Corner Left

Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Jogos

Sporting derrota Porto e avança na Taça de Portugal

Conjunto verde e branco vence emblema portista em eliminatória e garante a passagem à próxima fase da prova rainha, ficando mais perto de erguer o título

Adeptos do Sporting celebram vitória sobre o Porto nas oitavas de final da Taça de Portugal  e o Clube está na próxima fase
Adeptos do Sporting celebram vitória sobre o Porto nas oitavas de final da Taça de Portugal e o Clube está na próxima fase

  |

Icon Comentário0

No dia 6 de junho de 1954, o Sporting empatou com o Porto na primeira mão dos quartos-de-final da Taça de Portugal no Estádio José Alvalade - que tem o Manuel Fernandes como um dos melhores marcadores. O clássico com a equipa nortenha acabou num empate por 1-1 com o golo de Perdigão (6’) para o Porto e o remate certeiro de João Martins (76’) no lado leonino.


Joseph Szabo, treinador do Sporting, avançou para campo com Carlos Gomes, João Galaz, Manuel Caldeira, Mário Gonçalves, Juca, Fernando Mendonça, Galileu Moura, João Martins, Manuel Vasques, Albano e Travassos. Cândido de Oliveira, técnico portista, alinhou com Barrigana, Miguel Arcanjo, Carvalho, Virgílio, José Valle, Eleutério, António Porcel, José Maria, Perdigão, Carlos Duarte e Hernâni.


Cunha Pinto arbitrou o jogo e viu o primeiro golo a surgir muito cedo. Foi o Porto que se adiantou na vantagem por intermédio de Perdigão, avançado dos dragões. O remate certeiro que empurrou a bola para dentro das redes da baliza leonina aconteceu ao minuto 6 da partida.


O primeiro tempo não contou com mais mexidas no placar e o Porto foi para o intervalo com a vantagem em casa do rival no clássico das oitavas de final da Taça de Portugal. Ainda assim, o Sporting conseguiu dar outro rumo ao jogo na segunda parte e chegou ao empate.

O golo do empate


Quem marcou o golo para a equipa vestida de verde e branco foi João Martins, que aos 76 minutos de jogo chegou ao 1-1 e fez a bola bater nas redes defendidas pelo guardião do Porto, Barrigana. Com este resultado, o Sporting tinha de se esforçar nas Antas para ultrapassar o rival em mais um clássico.

E assim aconteceu, na segunda mão o Sporting venceu o Porto nas Antas por 4-2 e acabou à frente na eliminatória com um agregado de 5-3. Os golos dos leões na partida foram marcados por Albano (43’ e 55’) e João Martins (57’ e 87’), tendo ambos acabado com um bis na partida decisiva frente à equipa nortenha.

A final decisiva

Nesta edição da prova rainha, o Sporting acabou por chegar à final e derrotar o surpreendente Vitória de Setúbal num triunfo por 3-2 no Estádio Nacional do Jamor. Com a conquista da Taça de Portugal de 1953/54, o conjunto verde e branco pôde erguer a 5.ª Taça de Portugal da sua história.


Wiki Leonino

Sporting perde com o Benfica e encarnados arrecadam a Taça de Portugal (Vídeo)

Conjunto das águias derrotou a equipa verde e branca, que estava melhor na partida, no confronto que decidiu o título da prova rainha

Adeptos do Sporting não podem celebrar a vitória no dérbi que decidiu a equipa que ergueu o título da Taça de Portugal
Adeptos do Sporting não podem celebrar a vitória no dérbi que decidiu a equipa que ergueu o título da Taça de Portugal

  |

Icon Comentário0

O Sporting perdeu com o Benfica no final da Taça de Portugal disputada a 7 de junho de 1952. O confronto entre os eternos rivais acabou 2-1 para os encarnados, que levaram mais um troféu da prova rainha para a Luz. Apesar de tudo, os leões não estiveram mal e o golo de Marlon Brandão, aos 79’, ainda deu esperança à equipa verde e branca.


Keith Burkinshaw, técnico britânico dos leões, alinhou com Vítor Damas - um dos jogadores com mais partidas pelos leões, Duílio, Pedro Venâncio, João Luís, Virgílio, Oceano, Mário Marques, Manuel Fernandes, Silvinho, Peter Houtman, Ralph Meade e as posteriores entradas de Mário Jorge (68’) e Marlon Brandão (79’). John Mortimore, inglês no comando técnico do Benfica, avançou com Silvino, Dito, António Veloso, Álvaro Magalhães, Nunes, Edmundo, Diamantino, Carlos Manuel, Shéu, Chiquinho Carlos e Rui Águas.


