
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
O Sporting já vai preparando o plantel de Rui Borges para a próxima época, e um dos jogadores que chama mais a atenção da estrutura leonina é Gustavo Sá, médio do Famalicão que o Sporting tem no seu radar, como o Leonino já tinha avançado em Exclusivo.
O jogador foi recentemente convocado à seleção sub 21 e, em conferência de imprensa de antevisão ao encontro amigável com a Roménia, que de disputa esta sexta feira, dia 21 de março, falou com os jornalistas acerca de possíveis passos em frente na sua carreira já num futuro próximo.
Antes disso, comentou o próximo adversário de Portugal: "O foco tem que estar em nós e vamos sempre olhar para nós primeiro, seja contra que adversário for. Ainda assim, sabemos que a Roménia é uma boa seleção, forte, que se qualificou para o Europeu em primeiro lugar do grupo e vamos ter que ter muita atenção. Queremos melhorar o nosso jogo e vincar os nossos princípios, mas estando sempre com atenção aos pontos fortes do adversário porque têm qualidade", explicou.
Abordou, depois, o facto de jogar 'em casa': "Vai ser muito especial jogar no Estádio Municipal de Famalicão. Jogo lá já há três anos e representar a Seleção Nacional nesse estádio vai ser ainda mais especial para mim e para o Rodrigo Pinheiro. Vamos estar a jogar em casa. Apelo, em nome de toda a equipa, a todos os portugueses para comparecerem no estádio. Gostamos sempre de jogar com casa cheia, especialmente quando jogamos em casa", comentou Gustavo Sá.
Por último, um comentário acerca do futuro: "Acredito que esta época seja, a nível pessoal, uma época mais de afirmação no patamar dos Sub-21. Estou muito feliz por estar aqui, como estou sempre que venho cá. É um orgulho estar neste espaço e estou focado nos próximos desafios que temos pela frente. Tenho os pés bem assentes no chão e sei que ser chamado à Seleção A é uma coisa difícil. Quero-me afirmar aqui nos Sub-21, só tenho ainda quatro internacionalizações. Quero que esse número aumente bastante. Todos os jogadores pensam e querem a Seleção A, mas neste momento estou focado em crescer neste espaço", rematou Gustavo Sá.
Extremo do Barcelona que fez parte dos quadros verdes e brancos continua a sua grande época e voltou a levar a sua equipa à vitória
|
Raphinha continua a realizar uma grande época desportiva em 24/25. O jogador brasileiro, extremo do Barcelona de Hansi Flick, que passou pelo Sporting, vai reforçando a sua candidatura à vitória da Bola de Ouro, jogo após jogo.
A última grande exibição do extremo veio no Brasil - Colômbia, jogo que se disputou na noite de quinta para sexta feira, dia 20 para 21 de março. Um jogo difícil, com início às 00h45, que decorreu em Brasília, e contou para a 13ª. jornada da qualificação sul americana para o Mundial 2026.
A partida começou da melhor forma para o Brasil e para o ex Sporting Raphinha. Logo aos seis minutos do encontro, o extremo do Barcelona não perdoou, e marcou o golo inaugural da partida a partir da marca de grande penalidade. Num jogo com muita ação, a Colômbia ainda chegou ao empate antes do intervalo, com duas caras conhecidas: James Rodriguez assistiu Luis Diaz para a igualdade, já muito perto do descanso, que chegou de seguida.
A etapa complementar começou com muita ação, mas o jogo foi ficando cada vez mais morno, com as duas equipas também preocupadas em não perder. Foi já muito perto do fim que o Brasil chegou ao golo que marcou a diferença na partida: aos 90+9', Vinicius Junior, extremo do Real Madrid, chegou ao golo da vantagem, com assistência de... Raphinha. Não houve tempo para mais e os brasileiros conseguiram uma vitória complicada em casa.
