
Futebol
Convocados! Selecionador Nacional chama jogador da equipa B do Sporting
29 Ago 2025 | 15:48
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
08 Dez 2019 | 19:45 |
O Sporting CP recebeu e venceu, por 1-0, o Moreirense FC, em jogo a contar para a 13.ª jornada da Liga NOS. O golo verde e branco foi apontado Luiz Phellype, que, aos 64 minutos, saiu do banco e, pouco depois (70’), fez o único golo do encontro. Os comandados de Jorge Silas somaram, assim, a 7.ª vitória para o campeonato, tendo agora 23 pontos.
Os leões entraram bem e, logo na primeira jogada da partida, após combinação entre Stefan Ristovski e Luciano Vietto, Jesé Rodríguez esteve perto do golo. Nem dez minutos estavam decorridos e o Sporting CP haveria mesmo de colocar a bola no fundo das redes da equipa de Moreira de Cónegos. Jérémy Mathieu lançou Cristian Borja, que cruzou Yannick Bolasie. No entanto, no momento do passe do central francês, o internacional colombiano estava em fora de jogo e o golo foi invalidado. Relativamente ao Moreirense FC, limitava-se a ocupar o seu meio campo defensivo. Neste sentido, aos 20 minutos, Idrissa Doumbia cruzou e, novamente, Bolasie a cabecear com perigo.
Todavia, o primeiro sinal de perigo do conjunto de Vítor Campelos chegou por intermédio de Luther Sing. Numa transição rápida, o sul africano apareceu na cara de Luís Maximiano, que realizou uma excelente defesa. No mesmo lance, Luís Neto lesionou-se e teria mesmo de sair, dando o seu lugar a Sebastian Coates.
Após esta paragem, o jogo baixou de intensidade e os leões, apesar de continuarem a ter mais bola, não estavam a ser tão incisivos. Ainda assim, aos 38 minutos, Jesé Rodríguez, na cara do guarda-redes, não foi capaz de inaugurar o marcador. Já no período de compensação do primeiro tempo, Bruno Fernandes, de livre, não esteve longe do golo.
A equipa de Alvalade pressionava alto, tinha mais bola e ia criando mais situações de perigo. No entanto, estava a faltar algum acerto no último passe e também no momento da finalização. Desta forma, a partida chegou ao intervalo empatada a zero.
Logo depois do descanso, Jérémy Mathieu, na cobrança de um pontapé livre, acertou em cheio no poste da baliza defendida por Mateus Pasinato. No final do encontro, o francês haveria de ser eleito o melhor jogador em campo. Aos 56 minutos, foi a vez do outro central verde e branco, Sebastian Coates, estar perto do golo. Canto batido à maneira curta, Bruno Fernandes cruzou e o uruguaio cabeceou ligeiramente por cima.
Perante uma exibição menos conseguida de Jesé Rodríguez, Jorge Silas, aos 64 minutos, optou por tirar o espanhol e lançar Luiz Phellype. O antigo jogador do Real Madrid e também do PSG não ficou nada satisfeito com a opção do treinador do Sporting CP.
Contudo, a verdade é que a escolha de Silas viria a mostrar-se acertada. O ponta de lança brasileiro apenas precisou de pouco mais de cinco minutos em campo para marcar. Pelo corredor esquerdo, Jérémy Mathieu cruzou e Luiz Phellype, com um cabeceamento exemplar, inaugurou o marcador no Estádio José de Alvalade. Estava feito o 1-0.
Mas o Sporting CP não estava satisfeito e foi à procura do golo da tranquilidade. Yannick Bolasie arrancou ainda atrás do meio campo e só parou quando disparou um autêntico míssil em direção à baliza do Moreirense FC. O congolês não esteve longe de fazer o 2-0.
Aos 74 minutos, Bolasie, mais uma vez, foi para cima de Iago, que, já com cartão amarelo, recorreu à falta, tendo, naturalmente, sido admoestado com nova cartolina amarela e o consequente vermelho. Com mais um elemento, o conjunto leonino limitou-se a gerir a vantagem e até a poderia ter dilatado. Luis Phellype, por duas vezes, teve oportunidade de bisar no encontro. Porém, tal não aconteceu e o Sporting CP venceu, por 1-0, a equipa do Moreirense FC.