O Sporting começou muito forte na partida. A melhor oportunidade chegou por Mário Marques, que fez uma jogada individual e deixou a bola no lado direito com Ralph Meade, que cruzou para Oceano tentar uma bicicleta, mas atirou por cima da baliza de Silvino, guardião dos encarnados.


Pouco depois, o mágico Silvinho recebeu um passe longo vindo da defesa, mas foi derrubado em falta. O Benfica esteve perto do golo por Rui Águas, mas devido a um remate demasiado potente, Vítor Damas viu a bola passar ao lado da sua baliza.

O golo solitário da primeira parte


O primeiro golo da partida surgiu aos 39’, na sequência de um livre mesmo à entrada da grande área leonina. Diamantino foi o responsável por marcar o remate certeiro na primeira parte, depois de colocar a bola no ângulo da baliza defendida pelo lendário Vítor Damas.

Na segunda parte o Sporting esteve melhor, ainda assim, nem tudo correu como esperado. O Benfica, apesar de se ter defendido de algumas grandes oportunidades dos leões, aos 55’ voltou a marcar, fazendo o 2-0, novamente, por Diamantino, que o foi o melhor em campo nesta partida.

O golo da esperança

Aos 79’, Marlon Brandão ainda deu esperança aos leões, com o 2-1, mas o Sporting já não conseguiu empatar o dérbi. Desta forma, o Benfica ergueu mais uma Taça de Portugal, num jogo em que a equipa verde e branca esteve melhor, no entanto, não foi o suficiente para bater os encarnados.

Confira, abaixo, o vídeo com os melhores momentos do dérbi na final da Taça de Portugal:


Wiki Leonino

Sporting vence Porto em clássico e decisão da Taça de Portugal segue para 3.ª mão

Conjunto verde e branco sai com a vitória frente aos dragões num clássico a contar para uma eliminatória da prova rainha e jogo será disputado numa última vez

Adeptos do Sporting voltam a sorrir no clássico depois do Clube verde e branco vencer a partida e levar eliminatória para a terceira mão
Adeptos do Sporting voltam a sorrir no clássico depois do Clube verde e branco vencer a partida e levar eliminatória para a terceira mão

  |

Icon Comentário0

No dia 8 de junho de 1952, o Sporting venceu o Porto num clássico a contar para as meias-finais da Taça de Portugal. Com o triunfo por 4-2 no Estádio José Alvalade, o conjunto verde e branco empatou o agregado da eliminatória e levou a partida para uma terceira mão.


Randolph Galloway, treinador britânico dos leões, avançou com Carlos Gomes, Joaquim Pacheco, Manuel Passos, Amaro Silva, Manuel Vasques, Veríssimo Alves, Juca, Albano, José Travassos - que já foi perfilado pelo Leonino -, Pacheco Nobre e João Martins. Luis Pasarín, espanhol no comando técnico do Porto, alinhou com Barrigana, Virgílio, Ângelo Carvalho, Bibelino, Pinto Vieira, Correia, Monteiro da Costa, Diamantino, José Maria, Hernâni e Vieira.


E começa a partida!


O jogo apitado por António Calheiros começou com uma entrada muito forte da equipa portista. Diamantino, clássico craque dos dragões, foi o responsável por abrir o marcador, logo aos 2 minutos da partida, empurrando a bola para o fundo das redes verde e brancas, fazendo assim o 0-1 para o Porto.

O 0-2 aconteceu quatros minutos depois, mas desta vez, por intermédio de Vieira. O avançado que vestia a camisola azul e branca fez o segundo golo para a equipa portista na partida aos 6’. O Porto tinha entrado muito forte no jogo, mas a história acabou de uma forma diferente.


O primeiro golo do Sporting surgiu aos 15’ por Bibelino, defesa portista que reduziu a vantagem para os leões, marcando na própria baliza. Ainda antes de terem sido dados como terminados os primeiros 45 minutos, Travassos conseguiu fazer o 2-2 para o conjunto verde e branco, voltando a colocar a equipa da casa viva na eliminatória.

