
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
22 Dez 2024 | 16:37 |
O jogo entre o Moreirense e o Porto ficou marcado por uma série de situações que suscitaram críticas da parte dos comentadores e adeptos. Na primeira parte, depois de se apanhar a ganhar, o Porto interrompeu constantemente o ritmo de jogo, com jogadores a irem ao chão e a fazerem longas paragens para assistências, uma estratégia que acabou por quebrar o ímpeto do Moreirense.
Polémica na expulsão perdoada
O momento mais polémico aconteceu já na segunda parte, quando Nehuén Pérez protagonizou uma entrada dura que, para muitos, merecia expulsão direta. "É um ponto de viragem do jogo. Respeito o árbitro, mas temos de proteger os jogadores que dão espetáculo e qualidade ao jogo", referiu o treinador César Peixoto, do Moreirense. Este tipo de decisões continua a gerar discussão sobre a consistência das arbitragens em jogos decisivos.
Diretor suspenso no banco
Outro ponto de discórdia foi a presença de Jorge Costa, diretor do futebol profissional do Porto, no banco, apesar de estar suspenso. Uma providência cautelar permitiu-lhe atuar como delegado ao jogo, mesmo após o Tribunal Arbitral do Desporto (TAD) ter mantido a suspensão de 11 dias devido a ocorrências enquanto treinador do AVS SAD. Esta situação levantou dúvidas sobre a eficácia e aplicação das decisões disciplinares no futebol português.
Polémica extensível à bancada
Há cerca de um mês, o Porto foi eliminado da Taça de Portugal no mesmo local, o Estádio Comendador Joaquim de Almeida Freitas, em Moreira de Cónegos, num resultado que causou uma rutura profunda entre adeptos e equipa. Um dos momentos mais simbólicos desse desaire foi a saída de Samu, em lágrimas, após o apito final.
Ontem, no mesmo palco, o clima foi ligeiramente diferente. Durante a primeira parte, um grupo de adeptos ergueu uma tarja crítica ao presidente do clube, com a mensagem: "AVB traidor, tiraste-nos do Jamor," numa referência à eliminação sofrida no mês passado. No entanto, o protesto foi rapidamente abafado, já que, pouco depois, Samu marcou o golo inaugural.
Um dos elementos da equipa de representantes do jogador sueco esteve num podcast e falou dos acontecimentos que decorrerem no mercado de verão
09 Out 2025 | 15:52 |
Jonathan Chalkias falou, recentemente, da saída de Viktor Gyokeres para o Arsenal. O assistente de Hasan Çetinkaya, o empresário do jogador sueco, esteve no podcast 'Studio Allsvenskan' - mencionou outras propostas recebidas pelo Clube de Alvalade, a quem aproveitou para deixar mais uma bicada.
"Eram valores [das propostas da Arábia] tão loucos.... É suposto agirmos no nosso melhor interesse. Se também temos uma percentagem? Claro", começou por explicar Jonathan Chalkias, em relação ás abordagens recusadas pelo jogador durante o mercado de verão.
O assistente de Hasan Çetinkaya prosseguiu, com mais detalhes sobre o processo que ditou a saída do sueco do Sporting: "É muito dinheiro. Talvez o Viktor deva responder a isso um dia. Não creio que o tenhamos pressionado uma única vez para aceitar a proposta".
"No final das contas, o dinheiro vem e vai. E esta mudança para o Arsenal também nos traz muito marketing", atirou, Jonathan Chalkias, acerca da movimentação de Viktor Gyokeres para a Premier League, onde joga desde o arranque da temporada 2025/26.
Terminou, com nova bicada ao Sporting, tal como já tinha feito anteriormente: "Tinham concluído um acordo com o Manchester United nas nossas costas e isso foi um problema. O United ofereceu uma taxa de transferência mais elevada...".
Treinador verde e branco retomou os trabalhos do conjunto leonino, depois da folga que foi concedida no seguimento do empate com o Braga
09 Out 2025 | 15:00 |
O Sporting voltou aos treinos, após três dias de folga concedidos ao plantel, no seguimento do empate com o Braga, no Estádio de Alvalade. Rui Borges chamou caras novas para fazer face às ausências que se fazem sentir devido à pausa para seleções FIFA.
Sendo assim, o treinador do Sporting chamou aos trabalhos dos leões sete jovens das camadas de formação verdes e brancas. Foram eles: Samuel Justo, Rafael Nel, Paulo Cardoso, Kauã Oliveira, José Silva, Rafael Besugo e Rômulo Junior.
Estas promoções de Rui Borges - que quer uma contratação no mercado de inverno - devem-se ao reduzido plantel com que vai trabalhar nos próximos dias. Os compromissos das seleções, tantos as equipas A, como os conjuntos nacionais jovens, 'roubaram' ao treinador do Sporting um total de 15 jogadores.
Neste lote de ausentes, estão os seguintes nomes: Rui Silva, Pedro Gonçalves, Gonçalo Inácio e Francisco Trincão (Portugal); Geovany Quenda e João Simões (Portugal sub-21); Rodrigo Ribeiro (Portugal sub-20); Luis Suárez (Colômbia); Giorgi Kochorashvili (Geórgia); Georgios Vagiannidis e Fotis Ioannidis (Grécia); Geny Catamo (Moçambique); Zeno Debast (Bélgica); Morten Hjulmand (Dinamarca) e Iván Fresneda (Espanha sub-21).
O Sporting volta a treinar na próxima sexta-feira, dia 10 de outubro, da parte da manhã, numa sessão de trabalhos à porta fechada. Rui Borges continua a preparar os próximos jogos dos leões sem grande parte da equipa titular verde e branca que empatou a última partida com o Braga.
Responsáveis verdes e brancos estão cientes daquilo que implica este contrato, mas já têm o plano totalmente elaborado para voltar à marcha
09 Out 2025 | 13:26 |
O Sporting está ciente do que implica renovar o contrato de Francisco Trincão, sobretudo a nível monetário, uma vez que tal terá de incluir um aumento salarial e o internacional português já é dos que mais oferece no plantel verde e branco. Ainda assim, as conversas com esse objetivo deverão continuar em breve.
Quando se fala da extensão do vínculo do 'camisola 17' - após tal já ter acontecido com Pedro Gonçalves -, torna-se claro que este acordo irá rever a questão salarial do titular de Rui Borges que, neste momento, já é dos mais bem pagos do plantel. No entanto, o jornal A Bola revela que os leões já têm um teto salarial pensado para Trincão.
Assim sendo, não só o salário mas o estatuto do jogador acabarão por colocá-lo no topo da hierarquia da equipa do Sporting, sobretudo no que toca aos valores auferidos. O novo vínculo do extremo deverá ser de mais três anos, ou seja, de 2027 para 2030, com a cláusula de rescisão a passar dos 80 milhões de euros para os 100M - o patamar mais alto de Alvalade, onde também está Fotis Ioannidis.
Outro dos 'prémios' de Trincão no momento da renovação será a entrada para a estrutura de capitães dos verdes e brancos, com a braçadeira a ser-lhe entregue aquando da saída de Morten Hjulmand, que deverá acontecer no verão de 2026.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Francisco Trincão - avaliado em 35 milhões de euros - soma 11 partidas. Neste arranque de época, o avançado internacional português foi titular em todos jogos oficiais, onde já registou cinco golos e três assistências.
Sporting chega a ‘compromisso’ que entra em conflito com titular de Rui Borges
09 Out 2025 | 11:43