Perante 26.093 mil Leões e Leoas nas bancadas de Alvalade, o Clube fundado em 1906 somou a 7.ª vitória para a Liga NOS e tem agora 23 pontos. Na 4.ª posição do campeonato, a equipa de Silas está agora a apenas um ponto do 3.º classificado, o Famalicão FC.
O próximo compromisso da equipa verde e branca será na Áustria, frente LASK Linz, no dia 12 de dezembro, pelas 17h55, em jogo referente à 6.ª jornada da fase de grupos da Liga Europa.
Ficha de jogo Sporting CP:
Luís Maximiano (GR), Stefan Ristovski, Luís Neto (22´- Sebastian Coates), Jérémy Mathieu, Cristian Borja; Idrissa Doumbia, Wendel, Bruno Fernandes (C); Luciano Vietto (79´- Rafael Camacho), Yannick Bolasie e Jesé Rodríguez (64´- Luiz Phellype).
Disciplina: Luciano Vietto (A – 36´); Jérémy Mathieu (A – 45 + 5´); Cristian Borja (A – 54´).
Golos: Luiz Phellype (70´).
Treinador: Jorge Silas.
Ficha de Jogo Moreirense FC: Mateus Pasinato (GR), João Aurélio (C), Iago, Steven Vitória, Abdu Conté; Fábio Pacheco, Filipe Soares (70´- Alex Soares), Luís Machado (84´- Bilel Aouacheria); Luther Singh, Pedro Nuno e Fábio Abreu (86´- Nenê).
Disciplina: Steven Vitória (A – 39´); Iago (A – 56´ + 74´); Pedro Nuno (90+2).
Treinador: Vítor Campelos.
Primeiro clássico da temporada vai ser realizado no próximo sábado às 20h30, quando leões e dragões subirem ao relvado Estádio de Alvalade
29 Ago 2025 | 17:42 |
Vários ex-árbitros comentaram a nomeação de João Gonçalves para arbitrar o clássico entre Sporting e Porto, agendado para o próximo sábado. Jorge Coroado, José Leirós e Fortunato Azevedo, mostraram-se agradados com a escolha feita pela Associação Portuguesa de Árbitros Futebol (APAF).
Jorge Coroado: "João Gonçalves? É uma ótima nomeação, inteiramente justa e correta"
“João Gonçalves tem revelado alguma evolução e o Conselho de Arbitragem tem demonstrado algum apoio. A nomeação insere-se nesses factos, veremos como reage perante uma prova para a qual se espera que não haja problemas de maior” escreveu Jorge Coroado, para o jornal O Jogo.
Já José Leirós partilhou da opinião do seu antigo colega de profissão: “É uma ótima nomeação, inteiramente justa e correta. Vai na sexta época na I Liga e tem feito excelentes arbitragens. Não é surpresa, foi isto que o Conselho de Arbitragem prometeu. Já se contava que não fosse um árbitro histórico, mas da nova vaga”.
Fortunato Azevedo: "João Gonçalves? Tem esta oportunidade para agarrar o lugar e demonstrar que tem capacidade para este e outros jogos"
Fortunato Azevedo destacou as prestações de João Gonçalves, tendo em conta o que viu do árbitro neste início de temporada: “João Gonçalves, jovem árbitro da AF Porto que teve uma época razoavelmente positiva, tem esta oportunidade para agarrar o lugar e demonstrar que tem capacidade para este e outros jogos. Irá fazer tudo para enriquecer o espetáculo”.
O Sporting – Porto - a qual Rui Borges já fez a sua antevisão - está agendado para o próximo sábado, às 20h30, no Estádio José Alvalade. O jogo diz respeito à quarta jornada da Liga Portugal Betclic e coloca frente a frente dois dos atuais três líderes da competição, para lá do Moreirense. O encontro será apitado pelo árbitro João Gonçalves.
