Corner Left

Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Curiosidades

5 jogadores que representaram o Sporting e o Gil Vicente

Leões e minhotos medem forças nesta quinta-feira, às 20h45, na luta por um lugar nas meias-finais da Taça de Portugal, onde já está à espera o Rio Ave

Sporting e Gil Vicente lutam por um lugar nas meias-finais da Taça de Portugal, onde o vencedor irá defrontar o Rio Ave
Sporting e Gil Vicente lutam por um lugar nas meias-finais da Taça de Portugal, onde o vencedor irá defrontar o Rio Ave

  |

Icon Comentário0

Esta quinta-feira, às 20h45, o Sporting desloca-se a Barcelos para enfrentar o Gil Vicente, em jogo a contar para os quartos de final da Taça de Portugal. Este confronto traz à memória jogadores que envergaram as camisolas de ambos os clubes. Ao todo, foram 43, mas o Leonino destaca os cinco mais conhecidos. 


Paulinho


João Paulo Dias Fernandes, conhecido como Paulinho, destacou-se no Gil Vicente entre 2013 e 2017, participando em 134 jogos e marcando 33 golos. Posteriormente, transferiu-se para o Sporting em 2021, onde realizou 145 partidas e apontou 53 golos antes de rumar aos mexicanos do Toluca.


João Pereira

O lateral-direito iniciou a sua carreira profissional no Benfica, mas foi no Gil Vicente, durante a época 2005/06 e 2006/07, que somou 39 jogos e 1 golo. Mais tarde, representou o Sporting em três fases distintas: de 2010 a 2012, de 2015 a 2016 e em 2021, acumulando um total de 154 jogos e 6 golos. Após encerrar a carreira como jogador, seguiu o trajeto de treinador, atualmente encontra-se a treinar a equipa B dos leões.


Hugo Viana

Médio formado no Gil Vicente entre 1993 e 1998, rumou à formação do Sporting para integrar a equipa de sub-16 leonina, em que anos mais tarde, na época de 2001/02 realizou 35 jogos no plantel principal e somou 1 golo. Atualmente, desempenha funções diretivas nos ingleses do Manchester City.

Félix Correia

Extremo promissor formado na academia do Sporting, Félix Correia não chegou a atuar pela equipa principal dos leões, tendo saído para o Alkmaar quando estava na equipa sub-19 dos leões. Em 2024, foi emprestado ao Gil Vicente pela Juventus, onde já soma 60 jogos em duas épocas, tendo marcado 12 vezes.

Afonso Moreira

Jovem talento de 19 anos oriundo da formação leonina, Afonso Moreira ainda teve poucas oportunidades de representar a equipa principal do Sporting. Esta época realizou dois jogos de leão ao peito, e no inicio de 2024 foi cedido ao Gil Vicente, clube onde jogou apenas 5 vezes.


Wiki Leonino

Ex Sporting lembra chegada de Liedson ao Clube: "Punha-lhe a mão na perna e..."

Avançado brasileiro não teve a vida facilitada por um colega com quem se cruzou em Alvalade, sendo agora conhecida uma história hilariante entre os dois

Liedson marcou 183 golos em 313 jogos disputados durante os oito anos em que representou o Sporting, sendo um dos jogadores mais acarinhados pelos adeptos
Liedson marcou 183 golos em 313 jogos disputados durante os oito anos em que representou o Sporting, sendo um dos jogadores mais acarinhados pelos adeptos

  |

Icon Comentário0

Nélson Pereira concedeu uma entrevista ao podcast 'Podcalhar' e a mesma ficou marcada pelo tom divertido do antigo jogador e pelas histórias dos balneários que acabaram por ser reveladas. Uma delas, talvez a mais divertida, envolve Liedson.


O ex-guarda-redes, agora com 49 anos, já estava no Sporting aquando da chegada do avançado brasileiro ao Clube, sendo que aproveitou, desde logo, para fazer uma partida ao novo colega que consistia em fazê-lo acreditar de que tinha por ele uma admiração especial.


"Simpatizei logo com o Liédson, o Levezinho. Quando ele chegou, eu disse: 'Olha, o que é que isto vem para aqui fazer, uma coisinha tão pequenina? Ponta de lança? Isto vai fazer golos a quem?'. E fazia golos a toda a gente, que jogador, era um espetáculo", começou por recordar Nélson que, desta forma, destacou a qualidade do jogador que tantas alegrias deu aos adeptos do Clube verde e branco.


De seguida, Nélson Pereira começou a relatar a relação divertida que os dois estabeleceram. "Ele chega, ficou sentado perto de mim e eu punha-lhe a mão na perna e ele dizia: 'Cara, tá me estranhando?'. E eu dizia: 'Deixa-te lá disso'. Depois fazia-lhe uma festinha. Ele nem tomava banho comigo [risos]", confidenciou o também treinador de guarda-redes, que prosseguiu.

"Há uma vez em que estamos na palestra com o Fernando Santos e eu ponho a mão na perna do Liedson e ele dá um grito. O Fernando Santos, sem sequer se voltar, diz: 'Tá quieto, Nélson'. Depois ele disse-lhe: 'Liedson, o Nélson não é problema'", lembrou ainda o atleta já retirado que, logo depois, explicou o momento em que o avançado internacional português percebeu que tudo não passava de uma brincadeira.


"Entretanto fomos para o jogo e no final saímos eu, ele e o Paulo Almeida, que era o nosso segurança, para irmos para a garagem, e a minha mulher saiu do elevador. E eu, ali sempre com a minha postura, disse-lhe: 'Liedson, é a minha mulher'. Ele estendeu-lhe a mão e eu disse: 'Podes dar dois beijos à minha mulher, não tem problema nenhum'. Depois, quando ele vai para se despedir de mim, vai para me dar a mão e eu puxo-o a fingir que lhe vou dar um beijo, mas ao mesmo tempo empurro-o e digo: 'O que é isso? No balneário é uma coisa, à frente da minha mulher não!'. Ele ficou doido [gargalhadas]", concluiu então Nélson Pereira.

Vale lembrar que Liedson e Nélson Pereira partilharam o balneário do Sporting entre 2003 e 2006. O ex-avançado foi um dos pontas de lança mais concretizadores que passaram pelo futebol português e nos oito anos que esteve em Alvalade, entre 2003 e 2011, marcou 183 golos, em 313 jogos. Já o antigo guarda-redes realizou 86 partidas de leão ao peito, entre 1997 e 2006.


Wiki Leonino

Cinco curiosidades sobre o Borussia Dortmund - Sporting

Encontro entre leões de Rui Borges e turma comandada por Niko Kovac está marcado para esta quarta feira, dia 19 de fevereiro, às 17h45, na Alemanha

Borussia Dortmund - Sporting tem lugar esta quarta feira, dia 19 de fevereiro, pelas 17h45, na Alemanha, para a Liga dos Campeões
Borussia Dortmund - Sporting tem lugar esta quarta feira, dia 19 de fevereiro, pelas 17h45, na Alemanha, para a Liga dos Campeões

  |

Icon Comentário0

O Sporting desloca-se à Alemanha, para defrontar o Borussia Dortmund, esta quarta feira, dia 19 de fevereiro, pelas 17h45, no Signal Iguna Park. Neste sentido, o Leonino leva até si cinco curiosidades sobre o jogo da segunda mão do play-off de apuramento para os oitavos de final da Liga dos Campeões.



1. Sporting tem histórico desfavorável.


Em toda a história dos dois clubes, defrontaram-se num total da cinco vezes. Dessas cinco, os leões perderam por quatro vezes, e venceram apenas uma: na fase de grupos da Liga dos Campeões 21/22, por 3-1, em Alvalade. Os verdes e brancos nunca venceram na Alemanha.


2. Pedro Gonçalves é o maior goleador

O Sporting marcou um total de quatro golos aos alemães de Dortmund, nos cinco jogos que disputou com o emblema germânico. Desses, dois foram marcador por Pedro Gonçalves, na única vitória dos leões. Bruno César e Pedro Porro também marcaram pelos verdes e brancos.

