
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
O duelo entre Boavista e Sporting, agendado para este domingo às 20h30, vai mesmo realizar-se no Estádio do Bessa, apesar do insólito corte de eletricidade que afeta a infraestrutura desde a semana passada. A Liga Portugal está a acompanhar a situação de perto e já recebeu garantias de que a energia será restabelecida a tempo do apito inicial.
A luz foi cortada no estádio axadrezado na quarta-feira, dia 16, por falta de pagamento à EDP. Desde então, a direção do clube, que gere o Bessa, ao contrário da SAD, não conseguiu resolver o problema, o que levantou dúvidas sobre a realização do encontro. No entanto, todas as partes envolvidas, incluindo a Liga e o próprio Sporting, foram informadas de que a situação será solucionada nas próximas horas.
Apesar dos constrangimentos, como a ausência de energia para treinos e bilhética, o Boavista tem conseguido adaptar-se. A equipa treinou no Estádio da Barrinha, em Esmoriz, e os bilhetes começaram a ser vendidos na Loja Axadrezada, num edifício próximo e com corrente elétrica independente. A operação de venda decorreu sem sobressaltos e o interesse dos adeptos, sobretudo dos sportinguistas, tem sido elevado.
A hipótese de alterar o local do jogo ou antecipar o horário para evitar o uso de iluminação artificial foi descartada desde o início. Mesmo que se jogasse de dia, continuariam a ser necessários vários sistemas elétricos para garantir condições mínimas de segurança, comunicação, logística e tecnologia, incluindo VAR, torniquetes e iluminação de acessos. O jogo noturno, por isso, mantém-se inalterado.
Com o Nível 3 da bancada Nascente já aberto aos adeptos leoninos, a expectativa é de uma das maiores enchentes da época no Bessa. Enquanto negocia com um novo operador, o clube garante que tudo estará pronto para o grande jogo de domingo.
É de recordar que o Sporting encontra-se em primeiro lugar da tabela classificativa com 72 pontos, os mesmos que o seu rival, Benfica, e faltando poucas jornadas até ao fim da época, a equipa de Rui Borges, encara cada jogo como uma verdadeira final. Viktor Gyokeres, a peça chave do Sporting irá embora do final da época, e tudo indica que o avançado sueco vá rumar à Premier League.
Pupilo de Rui Borges superou concorrentes mais diretos e termina temporada desportiva de 2025/26 com números de fazer inveja aos rivais
|
Rui Silva sagrou-se no jogador com mais golos evitados da Liga Portugal, ultrapassando assim Diogo Costa, do Porto e Anatoliy Trubin do Benfica. Agarrando a titularidade desde que chegou à baliza do Sporting, no mercado de inverno, o jogador brilha dentro e fora dos campos.
O pupilo de Rui Borges liderou as estatísticas de guarda-redes com mais golos evitados na Liga Portugal 2024/25 com um total de 5,3, números que representam um valor de 13.1% de menos remates certeiros sofridos face às bolas em direção do alvo do Clube de Alvalade.
Esta estatística apresenta uma relação direta entre as exibições de Rui Silva e os resultados dos leões. O mais recente guarda-redes do Sporting sofreu 16 golos em 23 jogos, somando um total de 46 defesas realizadas e nove jogos com a baliza em branco, sendo mais preponderante que os guardiões de Porto e Benfica.
Tanto Diogo Costa como Anatoliy Trubin tiveram o mesmo número de golos evitados na Liga Portugal, no valor de 1,1. Ainda assim, e apesar da igualdade no valor, o guarda-redes do Benfica fez um total de 114 defesas ao longo de toda a temporada, fazendo mais que o guardião da equipa do Porto, que realizou 82.
Com apenas quatro meses e meio a defender as balizas do Sporting, Rui Silva foi uma figura importante para a temporada do Sporting. Com um valor de mercado de 7 milhões de euros, o guarda-redes leonino realizou 17 jogos na Liga Portugal, quatro para a Taça de Portugal e dois para a Liga dos Campeões, numa temporada em que se sagrou Campeão Nacional e vencedor da prova rainha.
