Futebol
Campeão pelo Sporting tinha futuro definido, mas negócio caiu e Varandas não quer acreditar
0
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
SeguirFutebol
|
0O Sporting vai receber o Chaves em Alvalade no próximo dia 18 de maio, em jogo válido para a 34.ª e última jornada da Liga Portugal Betclic. Rúben Amorim tem várias surpresas preparadas para a disputa, após a qual os leões receberão o prémio de campeões nacionais. O Estádio onde tudo decorrerá vai sofrer algumas alterações.
Os verdes e brancos encontram-se a fazer renovações e despiu o reduto dos seus dois ecrãs gigantes, já com uma substituição para a próxima temporada em mente. Entretanto, no último jogo do campeonato – para o qual os critérios de aquisição de bilhetes provocaram indignação e protestos por parte dos adeptos leoninos – a zona do estádio onde se encontravam os ecrãs estará ainda vazia.
No que toca ao jogo, o Chaves, adversário dos leões na última ronda, ocupa o mais baixo lugar na Liga Portugal Betclic, com apenas 23 pontos somados ao cabo de 33 jornadas. Mesmo assim, tendo em conta a Onda Verde que durante toda a época tem enchido as bancadas tanto de Alvalade como dos estádios em jogos fora, os adeptos leoninos deslocar-se-ão, ao que tudo indica, em peso para aquela que será a última partida da temporada em casa.
O Sporting conquistou o campeonato a jornada passada quando, após vencer a receção ao Portimonense (3-0), viu o Benfica cair frente ao Famalicão (2-0). Com os resultados dos confrontos, as águias – única equipa que restava, junto dos leões, na corrida pelo título – ficaram automaticamente excluídas, em termos matemáticos, da competição. Depois de receber as boas notícias e encher o Marquês de verde, restavam ainda ao plantel de Amorim duas rondas pela frente.
Após o último jogo da Liga, contra o Chaves, que tem pontapé de partida agendado para as 18h00 de 18 de maio, o Sporting enfrentará uma missão mais complicada. O Clube de Alvalade está em altas esta época e, após ter conseguido já alcançar o título da Liga, almeja agora fazer a dobradinha – feito que não atinge há já mais de duas décadas. Para tal, terá de derrotar o Porto no dia 26 de maio. O Clássico que será o derradeiro confronto da Taça de Portugal disputar-se-á no Estádio Nacional do Jamor, pelas 17h15.
Atleta não viveu momentos felizes com a Listada verde e branca, mas está agora a ultrapassar uma excelente fase da sua carreira
|
0Rúben Vinagre foi uma das contratações mais caras da história do Sporting (10 milhões por 50% dos direitos económicos), mas nunca se conseguiu afirmar nos leões. Em entrevista ao jornal ‘Record’, o ala, que se encontra emprestado ao Legia (Polónia), prefere não abordar o regresso e revela que nunca mais falou com Rúben Amorim.
"Não tenho rancor nenhum"
“Desde que saí do Sporting nunca mais tive contacto com o míster. [Rúben Amorim] É normal. Quem trata da minha situação, como estou afastado, são outras pessoas, não o míster. Sinto-me tranquilo [oportunidades em Alvalade]. Não posso ser eu a julgar isso. Eles têm feito sempre grandes campeonatos, o míster não deixa dúvidas. O Sporting foi campeão no ano passado, agora está a jogar bem outra vez. Não penso nisso, isso não me passa pela cabeça, o meu foco é só fazer o meu trabalho”, começou por afirmar Rúben Vinagre.
“Este ano é de certeza [regresso ao Sporting], estou aqui no Legia. À partida, vou acabá-lo aqui e depois eles têm opção de compra e já é uma situação entre clubes, não tem a ver comigo. Cabe-me fazer o trabalho dentro de campo. Em relação ao Sporting, não posso dizer nada, eles é que sabem. Não tenho rancor nenhum, tive as oportunidades que tive, podia ter tido mais ou menos, é o futebol. É difícil conseguir dizer mais”, referiu Rúben Vinagre.
"Não mostrei o verdadeiro Rúben Vinagre"
“Neste momento, não penso nisso [regresso ao Sporting]. O meu objetivo é fazer uma grande época, ajudar o Legia a conquistar títulos e depois o que vier. Não quero estar a pensar no futuro porque o futebol é mesmo muito rápido. Agora sei que estou bem, mas se o próximo mês não for tão bom já sei que isto muda. Tenho de focar em manter o nível e aumentar”, afirmou Rúben Vinagre.
“Sem dúvida que não mostrei o verdadeiro Rúben Vinagre no Sporting. Foi muito pouco. Sinceramente, começo bem a época no Sporting, até setembro acho que faço sete jogos, arranco bem. Depois de setembro é que já não consigo corresponder ou estar ao meu nível. Não sou o primeiro nem o último a ter essas fases. Sinto que não viram o que eu sou como jogador”, referiu Rúben Vinagre.