3. Dortmund vive momento complicado na Alemanha

Apesar do bom momento nas competições europeias, o clube alemão não tem tido a temporada mais fácil nas competições internas. Fora da Taça da Alemanha, ocupam o 11º. lugar na Bundesliga, e perderam as duas últimas partidas do campeonato, frente a Estugarda e Bochum.

4. Apenas uma transferência entre as duas equipas

Apesar de serem quatro os jogadores que representaram os dois clubes durante a sua carreira, é apenas uma a transferência entre os dois emblemas. Foi em 2000, quando Joran Kirovski, avançado norte americano, trocou a Alemanha por Portugal. Esteve no Sporting na temporada 2000/2001.

5. Sporting já conseguiu vencer na Alemanha

São 16, ao todo, os jogos que o Sporting já jogou em território alemão. Apesar de o registo dos leões ser francamente negativo, há boas notícias: os leões perderam por 14 vezes, empataram uma e venceram uma. No entanto, vale a pena notar que a última vitória veio no penúltimo jogo que realizaram, com o Frankfurt - na altura, os leões venceram por 3-0, resultado que na partida desta temporada chegaria para os verdes e brancos empatarem a eliminatória.


Wiki Leonino

Cinco curiosidades sobre o Sporting – Farense

Encontro entre leões de Rui Borges e turma comandada por Tozé Marreco está marcado para este domingo, dia 2 de fevereiro, às 18h00, em Alvalade

Sporting de Rui Borges e Farense de Tozé Marreco medem forças na 20.ª jornada da LIga Portugal Betclic, em Alvalade
Sporting de Rui Borges e Farense de Tozé Marreco medem forças na 20.ª jornada da LIga Portugal Betclic, em Alvalade

  |

Icon Comentário0

O Sporting recebe o Farense, este domingo, dia 2 de fevereiro, pelas 18h00, no Estádio José Alvalade. Neste sentido, o Leonino leva até si cinco curiosidades sobre o jogo da jornada 20 da Liga Portugal Betclic, o último antes da deslocação dos leões ao Dragão.



1 - Histórico favorável aos verdes e brancos


As duas equipas já se defrontaram em 64 partidas, com o Sporting a ser feliz no confronto com os algarvios. Para já, registam-se 51 triunfos da turma de Alvalade, contra apenas seis do Farense. As duas formações empataram em sete ocasiões e o adversário marcou apenas 35 golos, contra 152 dos leões.


2 - Farense é vítima de Peyroteo e Gyokeres

Nos confrontos entre Sporting e Farense, Fernando Peyroteo e Viktor Gyokeres são os melhores marcadores. Com nove tentos cada, os goleadores de Alvalade têm no adversário uma das principais vítimas preferidas. Uma vez que o sueco pode deixar o Clube no verão, e está em dúvida para a partida deste domingo, é provável que não ultrapasse o maior artilheiro da história dos verdes e brancos.

3 - Farense chega a Alvalade numa série de cinco jogos sem vencer

Além disso, há factos recentes que tornam o jogo ainda mais interessante. Os comandados de Tozé Marreco chegam a esta partida com uma série de cinco jogos sem conhecer o sabor da vitória. Os algarvios bateram o Famalicão (3-2), a 21 de dezembro e, desde então, empataram com Vitória de Guimarães (2-2), Santa Clara e Moreirense (0-0) e perderam com Benfica (3-1) e Rio Ave (2-1).

4 - Algarvios com muito Sporting no plantel

Elves Baldé, Miguel Menino e Samuel Justo são nomes comuns às duas equipas. Formado na Academia Cristiano Ronaldo, o trio representa as cores do adversário, mas não poderá alinhar em sintonia no Estádio José Alvalade. Justo está apenas emprestado e, consequentemente, fora das contas da partida.

5 - Alvalade é fortaleza e Farense é avesso a ganhar fora de casa

Com 19 jornadas da Liga Portugal Betclic já disputadas, o Sporting soma oito vitórias e uma derrota no Estádio José Alvalade. Com 21 golos marcados e apenas cinco sofridos, os leões caíram diante do Santa Clara (1-0), com João Pereira no comando técnico. Por outro lado, o Farense soma apenas uma vitória fora de casa, cinco empates e quatro derrotas.


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER