Corner Left

Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Clube

“A ÉPOCA DO FUTEBOL FALHOU, MAS HÁ COISAS POR GANHAR”

Frederico Varandas, em entrevista ao ´Record´, abordou a atualidade do Sporting CP

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

  |

Icon Comentário0

Na primeira parte da entrevista ao jornal ´Record´, o Presidente do Sporting CP falou sobre o passado, presente e futuro do Clube de Alvalade. A saída de Bruno Fernandes, o futuro de Silas, a formação leonina e a situação financeira dos leões foram alguns dos temas em destaque.

“Os últimos quatro dias desse mercado foram os piores da minha presidência”
“O momento de Bruno Fernandes ser vendido era no mercado de verão. E preparámos a época dando como adquirida a venda de Bruno Fernandes. Esse é um dos erros que eu, como líder, assumo (…) os últimos quatro dias desse mercado foram os piores da minha presidência, foi quando eu percebi que não vendíamos o Bruno Fernandes” é este o balanco que Frederico Varandas faz da preparação da época 19/20, bem como da atuação do Sporting CP no mercado de transferências do verão passado. Em entrevista ao jornal ´Record´, o Presidente do Clube de Alvalade revelou que os leões tiveram uma proposta por Bruno Fernandes no valor de 45 milhões de euros fixos mais 20 por objetivos, mas entenderam recusar: “achámos que não poderíamos vender. Olhando para trás, de forma fria, hipotecou e condicionou muito a época de futebol deste ano. Havia necessidades de tesouraria de 215 milhões de euros. Tínhamos de fazer (e fizemos) 115 milhões líquidos em vendas nestes dois anos”. Relativamente a saídas, nomeadamente a de Bas Dost, Frederico Varandas disse que a venda do avançado holandês já estava prevista, mas que o jogador recusou ir para clubes de onde chegaram propostas bem mais vantajosas para o Sporting CP: “o Bas Dost tinha custos incomportáveis para o Sporting. Foi vendido por 7 milhões e precisávamos desses 7 milhões para sobreviver. Hoje posso dizer que tivemos propostas do dobro, de cerca de 15 milhões, de 12 milhões. O jogador não quis aceitar nenhuma dessas propostas”.
“Não posso virar-me para o scouting, tendo 600 mil euros para investir num jogador e esperar que saia dali um Cristiano Ronaldo ou um Nani”
Sobre os jogadores contratados no verão passado, o Presidente leonino alega que a situação financeira do Clube impossibilitou a chegada de nomes como Malinovskiy, Robertone ou Dabbur: “sei os problemas e erros que cometemos, mas sei que foram muito condicionados pela nossa situação financeira. Os Sportinguistas que entendam isto: eu precisei de fazer 115 milhões em vendas só para sobreviver”. No que concerne à atuação de Hugo Viana e do setor de prospeção verde e branco em todo este processo, Frederico Varandas afirma que “o scouting é, a par do Hugo Viana, dos sectores mais injustiçados nestes dois anos (…) temos 14 milhões para ir buscar o Malinovskiy? Dabbur, do Sevilha. Gostávamos. Podemos? Não. O scouting é mau? Não (…) não posso virar-me para o scouting, tendo 600 mil euros para investir num jogador, e esperar que saia dali um Cristiano Ronaldo, um Nani”.
“A época do futebol falhou, mas há coisas por ganhar”
Quanto à presente época e ao desempenho de Jorge Silas, Frederico Varandas considera que “independentemente das condicionantes, de forma objetiva e fria, é uma primeira volta má. Temos 45 pontos pela frente e temos de conquistá-los”. Acerca do futuro do Silas, Varandas não esclarece se o treinador português vai ou não continuar na próxima temporada: “quando assinámos contrato, fomos claros. Nada se alterou. Fizemos um contrato que seria o justo para ambas as partes, até final do ano, com mais um de opção”. A respeito do que ainda falta jogar e o que considera ser uma boa prestação do Sporting CP, o Presidente do Clube de Alvalade é claro: “Fazer uma boa prestação na Europa, porque é importante para o futuro do Sporting. E na liga, andar com os olhos no 2.º lugar, garantindo no mínimo o 3.º (…) a época do futebol falhou, mas há coisas por ganhar”. Adrien, Olsen, Palhinha e Geraldes Olhando para o futuro, o Presidente do Sporting CP confirma o regresso de palhinha na próxima temporada e deixa em aberto a possibilidade do regresso de Adrien Silva: “o Sporting estará sempre aberto às boas oportunidades. Sempre. É um jogador que eu conheço, como a minha mão. Mas não posso estar aqui a comprometer-me… vai depender muito do que for o mercado”. A respeito de outros jogadores da formação verde e branca, como por exemplo Francisco Geraldes, Frederico Varandas confessa que “adorava que o “chico” vingasse. Depende dele”. No que respeita a Martin Olsen, nome que tem sido apontado aos leões, Frederico Varandas diz apenas que “é um jogador que conhecemos, um bom jogador. É o que posso dizer”.
“Pagámos para segurar aqueles miúdos”
A formação foi outro dos temas em destaque na entrevista ao ´Record”. Nesse aspeto, o Presidente do Sporting CP foi perentório em afirmar que “é uma nova Academia”, garantindo que “investimos muito na Academia, nos recursos humanos. Em recrutamento, rede de transportes, polo universitário… temos um grupo de elite identificado que é trabalhado por este departamento. O Sporting não podia perder mais miúdos. Para eles poderem crescer, já mudámos dois campos relvados e um sintético (…) vamos mudar mais um relvado natural e outro sintético, que estavam podres”. Frederico Varandas assegurou também que “o futuro está garantido” visto que “ao longo deste ano, o Sporting segurou, com contrato de trabalho, os 45 melhores jogadores entre os 14 e os 16 anos. Os 44 melhores entre os 16 e os 18 anos de idade. Hoje temos um Tiago Tomás, um Joelson, um Bruno Tavares, Eduardo Quaresma, Nuno Mendes, Matheus Nunes, Rodrigo Fernandes (…) temos um grupo de elite, de seis ou sete jogadores muito bons”. Sobre estes jogadores, o responsável máximo da estrutura leonina disse ainda que o Sporting CP foi obrigado a pagar para segurar as jóias da coroa: “não estamos aqui só para pagar contas. É verdade que estamos a fazer um trabalho sujo que ninguém quis fazer. Pagámos para segurar aqueles miúdos (…) segurámos, mas não foi pelos meus olhos nem pelos campos de Alcochete”.
“Reduzimos a nossa dívida”
Quanto à situação financeira do Clube, Frederico Varandas revelou que “à data de hoje, o Sporting deve cerca de 118 milhões de euros aos nossos parceiros bancários, mais o valor dos VMOC (40,5 M€). Reduzimos a nossa dívida, em várias vertentes: fornecedores, clubes, jogadores e bancos”. No que se refere à reestruturação financeira, o Presidente do Sporting CP garantiu que a “a primeira fase da reestruturação está feita”, mas exigiu aos bancos que tomem uma posição clara: “nesta segunda os nossos parceiros bancários vão ter de dizer rapidamente o que querem do Sporting. E não vejo três caminhos, só vejo dois. Ou dão abertura para mais negócio/mais financiamento ou então a possibilidade de recomprarmos a dívida e cada um ir à sua vida”. Frederico Varandas afirmou que a segunda parte da reestruturação financeira “vai permitir ao Sporting ser sustentável e preparar-se para o futuro”.


