Corner Left

Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Clube

“A ÉPOCA DO FUTEBOL FALHOU, MAS HÁ COISAS POR GANHAR”

Frederico Varandas, em entrevista ao ´Record´, abordou a atualidade do Sporting CP

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

  |

Icon Comentário0

Na primeira parte da entrevista ao jornal ´Record´, o Presidente do Sporting CP falou sobre o passado, presente e futuro do Clube de Alvalade. A saída de Bruno Fernandes, o futuro de Silas, a formação leonina e a situação financeira dos leões foram alguns dos temas em destaque.

“Os últimos quatro dias desse mercado foram os piores da minha presidência”
“O momento de Bruno Fernandes ser vendido era no mercado de verão. E preparámos a época dando como adquirida a venda de Bruno Fernandes. Esse é um dos erros que eu, como líder, assumo (…) os últimos quatro dias desse mercado foram os piores da minha presidência, foi quando eu percebi que não vendíamos o Bruno Fernandes” é este o balanco que Frederico Varandas faz da preparação da época 19/20, bem como da atuação do Sporting CP no mercado de transferências do verão passado. Em entrevista ao jornal ´Record´, o Presidente do Clube de Alvalade revelou que os leões tiveram uma proposta por Bruno Fernandes no valor de 45 milhões de euros fixos mais 20 por objetivos, mas entenderam recusar: “achámos que não poderíamos vender. Olhando para trás, de forma fria, hipotecou e condicionou muito a época de futebol deste ano. Havia necessidades de tesouraria de 215 milhões de euros. Tínhamos de fazer (e fizemos) 115 milhões líquidos em vendas nestes dois anos”. Relativamente a saídas, nomeadamente a de Bas Dost, Frederico Varandas disse que a venda do avançado holandês já estava prevista, mas que o jogador recusou ir para clubes de onde chegaram propostas bem mais vantajosas para o Sporting CP: “o Bas Dost tinha custos incomportáveis para o Sporting. Foi vendido por 7 milhões e precisávamos desses 7 milhões para sobreviver. Hoje posso dizer que tivemos propostas do dobro, de cerca de 15 milhões, de 12 milhões. O jogador não quis aceitar nenhuma dessas propostas”.
“Não posso virar-me para o scouting, tendo 600 mil euros para investir num jogador e esperar que saia dali um Cristiano Ronaldo ou um Nani”
Sobre os jogadores contratados no verão passado, o Presidente leonino alega que a situação financeira do Clube impossibilitou a chegada de nomes como Malinovskiy, Robertone ou Dabbur: “sei os problemas e erros que cometemos, mas sei que foram muito condicionados pela nossa situação financeira. Os Sportinguistas que entendam isto: eu precisei de fazer 115 milhões em vendas só para sobreviver”. No que concerne à atuação de Hugo Viana e do setor de prospeção verde e branco em todo este processo, Frederico Varandas afirma que “o scouting é, a par do Hugo Viana, dos sectores mais injustiçados nestes dois anos (…) temos 14 milhões para ir buscar o Malinovskiy? Dabbur, do Sevilha. Gostávamos. Podemos? Não. O scouting é mau? Não (…) não posso virar-me para o scouting, tendo 600 mil euros para investir num jogador, e esperar que saia dali um Cristiano Ronaldo, um Nani”.
“A época do futebol falhou, mas há coisas por ganhar”
Quanto à presente época e ao desempenho de Jorge Silas, Frederico Varandas considera que “independentemente das condicionantes, de forma objetiva e fria, é uma primeira volta má. Temos 45 pontos pela frente e temos de conquistá-los”. Acerca do futuro do Silas, Varandas não esclarece se o treinador português vai ou não continuar na próxima temporada: “quando assinámos contrato, fomos claros. Nada se alterou. Fizemos um contrato que seria o justo para ambas as partes, até final do ano, com mais um de opção”. A respeito do que ainda falta jogar e o que considera ser uma boa prestação do Sporting CP, o Presidente do Clube de Alvalade é claro: “Fazer uma boa prestação na Europa, porque é importante para o futuro do Sporting. E na liga, andar com os olhos no 2.º lugar, garantindo no mínimo o 3.º (…) a época do futebol falhou, mas há coisas por ganhar”. Adrien, Olsen, Palhinha e Geraldes Olhando para o futuro, o Presidente do Sporting CP confirma o regresso de palhinha na próxima temporada e deixa em aberto a possibilidade do regresso de Adrien Silva: “o Sporting estará sempre aberto às boas oportunidades. Sempre. É um jogador que eu conheço, como a minha mão. Mas não posso estar aqui a comprometer-me… vai depender muito do que for o mercado”. A respeito de outros jogadores da formação verde e branca, como por exemplo Francisco Geraldes, Frederico Varandas confessa que “adorava que o “chico” vingasse. Depende dele”. No que respeita a Martin Olsen, nome que tem sido apontado aos leões, Frederico Varandas diz apenas que “é um jogador que conhecemos, um bom jogador. É o que posso dizer”.
“Pagámos para segurar aqueles miúdos”
A formação foi outro dos temas em destaque na entrevista ao ´Record”. Nesse aspeto, o Presidente do Sporting CP foi perentório em afirmar que “é uma nova Academia”, garantindo que “investimos muito na Academia, nos recursos humanos. Em recrutamento, rede de transportes, polo universitário… temos um grupo de elite identificado que é trabalhado por este departamento. O Sporting não podia perder mais miúdos. Para eles poderem crescer, já mudámos dois campos relvados e um sintético (…) vamos mudar mais um relvado natural e outro sintético, que estavam podres”. Frederico Varandas assegurou também que “o futuro está garantido” visto que “ao longo deste ano, o Sporting segurou, com contrato de trabalho, os 45 melhores jogadores entre os 14 e os 16 anos. Os 44 melhores entre os 16 e os 18 anos de idade. Hoje temos um Tiago Tomás, um Joelson, um Bruno Tavares, Eduardo Quaresma, Nuno Mendes, Matheus Nunes, Rodrigo Fernandes (…) temos um grupo de elite, de seis ou sete jogadores muito bons”. Sobre estes jogadores, o responsável máximo da estrutura leonina disse ainda que o Sporting CP foi obrigado a pagar para segurar as jóias da coroa: “não estamos aqui só para pagar contas. É verdade que estamos a fazer um trabalho sujo que ninguém quis fazer. Pagámos para segurar aqueles miúdos (…) segurámos, mas não foi pelos meus olhos nem pelos campos de Alcochete”.
“Reduzimos a nossa dívida”
Quanto à situação financeira do Clube, Frederico Varandas revelou que “à data de hoje, o Sporting deve cerca de 118 milhões de euros aos nossos parceiros bancários, mais o valor dos VMOC (40,5 M€). Reduzimos a nossa dívida, em várias vertentes: fornecedores, clubes, jogadores e bancos”. No que se refere à reestruturação financeira, o Presidente do Sporting CP garantiu que a “a primeira fase da reestruturação está feita”, mas exigiu aos bancos que tomem uma posição clara: “nesta segunda os nossos parceiros bancários vão ter de dizer rapidamente o que querem do Sporting. E não vejo três caminhos, só vejo dois. Ou dão abertura para mais negócio/mais financiamento ou então a possibilidade de recomprarmos a dívida e cada um ir à sua vida”. Frederico Varandas afirmou que a segunda parte da reestruturação financeira “vai permitir ao Sporting ser sustentável e preparar-se para o futuro”.


