
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Hóquei em patins
|
Diogo Rafael foi suspenso na sequência de uma agressão a Toni Pérez, avançado que entretanto deixou do Sporting, no dérbi das meias-finais da Taça de Portugal a 30 de abril. O capitão da equipa de hóquei em patins do Benfica foi punido com duas partidas de castigo.
Vale a pena recordar que Diogo Rafael foi expulso num dos lances mais decisivos da partida. O português atingiu o ex Sporting com o stick na zona do olho. O jogador Benfica acabou por receber o cartão vermelho, depois de os árbitros terem consultado o VAR para tomar a decisão.
Toni Pérez ficou com a cara ensanguentada, apesar ter Diogo Rafael ter alegado estar em desequilíbrio. O capitão do Benfica já cumpriu um jogo de suspensão preventiva no Campeonato Placard, a 5 de maio, no entanto o processo disciplinar só ficou definido agora.
O Conselho de Disciplina da Federação de Patinagem de Portugal já lançou o comunicado no qual dá a conhecer o motivo do castigo da suspensão por duas partidas: "(...) das imagens recolhidas resulta que o Arguido tocou efetivamente o seu adversário no rosto, sendo que também resulta o seu aparente desequilíbrio. Porém, da análise dessas mesmas imagens também resulta que o contacto na face do seu adversário ocorreu em momento anterior ao do putativo desequilíbrio".
Como o primeiro jogo já foi cumprido no final da temporada passada, os dois jogos que se seguem irão contar para a época que se avizinha. O atleta do Benfica vai falhar a primeira eliminatória das águias a contar para os 32-avos-de-final, agendados para o fim-de-semana de 29 e 30 de novembro.
Atleta leonino manteve-se em território luso após sair do Clube de Alvalade, mas vai agora trocar de país pela primeira vez na sua carreira
|
João Almeida, antigo jogador de hóquei em patins do Sporting, foi oficializado na última segunda-feira, dia 16 de julho, como novo jogador do Trissino, emblema que atua na primeira divisão italiana da modalidade. O avançado chega da equipa de Valongo e vai vestir a ‘camisola 24’.
Esta será a primeira aventura do atleta luso fora do seu país natal, tendo representado várias equipas portuguesas ao longo da sua carreira, uma das quais a equipa de hóquei em patins do Sporting, Clube que representou entre 2021 e 2023, antes de se transferir para o Valongo. No emblema italiano, o jogador irá encontrar João Pinto como seu treinador, nome lendário da modalidade verde e branca.
À parte destes emblemas, João Almeida representou, também como sénior, o Barcelos e a Oliveirense, tendo também feito parte das Seleções Nacionais jovens, onde integrou o conjunto vencedor do Europeu Sub 20, em 2014.
Durante as duas temporadas de leão ao peito, o hoquista disputou 84 jogos e somou 25 golos, tendo ainda conquistado a Taça Continental na sua estreia pelo Sporting, na qual deixou a sua marca, ao apontar o primeiro golo da final.
Em 2024/2025, João Almeida somou 33 jogos a serviço do emblema de Valongo: 22 jogos na Liga Portuguesa, sete jogos na Liga dos Campeões, três jogos na Taça de Portugal e um jogo na Elite Cup. No total, o avançado de 30 anos somou 16 golos e 14 assistências.
Confira aqui a publicação do Trissino:
Jogador que fez a sua formação no Clube de Alvalade acabou, mais tarde, a representar o emblema da cidade do norte do país
|
Gonçalo Alves, jogador de hóquei em patins formado no Sporting, fez juras de amor ao Porto em entrevista recente, concedida ao jornal Record. O jogador, que se sagrou campeão nacional esta temporada, depois de ultrapassar os leões nas meias-finais do play-off, afirmou querer continuar no emblema da cidade do norte do país.
