Corner Left

Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

“A VITÓRIA ASSENTA-NOS MUITO BEM”

Treinador afirmou que o segredo para a reviravolta foi a calma

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

  |

Icon Comentário0

A passagem às meias-finais da Allianz Cup deixou Silas satisfeito. O treinador leonino elogiou o trabalho dos seus jogadores, na segunda parte.


“Acho que foi um Sporting CP com duas caras. Uma das nossas caras, que ainda temos, é um Sporting muito apressado. Foi a que tivemos na primeira parte. Demasiada pressa, mas o caminho não era ter pressa, era ir passo a passo. Os jogadores sabem o que quero dizer com isto. Quisemos ir com muita pressa e cometemos erros que nos custaram dois golos. Depois, há a expulsão. Uma má expulsão, mas pode acontecer. Todos nós erramos e quando se está num jogo destes, tem de se ter mais calma e discernimento a analisar os lances. A expulsão não é justa, mas o árbitro também falha. Fizemos uma grande segunda parte. Com menos um jogador, mas sempre à procura do golo. Já na primeira parte tivemos duas ocasiões e, depois do empate, mostrámos um grande coração, uma atitude competitiva muito forte, uma ambição muito grande e a vontade de estar na final a quatro e defender um título que é deles. Acho que isso se sobrepôs ao facto de termos menos um jogador. A vitória assenta-nos muito bem porque na segunda parte fomos muito fortes. Na segunda parte muito melhor do que na primeira, curiosamente com menos um jogador. Foi uma segunda parte de leão, com muita força, coragem, garra, ambição e golos de grande qualidade. O segredo? Foi não termos muita pressa de fazer golo. Fazer constantemente passes de 30 ou 40 metros, em vez de passes de cinco, 10 metros, passes seguros que nos permitissem chegar à frente. Era o que devíamos ter feito na primeira parte. Naturalmente que o triunfo significa a união que têm entre eles”, disse o técnico leonino.



Futebol

João Pereira quer mudança drástica no Sporting e já começou

Em busca de atingir bons resultados, o mister dos verdes e branco integrou na turma leonina uma peça-chave que considera fazer toda a diferença

João Pereira procura reestabelecer imagem de marca do Sporting
João Pereira procura reestabelecer imagem de marca do Sporting

  |

Icon Comentário0

João Pereira já assumiu o comando técnico da equipa principal do Sporting, mas não veio sozinho. Uma das novas caras presente nos verdes e brancos é José Caldeira, que ficará encarregue por um dos departamentos que era tratado Ruben Amorim e os seus braços-direitos: Bolas paradas. O momento de jogo em questão tornou-se numa imagem de marca, que remetia à competência da equipa leonina. No entanto, parece que os leões têm vindo a perder eficácia nesse aspeto.


Em 2024/25, o Sporting regista quatro golos na sequência de bolas paradas em situação de cantos e livres, apontando para um total de 56 que foram marcados na presente época. Feitas as contas, resulta num aproveitamento de cerca de 7,14% destas situações.


Em termos de números, os respetivos registos remetem a jogos contra o Porto, Nacional e Braga. Comparando com a equipa B, orientada no início da temporada por João Pereira, conta-se que conseguiram marcar apenas um golo de bola parada, ao longos dos 21 jogos disputados na Liga 3 e UEFA Youth League.


Agora, José Caldeira surge neste campo para reverter a situação. O técnico, de 30 anos, terá em conta os conselhos dados pela antiga equipa técnica, com a qual houve várias vezes troca de ideias que foram uma mais valia. Recorde-se que o Sporting, com Ruben Amorim, chegou a ser considerado a quinta equipa com melhor aproveitamento nas ligas europeias em 2023/24.

Vale frisar que até o atual mister do Manchester United chegou a confessar no passado um dos motivos da perda de aproveitamento: "Jogadores altos como o Seba, o Palhinha, também o Paulinho têm esse impacto, fazem diferença. Os golos do Coates de canto são fruto do trabalho dos jogadores. É mais um momento do jogo que é bem trabalhado. É mérito de todos", relembrando a perda desses jogadores para outras ligas.



Futebol

Sem descanso! Sporting em destaque no Brasil - Uruguai

Elemento leonino jogou de início na partida da qualificação para o Mundial 2026, que contou com mais caras conhecidas do Clube de Alvalade

Marcelo Bielsa lançou Maxi Araújo, do Sporting, no Brasil - Uruguai
Marcelo Bielsa lançou Maxi Araújo, do Sporting, no Brasil - Uruguai

  |

Icon Comentário0

O Brasil recebeu, na madrugada de 19 para 20 de novembro, o Uruguai, em Salvador. O jogo, a contar para a qualificação sul americana para o Mundial 2026, terminou num empate (1-1) – na ficha de jogo estavam várias conhecidas dos adeptos do Sporting.


Do lado uruguaio, o treinador Marcelo Bielsa foi fiel às suas escolhas habituais, e começou o jogo com Maxi Araújo a titular e Franco Israel no banco de suplentes. O antigo jogador do Sporting, Manuel Ugarte, também entrou nas escolhas. Do lado do Brasil, Raphinha, também antigo jogador dos leões, fez parte do onze inicial.


Em relação ao jogo, a primeira parte foi equilibrada, e apesar de algum ascendente brasileiro, chegou ao intervalo com 0 – 0 no marcador. Na segunda parte, até foram os uruguaios a começar melhor: Fede Valverde inaugurou o marcador com assistência de... Maxi Araújo, à passagem do minuto 55. Apenas sete minutos depois, aos 62, o Brasil empatou por Gerson e deixou o resultado – que ficaria inalterado até ao fim – em 1 – 1.


Maxi sairia de campo aos 81 minutos, num jogo que deixou o Uruguai em segundo lugar na classificação da qualificação sul americana para o Mundial 2026. A equipa de Maxi e Franco segue agora com 20 pontos em 12 jogos, menos cinco que a primeira classificada Argentina. O Brasil está em quinto lugar, com 18 pontos nos mesmos 12 jogos. Na próxima jornada, o Uruguai joga exatamente contra a Argentina, enquanto que o Brasil vai receber a Colômbia (quarta classificada na competição).

Os onzes titulares para o jogo foram os seguintes: do lado do Brasil, Dorival Junior fez alinhar Ederson; Danilo, Marquinhos, Gabriel e Abner; Gerson, Bruno Guimarães; Savinho, Raphinha e Vinícius; Igor Jesus; Já Marcelo Bielsa escolheu os seguintes elementos: Rochet; Gustavo Varela, José Giménez, Matías Olivera e Saracchi; Fede Valverde, Ugarte e Bentancur; Maxi Araújo, Pellistri e Darwin Núñez. 



Futebol

Craque com 41 jogos pelo Sporting está 'fechado' na La Liga

Com o mercado de transferências de inverno a aproximar-se, jogador acarinhado pelos adeptos leoninos acaba por ter o futuro definido

Barcelona, da La Liga, não pensa vender Raphinha, ex Sporting, neste defeso
Barcelona, da La Liga, não pensa vender Raphinha, ex Sporting, neste defeso

  |

Icon Comentário0

O Barcelona não coloca em cima da mesa a possibilidade de vender Raphinha, antigo jogador do Sporting. Apesar de os culés terem pensado encaixar alguma verba com o internacional brasileiro no último verão, o panorama mudou e o atacante é visto como uma peça-chave do plantel.


Segundo avança Ekrem Konur, especialista do mercado de transferências, apesar do declarado interesse de emblemas como o Arsenal, a equipa blaugrana já deixou de parte a possibilidade de venderem o jogador que, por esta altura, até é o capitão de equipa.


De resto, o jornalista turco afirma, ainda, que também as condições financeiras do Barcelona acabam por 'trancar' Raphinha no clube, uma vez que os catalães não têm capacidade de ir à procura de uma opção ao jogador que, até ao momento, está a ser um dos principais destaques da temporada.


Raphinha transferiu-se para a Cidade Condal proveniente do Leeds United, por uma quantia a rondar os 58 milhões de euros. O atleta, que chegou a Alvalade, contratado ao Vitória de Guimarães, na época 2018/2019. Pelo Sporting, o extremo fez 41 jogos, onde marcou por nove vezes e assistiu por duas, conquistando uma Taça de Portugal e uma Taça da Liga.

Na temporada 23/24, Raphinha - avaliado em 60 milhões de euros - foi aposta em 37 partidas, somando 10 golos e 11 assistências. É de recordar que o avançado brasileiro tem contrato até 2027 e uma cláusula de rescisão definida nos 400 milhões de euros. Em 2024/25, o jogador leva 12 golos e oito assistências em 17 duelos pelo Barcelona.


Confira a publicação:



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


Dias Ferreira acusa Martínez: "Perseguição aos jogadores do Sporting"
Futebol

Dias Ferreira acusa Martínez: "Perseguição aos jogadores do Sporting"

 

Icon Comentário0
Pronto para voltar ao Sporting, Gyokeres avisa: "Estou com fome"
Futebol

Pronto para voltar ao Sporting, Gyokeres avisa: "Estou com fome"

 

Icon Comentário0
Dupla do Sporting é poupada antes do regresso e João Pereira agradece
Futebol

Dupla do Sporting é poupada antes do regresso e João Pereira agradece

 

Icon Comentário0