IMPRENSA NACIONAL ‘BABA-SE’ PARA TITULAR DO SPORTING: “ADAPTA O TALENTO IMENSO AO…”
Futebolista do Clube de Alvalade foi alvo de elogios por parte de órgão de comunicação social portuguesa
Redação Leonino
Texto
11 de Abril 2024, 11:07
Morten Hjulmand, Ousmane Diomande, Viktor Gyokeres, Gonçalo Inácio, Geny Catamo, Koba Koindredi, Nuno Santos, Pote, Francisco Trincão, Daniel Bragança, Sporting, Newcastle, Liverpool, Arsenal

Rui Dias, redator do jornal ‘Record’, deixou esta quinta-feira, 11 de abril, a sua opinião bastante favorável acerca de Geny Catamo, o jovem moçambicano que chegou a Portugal para seguir o sonho do futebol e que foi o herói improvável do dérbi do passado sábado (2-1), no qual marcou os dois golos do Sporting.

“Nem sempre os processos de transformação futebolística resultam. Mas se a conexão harmoniosa se estabelece, Rúben Amorim sabe que jogadores como Geny estão sempre lá e nunca desiludem. Com eles pode ir a qualquer lado”, afirmou Rui Dias acerca do futebolista que garantiu ao Sporting a vitória numa partida difícil e decisiva, concedendo à equipa de Alvalade mais três pontos e aumentando a distância do segundo classificado para quatro.

“Geny era um potencial derrotado pela sociedade, para quem a improvável inversão do destino dependeria do sucesso no futebol. Os dois golos no dérbi do título são o culminar perfeito de um percurso fascinante mas inacabado; o selar da vitória pessoal de um jovem transformado em herói da comunidade, que reivindicou o direito a ser tão bom como os melhores, os que nasceram futebolistas e jogam só por prazer e convicção”, chutou o colunista.

Rui Dias debruça-se sobre os primeiros tempos de Geny Catamo em Portugal, e como Rúben Amorim acreditou no seu potencial: “Chegou a Portugal adolescente (16 anos), oriundo de Moçambique, cheio de sonhos para concretizar mas naturalmente impreparado para enfrentar as regras apertadas do profissionalismo (…) Descredibilizado saiu para V. Guimarães e Marítimo, até Rúben Amorim se propor levar a cabo o impensável: transformar um potencial mago da bola, num ala canhoto a jogar pelo flanco oposto”.

Contra todas as probabilidades, o ‘camisola 21’ foi bem sucedido na proposta de risco que o treinador do Sporting lhe apresentou. “Geny Catamo aceitou submeter-se a essa proposta de risco lançada pelo treinador e disponibilizou-se a cumpri-la com escrúpulo, até porque ser bem-sucedido sempre foi a grande prioridade da vida que escolheu”, afirmou Rui Dias.

O redator do ‘Record’ procedeu, elogiando não só o talento mas também o carácter  do jovem futebolista: “Adapta o talento imenso ao orgulho e à força de uma personalidade construída na superação; na ideia de que, em campo, para ser e fazer os outros felizes tem de dar tudo”, rematou.

  Comentários