
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
O Palmeiras de Abel Ferreira continua numa autêntica maré de azar: esta quinta-feira, dia 1 de agosto, o emblema brasileiro perdeu diante do Flamengo, no Maracanã, por 2-0. Em partida a contar para a primeira mão dos oitavos de final da Taça do Brasil, os golos foram apontados por Pedro (57’) e Luiz Araújo (73’). Vale destacar que o Verdão do timoneiro português, que passou pelo Sporting, joga o encontro da segunda mão em casa, no Allianz Parque, daqui a uma semana.
Recorde-se que no passado dia 28 de julho, o Palmeiras sofreu a segunda derrota frente ao Vitória, pelo mesmo resultado, 2-0. Perante o resultado que deixou tudo e todos de boca aberta, o treinador luso teceu duras críticas à arbitragem: “No primeiro golo perdemos um duelo em superioridade. Infelizmente, os remates que fizemos não deram em golo. O adversário fez dois e marcou. A eficácia vale muito no futebol. Não sei porque o árbitro não deu falta no segundo golo”, começou por dizer.
"Houve uma cotovelada clara na cara do Flaco. É gritante isso, assim como é gritante o fraco desempenho e rendimento da nossa equipa", criticou o ex-Sporting, que não hesitou em 'chutar para canto' os resultados menos positivos da equipa, que ocupa o terceiro lugar do Brasileirão.
"Todas as equipas têm bons e maus momentos. Nenhum deles perdura. Resta-nos trabalhar, ver realmente os jogadores que querem, que têm vontade e nos podem dar vitórias. Acontece com todas as equipas, entrámos numa fase má, aguentar, assumir e agora recuperar os nossos jogadores", atirou.
Abel Ferreira jogou com a Listada verde e branca entre 2005 e 2011. Enquanto treinador, esteve ao serviço do Clube de Alvalade entre 2012 e 2014, liderando os juniores (onde foi campeão) e a equipa B do Sporting. O técnico português que está no comando do Palmeiras desde 2020, conquistou as duas últimas edições do Brasileirão (2022 e 2023), duas Taças Libertadores (2020 e 2021), além de uma Supertaça sul-americana (2022), uma Taça do Brasil (2020), uma Supertaça brasileira (2023) e dois campeonatos paulistas (2022 e 2023).
Atleta que não deixou saudades à massa associativa do emblema verde e branco não escondeu amor pela equipa que representa
|
Rafael Leão confessou o seu amor pelo Milan. O antigo jogador do Sporting - que recentemente tem estado associado ao Bayern Munique - respondeu categoricamente a uma pergunta de um fã e não deixou nenhumas dúvidas sobre o seu sentimento pelo emblema rossoneri.
Rafael Leão: "O Milan é um dos meus clubes dos sonho"
Através da sua conta oficial de Tiktok, o extremo internacional português foi questionado por um adepto sobre qual seria o clube dos seus sonhos. O natural de Almada não alimentou rumores da sua possível saída do emblema da Serie A e respondeu: “Clube dos meus sonhos? Já jogo num. O Milan é um dos clubes dos meus sonho”.
Neste mercado de verão, são várias as notícias que associam Rafael Leão a uma eventual mudança para Bayern Munique ou Barcelona, o que seria vantajoso para os cofres dos leões. Graças ao Mecanismo de Solidariedade da FIFA, o Sporting tem direito a 3,25% do valor total de uma futura transferência pelo atleta.
Vale a pena recordar que, os adeptos do Clube de Alvalade não detém as melhores memórias de um dos maiores produtos da sua formação. Após as invasões à Academia de Alcochete, o extremo foi um dos primeiros jogadores a rescindir contrato com os leões, apesar de não ser um dos visados do ataque.
Na temporada de 2024/25, a sexta ao serviço do Milan, Rafael Leão - avaliado em 70 milhões de euros - realizou um total de 50 jogos pelo conjunto rossonero. Ao longo dos 3.500 minutos disputados, o ex-Sporting apontou 12 golos e fez ainda 11 assistências.
Jogador destacou a facilidade em trabalhar com o técnico leonino, deixou promessas para a próxima época e reconheceu a qualidade dos novos colegas
|
Alisson Santos foi oficializado ontem, dia 2 de julho, pelo Clube de Alvalade, e já fala à leão. Contratado ao Vitória da Bahia, o extremo assinou um vínculo válido com os leões até 2030, tendo sido colocada uma cláusula de rescisão de 80 milhões de euros no jovem. O brasileiro custou 2,1 milhões de euros aos cofres do Sporting, sendo que o emblema da Bahia garantiu ainda o direito a 10% de uma futura venda do jogador de 22 anos.
Alisson Santos: "O meu objetivo é ser mais um para ajudar a equipa"
“O meu objetivo é ser mais um para ajudar a equipa. Já percebi que temos um grupo muito forte e unido e a minha prioridade, de momento, é trabalhar bem na pré-época e procurar a melhor versão de mim mesmo. Esse é o meu foco”, começou por dizer o atacante, em declarações ao jornal A Bola.
Após abordar os seus objetivos de leão ao peito, Alisson Santos falou das vantagens em ter começado a treinar com o Sporting logo a partir do final de março, sem se esquecer da relação que tem com Rui Borges: “Já me sinto adaptado. Foi um período importante porque já conheço toda a gente”.
Alisson Santos: "Temos muitos jogadores de um nível alto, com imensa qualidade"
“Ele pede-me para ser igual a mim mesmo. Passa-me confiança para fazer o meu melhor e estou desejoso de começar esta época. Temos muitos jogadores de um nível alto, com imensa qualidade, o que é normal numa equipa como o Sporting e quero aprender com todos e melhorar a cada dia que passa”, concluiu o extremo, sem esconder o entusiasmo por este novo desafio.
Recorde-se que Alisson Santos representou o União de Leiria na época passada, num empréstimo que teve início no final de agosto de 2024 e terminou em março deste ano. O jovem extremo tem um valor de mercado de 1,5 milhões de euros e, na passada época, registou 18 jogos com a camisola do emblema de Leiria: 16 na Liga Portugal 2 e dois na Taça de Portugal. No total disputou 1089 minutos, tendo marcado seis golos.
Após apurado o balanço da temporada 204/25, comportamento nas bancadas alguns apoiantes do Clube de Alvalade são os mais dispendiosos
|
O Sporting tem os adeptos que causam maior prejuízo ao seu clube, na Liga Portugal. Depois de apurado o balanço de todos os custos, a direção de Frederico Varandas foi obrigada a desembolsar um valor superior ao dos outros emblemas, em multas. Com um exemplo disso, existe o caso do comportamento de alguns Sportinguistas em Rio Maior, no jogo contra o Casa Pia.
Segundo informações avançadas pelo jornal Record, o Clube de Alvalade foi forçado a pagar 283.359 mil euros em sanções pelo comportamento da sua massa adepta, na temporada 2024/25. No conjunto de todas as equipas, o valor de multas chega à casa dos 1.040.678 milhões de euros.
De acordo com os dados apresentados pela Autoridade para a Prevenção e Combate à Violência no Desporto (APCVD), cerca de 63% das multas são por via de utilização de pirotecnia nas bancadas. Como motivos com menor representatividade, mas não menos importantes, existem os casos de arremesso de objetos, comportamento incorreto, agressões, invasões de campo e distúrbios coletivos.
A completar o pódio dos clubes com adeptos que oferecem o maior prejuízo estão Benfica e Porto. O rival de Lisboa foi forçado a desembolsar 269.541 mil euros pelo comportamento da massa associativa encarnada, enquanto os azuis e brancos tiveram de pagar um valor muito mais reduzido, na casa dos 127.809m.
Um dos caso mais caricatos de multas ao Sporting, foi na partida contra o Casa Pia, no Estádio de Rio Maior. Na sequência da vitória verde e branca por 3-1, a direção de Frederico Varandas foi multada, numa primeira instância, com 4.460 mil euros. Cerca de um mês e meio mais tarde, chegou nova sanção para os lados de Alvalade, desta vez a rondar os 2m.