Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
08 Dez 2019 | 19:45 |
O Sporting CP recebeu e venceu, por 1-0, o Moreirense FC, em jogo a contar para a 13.ª jornada da Liga NOS. O golo verde e branco foi apontado Luiz Phellype, que, aos 64 minutos, saiu do banco e, pouco depois (70’), fez o único golo do encontro. Os comandados de Jorge Silas somaram, assim, a 7.ª vitória para o campeonato, tendo agora 23 pontos.
Os leões entraram bem e, logo na primeira jogada da partida, após combinação entre Stefan Ristovski e Luciano Vietto, Jesé Rodríguez esteve perto do golo. Nem dez minutos estavam decorridos e o Sporting CP haveria mesmo de colocar a bola no fundo das redes da equipa de Moreira de Cónegos. Jérémy Mathieu lançou Cristian Borja, que cruzou Yannick Bolasie. No entanto, no momento do passe do central francês, o internacional colombiano estava em fora de jogo e o golo foi invalidado. Relativamente ao Moreirense FC, limitava-se a ocupar o seu meio campo defensivo. Neste sentido, aos 20 minutos, Idrissa Doumbia cruzou e, novamente, Bolasie a cabecear com perigo.
Todavia, o primeiro sinal de perigo do conjunto de Vítor Campelos chegou por intermédio de Luther Sing. Numa transição rápida, o sul africano apareceu na cara de Luís Maximiano, que realizou uma excelente defesa. No mesmo lance, Luís Neto lesionou-se e teria mesmo de sair, dando o seu lugar a Sebastian Coates.
Após esta paragem, o jogo baixou de intensidade e os leões, apesar de continuarem a ter mais bola, não estavam a ser tão incisivos. Ainda assim, aos 38 minutos, Jesé Rodríguez, na cara do guarda-redes, não foi capaz de inaugurar o marcador. Já no período de compensação do primeiro tempo, Bruno Fernandes, de livre, não esteve longe do golo.
A equipa de Alvalade pressionava alto, tinha mais bola e ia criando mais situações de perigo. No entanto, estava a faltar algum acerto no último passe e também no momento da finalização. Desta forma, a partida chegou ao intervalo empatada a zero.
Logo depois do descanso, Jérémy Mathieu, na cobrança de um pontapé livre, acertou em cheio no poste da baliza defendida por Mateus Pasinato. No final do encontro, o francês haveria de ser eleito o melhor jogador em campo. Aos 56 minutos, foi a vez do outro central verde e branco, Sebastian Coates, estar perto do golo. Canto batido à maneira curta, Bruno Fernandes cruzou e o uruguaio cabeceou ligeiramente por cima.
Perante uma exibição menos conseguida de Jesé Rodríguez, Jorge Silas, aos 64 minutos, optou por tirar o espanhol e lançar Luiz Phellype. O antigo jogador do Real Madrid e também do PSG não ficou nada satisfeito com a opção do treinador do Sporting CP.
Contudo, a verdade é que a escolha de Silas viria a mostrar-se acertada. O ponta de lança brasileiro apenas precisou de pouco mais de cinco minutos em campo para marcar. Pelo corredor esquerdo, Jérémy Mathieu cruzou e Luiz Phellype, com um cabeceamento exemplar, inaugurou o marcador no Estádio José de Alvalade. Estava feito o 1-0.
Mas o Sporting CP não estava satisfeito e foi à procura do golo da tranquilidade. Yannick Bolasie arrancou ainda atrás do meio campo e só parou quando disparou um autêntico míssil em direção à baliza do Moreirense FC. O congolês não esteve longe de fazer o 2-0.
Aos 74 minutos, Bolasie, mais uma vez, foi para cima de Iago, que, já com cartão amarelo, recorreu à falta, tendo, naturalmente, sido admoestado com nova cartolina amarela e o consequente vermelho. Com mais um elemento, o conjunto leonino limitou-se a gerir a vantagem e até a poderia ter dilatado. Luis Phellype, por duas vezes, teve oportunidade de bisar no encontro. Porém, tal não aconteceu e o Sporting CP venceu, por 1-0, a equipa do Moreirense FC.
Perante 26.093 mil Leões e Leoas nas bancadas de Alvalade, o Clube fundado em 1906 somou a 7.ª vitória para a Liga NOS e tem agora 23 pontos. Na 4.ª posição do campeonato, a equipa de Silas está agora a apenas um ponto do 3.º classificado, o Famalicão FC.
O próximo compromisso da equipa verde e branca será na Áustria, frente LASK Linz, no dia 12 de dezembro, pelas 17h55, em jogo referente à 6.ª jornada da fase de grupos da Liga Europa.
Ficha de jogo Sporting CP:
Luís Maximiano (GR), Stefan Ristovski, Luís Neto (22´- Sebastian Coates), Jérémy Mathieu, Cristian Borja; Idrissa Doumbia, Wendel, Bruno Fernandes (C); Luciano Vietto (79´- Rafael Camacho), Yannick Bolasie e Jesé Rodríguez (64´- Luiz Phellype).
Disciplina: Luciano Vietto (A – 36´); Jérémy Mathieu (A – 45 + 5´); Cristian Borja (A – 54´).
Golos: Luiz Phellype (70´).
Treinador: Jorge Silas.
Ficha de Jogo Moreirense FC: Mateus Pasinato (GR), João Aurélio (C), Iago, Steven Vitória, Abdu Conté; Fábio Pacheco, Filipe Soares (70´- Alex Soares), Luís Machado (84´- Bilel Aouacheria); Luther Singh, Pedro Nuno e Fábio Abreu (86´- Nenê).
Disciplina: Steven Vitória (A – 39´); Iago (A – 56´ + 74´); Pedro Nuno (90+2).
Treinador: Vítor Campelos.
Após o empate entre Benfica e leões (1-1), técnico do clube da Luz afirmou que capitão dos leões não via cartões, mas números dizem o contrário
06 Dez 2025 | 19:43 |
Após o empate entre Benfica e Sporting (1-1), José Mourinho afirmou que Morten Hjulmand é "intocável" e que não leva cartões apesar de fazer faltas. No entanto, os dados dizem precisamente o contrário. O capitão dos leões é dos que mais amarelos viu na Liga desde 2023.
Num total de 71 partidas disputadas (5.513 minutos) ao serviço dos verdes e brancos em três edições distintas do nosso campeonato, o futebolista dinamarquês foi admoestado com 26 cartões: viu 25 amarelos (dois deles no mesmo jogo) e um vermelho.
Neste ranking, o jogador leonino apenas é superado por Seba Pérez, que, em 69 duelos entre Boavista e Casa Pia (4.890'), viu os mesmos 26 cartões, mas divididos da seguinte forma: 22 amarelos e quatro vermelhos. O top-3 fecha com Matheus Pereira, do Santa Clara, que, nos 68 jogos (4.531) pelos insulares, viu os árbitros visaram-no por 23 vezes (22 amarelos e um vermelho).
Por outro lado, Nicolás Otamendi, durante este período, viu apenas 19 cartões (18 amarelos e um vermelho) em 74 jogos (6.535 minutos). Assim, os factos apresentados desmentem as afirmações proferidas por José Mourinho que tentou desviar as atenções por ter somado mais um jogo sem vencer à frente dos encarnados.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Morten Hjulmand – avaliado em 50 milhões de euros – participou em 20 partidas: 13 na Liga Portugal Betclic, cinco na Liga dos Campeões, uma na Taça de Portugal e outra na Supertaça. Nos 1.798 minutos em que esteve em campo, o capitão dos leões marcou dois golos e fez duas assistências.
Nas redes sociais, jornalista apontou falhas à dupla do emblema verde e branco, apesar de ter ilibado um dos homens da frente da equipa leonina
06 Dez 2025 | 16:54 |
Rafael Soares analisou o dérbi entre Benfica e Sporting (1-1). Nas redes sociais, o jornalista apontou falhas a Geny Catamo e Francisco Trincão, que "protagonizou a pior definição do jogo", mas ilibou Luis Suárez das críticas, apontado o avançado colombiano como uma das melhores unidades do lado leonino.
R. Soares: "Trincão protagonizou a pior definição do jogo por não ter visto Morita"
"Foi uma das melhores oportunidades de golo no dérbi. Não aparece nos resumos nem na estatística, mas Trincão protagonizou a pior definição do jogo por não ter visto Morita", começou por escrever na rede social 'X' (antigo Twitter), antes de referir que Richard Ríos se evidenciou a Hidemasa Morita na luta pelo meio-campo.
"Ficou sempre a ideia que este era o tipo de jogo para Ríos. Encheu o meio-campo. Superiorizou-se a Morita, lança Dedic no 1-1 e executa um dos remates mais perigosos num lance iniciado por si em condução. Ainda está num lance perigoso de bola parada. Momento alto da época".
R. Soares: "Não se avalia Suárez com base no que o seu antecessor faria. Foi dos melhores do Sporting"
Rafael Soares saiu ainda em defesa de Luis Suárez, mas criticou a prestação de Geny Catamo: "Geny construiu uma aura à volta dos dérbis como se marcasse e jogasse sempre bem. Perante a exibição que estava a fazer e o desconforto de Quenda, Alisson até podia ter entrado mais cedo. Não se avalia Suárez com base no que o seu antecessor faria. Foi dos melhores do Sporting".
O emblema verde e branco volta a entrar em campo na próxima terça-feira, dia 9 de dezembro, frente ao Bayern de Munique. O encontro, a contar para a sexta jornada da Liga dos Campeões, diante da turma liderada por Vicent Kompany, será jogado às 17h45, na Allianz Arena.
Veja a publicação:
Conhecido adepto do Clube de Alvalade, num tom sarcástico, deixou críticas a pilar do emblema verde e branco, após duelo no Estádio da Luz
06 Dez 2025 | 16:33 |
João Maria Jonet não ficou satisfeito com o empate do Sporting no reduto do Benfica (1-1). O conhecido adepto do Clube de Alvalade, num tom irónico, deixou críticas à postura adotada por Rui Borges ao encontro da 13.ª jornada da Liga portuguesa frente aos encarnados.
J. M. Jonet: "O Sporting tem um treinador mesmo muito bom, pá"
"O Sporting tem um treinador mesmo muito bom, pá. A sério, capaz de acalmar a equipa, capaz de mexer com critério e quando precisamos. Excelente, mesmo. 10/10. Renovem para sempre", escreveu o agora vereador na Câmara Municipal de Cascais, na rede social 'X'.
No Estádio da Luz, Pedro Gonçalves adiantou os leões, aos 12 minutos, mas o ucraniano Georgiy Sudakov repôs a igualdade, aos 27, naquele que foi o quarto empate dos encarnados em sete encontros em casa no campeonato e o primeiro em que os bicampeões nacionais cederam pontos fora do seu reduto.
Com o resultado alcançado no dérbi, o Sporting segue no segundo lugar, com 32 pontos, enquanto o Benfica é terceiro, com 29, sendo que o Porto, que soma 34, poderá reforçar a liderança nesta ronda, caso vença na visita ao Tondela, no domingo, dia 7 de dezembro.
Já neste sábado, dia 6 de dezembro, os titulares no Estádio da Luz realizaram trabalho de recuperação, enquanto os restantes jogadores treinaram normalmente às ordens de Rui Borges. Geny Catamo, que ficou maltratado após uma entrada dura de Gianluca Prestianni no final do jogo e saiu do estádio a coxear, cumpriu a recuperação com os colegas (Saiba mais AQUI).
Veja a publicação: