Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
01 Nov 2023 | 15:43 |
Rúben Amorim, fez a habitual antevisão à próxima partida do Sporting, diante do Farense, válida para a Taça da Liga. Durante a ronda de respostas aos jornalistas, o técnico dos leões revelou que Hidemasa Morita não vai a jogo, pois está lesionado.
"Relembrar que a meio dessa semana também temos um jogo que pode ser decisivo para outra competição. Não temos muito tempo para trabalhar, mas jogamos contra qualquer adversário praticamente da mesma forma, com o objetivo de dominar os jogos. São jogos decisivos para várias competições", começou por dizer.
"Temos de avaliar bem os jogadores, até porque nem temos muito tempo para recuperá-los. Entramos numa sequência de muitos jogos e este ciclo foi assim. Coates vai ser convocado, Morita não porque tem uma pequena lesão e dá-nos já dúvidas para os restantes jogos", admitiu.
O Clube de Alvalade procura agora renovar com o japonês (só tem contrato até 2026) e melhorar a cláusula do médio – de 45 milhões para 60 milhões. No total, com a Listada verde e branca, o 'camisola' 5 já entrou em campo por 52 ocasiões, marcando por sete vezes e assistindo por cinco.
Os verdes e brancos enfrentam o Farense, no primeiro jogo da fase de grupos da presente edição da Taça da Liga. A partida que marca a estreia dos leões na prova tem pontapé de saída marcado para as 20h15 da próxima quinta-feira, dia 2 de novembro, em Alvalade.
Pré-época dos verdes e brancos está prestes a começar e treinador tem consciência das 'armas' com que pode trabalhar nesta primeira fase
23 Jun 2026 | 12:39 |
O Sporting continua a preparar a temporada 2026/27 e Rui Borges já começa a ter uma ideia clara dos jogadores com quem poderá contar no arranque dos trabalhos. A pré-época dos leões arranca a 30 de junho, na Academia Cristiano Ronaldo, em Alcochete, com exames médicos e testes físicos marcados para o primeiro dia, sendo que o restante calendário também já está definido.
Nesta fase, o treinador verde e branco tem 19 jogadores confirmados para o regresso ao trabalho. Entre eles estão os reforços Issa Doumbia, Pedro Lima e Silas Andersen, além de nomes como Daniel Bragança, Pedro Gonçalves, Geny Catamo, Fotis Ioannidis e Eduardo Quaresma. Já Morten Hjulmand e Giorgi Kochorashvili continuam em situação indefinida, podendo ainda deixar Alvalade durante o mercado de verão.
Por outro lado, alguns elementos não entram nas contas da equipa técnica para a nova época. Rafael Pontelo, Tanlongo, Sotiris, Koindredi, Alexandre Brito, Biel e Faye têm autorização para se apresentarem mais tarde ou cumprirem trabalho individual, enquanto procuram uma solução para o futuro.
Numa fase posterior da preparação, Rui Borges receberá os internacionais que se encontram a disputar o Campeonato do Mundo. Rui Silva, Gonçalo Inácio, Debast, Diomande, Maxi Araújo, Trincão, Luis Suárez e Rodrigo Zalazar só se juntarão ao grupo depois de concluírem os compromissos pelas respetivas seleções.
À semelhança do que aconteceu nas últimas temporadas, o técnico leonino voltará também a apostar na formação. David Moreira, Salvador Blopa, Bruno Ramos, Eduardo Felicíssimo, Bafdili, Manuel Mendonça, Paulo Cardoso e Mauro Couto foram chamados para trabalhar com a equipa principal e tentar garantir um lugar no estágio de pré-temporada em Lagos, numa preparação que tem como principal objetivo a reconquista do campeonato nacional.
Jogadores confirmados para o arranque da pré-época:
Guarda-redes: João Virgínia, Diego Callai e Francisco Silva.
Defesas: Georgios Vagiannidis, Iván Fresneda, Eduardo Quaresma, Ricardo Mangas e Nuno Santos.
Médios: Daniel Bragança, João Simões, Issa Doumbia, Pedro Lima e Silas Andersen.
Avançados: Pote, Geny Catamo, Luís Guilherme, Flávio Gonçalves, Rafael Nel e Fotis Ioannidis.
Jogador chegou como um dos quatro reforços já apresentados pelos leões para a próxima temporada para a equipa orientada por Rui Borges
23 Jun 2026 | 12:09 |
Issa Doumbia está determinado em chegar ao Sporting na melhor condição possível. Apesar de ainda se encontrar de férias em Itália, o médio de 22 anos já iniciou um plano específico de preparação para a temporada 2026/27, antecipando a integração no plantel orientado por Rui Borges.
Segundo o jornal Record, o reforço leonino tem realizado trabalho físico individualizado em Bérgamo, acompanhado por um preparador, com o objetivo de melhorar os índices físicos antes do arranque oficial dos trabalhos. No entanto, a preparação do internacional sub-21 italiano não se limita apenas ao relvado.
A mesma fonte garante que Doumbia tem aproveitado o período de descanso para estudar a forma de jogar do Sporting. O médio tem analisado vídeos e jogos da equipa verde e branca, procurando familiarizar-se com os processos e dinâmicas implementadas por Rui Borges.
Além disso, o jogador recebeu indicações específicas da equipa técnica leonina sobre aspetos que deverá desenvolver antes da pré-época. Durante as últimas duas semanas, o antigo jogador do Venezia terá trabalhado precisamente nessas áreas, numa tentativa de acelerar a adaptação ao novo contexto competitivo.
Contratado pelo Sporting por 20,5 milhões de euros fixos, aos quais poderão acrescer mais 6 milhões em objetivos, Issa Doumbia chegará a Lisboa nos próximos dias para iniciar uma nova etapa da carreira. O médio, comparado a Paul Pogba, que fará a primeira experiência fora de Itália, terá ainda aulas de português em Alcochete, numa integração que os leões pretendem tornar o mais rápida possível.
Futebolista chegou a referir o quanto gostaria de fazer parte do plantel principal dos verdes e brancos, mas já tem futuro traçado fora de Alvalade
23 Jun 2026 | 11:40 |
Negócio fechado! Thierry Correia já encontrou novo clube depois de terminar a ligação ao Valência. O lateral-direito formado no Sporting vai prosseguir a carreira em Itália, ao serviço do Venezia, equipa que garantiu recentemente o regresso à Serie A.
A informação foi avançada pelo jornalista Gianluca Di Marzio nesta terça-feira, que dá conta de um acordo total entre as duas partes. O internacional sub-21 português deverá assinar um contrato válido por duas temporadas, com mais uma de opção.
A mudança surge numa altura em que Thierry Correia tinha manifestado, em várias entrevistas recentes, o desejo de voltar a representar o Sporting. Ainda assim, o jogador nunca chegou a ser um alvo concreto dos leões, muito por força dos elevados valores salariais associados ao defesa.
“Claro, gostava de voltar a jogar no Sporting. É um sonho meu e da minha família, que é toda sportinguista, até pelos anos que passei na Academia. Sei que é complicado, mas é um sonho meu”, vincou o jogador, que passou por alguns problemas físicos nas últimas épocas.
Thierry Correia - avaliado em 3 milhões de euros - estreou-se pela equipa principal do Sporting na época 2018/19, na qual efetuou dois jogos. Na temporada seguinte, o lateral fez cinco encontros, antes de rumar, por 12 milhões de euros, ao Valencia, num negócio que se realizou nos últimos dias do mercado de transferências de 2019.