“Foi difícil [jogo com o Ajax] porque já tinha jogado na Premier League a um nível muito alto e nunca tinha feito um jogo assim. Foi o pior jogo da minha carreira até hoje. Na altura foi difícil, tive um mês duro a seguir, mas passou-me logo depois. O único problema é que sofro uma lesão nessa altura, fico dois meses parado e depois não voltei bem. Foi esse acumular de situações. Esse jogo... Infelizmente correu mal. Graças a Deus tenho outros tantos que correram bem. Enquanto for só um não tem problema”, finalizou Rúben Vinagre.
Leões regressam à prova milionária diante dos franceses e técnico dos verdes e brancos contará com regresso de peso
|
0St. Juste pode estar disponível para o Sporting – Lille, da Liga dos Campeões, agendado para o próximo dia 17 de setembro, às 20h00, no Estádio José Alvalade. Segundo o jornal ‘A Bola’, o defesa-central – que costuma ser opção nestes jogos ‘grandes’ – está cada vez mais perto de recuperar a 100% da lesão na coxa direita que sofreu na pré-temporada. O neerlandês, porém, tem o futuro em aberto.
Na última semana, depois de um período de recuperação na Holanda, St. Juste regressou a Portugal e tem trabalhado a fundo na Academia Cristiano Ronaldo, caminhando a passos largos para a recuperação total e estando disponível para ser escolha de Rúben Amorim nos próximos confrontos do Sporting.
Na passada terça-feira, St. Juste utilizou as redes sociais para deixar uma mensagem aos adeptos do Sporting sobre os momentos que tem vivido afastado do relvado: “Uma dura jornada, cheia de valiosas lições, nunca deixarei de ter fome para me levantar e dar tudo de mim outra vez”.
Na temporada passada, St. Juste – avaliado em 8 milhões de euros – fez 20 encontros: 11 no Campeonato Nacional, quatro na Liga Europa, quatro na Taça de Portugal e um na Taça da Liga. Ao todo, nos 1.026 minutos que disputou, o jogador de 27 anos marcou um golo e fez uma assistência.
Jeremiah St. Juste chegou ao Sporting em 2022, oriundo do Mainz, da Bundesliga, a troco de quase 10 milhões de euros. Desde então, o defesa-central neerlandês realizou 52 encontros, marcou dois golos, fez uma assistência e conquistou um Campeonato Nacional (2023/24). O atleta tem contrato com os leões até junho de 2026 e uma cláusula de rescisão de 45 milhões de euros.
Atacante que esteve 11 anos ligado aos leões recorda convivência com atual técnico do Al Nassr
|
0Matheus Pereira, antigo jogador do Sporting que agora representa o Cruzeiro, esteve recentemente à conversa com o GloboEsporte. Entre vários temas abordados, o atleta voltou a recordar as dificuldades que atravessou ao longo da vida e do apoio que sempre teve por parte de Luís Castro, atual técnico do Al Nassr, com quem trabalhou no Chaves em 2017/18.
"Ele foi meu treinador e a dada altura disse-lhe - 'Não consigo decidir, não consigo...' E a resposta dele foi simples - 'Se não consegues, deixa alguém decidir por ti. Por vezes tens de pedir ajuda'. Quando estamos mal psicologicamente, temos de procurar um psicólogo ou vai fazer uma terapia. E temos sempre de pedir ajuda. Não podemos achar que vamos fazer tudo sozinhos", lembrou o jogador.
"Fico muito feliz por fazer um golo, uma assistência e ganhar jogos, mas não há nada melhor do que impactar uma vida. Não há nada melhor do que salvar uma vida das drogas ou da bebida. No outro dia estava a entrar no estacionamento da igreja e vi um tipo que estava meio ligado. Perguntei se estava em dificuldade e ele respondeu - 'Sabe porque é que estou aqui? Estou há quinze dias sem fazer nada, completamente limpo, só porque vi o seu testemunho", contou.
O atacante de 28 anos esteve ligado ao Sporting durante 11 épocas e alinhou 27 vezes pelos ‘A’, tendo marcado seis golos e feito quatro assistências. Acabou por ser emprestado ao Nuremberga em 2018, após desentendimento com José Peseiro. Em 2019, seguiu para o West Brom, clube que o comprou na época seguinte, por cerca de 10 milhões. Em 2021, rumou ao Al Hilal por 18 milhões de euros.
O ex-camisola 73 do Clube de Alvalade - que nunca chegou aos patamares que muitos perspetivavam - passou ainda pelo Al Wahda (Emirados Árabes Unidos) e Cruzeiro, por empréstimo do emblema saudita, tendo assinado em definitivo pelo emblema canarinho em 2024. Esta época, leva nove golos e 12 assistências em 38 jogos.