquem”, começou por referir Pedro Gonçalves.
O internacional português falou ainda da relação que tem com Rui Borges e lembrou a convivência com Ruben Amorim: “Sinto que tenho uma boa ligação com o míster, mas são seis meses. Agora tenho mais tempo. Com o Amorim tínhamos umas brincadeiras, somos parecidos. Ele deu-me o conselho de aproveitar todos os momentos para fazer o que quero”.
Pedro Gonçalves: "Sinto que tenho uma boa ligação com o míster"
A terminar, Pedro Gonçalves - que revelou que esteve próximo de assinar pelo Porto - recordou a lesão complicada que sofreu em novembro de 2024 e que o afastou dos relvados durante quase cinco meses: “Foi complicado, só pensamos em voltar para o campo, mas o fisioterapeuta obrigava-me sempre a fazer mais um exercício, mudei os meus hábitos na alimentação. Foi um período que demorou muito tempo a passar. Passei muito tempo a jogar PlayStation para esquecer o que estava a fazer”.
Em 2024/25, com a camisola do Sporting, Pedro Gonçalves – avaliado em 30 milhões de euros – foi utilizado em 20 encontros: 14 na Liga Portugal Betclic, três na Liga dos Campeões, um na Taça de Portugal e outro na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 1.222 minutos disputados, o internacional português marcou seis golos e fez seis assistências.
Jogador da equipa verde e branca recordou forma como tomou conhecimento de um acontecimento muito triste que deixou marcas profundas
|
Pedro Gonçalves foi entrevistado por Daniel Oliveira, no programa Alta Definição, emitido pela SIC este sábado. Além de ter revelado a perda de dois filhos, ainda em fase gestacional, o médio do Sporting lembrou a morte do avô e o facto de ter recebido a triste notícia numa viagem de autocarro, quando se encontrava a caminho de um treino do Braga.
Pedro Gonçalves sobre morte do avô: "Ninguém me atendia e não sabia o que se passava"
“Todas as viagens tinha lá a minha família e lembro-me de uma viagem em que estava lá sozinho. 'Fogo, ninguém se vai despedir de mim? Todos os fins de semana estão aqui e desta vez ninguém se vai despedir?'. Tentei ligar, ninguém me atendia e não sabia o que se passava”, começou por lembrar Pedro Gonçalves.
O 'camisola 8' do Sporting teve conhecimento da morte do avô através de uma chamada do padrasto: “Ele disse 'ah, a tua mãe não se quis despedir de ti porque tivemos o falecimento do teu avô'. Ninguém me quis dizer porque se não, eu ia querer ficar lá, queria ir ao funeral, queria tudo. Ninguém me quis dizer, para ir para Braga, para não viver aquele momento, porque ia ser triste, mas lembro-me como se fosse hoje: estar ali à espera do autocarro, ninguém vir, ninguém ter a coragem de me dizer que o meu avô tinha falecido”.
Pedro Gonçalves: "Ninguém me quis dizer porque se não, eu ia querer ficar lá, queria ir ao funeral"
A terminar, Pedro Gonçalves recordou a “ligação muito forte” que tinha com o avô: “Fez-me gostar muito de futebol, ele adorava futebol. Espero que ele esteja muito orgulhoso de poder ter singrado muito no futebol. Adorava ver-me jogar. Viu-me no futebol - não me viu tanto tempo como que queria que ele visse - mas viu a parte mais bonita, que é diversão, é brincar. Sei que ele estará sempre a pensar em mim e [que] estará orgulhoso”.
Em 2024/25, com a camisola do Sporting, Pedro Gonçalves – avaliado em 30 milhões de euros – foi utilizado em 20 encontros: 14 na Liga Portugal Betclic, três na Liga dos Campeões, um na Taça de Portugal e outro na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 1.222 minutos disputados, o internacional português marcou seis golos e fez seis assistências.
Jogo está marcado para sábado às 21h00 e coloca frente a frente duas equipas que querem passar aos quartos de final do Mundial de Clubes
|
Dário Essugo, médio português formado no Sporting e atualmente ao serviço do Chelsea, está prestes a enfrentar o Benfica no Mundial de Clubes. Este sábado, dia 28 de junho, às 21h00, o jovem de 20 anos admitiu que, se ganhar, vai sentir um sabor especial.
Em conferência de imprensa, o internacional sub-21 português garantiu que está totalmente concentrado em ajudar os blues a seguirem em frente na prova: "O jogo com o Benfica vai ser difícil, o Benfica é uma grande equipa, mas nós vamos dar tudo para conseguir levar este jogo para a próxima eliminatória", começou por dizer.
Dário Essugo e o duelo com o Benfica: "Dá sempre um gostinho"
Confrontado com a questão sobre se ganhar ao Benfica lhe dá um saborzinho extra por causa do passado verde e branco — Essugo não esconde a ansiedade: "É uma pergunta difícil, mas dá sempre um gostinho. O nosso foco é ganhar o jogo, seja o Benfica ou outra equipa".
Dário Essugo: "O Benfica defende muito bem, tem uma boa organização defensiva"
Ainda assim, não deixou de mostrar que estudou bem o adversário: "O Benfica defende muito bem, tem uma boa organização defensiva, mas o ponto forte são as transições ofensivas. Têm jogadores muito rápidos na frente, mas não falámos com Enzo Fernández sobre o Benfica", terminou.
Vale recordar que o Sporting vendeu Dário Essugo ao Chelsea, por uma verba a rondar os 22 milhões de euros. Após vários anos em Alvalade, o médio despediu-se dos verdes e brancos com três Campeonatos Nacionais conquistados (2020/21, 2023/24 e 2024/25).