Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
SeguirModalidades
|
0O Sporting CP vai gastar 8,5 milhões de euros na próxima temporada com as modalidades verdes e brancas. Segundo o Orçamento do Clube para 2020/21, os leões preveem gastar menos 800 mil euros do que na temporada transata. Em três épocas, Frederico Varandas desinvestiu mais de três milhões de euros nas modalidades do Clube.
COVID-19 traduz-se em menos dinheiro para as modalidades
De forma a contabilizar todo os milhões investidos nas modalidades do Sporting CP, é necessário, por questões contabilísticas, juntar as rubricas “Honorários” e “Gastos com Pessoal”. No orçamento para 2020/21, os leões têm previsto gastar, ao todo, cerca de 8,5 milhões de euros: 7 milhões em “Honorários” e 1,4 milhões em “Gastos com Pessoal”.
Em comparação com a temporada anterior, trata-se de uma redução de 800 mil euros. O Clube justifica o menor investimento nas modalidades com o impacto da COVID-19, sobretudo na vertente das receitas.
Seis títulos em três anos
Nas últimas três épocas, as modalidades de pavilhão conquistaram seis títulos:
Nota para o facto de a temporada 2019/20 ter sido interrompida devido à COVID-19. Aquando da interrupção, as equipas de basquetebol e futsal lideravam os respetivos campeonatos, enquanto que o andebol, hóquei em patins e voleibol ocupavam o segundo lugar.
Nas competições europeias, a equipa de andebol do Sporting CP foi eliminada nos 16 avos de final e o voleibol iria disputar as meias finais da Taça Challenge. No extremo oposto, hóquei e futsal já haviam sido eliminados da Liga Europeia e da UEFA Futsal Champions League, respetivamente. Mais de 3 milhões de desinvestimento nas modalidades
Se a análise incluir as últimas três épocas, ou seja, os três orçamentos preparados pela atual Direção, é possível perceber que a diminuição das verbas gastas com as modalidades verdes e brancas situa-se nos 3,4 milhões de euros.
Em 2018/19, o Sporting CP investiu quase 12 milhões: 10,8 em “Honorários” e 1,1 milhões em “Gastos com Pessoal”. Na época seguinte (2019/20), ano em que o Clube voltou a ter equipa principal de basquetebol, o orçamento dos leões ficou-se pelos 9,3 milhões: 8 em “Honorários” e 1,3 milhões em “Gastos com Pessoal”. Por fim, para 2020/21, o Sporting CP prevê investir 8,5 milhões: 7,1 milhões em “Honorários” e 1,4 milhões em “Gastos com Pessoal”.
Leões vão deslocar-se até Le Mans para jogos decisivos da Liga dos Campeões, mas aguardam sorteio que ditará adversário da próxima fase
|
0A UEFA anunciou esta segunda-feira, dia 16 de dezembro, que a final four da Liga dos Campeões de futsal será jogada em Le Mans, França. A candidatura dos gauleses foi a escolhida pelo órgão organizador da competição, que vê o Sporting em busca da terceira conquista.
Anteriormente, tinham sido enviadas oito candidaturas para a realização da ronda final: Palma de Maiorca e Cartagena eram opções em Espanha. Le Mans em França, Ancona em Itália, Almaty no Cazaquistão, Atenas na Grécia, Hasselt na Bélgica ou Zagreb, na Croácia.
O sorteio da final four ainda será realizado, não tendo, para já, data nem local para acontecer. Os verdes e brancos aguardam para conhecer o adversário, que será decidido entre Palma (atual detentor da competição), Cartagena e Kairat.
Vale recordar que, em 2023/24, o Sporting caiu nas meias-finais, diante do Barcelona. Os leões perderam, por 5-4, tendo a formação culé caído na final, diante do Palma (5-1). Os encontros realizaram-se em Yerevan, capital da Arménia, de 3 a 5 de maio de 2024.
