Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
20 Mai 2024 | 13:14 |
No passado domingo, o Al-Gharafa, de Pedro Martins, antigo jogador do Sporting, vacilou no acesso à final da Taça do Emir do Qatar, ao sair derrotado nas grandes penalidades (4-3) das meias-finais diante do Qatar SC, de Hélio Sousa, com ajuda de Bruno Tabata. O também ex-Sporting, voltou a marcar não só em tempo regulamentar, mas também nas derradeiras decisões.
Depois de uma primeira parte tranquila, Bruno Tabata transformou uma grande penalidade em vantagem para o Qatar SC, aos 53 minutos, no entanto, a turma de Pedro Martins ripostou com um golo de Sassi logo de seguida (55’). Yacine Brahimi, antigo jogador do Porto, falhou um penálti (64’), redimindo-se pouco tempo de pois com o 2-1 aos 73 minutos, antes do empate do conjunto liderado por Hélio Sousa, que fez 2-2 aos 83 minutos, forçando, assim, um prolongamento sem qualquer alteração no marcador.
No desempate por penáltis, mais uma vez Brahimi e Fabrício Díaz não levaram a melhor e o Al-Gharafa foi derrotado por 4-3, voltando a cair às portas de uma final, algo que já tinha acontecido na Taça do Qatar, no confronto diante do Al-Rayyan. Apesar de já ser a segunda vez que o Al-Gharafa cai numa meia-final, regressou ao pódio do campeonato do Qatar 13 anos depois, atingindo, assim, a sua melhor pontuação desde então (44 pontos), apenas atrás da equipa de Leonardo Jardim (47) e do campeão Al-Sadd (49).
Recorde-se que Pedro Martins, foi contratado pelo Sporting em 1996, onde chegou juntamente com Pedro Barbosa, e, apesar da concorrência de jogadores como Oceano e Luís Vidigal, foi regularmente titular, realizando, ao serviço da camisola verde e branca, 104 jogos e marcando dois golos. Nas três temporadas ao serviço de Alvalade, ganhou uma Supertaça e chegou à Seleção A, num jogo a contar para a fase de qualificação para o Mundial de 98.
Após o fim da sua ligação ao Sporting, Pedro Martins foi uma das vítimas da revolução operada no plantel no final da atribulada temporada de 1997/98, sendo dispensado e prosseguindo a sua carreira jogando ainda em equipas como o Boavista, Santa Clara e Alverca, onde em 2004 deixou as chuteiras de lado aos 34 anos de idade.
Extremo grego bisa em triunfo expressivo e envia mensagem clara para Alvalade enquanto negócio por alternativa espanhola complica
13 Jan 2026 | 12:48 |
Giannis Konstantelias foi a grande figura no triunfo do PAOK, por 3-0, diante do Panetolikos. O craque grego inaugurou o marcador aos 26 minutos, dando o melhor seguimento a um cruzamento de Jonjoe Kenny. O atleta cabeceou para o fundo das redes, não dando hipóteses ao guardião contrário.
A exibição de luxo continuou na segunda parte. Aos 57 minutos, o avançado de 22 anos voltou a fazer o gosto ao pé e bisou na partida. O jogador apareceu oportunamente ao segundo poste para encostar e fechar as contas do encontro, selando uma vitória tranquila para a sua equipa.
Estas exibições não passam despercebidas em Alvalade. O jovem talento está na mira do Sporting e é visto como uma oportunidade de mercado muito interessante. A estrutura leonina acompanha a evolução do atleta, que se perfila como uma forte alternativa caso falhe a contratação do espanhol Yeremay Hernandez.
Resta perceber se a contratação de Souleymane Faye – que tem números superiores aos de titular do Sporting – adia o interesse dos leões no internacional grego. De acordo com as últimas informações, o Clube de Alvalade pode vir a ter de desembolsar cerca de 20 milhões de euros para resgatar o atleta.
Na presente temporada, com a camisola do PAOK, Giannis Konstantelias – avaliado em 20 milhões de euros – participou em 24 partidas: 12 na Liga Grega, cinco na Liga Europa, quatro na qualificação e três na Taça. Nos 1.828 minutos em que esteve em campo, o atleta marcou 12 golos e fez quatro assistências.
