Futebol
Vencer pode não ser suficiente: Todas as contas do Sporting na Liga dos Campeões
28 Jan 2026 | 12:08
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
28 Jan 2026 | 17:31 |
Kieran Gibbs, antigo internacional inglês de 36 anos de idade, que se destacou ao serviço do Arsenal, com seis golos e 14 assistências ao cabo de 230 encontros oficiais, entre 2007 e 2017, saiu, esta quarta-feira, em defesa de Viktor Gyökeres - que viu recorde pessoal a ser igualado - , em declarações prestadas na estação televisiva ESPN.
Kieran Gibbs: "Temos de dar-lhe tempo. É um goleador nato"
"Não me parece que lhe possamos chamar um embuste, passados seis meses. Temos de dar-lhe tempo. Ele é um goleador profícuo, um goleador nato, e dá para ver. Há outras partes da equipa que levam a que um ponta de lança carbure com todos os cilindros", começou por afirmar.
"Eu penso que eles estão condicionados. Se recuarmos dez anos, todos os adeptos do Arsenal estavam mesmo a chorar por um avançado como este. Penso que Gyökeres só veio para encaixar nesse perfil de ponta de lança que o Arsenal quis tão desesperadamente, ao longo de tantos anos", prosseguiu.
Kieran Gibbs: "Há apenas um tempo de adaptação. Eu adoro-o, já agora"
"A maior parte da equipa está condicionada a jogar com um avançado puro, por isso, penso que há, apenas um tempo de adaptação a Gyökeres. Eu adoro-o, já agora. Só está a demorar algum tempo - e talvez não seja assim tanto tempo - para ele, mas também é preciso tempo para os jogadores que o rodeiam se habituem a jogar com ele", completou.
"Se tivemos em conta o panorama geral, tem havido uma espécie de seca. [Gabriel] Martinelli, [Bukayo] Saka, [Noni] Madueke... Penso que estamos habituados a ver números elevados, numa frente de ataque, por isso, não é culpa exclusiva dele [Viktor Gyökeres] (...). Para mim, é puramente mental. Parece que deixaram de desfrutar", concluiu.
Em recente comentário à conferência do técnico leonino, relativo ao duelo europeu, jornalista disse o que acha acerca da postura do timoneiro e da equipa
28 Jan 2026 | 16:09 |
Em comentário à conferência de Rui Borges na antevisão ao Athletic Bilbao - Sporting - que recebe consideração séria da UEFA - , duelo que diz respeito à oitava e última jornada da fase regular da Liga dos Campeões, Miguel Mendes referiu que os leões têm "uma atitude já bem vincada", e que o técnico leonino consegue sempre transmitir uma mensagem tranquila.
"Rui Borges conseguiu manter uma equipa ganhadora"
"É um discurso à Rui Borges. Já tem esta imagem de marca, é um treinador que gosta muito de destacar de onde veio, onde está, mas destaco sobretudo essa simplicidade. O Sporting neste momento é uma equipa com uma identidade já bem vincada, com uma identidade à Rui Borges, que conseguiu criar, mudar o sistema, manter uma equipa ganhadora", disse o jornalista, em comentário ao canal d'A Bola.
"É um treinador que tem mostrado, sobretudo nestes momentos mais [decisivos] [...] ele próprio já admitiu que são os jogos em que se sente mais tranquilo e que dorme melhor [...] em jogos de decisão. É um treinador que transmite sempre uma mensagem de muita tranquilidade, não há quase nervosismo nenhum nas palavras do treinador e penso que isso passa muito bem para o plantel", apontou.
"É fantástico o que o Sporting fez nesta Liga dos Campeões"
No que toca ao jogo, Miguel Mendes não escondeu os elogios ao Clube: "De facto, aqui pode ser um culminar de um trajeto fantástico por parte do Sporting. Podem terminar esta fase de liga com 16 pontos em 24 possíveis, portanto é de facto a todos os níveis fantástico aquilo que o Sporting fez esta temporada na Liga dos Campeões e a vitória com o Paris Saint-Germain acabou por responsabilizar o Sporting de ter que terminar esta fase, pelo menos com uma vitória."
Ao concluir, o jornalista destacou também o prémio financeiro a que os leões de momento têm direito: "Há outro fator que obviamente o treinador não fala, mas também a nível diretivo certamente se falará muito, é que o Sporting neste momento já garantiu 50 milhões nesta competição, já com o apuramento para o playoff garantido, caso consiga ficar nos oito primeiros, essa verba subirá ainda mais."