Fotografia de Sporting CP




Clube

Adepto do Sporting arrasa Benfica por causa do verylight: "Arrepiante"

Momento lamentável aconteceu num recente dérbi entre Clube de Alvalade e emblema encarnado; Incidente não passou em claro

Tito Arantes Fontes, adepto do Sporting, ataca Benfica
Tito Arantes Fontes, adepto do Sporting, ataca Benfica

  |

Icon Comentário0

Tito Arantes Fontes voltou a fazer uso do seu espaço de opinião que assinou na edição desta quinta-feira, dia 19 de dezembro, no Jornal Sporting para arrasar o Benfica, na sequência do último dérbi de andebol entre Benfica e leões, em que a claque  encarnada imitou o som de um very-light, numa referência ao trágico incidente que vitimou Rui Mendes.


"No Pavilhão da Luz voltou a ouvir-se o arrepiante som do “very light do Jamor”, da autoria de claque ou claques do Benfica! É um acto revelador de uma total desumanidade! Um comportamento que devia merecer o mais vivo repudio dos altos dirigentes desse clube! Mas não… grassa o silêncio, infelizmente!", escreveu Arantes Fontes.


O ex-líder do Grupo Stromp fez também a análise à vitória frente ao Boavista, na última jornada do campeonato nacional, bem como ao jogo do rival de Lisboa, em Vila das Aves: "O Aves deu um verdadeiro show de bola na segunda parte, só conseguindo chegar ao justíssimo empate no derradeiro lance da partida, por manifesta influência anterior das forças que persistem em não cumprir e fazer cumprir as Leis do Futebol!", atirou.


Depois de mencionar a liderança isolada dos leões, e parabenizar Viktor Gyokeres pelo título de melhor jogador sueco do ano, outro tema muito polémico - o uso das tochas e pirotecnia por parte dos adeptos leoninos: "Infelizmente os pirómanos – contra quem aqui tantas vezes nos temos insurgido – alcançaram o seu objetivo! Qual seja o Sporting ser obrigado, pela UEFA, a jogar a próxima jornada da Champions, em Leipzig, na Alemanha, sozinho, sem apoio de ninguém! Uma enorme tristeza! Esta gente não merece o Sporting (...) É tempo de acabar urgentemente com estes comportamentos! Punindo – e desde logo expulsando! – os responsáveis por tais desacatos!", escreveu Arantes Fontes.

Por último, a figura dos leões apontou ainda à pareceria entre a Fundação Sporting e Edgar Davis, "para o desenvolvimento de um campo no Bairro da Cruz Vermelha" e falou também da presença do antigo capitão, Sebastián Coates, em Alvalade, nos últimos dois encontros dos leões.



Clube

João Benedito, ex Sporting, é trunfo para candidato à FPF

Em declarações ao Bola na Hora, o candidato ao cargo de presidente da Organização negou ter um potencial rival no seu caminho

João Benedito, ex Sporting, junta-se a Nuno Lobo na corrida à presidência da FPF
João Benedito, ex Sporting, junta-se a Nuno Lobo na corrida à presidência da FPF

  |

Icon Comentário0

João Benedito, antigo guarda-redes de futsal do Sporting e ex-candidato à Presidência do Clube de Alvalade, está atualmente na corrida à direção da Federação Portuguesa de Futebol como braço direito de Nuno Lobo. Em declarações ao jornal A Bola, no programa Bola na Hora, Nuno fez algumas confissões acerca dos seus trunfos para as próximas eleições.


"Estou convicto de que Pedro Proença não será candidato da Federação. Eu conheço-o, tenho uma boa relação com Pedro Proença, pessoal e institucional", começou por assegurar. "Tenho de Pedro Proença um homem que cumpre os seus compromissos, tenho-o genuinamente como um homem de compromissos e de palavra".


Além disso, explicou, "Pedro Proença foi eleito presidente da Liga, para o último mandato, há cerca de um ano, foi eleito para a European League há seis ou sete meses e não acredito por aquilo que conheço que ele abandone e que dia que não ao compromisso que assumiu".


"Para mim, é sagrado fazer aquilo que se promete, o caderno de encargos que nós fazemos com os nossos eleitores", confessou. Ainda em referência à sua candidatura, em fevereiro de 2025, sabe-se que Nuno Lobo candidatar-se-á com o seu braço direito João Benedito.

Em caso de vitória, o guardião que tornou-se numa figura ímpar no futsal português, será o vice-presidente da Federação de Futebol e também considerado o presidente substituto. Recorde-se ainda que João Benedito foi candidato à Direção do Sporting em 2018, mas foi derrotado por Frederico Varandas.


Veja no vídeo abaixo as declarações de Nuno Lobo:


Clube

Sporting arrasa Benfica e Porto e Varandas sorri

Turma de Alvalade deixou rivais bem para trás na classificação e Presidente dos verdes e brancos quer continuar o momento atual

Sporting de Frederico Varandas bate Benfica e Porto nas redes sociais
Sporting de Frederico Varandas bate Benfica e Porto nas redes sociais

  |

Icon Comentário0

À medida que as redes sociais se consolidam como uma ponte entre os adeptos e o dia a dia dos seus clubes, o Sporting continua a destacar-se. De acordo com uma publicação da página 'Deportes e Finanzas' na rede social X, o os verdes e brancos reafirmaram-se como líderes fora das quatro linhas, demonstrando a força da sua presença digital.


Tendo obtido mais de 40 milhões de visualizações na rede social em questão, durante o mês de novembro de 2024, ultrapassou o Porto, que teve 14,8M, e o Benfica que fecha o pódio com 12M. No entanto, O Sporting também lidera o ranking de clubes portugueses com mais visualizações em redes sociais como o Facebook, TikTok e Instagram.


Num mês que ficou marcado pela saída de Ruben Amorim, a chegada de João Pereira e a fase menos favorável que os leões estão a viver atualmente, o apoio dos adeptos continua a fazer-se sentir em todas as frentes, dentro e fora das quatro linhas.


A Turma de Alvalade segue na liderança da Liga Portugal Betclic, com 33 pontos. O segundo lugar é ocupado pelo Benfica, que tem 31 pontos, mas menos uma partida disputada. No terceiro posto, está o Porto, com 31 pontos acumulados e todos os jogos em dia.

O Clube de Alvalade volta a entrar em campo na próxima terça-feira, dia 10 de dezembro, frente ao Club Brugge, em jogo relativo à sexta jornada da Liga dos Campeões. O encontro diante da turma liderada por Nicky Hayen jogar-se-á às 20h00, na Bélgica.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


Varandas assinou! Sporting assume nova parceria com...
Clube

Varandas assinou! Sporting assume nova parceria com...

 

Icon Comentário0
Brilhou pelo Sporting e agora trocou futebol pelo futsal
Clube

Brilhou pelo Sporting e agora trocou futebol pelo futsal

 

Icon Comentário0
Sporting de luto! Faleceu sócio de longa data
Clube

Sporting de luto! Faleceu sócio de longa data

 

Icon Comentário0