Tema de conversa surgiu quando o ex presidente do Grupo Stromp fez a antevisão para o Clássico frente ao Porto, marcado para o próximo sábado
29 Ago 2025 | 17:36 |
Tito Arantes Fontes saiu em defesa de Matheus Reis. O tema surgiu quando o ex presidente do Grupo Stromp deu a sua antevisão para o clássico entre Sporting e Porto, marcado para as 20h30 do próximo sábado, no qual se mostrou bastante confiante.
Arantes Fontes: "Matheus Reis? Cumpridos que estão os quatro jogos que lhe foram injustamente aplicados"
“Temos uma grande equipa e estamos seguros que assim vamos continuar! Melhores até! E - não nos esqueçamos - reforçados com as recuperações. Cada uma com o seu timing dos recém-lesionados Diomande e Maxi Araújo, a que se juntarão as dos 'antigos' Nuno Santos e Daniel Bragança”, escreveu para o jornal Record.
De seguida, Tito Arantes Fontes falou sobre o principal sujeito da crónica foi Matheus Reis, que já estará apto para a partida com o Porto: “Obviamente, já com a disponibilidade de Matheus Reis, cumpridos que estão os quatro jogos que lhe foram injustamente aplicados pela justiça federativa”.
O Sporting – Porto - a qual Rui Borges já fez a sua antevisão - está agendado para o próximo sábado, às 20h30, no Estádio José Alvalade. O jogo diz respeito à quarta jornada da Liga Portugal Betclic e coloca frente a frente dois dos atuais três líderes da competição, para lá do Moreirense. O encontro será apitado pelo árbitro João Gonçalves.
Em 2024/25, Matheus Reis - avaliado em 6 milhões de euros - fez 46 partidas: 30 no campeonato, oito na Liga dos Campeões, seis na Taça de Portugal e duas na Taça da Liga. No total, o defesa disputou 2.241 minutos, nos quais contribuiu com duas assistências.
Jogador pode fazer o último jogo pelo clube no próximo sábado frente ao Arouca e rumar à liga russa para representar o gigante de Moscovo
29 Ago 2025 | 17:28 |
Tomás Handel, médio cobiçado pelo Sporting, deve deixar o Vitória de Guimarães para jogar no CSKA. O acordo entre os clubes pelo futebolista de 24 anos pode ser alcançado nos próximos dias, ainda que nesta altura, o clube de Moscovo tenha oferecido seis milhões de euros e mantém conversações com o clube minhoto, que tenta aumentar a verba.
O jogador está no clube vimaranense desde a formação, sendo um dos jogadores com maiores ligações ao emblema vitoriano. O agora pupilo de Luís Pinto pode rumar assim à liga russa, a pouco mais de uma semana para o fecho do mercado de transferências.
O alvo dos leões foi esta época promovido a capitão de equipa, rendendo o guarda-redes Bruno Varela, que se mudou para a Arábia Saudita. Charles e Borevkovic, que recentemente deixou os conquistadores para rumar à Turquia, completavam o lote inicial de capitães.
O jogador pode fazer o último jogo pelo clube no próximo sábado frente ao Arouca. O atleta já somou um total de 118 jogos pelo clube, três deles esta temporada. Recorde-se que em janeiro esteve quase acertada a sua transferência para o Milan, que acabou por não concretizar-se devido a questões burocráticas.
O internacional sub-21 português tem sido um dos jogadores mais preponderantes do Vitória e é dos atletas com mais mercado, podendo render um bom encaixe financeiro à SAD liderada por António Miguel Cardoso, numa temporada em que não pode contar com o encaixe financeiro das competições europeias.
Convocados! Selecionador Nacional chama jogador da equipa B do Sporting
29 Ago 2025 | 15:48
Amorim despedido do Man United? Há quem diga que ex Sporting está em maus lençóis
29 Ago 2025 | 14:28
Na antevisão ao Sporting - Porto, Farioli 'perde a memória' e fala de... expulsões: "Foi difícil"
29 Ago 2025 | 14:59