VARANDAS ACABA COM MODALIDADE DO SPORTING E FALA EM FORMAÇÃO
Em comunicado, leões referem que é uma decisão “de fundo exclusivamente estratégico”
Redação Leonino
Texto
7 de Outubro 2022, 08:31

O Sporting anunciou, na passada quinta-feira, 6 de outubro, o fim do futebol de praia. Em comunicado, os leões justificam a decisão com a “inexistência de escalões formativos nesta modalidade”, acrescentando que esta escolha tem um “fundo exclusivamente estratégico” e que permitirá “um maior foco e otimização do Clube na alocação dos seus recursos às modalidades onde o referido modelo é exequível”.

Na última temporada, o futebol de praia dos leões terminou o Campeonato Nacional no terceiro lugar, sendo goleado, nas meias-finais, pelo Loures (7-0). No jogo de atribuição do lugar mais baixo do pódio, os verdes e brancos venceram, após prolongamento, o Sótão (5-3).

Na Taça de Portugal, o Sporting ficou-se pelas meias-finais, caindo aos pés do Braga (5-0), que acabaria por vencer a prova. Por fim, na Liga dos Campeões da modalidade, os leões terminaram no 11.º lugar, numa competição em que a Casa do Benfica de Loures triunfou, batendo, na final, o Braga (3-1).

No historial do futebol de praia leonino, ficam sete títulos: quatro Campeonatos Nacionais (2010, 2016, 2019 e 2020), uma Mar Menor Cup (2018), uma Liga de Inverno (2019) e um Campeonato Distrital de Lisboa (2013/24).

Decisão não estava prevista no programa eleitoral

A tomada de posição da Direção de Frederico Varandas é surpreendente, uma vez que, nas últimas eleições, a mesma não estava prevista no programa eleitoral do atual Presidente.

No passado mês de julho, o Clube de Alvalade anunciou, também, o aumento das quotas, passando as mesmas de 12 para 13 euros (Sócio A), com as restantes categorias a terem o aumento proporcional: Escalão B (6 para 6,5); Escalão C (4 para 4,33) e Escalão D (2 para 2,17). Os leões criaram, ainda, um novo escalão (Sócio A+).

NOTÍCIAS RELACIONADAS:

Confira, na íntegra, o comunicado do Sporting:

O Sporting Clube de Portugal informa que, no seguimento da estratégia que definiu, assente num modelo desportivo com forte relevância da formação, foi tomada a decisão da não continuidade da modalidade de futebol de praia.

O motivo desta decisão deriva da inexistência de escalões formativos nesta modalidade, o que impossibilita os clubes de optarem por um modelo que permita o equilíbrio entre atletas da formação e recrutamento.

Esta é assim uma decisão de fundo exclusivamente estratégico, e que permite em consequência um maior foco e otimização do Clube na alocação dos seus recursos às modalidades onde o referido modelo é exequível, seguindo a linha do ADN Sporting.

O Sporting CP agradece a todos aqueles que honraram o símbolo do Leão no futebol de praia, e cujo legado jamais será apagado da memória da História do Clube.

Fotografia de Sporting

  Comentários