Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

ACORDOS SECRETOS ENTRE BENFICA E AVES

Segundo o jornal Público revela este sábado, encarnados e avenses têm “negócios duvidosos, contratos com adendas leoninas, relações de subalternidade”, sempre altamente favoráveis ao SL Benfica

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

06 Jun 2020 | 11:12 |

Icon Comentário0

Segundo revela o jornal Público na edição deste sábado, 6 de junho, encarnados e avenses, para lá de terem acordado “contratos de transferência de jogadores, vantajosos para os encarnados”, têm “uma conta corrente oficiosa, tendo o CD Aves chegado a dever 2 milhões de euros em direitos económicos de passes de jogadores. A conta corrente entre as duas SAD ainda se mantém, agora com um saldo desfavorável para os avenses de 786,5 mil euros”. A relação entre o SL Benfica e o CD Aves pode incorrer numa violação dos regulamentos da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) e da própria FIFA.


O Público relata que a relação entre o SL Benfica e o CD Aves sempre foi boa, mas, desde que os chineses da Galaxy Believers compraram 90% da SAD e Luís Duque se tornou conselheiro importante do Clube da Vila das Aves, os laços ficaram ainda mais estreitos.


Suspeitas quanto a Luquinhas


Luquinhas, Carlos Ponck, Hamdou, Derley, Ricardo Mangas, Bruno Lourenço, André Ferreira, Salvador Agra, Cristian Arango e Mato Milos foram alguns dos jogadores que atuaram no CD Aves cedidos pelo SL Benfica, seja a título definitivo ou por empréstimo. Contudo, o caso de Luquinhas merece particular atenção do Público.

O brasileiro, atualmente no Legia Warszawa, foi contratado pelo SL Benfica ao Vilafranquense a 28 de junho de 2017, tendo assinado um contrato com os encarnados até 2021. Contudo, apenas após um mês desse negócio, o clube da cidade de Lisboa cedeu os direitos desportivos do atleta ao CD Aves, a título definitivo e livre de quaisquer ónus e encargos. Os encarnados ficaram ainda com 50% de uma futura transferência.


No entanto, o SL Benfica colocou ainda no contrato a chamada cláusula anti rivais, ou seja, caso Luquinhas fosse negociado com Sporting CP ou FC Porto, o CD Aves, para lá dos 50% que teria de pagar aos encarnados, teria de pagar 5 milhões ao SL Benfica. O eterno rival dos leões tinha também direito de preferência sobre Luquinhas. Caso o CD Aves não cumprisse esta adenda, teria de pagar mais 5 milhões de euros ao SL Benfica.

Todavia, os encarnados foram ainda mais longe e reservaram-se no direito de, até 31 de maio de 2021, puderem readquiri a totalidade do passe do jogador por apenas 100 mil euros. Nessa mesma cláusula, ficou ainda acordado que o jogador estava obrigado a assinar um contrato com o SL Benfica válido por quatro temporadas e que a remuneração seria a mesma que o CD Aves pagava ao jogador, ou seja, 36 mil euros.

Ora, de acordo com os especialistas ouvidos pelo Público, todas estas cláusulas são, no mínimo, duvidosas e podem incorrer numa clara violação dos regulamentos da LPFP, da FIFA e da própria lei portuguesa.

Em 2019, Luquinhas acabou por se transferir para o Legia Warszawa, que pagou 450 mil euros por metade do passe, tendo esse mesmo valor sido cedido ao SL Benfica visto que a dívida dos avenses aos encarnados continuava a crescer. Quanto ao negócio com os polacos, o SL Benfica continuou a ficar com 50% de uma futura transferência. Porém, as restantes cláusulas deixaram de ter efeito.

Por fim, o Público avança que este tipo de operações terão estado na origem da operação policial Mala Ciao. Segundo o jornal, quando, a 25 de junho de 2018, a Polícia Judiciaria realizou buscas nas SADs do SL Benfica, CD Aves, Vitória FC e Paços de Ferreira, o objetivo seria recolher provas que comprovassem a violação do regulamento de competições da LPFP. Assim, o Ministério Público “acredita na existência de um esquema criminoso, liderado pelo Benfica e tendo como principal aliado o CD Aves”.


