Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
SeguirFutebol
|
0Xeka, antigo médio do Braga, foi oferecido ao Sporting numa transferência livre, sendo, no entanto, recusado por Rúben Amorim e Frederico Varandas. Atualmente sem clube, o português pode protagonizar uma mudança em janeiro, para o Celta de Vigo.
O centrocampista, que rescindiu contrato com o Rennes, no final da última temporada, está livre no mercado e é visto com bons olhos pelo clube da La Liga para reforçar o meio-campo, já no mercado de janeiro, numa transferência a custo zero.
A informação é avançada por Matteo Moretto, jornalista especialista no mercado de transferências, admitindo que as próximas horas serão cruciais na mudança, que está aprovada pelos galegos, faltando apenas o 'ok' final do centrocampista português.
Ao que o nosso Jornal apurou, em exclusivo o histórico recente de lesões afastou qualquer hipótese de os verdes e brancos contratarem o jogador que fez história ao serviço do Lille e que teve um peso decisivo na conquista do título francês, em 2020/21, ano em que teve como companheiros de equipa José Fonte e Tiago Djaló (dupla ex-Sporting).
O centrocampista foi ainda decisivo para a conquista da Supertaça francesa, em 2021, ao marcar o golo da vitória diante do todo-poderoso PSG, por 1-0, num triunfo que valeu um título inédito ao Lille e que terminou com a hegemonia parisiense. Pelo clube do norte de França, Xeka somou 144 jogos em seis épocas, tendo apontado nove golos e assistido para outros quatro.
Em 2022, o futebolista saiu do Lille e assinou um contrato de dois anos com o Rennes, mas a experiência não correu de feição, uma vez que só alinhou em nove jogos em 2022/23, depois de uma temporada em que enfrentou, praticamente, seis meses de paragem, devido a uma lesão no tornozelo. Acabou por rescindir contrato no último verão.
Recorde o golaço de Xeka ao PSG: