summary_large_image
ANTECIPAÇÃO DENTRO E FORA DE QUADRA
Como se melhora uma equipa que já é a melhor do mundo? A secção do futsal verde e branco dá a resposta quer em jogo, quer em contratações
Imagem de destaque23 Mar 2022, 14:53

O futsal do Sporting é a melhor equipa do mundo. Não há nada a dizer quanto a isso, mas até mesmo quando já se está neste patamar, encontramos sempre o que melhorar para lá continuarmos e até para aumentarmos o fosso entre nós e os outros.

É essa busca incessante pela diferença e pela inovação que nos traz aqui hoje. Se, no futsal em si, a antecipação é um dos pontos base para o sucesso, também para a secção de futsal do Sporting o é. Ainda na passada terça-feira, dia 22 de março, chegou-nos a bomba da contratação de Esteban Cejudo, internacional espanhol de 27 anos (1).

Falamos em antecipação porquê? Enquanto esperamos pela sua apresentação oficial e para sabermos mais sobre os contornos do negócio, é importante referir que – segundo Gustavo Muñana – chega pronto para jogar. Depois de ter rescindido contrato com o KPRF (Rússia) devido à invasão da Ucrânia, o jogador encontrava-se sem clube e os leões atacaram prontamente.

Rotação, velocidade, 1×1. São características simples – mas importantes para o esquema atual – com as quais o Sporting pode vir a melhorar o nível intenso de jogo que já apresenta. O ala/pivô, que facilmente podemos prever que chegue a Alvalade para ocupar a posição mais avançada da quadra, pode vir a oferecer a movimentação necessária que Nuno Dias procura quando a jogar em 3-1. Essa opção tem sido explorada desde o início da temporada com Waltinho, no entanto, ainda notamos que nos jogos grandes e decisivos, como já aconteceu em dérbis e nas fases finais das competições, o brasileiro acabou por ficar de fora das contas.

Com a vinda do espanhol, os Leões aumentam o leque de escolhas para pivô. Cardinal, Zicky, Waltinho e, agora, Esteban. Se os primeiros dois apresentam um perfil mais posicional, a aposta pode passar agora por explorar uma primeira fase de transição ofensiva mais rápida, que facilitaria a abertura à posição de pivô para um ‘ataque em desorganização’, uma vez que até tem capacidade para finalizar com o ‘pé que estiver mais à mão’, em vez de ter de procurar pelo certo.

Outra mais-valia, extremamente apreciada pela equipa técnica leonina, passa pela ajuda que o ex-Levante pode trazer à defesa. É aqui que ajuda a sua experiência na ala. Esteban, além de trabalhar bem de costas para a baliza, ainda tem ‘ganas’ na defesa do 5×4. Se esta ação defensiva dos leões já é das melhores da atualidade, encontra aqui ainda mais uma opção para a explorar.

Mas voltemos à expressão antecipação. A contratação do oitavo melhor jogador do mundo pode servir para a preparação de algumas situações diferentes. É verdade que, com ele, o Sporting aumenta a sua quota de estrangeiros para meia-dúzia, juntando-se a Guitta, Caio Ruiz, Cavinato, Alex Merlim e Waltinho. Se para a Liga Placard pode parecer errado, vejamos na ordem da UEFA Futsal Champions League, que está a cerca de um mês de distância e onde não existam restrições do género. Será Esteban uma clara aposta para o ataque à reconquista da Europa? Parece que sim.

Pode, no entanto – e dependendo da duração do seu contrato, a confirmar-se que seja apenas até ao final da temporada ou que acabe por se estender – ser ainda uma opção para saídas e entradas no plantel verde e branco. Cardinal termina o seu contrato no final da temporada e, para já, ainda não existem novidades quanto à renovação do mesmo. Zicky, por outro lado, como o Leonino deu em exclusivo (2), já estará blindado, correm novas dúvidas se Waltinho e até mesmo Caio Ruiz são para ficar. Quando, por outro lado, o jovem Hugo Neves (emprestado ao Eléctrico) tem feito um trabalho mais que suficiente para ser resgatado. Estas perguntas, no entanto, apenas serão respondidas quando se souber qual o tempo de contrato de Esteban Cejudo.

A verdade é que as decisões estão aí à porta e os Leões fizeram questão de irem reforçados para as mesmas. Com a Liga Placard a decorrer e com o Sporting isolado na primeira posição, já depois de ter vencido a Taça da Liga, seguem-se a tão desejada UEFA Futsal Champions League, a decorrer em Riga (Letónia) entre os dias 29 de abril e 1 de maio e, depois, a Taça de Portugal, em Sines, entre 19 e 22 de maio. Tudo alinhado, claro, em antecipação, para mais uma época histórica.

 

(1) NEGÓCIO FECHADO: FUTSAL ASSEGURA UM DOS MELHORES DO MUNDO – Leonino

(2) ESTRELA DO FUTSAL SEGURA NO SPORTING – Leonino

  Comentários
Mais Opinião