Fotografia de Sporting CP




Clube

Nuno Deus e Miguel Deus fazem história no Premier Padel! Dupla do Sporting em grande

Com triunfo confortável em partida na qual não eram favoritos, irmãos que assinaram com o Clube de Alvalade avançam para os oitavos-de-final da prova

Nuno Deus e Miguel Deus, atletas do Sporting, conquistam vitória dura no Premier Padel e vão disputar oitavos-de-final
Nuno Deus e Miguel Deus, atletas do Sporting, conquistam vitória dura no Premier Padel e vão disputar oitavos-de-final

  |

Icon Comentário0

Nuno Deus e Miguel Deus estão nos oitavos-de-final do Qatar Major Premier Padel. A dupla, oficializada no Sporting em dezembro, bateu os argentinos Leonel Aguirre e Gonzalo Alfonso por 2-0 (7-6 e 6-4) e apurou-se para a próxima fase do torneio que que teve início no passado dia 11 de abril, terminando a 19 do mesmo mês.


No primeiro set, Nuno Deus e Miguel Deus levaram a melhor no tiebreak. Com seis jogos para cada lado, a dupla do Sporting acabou por conquistar 13 pontos na fase decisiva para passar para a frente do marcador, numa partida para a qual não era favorita.


No último set, apesar de reinar novamente o equilíbrio, os irmãos Deus conseguiram fazer o break aos argentinos para consumar o 5-4. Ao serviço para fechar a partida, a dupla do Sporting não vacilou e conquistou um triunfo magistral no Premier Padel, um dos melhores torneios do Mundo da modalidade.


Com presença garantida nos oitavos-de-final da prova - que se disputam na próxima quarta-feira, dia 16 de abril, ainda não tendo hora oficial - os irmãos Deus vão defrontar a equipa composta pelo argentino Leo Augsburger e o espanhol Pablo Cardona. Vale recordar que Leonel Aguirre e Gonzalo Alfonso tinham batido os atletas do Sporting na final do IP Gold Portugal Master, em Paredes, no passado mês de fevereiro.

Nuno Deus e Miguel Deus até começaram melhor na grande final, vendendo os adversários com um 6-3 no primeiro set. No entanto, os sul-americanos acabariam por fazer a reviravolta, com parciais de 6-2 e 6-3, conquistando a vitória no encontro decisivo do torneio. 