Esta edição será jogada entre 1 e 4 de maio e terá os comandados de Nuno Dias em busca da terceira conquista, após vencerem em 2018/19, em Almaty (Cazaquistão) e em 2020/21, em Zadar (Croácia). O objetivo é trazer a terceira Liga dos Campeões para Alvalade.
Peça chave da equipa verde e branca deslocou-se até Viena, na Áustria, para assistir à gala e receber o prémio que conseguiu vencer
|
0Martim Costa, jogador da equipa de andebol do Sporting, deslocou-se até Viena, na Áustria, para assistir à gala dos EHF Excellence Awards e receber o prémio relativo ao melhor jovem jogador da Europa em 2024, galardão que já tinha conquistado no passado mês de novembro. O lateral esquerdo de 22 anos não escondeu a emoção.
"Sinto-me muito feliz. Acho que foi uma época recheada de sucessos, tanto a nível de clubes como a representar o nosso país. Penso que toda a gente que esteve envolvida neste processo ajudou-me imenso a conseguir ganhar este troféu, quer da parte da Seleção Nacional, quer da parte do Sporting".
"Sem as pessoas ao meu lado seria muito complicado. Estou muito feliz por estar cá e agora é continuar a trabalhar para voltar aqui", referiu, em declarações reproduzidas pela Federação Portuguesa de Andebol. "Objetivos? Talvez chegar mais longe a nível de uma campanha europeia".
"Este ano, no Sporting, estamos a fazer um bom trabalho na EHF Champions League e é tentar chegar longe na competição. Na Seleção Nacional, por sua vez, garantir a melhor classificação possível no Mundial 2025. É difícil, mas acredito que com trabalho possamos chegar lá", acrescentou o pupilo de Ricardo Costa.
Martim Costa chegou ao Sporting em 2021, oriundo do Porto, com Frederico Varandas a pagar a cláusula de rescisão. Desde então, participou em 170 jogos e conseguiu 894 finalizações certeiras. Em Alvalade, já conquistou seis títulos: um Campeonato Nacional (2023/24), três Taças de Portugal (2021/22, 2022/23 e 2023/24), duas Supertaças (2023 e 2024).
Veja a publicação do Sporting:
Reforço dos verdes e brancos não tem correspondido às expectativas da Direção e do treinador e futuro em Alvalade poderá estar em causa
|
0O Sporting está descontente com as prestações de Kenney Funderburk, sabe o Leonino. A Direção verde e branca não está satisfeita com o base, que se esperava uma boa contratação, mas tem tido dificuldades na equipa de basquetebol dos leões.
Segundo informação apurada pelo nosso Jornal, junto de fonte próxima do processo, o norte-americano não corresponde ao que era esperado aquando da sua contratação. O rendimento inconstante deixa Luís Magalhães, treinador dos leões, à procura de um novo atirador.
Funderburk dividiu a última temporada entre o Ploiesti (Roménia - com um registo de 18,2 pontos, 6,2 ressaltos e 6,9 assistências em 34 jogos - e o Simba Bogor, do campeonato da Indonésia (16,5 pontos, 6,1 ressaltos e 3,2 assistências em 12 encontros), antes de assinar com os verdes e brancos.
Em Alvalade, o 'camisola 1' dos verdes e brancos tem média de 9,9 pontos, 2,5 ressaltos e 3,2 assistências ao longo de 15 partidas. No entanto, apresenta um rendimento bastante inconstante, sendo muito ineficaz em alguns dos duelos disputados.
As melhores exibições do base surgiram frente a Spirou Charleroi e Imortal (setembro e outubro) e, em novembro, diante de Queluz e Anwil Wloclawek. O norte-americano fez, respetivamente, 18 pontos e seis assistências, 20 pontos e seis assistências, 18 pontos e cinco assistências e 20 pontos e quatro assistências. No Apesar de já se ter mostrado inspirado, tem jogos nos quais passa despercebido, como o mais recente, frente ao Queluz, no qual registou apenas dois pontos em 23:40 minutos de utilização.