O bis da vitória

Depois do intervalo só deu Sporting. Albano marcou o seu primeiro remate certeiro no jogo aos 71’ e deixou a equipa verde e branca na frente do marcador por 3-2. Se o conjunto leonino marcasse mais um golo, empatava o agregado, depois de ter perdido na primeira mão por 2-0.

E assim foi. O Sporting fez o 4-2 por intermédio de Albano que chegou ao bis na partida aos 90’. Com 4-4 no agregado, os leões foram disputar a terceira mão na eliminatória e venceram por 5-2, uma goleada que os deixou na final, que posteriormente foi disputada e com o Benfica. O eterno rival saiu vencedor, mas nada apaga o histórico desempenho nas meias-finais da prova rainha.


Wiki Leonino

Sporting empata com o Porto e adia decisão da Taça de Portugal

Conjunto verde e branco enfrentou a equipa portista num clássico sem grande história e a partida será remarcada para se decidir quem vai erguer o título

Adeptos do Sporting não encontram motivos para festejar no clássico contra o Porto depois de terem visto um clássico terminar a zeros no marcador
Adeptos do Sporting não encontram motivos para festejar no clássico contra o Porto depois de terem visto um clássico terminar a zeros no marcador

  |

Icon Comentário0

O Sporting e o Porto disputaram um clássico na final da Taça de Portugal no dia 5 de junho de 1994. A partida acabou com o marcador a zeros, mesmo depois do prolongamento, que também não teve grandes oportunidades. O título só ficou resolvido cinco dias depois, momento em que os leões viram os dragões a festejar a prova rainha.


Carlos Queiroz, treinador do Sporting, avançou para campo com Zoran Lemajic, Nélson, Valckx, Vujacic, Paulo Torres, Emílio Peixe, Capucho, Luís Figo, Paulo Sousa, Pacheco e Juskowiak - que comparou Gyokeres a Bellingham. Bobby Robson, técnico britânico do Porto, alinhou com Vítor Baía, João Pinto, Carlos Secretário, Fernando Couto, Aloísio, Rui Jorge, António André, Paulinho Santos, Ion Timotfe, Folha e Drulovic.


E começa o jogo!


A primeira grande oportunidade do jogo disputado no Estádio Nacional do Jamor foi da equipa portista, que aos 10 minutos viu Valkcx derrubar Folha na grande área leonina, depois de um longo passe de João Pinto. O árbitro nada assinalou e o jogo seguiu com a resposta no ataque da equipa do Sporting.

Numa jogada entre Capucho, Nélson e Luís Figo, os leões estiveram mesmo muito perto de marcar golo, mas Juskowiak, avançado do Sporting, enviou a bola por cima da baliza de Vítor Baía. Aos 30’, Paulinho Santos conseguiu dois ressaltos no ataque portista, mas a bola passou ao lado dos postes de Lemajic.


Valckx lançou Juskowiak na resposta a esta oportunidade dos dragões, mas a história volta a repetir-se. O polaco falhou novamente o alvo, quando esteve muito perto de marcar golo. Ainda antes de acabar a primeira parte, Pacheco trocou as voltas à defesa do Porto, só que a jogada não trouxe vantagem para o placar.

Os jogadores voltaram do descanso e a grande oportunidade da segunda parte fo protagonizada por Aloísio, que quase marcou golo de cabeça na sequência de um canto, mas Lemajic, na baliza dos leões, conseguiu evitar que a equipa sofresse. Na sequência, o Sporting consegue um contra-ataque e António André derruba Paulo Sousa.

Um 0-0 resolvido posteriormente

Com isto, o jogo foi levado para prolongamento, um tempo que quase não viu oportunidades, tendo a partida acabado mesmo num 0-0. O título só ficou resolvido no dia 10 de junho, quando as equipas se reencontraram no Estádio Nacional do Jamor e o Porto venceu o Sporting por 1-2, erguendo assim a prova rainha.


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


Sporting perde com o Porto e campeonato fica em risco
Wiki Leonino

Sporting perde com o Porto e campeonato fica em risco

 

Icon Comentário0
Sporting perde Taça de Portugal para o Benfica e época não podia correr pior
Wiki Leonino

Sporting perde Taça de Portugal para o Benfica e época não podia correr pior

 

Icon Comentário0
Lagarto em campo não deu sorte: Sporting perde troféu que continua a escapar
Wiki Leonino

Lagarto em campo não deu sorte: Sporting perde troféu que continua a escapar

 

Icon Comentário0