Segundo informações avançadas pela instituição de futebol filiada da FIFA, noite europeia desta quarta-feira, apresentará constrangimentos
28 Jan 2026 | 13:38 |
O Athletic Bilbao - Sporting, encontro que fechará a fase de liga da Champions, percorrida pelos leões, foi considerado pela UEFA como um jogo de alto risco e, nesse sentido, o fator de segurança vai ser muito apertado. Tendo como objetivo afastar sportinguistas do recinto e impossibilitando a receção ao Athletic, por parte dos adeptos bascos.
O Sporting foi impedido de vender bilhetes para o jogo desta quarta-feira, por castigo da UEFA (fruto dos incidentes em Munique) mas, ainda assim, várias dezenas de adeptos leoninos conseguiram comprar entradas através de meios alternativos. Consequentemente, já é possível vislumbrar vários portugueses na cidade a passear de cachecol verde e branco, com o desejo de marcar presença no encontro.
As autoridades estão avisadas e, nesse sentido, vão montar um alargado perímetro de segurança nas imediações de San Mamés para tentarem evitar ao máximo a presença de adeptos do Clube. Refira-se que os 2.500 bilhetes relativos à secção inicialmente reservada ao Sporting foram vendidos a adeptos bascos.
Estas medidas de segurança também acabam por afetar o Athletic Bilbao, que não terá direito à habitual receção por parte dos seus adeptos. Dado o alargamento do perímetro, os bascos também serão impedidos de apresentarem-se em grupo junto do estádio, como costumam fazer. Esta decisão não foi bem recebida em Bilbau pelos ultras espanhóis que prometem fazer tudo para romper o cordão de segurança.
Recorde-se que o Sporting entra em campo esta quarta-feira, dia 28 de janeiro, frente aos bascos. O encontro, a contar para a oitava e última jornada da Liga dos Campeões, diante da turma liderada por Ernesto Valverde, jogar-se-á às 20h00, em San Mamés.
Internacional espanhol não irá participar na partida entre Tottenham e Eintracht Frankfurt, que se disputa esta quarta-feira, dia 28 de janeiro
28 Jan 2026 | 12:26 |
Thomas Frank revelou que Pedro Porro, antigo jogador do Sporting, não estará disponível para o encontro da Liga dos Campeões frente ao Eintracht Frankfurt e que irá enfrentar um período de paragem de quatro semanas devido a uma lesão muscular na coxa.
O lateral contraiu o problema durante a primeira parte do empate 2-2 frente ao Burnley, no último sábado, em partida válida para a 23.ª jornada da Premier League, tendo mesmo acabado por ser substituído ao intervalo por Destiny Udogie.
Na conferência de imprensa de antevisão ao encontro, realizada na terça-feira à noite no Deutsche Bank Park, em Frankfurt, antes do jogo da oitava jornada da fase de liga da Champions, agendado para quarta-feira às 20h00, o treinador explicou: "Pedro não viajou, infelizmente contraiu uma lesão nos isquiotibiais, pelo que ficará afastado durante quatro semanas".
Micky van de Ven também não viajou para a Alemanha, devido a um “problema menor”. Thomas Frank indicou que o defesa poderá ser opção para o jogo de domingo frente ao Manchester City. Desta forma, contando ainda com jogadores inelegíveis, a equipa estará privada de 14 atletas séniores para este encontro decisivo, no qual uma vitória garante a qualificação para os oitavos de final da prova milionária.
Esta temporada, com a camisola do Tottenham, Pedro Porro – avaliado em 40 milhões de euros – soma 34 encontros: um na Supertaça Europeia, outro na FA Cup, 23 na Premier League, sete na Liga dos Campeões e dois na Taça da Liga. Ao todo, o lateral espanhol contabiliza 2.815 minutos, com quatro assistências na conta pessoal, além de cinco jogos pela seleção espanhola.
Vencer pode não ser suficiente: Todas as contas do Sporting na Liga dos Campeões
28 Jan 2026 | 12:08
Ex Sporting que teve problemas com Ruben Amorim ruma a segunda divisão
28 Jan 2026 | 11:54
Reforço que chegou ao Sporting no último mercado já deu 'sim' a outro clube
28 Jan 2026 | 11:37