Futebol

Matheus Reis destaca importância da Allianz Cup para o Sporting: "Há jogadores..."

Brasileiro foi o porta-voz escolhido pelos leões para realizar a antevisão à partida diante do Vitória de Guimarães, válida para a meia-final da prova

Matheus Reis fez a antevisão ao Sporting - Vitória de Guimarães, garantindo que os leões vão com tudo para a Allianz Cup
Matheus Reis fez a antevisão ao Sporting - Vitória de Guimarães, garantindo que os leões vão com tudo para a Allianz Cup

05 Jan 2026 | 07:36 |

Icon Comentário0

Matheus Reis foi o porta-voz escolhido pelo Sporting para realizar a antevisão à partida relativa à meia-final da Allianz Cup, frente ao Vitória de Guimarães, marcada para a próxima terça-feira, 6 de janeiro. O brasileiro garantiu que o recente triunfo (4-1) diante da mesma equipa já foi esquecido.


Matheus Reis: "Sabemos que vai ser um jogo completamente diferente"


"Enfrentámos o V. Guimarães há pouco tempo, mas sabemos que vai ser um jogo completamente diferente. É uma meia-final, decisiva, e estaremos preparados para voltar a chegar à final”, começou por diferente o 'camisola 2' dos verdes e brancos à Liga TV, garantindo ainda que o objetivo do Sporting passa por conquistar o troféu


Matheus Reis: "Vamos estar muito preparados"

"Todos queremos jogar estes jogos. Somos uma equipa que está habituada a lutar por títulos e a disputar grandes jogos. Vamos estar muito preparados", vincou Matheus Reis, que deverá voltar a ser titular na equipa de Rui Borges para este encontro.


"Vamos fazer tudo para ir em busca de mais um título. Nós estamos acostumados a disputar títulos e todos queremos disputar estes jogos", acrescentou ainda, antes de destacar a importância para o Sporting de conquistar o título de 'campeão de inverno': "Há jogadores novos que chegaram e não têm títulos por isso será importante ganhar mais motivação para o resto da temporada".

O emblema verde e branco volta a entrar em campo na próxima terça-feira, dia 6 de janeiro, frente ao Vitória de Guimarães. O encontro, a contar para a meia-final da Taça da Liga, diante da turma liderada por Luís Pinto, jogar-se-á às 20h00, no Estádio Dr. Magalhães Pessoa, em Leiria.


Futebol

Rui Borges espera por surpresa antes do Sporting - Vitória de Guimarães

Treinador do Clube de Alvalade orienta o último treino antes da meia-final da Taça da Liga nesta segunda-feira, 5 de janeiro, com novidades à vista

Zeno Debast é esperado por Rui Borges no último treino antes do Sporting - Vitória de Guimarães para a meia-final da Taça da Liga
Zeno Debast é esperado por Rui Borges no último treino antes do Sporting - Vitória de Guimarães para a meia-final da Taça da Liga

05 Jan 2026 | 07:20 |

Icon Comentário0

Zeno Debast é a principal novidade esperada no treino do Sporting desta segunda-feira, dia 5 de janeiro, antes do embate frente ao Vitória de Guimarães, para a meia-final da Taça da Liga. Depois de cerca de dois meses e meio de lesão, o internacional belga deverá regressar às opções de Rui Borges.


Os verdes e brancos realizam a derradeira sessão de trabalhos pelas 10h30, com 15 minutos abertos à comunicação social, sendo que o jornal Record avança que o central de 22 anos está totalmente recuperado do problema ligamentar no joelho esquerdo que contraiu diante do Marselha, a 22 de outubro.


A recuperação de Debast chega numa fase em que o Sporting enfrenta muitas ausências no plantel, com vários lesionados e jogadores fora por compromissos internacionais. Rui Borges tinha apenas Eduardo Quaresma como único central disponível.