Com 13 partidas disputadas na qualificação para o Campeonato do Mundo 2026, o Brasil segue em segundo no torneio sul americano, com 21 pontos, mais um que o Uruguai - que tem menos um jogo e hoje defronta a primeira classificada, Argentina. A Colômbia está no sexto posto, com 19 pontos.
Veja, aqui, um vídeo com os melhores momentos de Raphinha no Brasil - Colômbia:
Jogador às ordens de Rui Borges nos leões foi ontem titular pela sua seleção na Liga das Nações, mas não evitou resultado complicado
|
Para além do Dinamarca - Portugal, disputaram-se ontem várias partidas das diferentes divisões da UEFA Nations League. O Sporting teve jogadores presentes em mais do que um jogo, com um dos destaques a ir para o Ucrânia - Bélgica, a contar para a luta pela manutenção na Liga A da Liga das Nações.
A partida, referente à primeira mão do duplo confronto, jogou-se em campo neutro, devido ao ambiente bélico que se verifica no país ucraniano. Do lado belga, Zeno Debast, jovem defesa central do Sporting, alinhou de início no eixo defensivo da Bélgica.
A primeira parte marcou-se pelo equilíbrio. Ambas as equipas tentaram chegar ao golo inaugural, mas os adeptos tiveram de esperar 40 minutos para ver esse momento chegar. Foi por intermédio de Romelu Lukaku que a Bélgica chegou à vantagem na casa do rival - e foi assim, também, que o jogo chegou ao descanso.
A segunda parte correu francamente melhor à seleção da Ucrânia. Aos 66 minutos de jogo, Gutsulyak, que tinha entrado apenas quatro minutos antes, provou ser aposta acertada e conseguiu o empate na partida. Os ucranianos partiam para a reviravolta no marcador.
Vanat, que também tinha entrado ao minuto 62, confirmou a cambalhota no placar aos 73 minutos de jogo, mas a Ucrânia não se ficou por aqui. Cinco minutos depois, conseguiram dobrar a vantagem, desta feita por Zabarnyi. O resultado, agora com 3-1, não se iria alterar, e deixa Zeno Debast e a restante seleção de Bélgica em maus lençóis para a segunda mão da disputa, que vão jogar em casa.
Disputou-se ontem a partida entre as seleções portuguesa e dinamarquesa, a contar para a primeira mão dos quartos de final da Liga das Nações
|
Disputou-se, na passada quinta feira, dia 20 de março, o Dinamarca - Portugal, encontro que contou para a primeira mão dos quartos de final da presente edição da Liga das Nações. A partida terminou com vitória dinamarquesa por 1-0, mas houve um momento que não passou despercebido a nenhum adepto do Sporting.
De todos os jogadores do Sporting que faziam parte da ficha de jogo, apenas dois somaram minutos: Morten Hjulmand alinhou de início e cumpriu a totalidade da partida na equipa da Dinamarca. Gonçalo Inácio entrou, por Portugal, já perto do final do jogo.
Isto significou, de resto, que houve quatro jogadores verdes e brancos que não saltaram do banco. Foram eles: Rui Silva, guardião que foi suplente de Diogo Costa; Geovany Quenda, jovem que voltou a não se estrear pela seleção; Francisco Trincão e Conrad Harder - este último que se estreava em convocatórias.
Trincão e Harder, extremo e ponta de lança do Sporting, não foram protagonistas no jogo, mas estiveram em destaque antes do início da partida. Surgiram imagens dos dois, ainda no campo antes do início do desafio, numa longa conversa que terminou com um abraço entre os dois.
Não viriam a somar qualquer minutos, mas vão ter hipótese de se reencontrar, reencenar o abraço, e desta feita talvez até participar na partida, uma vez que daqui a poucos dias se joga a segunda mão deste embate dos quartos de final da Liga das Nações, desta feita, no estádio de Alvalade.
Confira, aqui, as imagens dos dois jogadores do Sporting antes do Dinamarca - Portugal: