
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
O Sporting CP recebeu e venceu, por 1-0, o Moreirense FC, em jogo a contar para a 13.ª jornada da Liga NOS. O golo verde e branco foi apontado Luiz Phellype, que, aos 64 minutos, saiu do banco e, pouco depois (70’), fez o único golo do encontro. Os comandados de Jorge Silas somaram, assim, a 7.ª vitória para o campeonato, tendo agora 23 pontos.
Os leões entraram bem e, logo na primeira jogada da partida, após combinação entre Stefan Ristovski e Luciano Vietto, Jesé Rodríguez esteve perto do golo. Nem dez minutos estavam decorridos e o Sporting CP haveria mesmo de colocar a bola no fundo das redes da equipa de Moreira de Cónegos. Jérémy Mathieu lançou Cristian Borja, que cruzou Yannick Bolasie. No entanto, no momento do passe do central francês, o internacional colombiano estava em fora de jogo e o golo foi invalidado. Relativamente ao Moreirense FC, limitava-se a ocupar o seu meio campo defensivo. Neste sentido, aos 20 minutos, Idrissa Doumbia cruzou e, novamente, Bolasie a cabecear com perigo.
Todavia, o primeiro sinal de perigo do conjunto de Vítor Campelos chegou por intermédio de Luther Sing. Numa transição rápida, o sul africano apareceu na cara de Luís Maximiano, que realizou uma excelente defesa. No mesmo lance, Luís Neto lesionou-se e teria mesmo de sair, dando o seu lugar a Sebastian Coates.
Após esta paragem, o jogo baixou de intensidade e os leões, apesar de continuarem a ter mais bola, não estavam a ser tão incisivos. Ainda assim, aos 38 minutos, Jesé Rodríguez, na cara do guarda-redes, não foi capaz de inaugurar o marcador. Já no período de compensação do primeiro tempo, Bruno Fernandes, de livre, não esteve longe do golo.
A equipa de Alvalade pressionava alto, tinha mais bola e ia criando mais situações de perigo. No entanto, estava a faltar algum acerto no último passe e também no momento da finalização. Desta forma, a partida chegou ao intervalo empatada a zero.
Logo depois do descanso, Jérémy Mathieu, na cobrança de um pontapé livre, acertou em cheio no poste da baliza defendida por Mateus Pasinato. No final do encontro, o francês haveria de ser eleito o melhor jogador em campo. Aos 56 minutos, foi a vez do outro central verde e branco, Sebastian Coates, estar perto do golo. Canto batido à maneira curta, Bruno Fernandes cruzou e o uruguaio cabeceou ligeiramente por cima.
Perante uma exibição menos conseguida de Jesé Rodríguez, Jorge Silas, aos 64 minutos, optou por tirar o espanhol e lançar Luiz Phellype. O antigo jogador do Real Madrid e também do PSG não ficou nada satisfeito com a opção do treinador do Sporting CP.
Contudo, a verdade é que a escolha de Silas viria a mostrar-se acertada. O ponta de lança brasileiro apenas precisou de pouco mais de cinco minutos em campo para marcar. Pelo corredor esquerdo, Jérémy Mathieu cruzou e Luiz Phellype, com um cabeceamento exemplar, inaugurou o marcador no Estádio José de Alvalade. Estava feito o 1-0.
Mas o Sporting CP não estava satisfeito e foi à procura do golo da tranquilidade. Yannick Bolasie arrancou ainda atrás do meio campo e só parou quando disparou um autêntico míssil em direção à baliza do Moreirense FC. O congolês não esteve longe de fazer o 2-0.
Aos 74 minutos, Bolasie, mais uma vez, foi para cima de Iago, que, já com cartão amarelo, recorreu à falta, tendo, naturalmente, sido admoestado com nova cartolina amarela e o consequente vermelho. Com mais um elemento, o conjunto leonino limitou-se a gerir a vantagem e até a poderia ter dilatado. Luis Phellype, por duas vezes, teve oportunidade de bisar no encontro. Porém, tal não aconteceu e o Sporting CP venceu, por 1-0, a equipa do Moreirense FC.
Perante 26.093 mil Leões e Leoas nas bancadas de Alvalade, o Clube fundado em 1906 somou a 7.ª vitória para a Liga NOS e tem agora 23 pontos. Na 4.ª posição do campeonato, a equipa de Silas está agora a apenas um ponto do 3.º classificado, o Famalicão FC.
O próximo compromisso da equipa verde e branca será na Áustria, frente LASK Linz, no dia 12 de dezembro, pelas 17h55, em jogo referente à 6.ª jornada da fase de grupos da Liga Europa.
Ficha de jogo Sporting CP:
Luís Maximiano (GR), Stefan Ristovski, Luís Neto (22´- Sebastian Coates), Jérémy Mathieu, Cristian Borja; Idrissa Doumbia, Wendel, Bruno Fernandes (C); Luciano Vietto (79´- Rafael Camacho), Yannick Bolasie e Jesé Rodríguez (64´- Luiz Phellype).
Disciplina: Luciano Vietto (A – 36´); Jérémy Mathieu (A – 45 + 5´); Cristian Borja (A – 54´).
Golos: Luiz Phellype (70´).
Treinador: Jorge Silas.
Ficha de Jogo Moreirense FC: Mateus Pasinato (GR), João Aurélio (C), Iago, Steven Vitória, Abdu Conté; Fábio Pacheco, Filipe Soares (70´- Alex Soares), Luís Machado (84´- Bilel Aouacheria); Luther Singh, Pedro Nuno e Fábio Abreu (86´- Nenê).
Disciplina: Steven Vitória (A – 39´); Iago (A – 56´ + 74´); Pedro Nuno (90+2).