Nesta altura, os leões têm vários jogadores indisponíveis. Gonçalo Inácio, expulso de forma polémica frente ao Gil Vicente, está suspenso, numa altura em que há seis jogadores com problemas físicos (Pedro Gonçalves, Geovany Quenda, Daniel Bragança, Nuno Santos, Ricardo Mangas e Salvador Blopa), além de Geny Catamo e Ousmane Diomande que se encontram ao serviço das respetivas seleções na CAN.

Nesta temporada desportiva, Zeno Debast - avaliado em 30 milhões de euros - soma 13 partidas oficiais com a camisola do Sporting. O internacional belga regista, até ao momento, 855 minutos de jogo, mas ainda sem qualquer golo ou assistência na conta pessoal.



Futebol

Sporting revela detalhes da chegada de Luis Guilherme: Confira os valores

Jogador de 19 anos, que chega oriundo do West Ham, foi a primeira contratação dos verdes e brancos no mercado de inverno

O Sporting formalizou a contratação de Luis Guilherme ao West Ham junto da CMVM, revelando todos os pormenores da chegada do jogador
O Sporting formalizou a contratação de Luis Guilherme ao West Ham junto da CMVM, revelando todos os pormenores da chegada do jogador

05 Jan 2026 | 07:03 |

Icon Comentário0

O Sporting formalizou junto da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), no último domingo, dia 4 de janeiro, a compra do passe de Luis Guilherme ao West Ham por 14 milhões de euros, montante que pode subir até aos 17M, mediante objetivos a serem cumpridos pelo jogador em Alvalade.


Além disso, os verdes e brancos ainda informaram que o emblema da Premier League terá direito a 15% de uma futura transferência do extremo brasileiro de 19 anos, que já deu as primeiras declarações enquanto jogador do Sporting.


No documento enviado à CMVM, é ainda explicado que tanto Sporting como West Ham vão dividir o valor do mecanismo de solidariedade devido a clubes terceiros. De resto, tal como anunciado pelos leões na sua apresentação, o vínculo é válido até junho de 2030 com uma cláusula de 80M.


Confira o comunicado em questão:

"A SPORTING CLUBE DE PORTUGAL – FUTEBOL, SAD (adiante Sporting SAD) vem, nos termos e para efeitos do cumprimento da obrigação de informação que decorre do disposto no artigo 17.º do Regulamento (UE) n.º 596/2014, do Parlamento Europeu e do Conselho, de 16 de Abril, prestar a seguinte informação ao mercado:


A Sporting SAD chegou a acordo com o West Ham United Football Club Limited (adiante designado West Ham), com relação à aquisição, a título definitivo, dos direitos desportivos do jogador Luis Guilherme Lira dos Santos (adiante designado “Jogador”), pelo montante total fixo de 14.000.000,00 (catorze milhões de euros), ao qual poderá acrescer um montante total condicional de até €3.000.000,00 (três milhões de euros), mediante a verificação de determinados objectivos relacionados com a performance desportiva do Jogador e da Sporting SAD, tendo o West Ham garantido o direito a receber o montante correspondente a 15 % da mais-valia de uma eventual futura transferência do Jogador.

Mais se informa que o valor do mecanismo de solidariedade devido a clubes terceiros será suportado pela Sporting SAD e pelo West Ham em partes iguais.

Informa-se, ainda, que foi celebrado entre a Sporting SAD e o Jogador um contrato de trabalho desportivo válido até 30 de Junho de 2030, prevendo uma cláusula de rescisão no valor de € 80.000.000,00 (oitenta milhões de euros)".


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Sporting sobe a parada para fechar contratação de Souleymane Faye
Futebol

Sporting sobe a parada para fechar contratação de Souleymane Faye

05 Jan 2026 | 06:47

Icon Comentário0
Oficial! Sporting anuncia Luis Guilherme e cláusula dá que falar
Futebol

Oficial! Sporting anuncia Luis Guilherme e cláusula dá que falar

05 Jan 2026 | 06:27

Icon Comentário0
Exclusivo Leonino - Sporting deixa aviso aos interessados em Luis Suárez
Futebol

Exclusivo Leonino - Sporting deixa aviso aos interessados em Luis Suárez

04 Jan 2026 | 17:50

Icon Comentário0