Clube

1 milhão! Sporting celebra feito histórico com número chorudo

Verdes e brancos atingiram feito impressionante e fizeram questão de congratular adeptos por ajudarem a alcançar marca redonda no Clube de Alvalade

Sporting atinge marca redonda e importante e parabeniza adeptos pela ajuda numa caminhada de sucesso recente
Sporting atinge marca redonda e importante e parabeniza adeptos pela ajuda numa caminhada de sucesso recente

  |

Icon Comentário0

O Sporting atingiu a marca impressionante de um milhão de seguidores no X (antigo Twitter), consolidando o seu crescimento digital e o impacto junto dos adeptos. Este registo histórico confirma a ascensão do Clube verde e branco nos últimos anos, não só nas modalidades, mas também na forma como se aproxima da sua massa adepta através das redes sociais.


Além do crescimento no X, o Sporting soma já quase três milhões de seguidores no Instagram, onde partilha momentos únicos entre jogadores, bastidores especiais, homenagens, imagens da "Onda Verde" espalhada pelo mundo e histórias que unem ainda mais o Clube aos seus adeptos. O Campeão Nacional continua a reforçar esta ligação próxima com os Sportinguistas, celebrando cada conquista dentro e fora das quatro linhas.


O apoio incansável da massa adepta é visível não só nos estádios e pavilhões, mas também nos milhares de ‘likes’, comentários e partilhas diárias, que transformam cada publicação num verdadeiro mural de apoio e paixão leonina.


Em campo, o Sporting segue firme na luta pelo título. Após a vitória por 1-0 frente ao Santa Clara, com um golo de Geny Catamo aos 50 minutos, a equipa de Rui Borges mantém-se no topo da Liga Portugal Betclic, com 69 pontos, os mesmos que o rival Benfica, mas vantagem no confronto direto e maior diferença de golos. O foco está agora em garantir o bicampeonato e levantar a Taça de Portugal, com o apoio dos adeptos como combustível essencial para a reta final da época.

Os leões celebraram a marca nas redes sociais, neste que é um ano de grandes decisões. O Clube não só soma vitórias dentro de campo como continua a conquistar no universo digital, onde já se assume como uma das maiores potências nacionais.



Clube

Sporting avança com nova renumeração de sócios: processo arranca já este mês

Clucomeça a 21 de abril e prolonga-se até 31 de maio, numa atualização regular que permite reorganizar a base associativa

Sporting vai avançar com a remuneração de sócios já a partir do dia 21 de abril, processo que se estende até 31 de maio
Sporting vai avançar com a remuneração de sócios já a partir do dia 21 de abril, processo que se estende até 31 de maio

  |

Icon Comentário0

O Sporting anunciou esta sexta-feira que vai avançar com o processo de remuneração de sócios, um procedimento que acontece de cinco em cinco anos. A iniciativa terá início no próximo dia 21 de abril e vai se prolongar até 31 de maio, sendo enviada uma versão digital do novo cartão de associado até ao final do processo. O cartão físico será entregue no início da época 2026/27. 


A última renumeração aconteceu em 2020, no âmbito da campanha “Eu Sou – Renumeração 2020”, e permitiu ao Clube recuperar 8.141 sócios, ao mesmo tempo que angariou cerca de dois milhões de euros em quotizações. Um sinal claro da importância deste processo para a vitalidade financeira e institucional do clube.


Em março de 2024, o Sporting contava com 146.292 associados, dos quais 109.110 eram efetivamente pagantes, números que representam um recorde absoluto para o universo leonino. Estes dados mostram o crescimento sustentado da massa adepta sportinguista, num momento em que o clube atravessa uma fase desportiva positiva. A renumeração tem como objetivo atualizar a base de dados dos sócios e refletir a realidade atual do clube, tendo impacto direto, por exemplo na ordem numérica atribuída a cada associado. Este processo também contribui para a organização de futuras eleições e assembleias gerais. 


O Sporting apela à participação de todos os sócios no processo, reforçando o papel de cada um na vida do clube. Com mais de 146 mil associados registados, os leões reforçam a sua posição como uma das maiores instituições desportivas de Portugal. 

A equipa liderada por Rui Borges vê-se no segundo lugar da tabela classificativa, apenas a dois pontos do seu eterno rival. Com o apoio crescente e sentido dos adeptos nas últimas temporadas, o Sporting prepara-se para os próximos encontros e acredita na conquista do bicampeonato. É de recordar que o apoio dos adeptos tem sido cada vez mais notório nas últimas temporadas. O avançado sueco de 26 anos, Viktor Gyokeres, é a peça-chave da equipa liderada por Rui Borges, e tem vários clubes europeus interessados. O mais certo é que saia este verão de Alvalade. 



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


Já há data para funeral de Aurélio Pereira; Lenda do Sporting faleceu aos 77 anos
Clube

Já há data para funeral de Aurélio Pereira; Lenda do Sporting faleceu aos 77 anos

 

Icon Comentário0
Sporting manifesta nota de pesar pela morte de Pedro Batalha Ribeiro
Clube

Sporting manifesta nota de pesar pela morte de Pedro Batalha Ribeiro

 

Icon Comentário0
Sporting despede-se de Aurélio Pereira e fala no enorme legado deixado pelo 'Senhor Formação'
Clube

Sporting despede-se de Aurélio Pereira e fala no enorme legado deixado pelo 'Senhor Formação'

 

Icon Comentário0