Treinador: Vítor Campelos.
Equipa verde e branca não foi além do nulo, diante dos seus adeptos, e está três pontos do líder da Liga, apesar de ter mais um jogo disputado
|
A equipa B do Sporting empatou 0-0, este sábado, dia 15 de março, diante do Fafe, em partida a contar para a sexta jornada da Fase de Apuramento de Campeão da Liga 3. A jogar em casa, os leões voltaram a dividir pontos, depois de uma igualdade com o Varzim no duelo anterior.
Numa partida disputada no Estádio Aurélio Pereira, em Alcochete, os leões entraram decididos em arrecadar um triunfo, mas, apesar das oportunidades de golo, a bola teimava em não entrar na baliza adversária. O árbitro apitou para intervalo depois de 45 minutos de pouca história.
Na segunda parte, o Fafe entrou melhor e chegou mesmo a marcar, ao minuto 50. No entanto, o lance foi anulado por fora de jogo de Tiago Leite. As duas equipas continuaram à procura do golo, mas a jogar na expectativa de um erro adversário. Ao fim dos 90 minutos, o marcador não sofreu alterações.
Com este empate – o 11.º sexta em 28 jogos na presente temporada – os comandados de João Pereira - estão no segundo lugar da tabela classificativa, com nove pontos conquistados. Lusitânia de Lourosa (12) e Belenenses (oito), fecham o pódio com menos um jogo disputado. O Sporting B volta a entrar em campo na próxima segunda-feira, dia 17 de março, diante do Fulham, para a Premier League International Cup. A partida está marcada para as 19h00, em Londres.
O onze inicial apresentado pelo emblema verde e branco na partida foi composto por: Diego Callai (guarda-redes), David Moreira, João Muniz, Lucas Taibo, Rodrigo Dias, Rafael Besugo, Manuel Mendonça, Mauro Couto, Flávio Gonçalves, Lucas Anjos e Rafael Nel.
Antigo jogador do Sporting dirigiu-se à imprensa brasileira, em vésperas de disputar a final do Campeonato Paulista frente ao Corinthians
|
O Palmeiras de Abel Ferreira - que foi confrontado com uma camisola do Sporting - vai disputar a final do Campeonato Paulista frente ao Corinthians. Antes do encontro, o antigo jogador e treinador dos leões recordou um momento inusitado, frente ao Flamengo, que o levou a ser expulso, tornando-se o momento de maior vergonha na carreira.
"Eu tenho que mudar, nós temos de mudar e vocês [jornalistas] têm de mudar. Eu entendo que as perguntas mais quentes dão cliques. Mas vocês têm essa responsabilidade. Vocês passam a imagem. O momento de maior vergonha na minha vida foi no Palmeiras. Quando fiz um gesto a dizer que o árbitro não tinha coragem. E um de vocês, os que estão na câmara, foi capaz de parar o jogo para ir atrás para, propositadamente, me expulsar por um gesto que eu estava a fazer", disse.
"A bola não estava em cima de mim", vincou Abel, garantindo "não ser o protagonista", pois esses são "os jogadores e essa responsabilidade é vossa", atirou, admitindo que chegou a casa e chorou em frente à família. "Eles sabem que aquele não sou eu. Eu não sou os meus comportamentos. Eu tenho direito a errar como toda a gente".
"Foi, na minha vida, o momento de maior vergonha. Sangrei por dentro porque algum de vocês decidiu passar uma imagem que, em momento algum, eu me revejo nela e que fui obrigado a pedir desculpa. Mas, não fiz para ofender quem quer que seja", disse o treinador do Palmeiras.
Recorde-se que Abel Ferreira jogou com a Listada verde e branca entre 2005 e 2011. Enquanto treinador, esteve ao serviço do Sporting entre 2012 e 2014, liderando os juniores (sendo campeão) e a equipa B dos verdes e brancos, antes de deixar Alvalade.
Assista às palavras de Abel:
Avançado campeão pelo Sporting fatura em mais um triunfo dos diabos vermelhos e tem como objetivo voltar a ser o melhor marcador da prova
|
O Toluca venceu o Puebla por 3-0, com mais um golo de Paulinho - que marcou e fez uma brilhante assistência de calcanhar no encontro anterior. O avançado campeão pelo Sporting segue em grande plano no México e quer manter o título de melhor marcador, conquistado na primeira fase do campeonato.
Os comandados de Antonio Mohamed entraram a todo o gás no jogo, sendo favoritos desde antes do apito inicial. O triunfo começou a desenhar-se aos 15', com Jesús Gallardo a faturar, a passe de Alexis Vega. O resultado não mais sofreu alterações, até ao apito do árbitro para intervalo.
No segundo tempo, Paulinho aproveitou um remate defendido para atirar a contar e dobrar a vantagem do Toluca (57'). Pouco tempo depois, os diabos vermelhos fizeram o terceiro, e último, do encontro, por Alexis Vega (62'), através da marca de grande penalidade.
Esta temporada, Paulinho - avaliado em 8 milhões de euros - disputou 32 partidas, nas quais alinhou durante 2.567 minutos. Ao todo, o antigo 'camisola 20' do Clube de Alvalade apontou 22 golos e oito assistências, tornando-se ídolo dos adeptos do Toluca.
Chegado ao Sporting, oriundo do Braga a troco de 16 milhões de euros por 70% dos direitos económicos, em janeiro de 2021, Paulinho fez, com a Listada verde e branca, 146 encontros, 53 finalizações certeiras, 21 assistências e conquistou quatro títulos: dois Campeonatos Nacionais (2020/21 e 2023/24), uma Taça da Liga (2021/22) e uma Supertaça Cândido de Oliveira (2021).
Veja o golo de Paulinho: