Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
SeguirFutebol
|
0À medida que avança o interesse e as negociações entre Rúben Amorim, o Sporting, e o Manchester United, vão surgindo também novos rumores acerca de tudo o que a transferência do treinador por significar para os dois clubes - Viktor Gyokeres é o mais recente envolvido.
As últimas informações dão conta de que o técnico não quererá mudar-se sozinho para Old Trafford e quer levar com ele o jogador, que tem sido um pilar da equipa desde que chegou ao Sporting e que já tem experiência em Inglaterra - apesar de não ter jogado na Premier League -, uma vez que veio do Coventry para o Sporting, mas também já tinha representado o Brighton.
Quem avança com a informação é Ekrem Konur, jornalista do portal futebolístico Caughtoffside. O turco escreveu, numa publicação na rede social X, que “o treinador português Rúben Amorim quer levar o avançado sueco Viktor Gyokeres consigo para o Manchester United”, explicando que o 'viking' será “o maior objetivo" do técnico em Old Trafford.
A saída de Rúben Amorim ainda não está confirmada, e o treinador recusou-se a dar palavras definitivas na conferência de imprensa a seguir ao jogo contra o Nacional, a contar para a Taça da Liga. Enquanto assim é, aumentam os rumores em relação à possível saída, aos valores envolvidos, e agora também em relação aos jogadores que Amorim poderá levar consigo.
Viktor Gyokeres, por sua vez, continua imparável. O avançado sueco parece passar ao lado de tudo o que se vai comentandp sobre o futuro do treinador, pelo menos dentro de campo. No jogo contra o Nacional o 'camisola 9', que entrou apenas ao intervalo, fez mais dois golos para a sua conta pessoal – um de penálti, e outro de livre direto, coisa que já não se via no Sporting desde que Pedro Porro converteu um livre direto há quase quatro anos.
Confira a publicação:
Avançado internacional pela Suécia voltou a bisar diante do Nacional e atirou verdes e brancos para a próxima fase da Taça da Liga
|
0O Sporting garantiu pela 12.ª vez as meias-finais da Taça da Liga, vencendo o Nacional por 3-1. O destaque do jogo foi Viktor Gyokeres, que saltou do banco e marcou dois golos decisivos, um deles de livre direto, algo que os leões não viam há quase quatro anos. Esta vitória ocorre numa altura em que se intensificam os rumores da saída de Rúben Amorim para o Manchester United.
O jogo parecia complicado até à segunda parte, mas, motivados por uma possível despedida de Amorim, os jogadores reagiram. Morten Hjulmand abriu o marcador, e Gyokeres, goleador-mor, entrou em campo e mostrou a sua classe. Marcou de penálti e, num momento raro, fez o 3-1 com um golaço de livre direto, o primeiro desde Pedro Porro, em 2020.
Este golo marca uma peça rara na história recente dos verdes e brancos, simbolizando o possível fim de um ciclo sob o comando de Amorim. Na altura do último tento de livre direto, o treinador havia lançado a famosa frase “Onde vai um, vão todos.”
Viktor Gyökeres — avaliado em 70 milhões de euros — participou em 15 encontros (1.256 minutos) esta temporada ao serviço do Sporting, onde apontou 16 golos e fez quatro assistências. O avançado tem contrato com os leões até junho de 2028 e uma cláusula de rescisão fixada nos 100 milhões de euros.
Inicialmente, o Sporting pagou 20 milhões de euros, mais 4 por objetivos e custos de intermediação, pelo camisola 9. Contas feitas, até ao dia de hoje, o ponta de lança já terá custado 27,8 milhões de euros aos cofres leoninos, com a SAD a garantir recentemente 90% da mais-valia de uma futura transferência do internacional sueco, ficando os restantes 10% para o Coventry.
Assista ao golo:
Conhecidos adeptos do Clube de Alvalade comentaram saída do técnico verde e branco, que tem proposta oficial para se juntar ao Manchester United
|
0Jorge Gabriel e André Pinotes Batista, dois conhecidos adeptos do Sporting, estiveram no canal televisivo do jornal Record, à conversa com Sérgio Krithinas, para debater a possível saída de Rúben Amorim do Clube de Alvalade, rumo ao Manchester United.