Médio do Manchester United admitiu que esteve perto de rumar à Arábia Saudita, mas explica que disse 'não' ao atual vice-campeão
|
Bruno Fernandes esteve quase a rumar à Arábia Saudita. O médio português confirmou esta terça-feira, dia 3 de junho, que recebeu uma proposta do Al Hilal, um dos clubes mais poderosos daquele país do Médio Oriente, mas acabou por recusar a oportunidade (que poderia gerar encaixe ao Sporting).
Na antevisão do importante duelo contra a Alemanha, a contar para a Liga das Nações, o médio de 30 anos abriu o jogo e explicou os motivos que o fizeram optar por ficar no Manchester United, apesar da temporada muito abaixo do expectável em Inglaterra em termos coletivos.
Bruno Fernandes: "Falei com o mister Ruben Amorim que, durante todo esse período, chateou-me bastante para que não fosse"
"O presidente do Al Hilal ligou-me há um mês. Houve um tempo de espera pela minha parte para pensar no futuro. Como sempre disse, estaria disposto, se o Manchester United assim o achasse, a fazê-lo. Falei com o mister Ruben Amorim que, durante todo esse período, chateou-me bastante para que não fosse. O clube disse que não estaria disposto a vender-me, só mesmo se eu quisesse sair, que não era uma questão financeira", começou por dizer.
O internacional português falou numa proposta ambiciosa vinda do clube de Riade mas depois de uma conversa com o empresário e com a mulher decidiu não mudar-se para a Arábia Saudita. O jogador revela que a mulher teve muito peso na decisão tomada.
Bruno Fernandes: "Foi uma proposta muito ambiciosa"
"Foi uma proposta muito ambiciosa. O presidente foi uma pessoa espetacular, nunca falámos de valores [inicialmente]. Com o meu empresário claro. Depois, falei com a minha mulher em família, e ela perguntou-me quais os meus objetivos pessoais na carreira. Foi uma pessoa que sempre me apoiou bastante", apontou o ex Sporting.
Gabigol, como é conhecido na Academia pela veia goleadora apresentada nas épocas na formação, está em altas antes do início da nova época
|
Gabriel Silva sabe que vai integrar a pré-temporada com a equipa A do Sporting. O avançado de 18 anos, que jogou com Geovany Quenda - que está de saída para o Chelsea - nos iniciados dos leões, juntar-se-á a Rui Borges e companhia em Lagos, no Algarve.
Segundo informações avançadas pelo jornal Record, além de Gabriel Silva, também Rafael Nel fará parte da pré-época, isto depois do avançado de 20 anos ter tido uma época recente marcada por várias lesões musculares. De resto, outros nomes da equipa B do Sporting apontam a uma chamada ao contexto de graúdos nos preparativos da 'operação 2025/26' dos leões.
Já com data marcada para integrar o estágio de preparação, em Lagos, Gabriel Silva vai reencontrar-se com Geovany Quenda, João Simões e Eduardo Felicíssimo; todos nomes que fazem parte da geração 2007, na qual o ponta-de-lança recentemente chamado por Rui Borges se insere.
A temporada 2024/25 do Sporting foi marcada pela estreia de vários jovens da formação devido à vaga e lesões que o Clube de Alvalade atravessou na segunda metade da época. Para além dos nomes já mencionados, figuras como José Simões, Alexandre Brito, Henrique Arreio, Kauã Oliveira e Mauro Couto deram a sua contribuição na equipa principal dos leões.
Esta última temporada, Gabriel Silva repartiu o seu tempo a representar as equipas do Sporting na Liga 3, UEFA Youth League, e Liga Revelação. No total, jogou 1663 minutos em toda a época, distribuídos por 32 jogos em que apontou oito golos e quatro assistências.