"VAI TER UMA MONTRA NOVA": ESPECIALISTAS GARANTEM QUE CRAQUE DO SPORTING PODE ULTRAPASSAR JOÃO FÉLIX
Temporada soberba ao serviço do Clube de Alvalade vale a titular dos leões subida exponencial que pode chegar a níveis nunca antes vistos
Redação Leonino
Texto
8 de Junho 2024, 08:27
João Félix, Sporting

Viktor Gyokeres é o jogador mais valioso da Liga Portugal Betclic. De momento, o craque do Sporting destaca-se por larga margem, estando a 5 milhões de euros de igualar… João Félix. Na temporada 2018/19, o avançado, então no Benfica, valia perto de 70 milhões de euros, mas Gonçalo Tristão, especialista que trabalha com valores do Transfermarkt, acredita que o sueco poderá ultrapassar o português.

“Para definirmos os valores de mercado dos jogadores, utilizamos vários critérios. Desde logo, um dos mais importantes é a idade, que anda de mão dada com o potencial e expectativa que existe à volta de um futebolista. Quanto mais jovem e, ao mesmo tempo, promissor for um jogador, maior será o seu valor de mercado. Por outro lado, jogadores mais velhos, sobretudo a partir dos 30 anos, tendem a ver as suas cotações diminuírem, mesmo que continuem a ter bons desempenhos”, disse, ao jornal O Jogo.

Importa referir que uma desvalorização no passe pode não ser sinónimo de más performances dentro das quatro linhas. Ainda assim, o desempenho de um jogador é, naturalmente, um dos fatores que temos em conta, seja ao nível do clube ou da seleção. Nesse sentido, a presença nas grandes fases finais, como os Mundiais, Europeus ou Copa América, afeta positivamente o valor de mercado”, acrescentou, antes de avaliar o ‘camisola 9’ do Sporting.

“Vejamos o caso de Gyokeres: já está avaliado em 65 milhões de euros, sendo que o jogador mais valioso de sempre do nosso campeonato, até agora, foi João Félix, em 2019, mesmo antes de sair para o Atlético de Madrid, quando tinha um valor de mercado de 70 milhões de euros. Se Gyokeres continuar no Sporting, pode bater o recorde e tornar-se no futebolista com maior valor de mercado da história da Primeira Liga. Até porque, permanecendo, vai ter uma montra que não teve na sua época de estreia no Sporting: a Liga dos Campeões”, terminou.

Na temporada que agora chegou ao fim, ao serviço do Sporting, Viktor Gyokeresavaliado em 65 milhões de euros – realizou 50 encontros: 33 no Campeonato Nacional, nove na Liga Europa, seis na Taça de Portugal e dois na Taça da Liga. Ao todo, nos 4.167 minutos que disputou, o avançado apontou 43 golos e fez 14 assistências, tendo sido a grande figura da turma de Rúben Amorim em 2023/24.

Gyokeres depois da conquista do título:

  Comentários