O apresentador de televisão confessou "É o mercado a funcionar. É um treinador que opta por algo na sua carreira que considera ser melhor para si e o Sporting, como a grande instituição que é, tentou fazer prevalecer os seus direitos colocando uma cláusula de rescisão que, à época, parecia de loucos. Agora, constata-se que é mais barata do que aquilo que nós sportinguistas pretendíamos. O Sporting é alvo dos principais clubes do Mundo e isso também me deixa orgulhoso". No entanto, lamenta "esta sua saída, estou feliz pelo Rúben e estou feliz também pelo Sporting. Consegue somar mais 10 milhões à sua conta e acredito que consiga encontrar uma solução para continuar o bom trabalho que se tem feito".
Já Pinotes Batista crê que "O Sporting transformou-se para algo muito melhor nos últimos anos e sei que, dessa transformação, Rúben Amorim foi quiçá uma das mais importantes peças". Por outro lado, recorda "quando Rúben Amorim era rotulado de um 'risco incalculável', 'um homem teimoso', alguém que mexia tarde na equipa. O que é verdade é que Rúben Amorim evoluiu muito, deu provas de ter transformado o seu potencial. "A saída de Rúben Amorim é uma perturbação profunda. Nenhum Sportinguista está contente com esta notícia". Quanto ao legado deixado pelo comandante da Turma de Alvalade, considera que certamente permanecerá no plantel independentemente do destino do técnico.
Quando questionados sobre o risco de golpe que o Clube pode vir a correr, graças à perda da peça mais importante da equipa, Pinotes afirmou "O risco existe. Mas, tal como quando Hugo Viana saiu o Sporting encontrou uma solução, com o Rúben Amorim não acredito que não tenha sido pensado". Além disso, "É um teste ao Sporting, tenho ouvido dizer que é um teste a Frederico Varandas. Mas é sobretudo um teste à cultura Sporting".
Recorde-se que Rúben Amorim chegou ao Sporting em março de 2020, oriundo do Braga, com os leões a pagarem, curiosamente, 10 milhões de euros, sendo que esse valor haveria de ser ligeiramente superior. Desde então, o técnico regista 227 encontros (160 vitórias, 34 empates e 33 derrotas) e conquistou cinco títulos: dois Campeonatos Nacionais (2020/21 e 2023/24), uma Supertaça Cândido de Oliveira (2021/22) e duas Taças da Liga (2020/21 e 2021/22).
Treinador português tinha indicado quem seria a figura que o ia substituir quando deixasse o comando técnico dos leões e pode ter acertado no palpite
|
0Ainda não foi no pós jogo da partida contra o Nacional que Rúben Amorim confirmou que está de partida do Sporting. O técnico deixou a dúvida no ar, após responder por várias vezes que a única coisa que podia comentar era o comunicado emitido pelo Clube de Alvalade em relação à intenção de compra do Manchester United.
No entanto, os leões parecem estar a já a preparar-se para o futuro, e o sucessor de Rúben Amorim pode já estar encontrado: João Pereira, que orienta a equipa B do Sporting, deverá ser o escolhido. A verdade é que o próprio Amorim já tinha avisado sobre esta possibilidade, quando conquistou o primeiro título de leão ao peito, em 2020/21.
Na altura, Rúben Amorim disse que João Pereira “seria treinador, mas para não o ver roubar-me o lugar, treinaria os sub-14". O antigo lateral-direito assumiu os sub-23 verdes e brancos, onde esteve por três épocas, antes de ter assumido a equipa B no início deste ano – agora pode estar a preparar-se para dar outro salto na carreira, talvez até mais rápido do que estaria à espera.
As palavras do ainda treinador verde e branco não são a única coisa que liga os dois técnicos portugueses: tal como Amorim, João Pereira fez a formação no Benfica e também deixou o Braga a meio da época para se juntar ao Sporting – na altura, em 2009/10, ainda como jogador. Três anos volvidos iria deixar os leões, para se voltar a juntar à equipa na temporada 2015/16.
Voltou a sair para a Turquia pouco mais de um ano depois, mas o percurso em Alvalade não terminou aí. Em 20/21, já perto de se retirar, aceitou o convite e terminou a carreira no Sporting. Não foi muito utilizado, mas tornou-se campeão pelos leões. João Pereira retirou-se no futebol no fim dessa época e passou logo para o banco, com os sub-23. À semelhança de Amorim, pode tornar-se treinador da equipa principal dos leões sem ainda ter concluído o curso de treinador, cujo diploma deverá receber em dezembro.