Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
SeguirClube
|
0Esta quarta-feira, dia 5 de agosto, foi enviada uma carta aberta à Administração da Sporting SAD, por alguns acionistas leoninos, como João Silva, Afonso Pinto Coelho, Luís Pires, Nuno Arroz, entre outros; definindo-se como um grupo “que se encontra perplexo face à gestão deste Conselho de Administração”. A carta é não só endereçada a Frederico Varandas, Presidente do Sporting CP, mas também a André Bernardo, Francisco Zenha, João Sampaio e Nuno Correia da Silva. Abaixo, pode ler a carta completa:
Carta aberta de accionistas à Administração da Sporting, SAD Exmos Senhores, Frederico Varandas/André Bernardo/Francisco Zenha/João Sampaio/Nuno Correia da Silva Queiram em primeiro lugar aceitar os nossos cordiais cumprimentos. Somos um grupo de acionistas que se encontra perplexo face à gestão deste Conselho de Administração. Desta forma, temos em termos da vertente desportiva: - Sporting termina em 4º e fica de fora do pódio pela primeira vez nos últimos 7 anos - 17 derrotas na época (em 48 jogos) são um recorde absoluto em 114 anos - Goleada (5-0) sofrida na Supertaça frente ao nosso maior rival - Queda na 3ª eliminatória da Taça de Portugal, contra o Alverca do terceiro escalão do futebol português - Pela terceira vez na história (1988/89, 1993/94 2 2019/20), o Sporting perde os 4 clássicos num campeonato frente aos outros 2 grandes do futebol português - Enfraquecimento da capacidade competitiva da equipa de futebol sénior masculina, conforme é demonstrado pelos resultados desportivos alcançados Em termos da dimensão económico-financeira: - Acordo relativo ao jogador Daniel Podence por apenas 7 Milhões de euros, valor muito abaixo do seu valor de mercado - Transferência do jogador Bas Dost por apenas 7 Milhões de euros, com pagamento ainda de comissão de intermediação de 0,7 Milhões, deixando o plantel durante quase meia época reduzido a apenas uma opção para a posição de ponta-de-lança - Passivo a 31/03/2020 em 303,956 Milhões de Euros - Agravamento do défice operacional dos resultados operacionais sem transação de jogadores pelo segundo exercício económico consecutivo (período homologo de 9 meses) - Degradação dos resultados financeiros pelo segundo exercício económico consecutivo (período homologo de 9 meses) - Mudança de treinador três vezes durante a época 2019/2020, sendo que o treinador atual foi contratado por um valor acima de 10 Milhões de euros Aproveitamos para manifestar a nossa insatisfação face aos 2 milhões de euros pagos ao Wolverhampton para alegadamente aceder ao mercado chinês, sem resultados visíveis, exceto a estadia do jogador Wang em Portugal durante aproximadamente meia época, sem que tenha realizado um ano por qualquer equipa que representa a sociedade Mais, manifestamos também a nossa insatisfação relativamente à operação de titularização de crédito de 65 Milhões de euros feita pela sociedade, a qual aumentou muito o seu endividamento e juros a pagar, mediante taxa de juro média que continua sem ser relevada. Manifestamos também a nossa perplexidade face à taxa de intermediação financeira paga pela sociedade. Face ao cenário descrito, solicitamos respeitosamente que V.Exas se demitam da Administração da sociedade. Aguardamos com urgência, a resposta de V.Exas que esperemos que vá de encontro as nossas preocupações. Tornaremos pública esta missiva. Lisboa, 5 de Agosto de 2020 Com os melhores cumprimentos, João Silva/Afonso Pinto Coelho/Luís Pires/Nuno Arroz"
Fotografia de Sapo Desporto.
Declarações do Presidente do Clube de Alvalade têm como diretos destinatários os mais altos responsáveis de Benfica e Porto
|
0No documentário divulgado pelo Sporting sobre a conquista do título de campeão nacional na época 2023/24 - e onde Rúben Amorim também é protagonista - , Frederico Varandas defende que o sucesso dos leões é a prova do fim da bipolarização do futebol português, deixando um claro ‘recado’ a Rui Costa, do Benfica, e André Villas-Boas, do Porto.
“Conquista deste título vai ficar sempre marcada como uma época brilhante do Sporting. Mérito do nosso treinador, mérito dos nossos jogadores, obviamente sempre suportados por uma estrutura fantástica do ponto de vista humano e técnico. A começar pelo diretor desportivo, unidade de performace, direção clínica, comunicação, gabinete de apoio… Uma estrutura fantástica, com um grupo fantástico, com uma equipa técnica fantástica”, começou por afirmar Frederico Varandas.
“Recorde de golos marcados, recorde do número de vitórias, recorde de pontuação. Há 70 anos que não se via uma época com estes registos. Felizmente, o Sporting conseguiu, após 70 anos, fazer algo deste género”, acrescentou o Presidente do Clube de Alvalade.
“[Jogo com o Benfica] Ao minuto 93, vencíamos por 1-0. Nesse momento, estávamos com seis pontos de avanço sobre o nosso rival e terminamos o jogo com uma derrota por 2-1 e saímos do estádio em segundo lugar. A partir daí, em todos os jogos que jogámos até final da temporada, sei que esse jogo esteve presente na cabeça do nosso treinador e dos nossos jogadores. Nunca mais deram nada de borla até ao final da época”, lembrou Frederico Varandas.
“Este título é diferente do de há três anos, sobretudo porque é a confirmação de que o Sporting está de volta. É a confirmação do fim da bipolarização [Benfica e Porto] do futebol português. É a prova de que o Sporting está de volta, está forte, está ambicioso. We are back”, finalizou Frederico Varandas.
Confira as declarações de Frederico Varandas sobre a conquista do título do Sporting em 2023/24:
Emblema verde e branco apresentou um resultado líquido positivo pelo terceiro ano de forma consecutiva, cenário inédito em Alvalade
|
0A SAD do Sporting fechou a temporada 2023/2024 com um resultado líquido de 12,1 milhões de euros. Além disso foram reforçados os capitais próprios positivos (fixados nos 21 milhões), sendo este um resultado histórico para o Clube de Alvalade, pois foi a primeira vez em que os leões apresentaram contas positivas em três exercícios consecutivos.
"Pela primeira vez em mais de 20 anos, a auditora responsável pela certificação legal das contas e relatório de auditoria removeu do seu parecer a incerteza material relacionada com a continuidade da Sporting SAD", salienta o presidente Frederico Varandas na mensagem que abre o documento.
Olhando para alguns dos pontos relativos ao relatório e contas, nota para alguns que fizeram sorrir a Direção verde e branca. O volume de negócios da sociedade foi de 246,7 milhões de euros, o maior de sempre, mesmo sem participação na Liga dos Campeões.
O rendimento com transação de jogadores foi de 143,5 milhões de euros, sendo que os leões gastaram 65,9 milhões de euros no reforço do plantel, verba que subiu para 72,6 na presente temporada. Em termos de vendas, o Sporting fez 129,9 milhões em 2023/24 e no presente mercado de verão, já contabilizado em 2024/25, 41,9 milhões de euros.
A SAD aumentou o ativo em 56,5 milhões de euros, para um valor de 374,4 milhões de euros, registando capitais próprios positivos de 21 milhões de euros. O passivo aumentou 44,4 milhões. Em termos de merchandising, os leões tiveram um volume de negócios recorde de 15,2 milhões de euros, o valor mais alto de sempre. O valor de bilheteira ascendeu a 20,1 milhões.