
Futebol
Futebol na TV (28 de maio): Chelsea - Bétis por título europeu e ex Sporting luta na Libertadores
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Segundo revela o jornal Público na edição deste sábado, 6 de junho, encarnados e avenses, para lá de terem acordado “contratos de transferência de jogadores, vantajosos para os encarnados”, têm “uma conta corrente oficiosa, tendo o CD Aves chegado a dever 2 milhões de euros em direitos económicos de passes de jogadores. A conta corrente entre as duas SAD ainda se mantém, agora com um saldo desfavorável para os avenses de 786,5 mil euros”. A relação entre o SL Benfica e o CD Aves pode incorrer numa violação dos regulamentos da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) e da própria FIFA.
O Público relata que a relação entre o SL Benfica e o CD Aves sempre foi boa, mas, desde que os chineses da Galaxy Believers compraram 90% da SAD e Luís Duque se tornou conselheiro importante do Clube da Vila das Aves, os laços ficaram ainda mais estreitos.
Suspeitas quanto a Luquinhas
Luquinhas, Carlos Ponck, Hamdou, Derley, Ricardo Mangas, Bruno Lourenço, André Ferreira, Salvador Agra, Cristian Arango e Mato Milos foram alguns dos jogadores que atuaram no CD Aves cedidos pelo SL Benfica, seja a título definitivo ou por empréstimo. Contudo, o caso de Luquinhas merece particular atenção do Público.
O brasileiro, atualmente no Legia Warszawa, foi contratado pelo SL Benfica ao Vilafranquense a 28 de junho de 2017, tendo assinado um contrato com os encarnados até 2021. Contudo, apenas após um mês desse negócio, o clube da cidade de Lisboa cedeu os direitos desportivos do atleta ao CD Aves, a título definitivo e livre de quaisquer ónus e encargos. Os encarnados ficaram ainda com 50% de uma futura transferência.
No entanto, o SL Benfica colocou ainda no contrato a chamada cláusula anti rivais, ou seja, caso Luquinhas fosse negociado com Sporting CP ou FC Porto, o CD Aves, para lá dos 50% que teria de pagar aos encarnados, teria de pagar 5 milhões ao SL Benfica. O eterno rival dos leões tinha também direito de preferência sobre Luquinhas. Caso o CD Aves não cumprisse esta adenda, teria de pagar mais 5 milhões de euros ao SL Benfica.
Todavia, os encarnados foram ainda mais longe e reservaram-se no direito de, até 31 de maio de 2021, puderem readquiri a totalidade do passe do jogador por apenas 100 mil euros. Nessa mesma cláusula, ficou ainda acordado que o jogador estava obrigado a assinar um contrato com o SL Benfica válido por quatro temporadas e que a remuneração seria a mesma que o CD Aves pagava ao jogador, ou seja, 36 mil euros.
Ora, de acordo com os especialistas ouvidos pelo Público, todas estas cláusulas são, no mínimo, duvidosas e podem incorrer numa clara violação dos regulamentos da LPFP, da FIFA e da própria lei portuguesa.
Em 2019, Luquinhas acabou por se transferir para o Legia Warszawa, que pagou 450 mil euros por metade do passe, tendo esse mesmo valor sido cedido ao SL Benfica visto que a dívida dos avenses aos encarnados continuava a crescer. Quanto ao negócio com os polacos, o SL Benfica continuou a ficar com 50% de uma futura transferência. Porém, as restantes cláusulas deixaram de ter efeito.
Por fim, o Público avança que este tipo de operações terão estado na origem da operação policial Mala Ciao. Segundo o jornal, quando, a 25 de junho de 2018, a Polícia Judiciaria realizou buscas nas SADs do SL Benfica, CD Aves, Vitória FC e Paços de Ferreira, o objetivo seria recolher provas que comprovassem a violação do regulamento de competições da LPFP. Assim, o Ministério Público “acredita na existência de um esquema criminoso, liderado pelo Benfica e tendo como principal aliado o CD Aves”.
Grupo de simpatizantes do Clube de Alvalade encontrava-se nas imediações da sede a celebrar, quando uma tragédia grave poderia ter acontecido
|
A tragédia passou, por pouco, ao lado dos adeptos do verdes e brancos em Espinho. No segunda feira a seguir à final da Taça de Portugal, que os leões conquistaram por 3-1, o Núcleo do Sporting da cidade do norte fez uma publicação nas suas redes sociais, onde denunciou uma tentativa de atropelamento dos momentos posteriores ao triunfo na prova rainha. Recordar que este tipo de situações tem sido recorrente nas últimas semanas.
Segundo a partilha feita pelos responsáveis do Nucleo do Sporting de Espinho, vários adeptos encontravam-se nas imediações da sede, a festejar a dobradinha que o Sporting tinha acabado de alcançar, quando um carro tentou, intencionalmente, atropelar os adeptos verdes e brancos.