Confira os golos de Giannis Konstantelias pelo PAOK:
Extremo do Al Nassr tem sido associado tanto a leões como a águias, encontrando agora novos desenvolvimentos neste mercado de transferências
13 Jan 2026 | 12:29 |
Com o Sporting a observar nos bastidores, surge uma boa notícia: o Benfica terá desistido de avançar pela contratação de Wesley. As condições apresentadas pelo Al Nassr para deixar sair o jogador que se encontra às ordens de Jorge Jesus terão afastado os encarnados.
De acordo com as mais recentes informações, o emblema saudita impôs condições rígidas, aceitando apenas libertar o extremo a título definitivo. Além disso, a saída só seria autorizada aquando do regresso de Sadio Mané do CAN.
Vale lembrar que, no que a Wesley diz respeito, os leões terão mesmo chegado a acenar com 15 milhões de euros pelo jogador do Al Nassr, isto ainda numa fase muito embrionária do defeso e, ao que parece, será mesmo por esses valores que o emblema saudita está disposto a libertar o extremo (10-15M).
De resto, Cristiano Ronaldo perdeu a cabeça com Wesley durante o Al Nassr – Al Quadisiya, que acabou com derrota para a turma orientada por Jorge Jesus por 2-1. O astro português mostrou-se visivelmente agastado com o jovem brasileiro (Saiba mais AQUI).
Nesta temporada, com a camisola do Al-Nassr, Wesley – avaliado em 5 milhões de euros – realizou 16 jogos: sete na Liga Saudita, cinco na AFC Champions League Two, dois na Supertaça e dois na Taça do Rei. Nos 964 minutos em que esteve em campo, o atleta marcou quatro golos e fez uma assistência.
Estratégia delineada para o reforço do setor ofensivo aproxima-se de um novo patamar financeiro, num mercado em que a SAD leonina voltou a apostar forte
13 Jan 2026 | 12:17 |
O Sporting prepara-se para ultrapassar a barreira dos 200 milhões de euros investidos no ataque desde o início da presidência de Frederico Varandas, um marco simbólico que será alcançado com a iminente chegada de Souleymane Faye, extremo internacional senegalês proveniente do Granada.
Rui Borges conta as horas para poder integrar o segundo reforço ofensivo neste mercado de inverno, num mês de janeiro em que a administração leonina decidiu investir forte com o objetivo de manter a equipa competitiva na luta pelo tricampeonato. Com o acordo praticamente fechado por Faye, os leões passarão dos atuais 197,44 milhões para 203,94 milhões de euros aplicados em jogadores de ataque durante a era Varandas.
A presente temporada já representa o maior investimento ofensivo de sempre do Sporting. Só em 2025/26, a SAD gastou 77,91 milhões de euros em contratações e reforço de percentagens de passe, valor que inclui os extremos Luis Guilherme e Souleymane Faye (20,5 milhões), bem como os pontas-de-lança Luis Suárez e Fotis Ioannidis. A este montante juntam-se ainda 13,25 milhões aplicados no reforço dos direitos económicos de Francisco Trincão e Geny Catamo. Este esforço financeiro corresponde a 38,2% de todo o investimento da era Varandas.
O negócio de Faye está em fase final, faltando apenas acertar detalhes relacionados com o plano de pagamentos. O valor da transferência está definido nos 6,5 milhões de euros fixos, acrescidos de 10% de uma futura mais-valia para o Granada. Segundo o jornal Ideal, esta questão atrasou a viagem do jogador para Lisboa, mas não coloca em causa a concretização do acordo. O próprio treinador do clube espanhol, Pacheta, confirmou que o processo está muito avançado.
Eleito Presidente em setembro de 2018, Frederico Varandas iniciou esta trajetória com investimentos modestos, como a contratação de Luiz Phellype por 500 mil euros, em janeiro de 2019. Desde então, o crescimento financeiro permitiu operações cada vez mais avultadas, como Paulinho, Trincão e Viktor Gyokeres. O Sporting aproxima-se agora dos valores investidos pelo Porto (202,84 M) no mesmo período, enquanto o Benfica surge destacado no topo (353,45 M) .