Gonçalo Alves: "Vencemos duas vezes o Sporting nos penáltis. É uma questão de quem é mais frio e eficaz"
O jogador do Porto começou por fazer uma reflexão sobre época, com menção à prova rainha, onde o Sporting triunfou: "Chegámos à final da Champions e há um mérito muito grande nisso. Tivemos antes um deslize na Taça em casa que não devia ter acontecido, mas acabámos com um bicampeonato que não acontecia há 22 anos e isso é de louvar e um orgulho muito grande. Um bicampeonato na exigência e qualidade atual da competição sabe a vários campeonatos".
Também lembrou, depois, a conquista do bicampeonato. Relembrar que o Porto protagonizou uma eliminatória emocionante com o Sporting nas meias-finais do play-off: "Conquistar um bicampeonato é diferente de ser só um campeonato. Não penso que saiba a pouco, pela forma como se desenrolou a época e por tudo o que aconteceu. Sabe a muito porque custou-nos muito a conquistar"
Gonçalo Alves: "Não sei se vai ser o Paulo Freitas e até ao dia em que nos for comunicado não poderei falar sobre isso"
"Nos penáltis, que não é só uma questão de sorte, naquele dia a bola entrou para o lado do OC Barcelos e não para o nosso. Nos playoffs, vencemos duas vezes o Sporting nos penáltis. É uma questão de naquele momento ver quem é mais frio e eficaz", atirou de seguida Gonçalo Alves, sem esquecer esses confrontos com os leões.
Por último, abordou a possibilidade de um antigo treinador do hóquei do Sporting reforçar o Porto na próxima época: "Não sei se vai ser o Paulo Freitas e até ao dia em que nos for comunicado não poderei falar sobre isso. Como selecionador, tive uma experiência no Mundial e agora vamos estar juntos no Europeu novamente. Se for ele, cá estaremos para o ajudar no que pudermos".
Emblema verde e branco viu uma das suas grandes referências abandonar a competição e já se sabe quem foi contratado para o seu lugar
|
O Sporting contratou Xano Edo à Oliveirense, para substituir Ângelo Girão nas balizas do hóquei em patins verde e branco. O guardião, internacional por Portugal, é filho de Edo Bosch, treinador da equipa principal dos leões que, na última época, caiu nas meias finais do campeonato nacional. A nova contratação leonina já disse as primeiras palavras como jogador do Clube de Alvalade.
Xano Edo: "Todos os jogadores têm o sonho de chegar a um clube como o Sporting CP"
"Sinto uma sensação única. Todos os jogadores têm o sonho de chegar a um clube como o Sporting CP, é tudo diferente. Está tudo dedicado completamente ao Sporting CP, deu para ver desde o primeiro passo que dei no Pavilhão. Por isso, estou com muita vontade de começar e dar tudo pelo Clube", começou por explicar Xano Edo aos meios oficiais do Sporting.
O guardião falou, depois, das metas que traz consigo: “O objectivo passa por ganhar o máximo possível. O Sporting CP está num patamar em que tem de ganhar todos os títulos e acho que, com a equipa que vamos construir para a próxima temporada, a menos que isso não podemos aspirar. Lutar por tudo. Individualmente, trabalhar e dar tudo pelo Clube”.
Xano Edo: " O Sporting CP está num patamar em que tem de ganhar todos os títulos"
"Tenho só 23 anos e espero ganhar mais experiência. Tive a sorte de ter um grande guarda-redes e treinador, o meu pai, que me ajudou muito a crescer a nível individual. Espero aportar segurança, mais do que tudo, e resultados com marcador ao mínimo possível [golos sofridos] para ajudar a equipa a ganhar", atirou de seguida Xano Edo, sem esquecer a influência do familiar direto na sua carreira.
Para terminar, Edo falou das suas características enquanto jogador: "A nível de rapidez, leitura de jogo, explosão. Considero-me um guarda-redes que se mexe muito na baliza. Creio que consigo surpreender um bocadinho os adversários, pode existir um buraco num momento, mas quando rematam se calhar já não existe esse buraco. Considero-me um guarda-redes bastante de equipa, colectivo, gosto de ouvir a opinião de todos os atletas, mais ou menos experientes".