Os responsáveis escreveram o seguinte nas redes sociais: "O Núcleo do Sporting Clube de Portugal de Espinho repudia totalmente os atos de uma tentativa de atropelamento que sócios e adeptos do Sporting sofreram enquanto festejavam nas instalações da nossa sede, pelas 21 horas. No local, nesse momento, encontravam-se várias crianças e idosos. Poderia ter acabado em tragédia. Um Audi A5 preto passou a grande velocidade tentando atropelar os nossos sócios e adeptos do Sporting que estavam pacificamente em festa, festejando a Taça de Portugal (dobradinha)".
"O Núcleo de Espinho tudo fará para descobrir o autor deste ato bárbaro e manifesta total solidariedade com os seus sócios e adeptos e tudo fará para proceder e apurar todas as circunstâncias e assim agir judicialmente", explicaram, depois.
Para terminar, acrescentaram o seguinte: "Mais uma vez, a falta de urbanidade de certo tipo de pessoas veio ao de cima, pondo em causa vidas humanas. Qualquer manifestação de violência vai contra os valores do Sporting Clube de Portugal e dos seus Núcleos".
Conjunto verde e branco fez parte do programa que marcou a atualidade em território português, e ajudou a estação pública a alcançar registo notável
|
O Sporting disputou a final da Taça de Portugal no último domingo, frente ao Benfica. Os leões venceram por 3-1, conquistaram a dobradinha, e pelo caminho ajudaram a RTP1 a atingir o recorde de visualizações de um programa televisivo em 2025.
Quem o revela é a Universal McCann, depois de uma análise aos números que se verificaram no dia 25 de maio. A RTP1 conseguiu os dois programas mais vistos desse domingo, em conteúdos relacionados com a final da prova rainha.
A Universal McCann começou por escrever o seguinte: "Vinte e nove anos depois da última final no Jamor, os dois grandes de Lisboa voltaram a encontrar-se na final (...) a vitória sorriu aos leões que conseguiram assim conquistar a tão desejada dobradinha que lhes escapava há 23 anos".
"A final da Taça de Portugal verifica bons níveis de audiência, sendo um dos programas mais vistos do ano (...) [registou-se] um crescimento dos níveis de audiência, tendo sido a final mais vista dos últimos nove anos. A final da Taça de Portugal fez com que a RTP1 tivesse os dois programas mais vistos do dia", explicaram depois.
Por último, detalharam os números: Em primeiro "ficou a final com uma audiência média de 2 milhões e 505 mil telespetadores, o que correspondeu a um share de 56,2%". Depois, o "pós jogo com a entrega da Taça, que contou com uma audiência média de 2 milhões e 90 mil telespetadores, a que correspondeu um share de 42,5% (...) A RTP1 não registava um dia com o share tão elevado (22,7%) desde 01 de julho de 2024, dia em que registou um share de 27,7% devido à transmissão do jogo de Portugal x Eslovénia a contar para os oitavos de final do Euro 2024".
Jogador que passou por Alvalade, onde enveredou a braçadeira da equipa verde e branca, falou acerca do médio-defensivo dinamarquês
|
João Palhinha, antigo capitão do Sporting que foi campeão nacional em 2020/21, com Ruben Amorim, concedeu uma entrevista recentemente, onde falou, entre outros temas, acerca do seu 'substituto' no Clube de Alvalade - Morten Hjulmand.
João Palhinha sobre Morten Hjulmand: "É top, um jogador incrível"
Relembrar que também João Palhinha fez parte do lote de capitães do Sporting. A braçadeira ficou entregue a Sebastian Coates depois da saída do médio defensivo português para o Fulham, e finalmente transitou para o braço de Morten Hjulmand, quando o defesa central uruguaio deixou o Alvalade no verão de 2024.
Acerca do médio do Sporting, João Palhinha começou por dizer o seguinte: "É top, um jogador incrível. Tive a oportunidade de vê-lo ao vivo quando jogámos contra a Dinamarca [quartos de final da Liga das Nações]".
João Palhinha sobre Morten Hjulmand: "Acaba por fazer tudo bem"
"É de realçar estas duas épocas pelo Sporting, que são, claramente, uma mais-valia para o clube", atirou João Palhinha, sem esquecer do bicampeonato conquistado por Morten Hjulmand em dois anos no Sporting. De seguida, falou das qualidades do jogador verde e branco.
"A maneira como interpreta o jogo, acaba por fazer tudo bem, como ele se posiciona e o que dá a equipa. Felizmente, para o Sporting ter um jogador destes", atirou João Palhinha, que este ano não teve a temporada mais fácil ao serviço do Bayern Munique.