Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
01 Mar 2024 | 16:09 |
Na vitória do Sporting, por 2-1, diante do Benfica, Pedro Gonçalves foi escolhido por Rúben Amorim para envergar a braçadeira de Sebastián Coates, caso o central dos verdes e brancos tivesse, por algum motivo, de sair das quatro linhas.
Se o 'camisola 4' fosse substituído ou ficasse indisponível antes da partida, Pote seria o capitão do Clube de Alvalade, algo inédito, visto que, por norma, quem sucede ao uruguaio é Luís Neto, Antonio Adán, e Gonçalo Inácio. No entanto, os dois primeiros estavam no banco, enquanto o canhoto ficou fora da ficha de jogo, por lesão.
Visto que Seba foi titular e jogou os 90 minutos, a braçadeira não saiu do braço do internacional uruguaio e ainda não foi desta que Pedro Gonçalves liderou os verdes e brancos, que partem em vantagem para a segunda mão das meias-finais da Taça de Portugal, depois do triunfo sobre o eterno rival. O embate, que vai decidir qual dos dois eternos rivais estará na final da Taça de Portugal, está marcado para dia 3 de abril. Para já, de modo provisório, o pontapé de saída será dado por volta das 15h00.
Na presente temporada, Pedro Gonçalves – avaliado em 28 milhões de euros – já realizou 37 encontros, contabilizando um total de 2.719 minutos. Em todos esses jogos, o médio leonino conseguiu 14 finalizações certeiras e fez 12 passes para golo. O jogador português continua a ser uma das peças-chave para Rúben Amorim.
Desde que chegou ao Sporting, em 2020, oriundo do Famalicão, Pedro Gonçalves contabiliza um total de 167 encontros, 72 golos, 39 assistências e quatro títulos conquistados: um Campeonato Nacional (2020/21), duas Taças da Liga (2020/21 e 2021/22) e uma Supertaça Cândido de Oliveira (2021/22).
Confira aqui alguns dos melhores momentos de Pedro Gonçalves com a camisola verde e branca:
'Camisola 17' dos leões foi um dos principais protagonistas da tensão que aconteceu já após o encontro da final da Taça de Portugal
26 Mai 2026 | 09:08 |
O final da Taça de Portugal entre Sporting e Torreense, conquistada pela formação de Torres Vedras, ficou marcado por momentos de tensão nas bancadas do Estádio Nacional, no Jamor. Agora, vieram a público imagens do momento em que Francisco Trincão entrou em 'bate-boca' com os adeptos.
Após a cerimónia de entrega das medalhas à equipa vencida, alguns adeptos leoninos mostraram forte descontentamento com a derrota e dirigiram insultos à equipa orientada por Rui Borges. O ambiente aqueceu numa zona reservada aos verdes e brancos, numa altura em que os jogadores já regressavam ao relvado.
Foi então que Francisco Trincão protagonizou um momento de maior tensão. O internacional português reagiu às provocações vindas da bancada e acabou por confrontar verbalmente um adepto, tendo sido rapidamente travado por um elemento da segurança presente no local.
Pouco depois do incidente, também o pai de Trincão surgiu junto à zona relvada, acompanhando de perto o jogador leonino num momento particularmente delicado após a derrota na final da Taça. A perda do troféu diante do Torreense aumentou a frustração entre os adeptos do Sporting, num jogo que fechou oficialmente a temporada 2025/26.
Na época que agora terminou, ao serviço do Sporting, Francisco Trincão – avaliado em 35 milhões de euros – realizou 54 jogos: 34 na Liga Portugal Betclic, 11 na Liga dos Campeões, sete na Taça de Portugal, um na Taça da Liga e outro na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 4.602 minutos realizados, o avançado apontou 13 golos e 15 assistências.
Confira o momento:
Jogador é visto como um dos alvos prioritários dos leões nesta fase, depois de tratadas as contratações de Zalazar, Pedro Lima e Issa Doumbia
26 Mai 2026 | 09:00 |
O Sporting continua a acelerar a reconstrução do meio-campo para 2026/27 e Silas Andersen está cada vez mais próximo de se tornar reforço dos leões. As negociações com o Häcken avançaram nas últimas horas e, em Alvalade, existe esperança de que o médio possa chegar a Lisboa ainda antes do final da semana para realizar exames médicos e assinar contrato.
De acordo com o jornal Record, existe um princípio de acordo entre os dois clubes. A SAD liderada por Frederico Varandas aceita pagar 7 milhões de euros fixos pelo internacional sub-21 dinamarquês, valor que poderá atingir os 10 milhões mediante objetivos desportivos.
Nesta fase, faltam apenas acertar detalhes relacionados com prazos de pagamento e comissões para que o processo fique totalmente fechado. Resolvidas essas questões, o Sporting avançará então para a assinatura de um vínculo válido por cinco temporadas com o médio de 22 anos.
Depois de Rodrigo Zalazar, Pedro Lima e Issa Doumbia, Silas Andersen pode tornar-se o quarto reforço assegurado pelos leões neste mercado. O italiano, por seu turno, chega proveniente do Venezia por 20 milhões de euros mais objetivos e é visto internamente como o substituto ideal para Morita.
Mais complexo continua a ser o processo de João Palhinha. O internacional português, que pertence ao Bayern Munique até 2028, continua identificado como o alvo prioritário para assumir o lugar deixado por Hjulmand, sobretudo pela experiência e capacidade de liderança.
Jogador brasileiro deixou uma mensagem que deu que falar através das suas redes sociais e existem agora novidades sobre o seu futuro
26 Mai 2026 | 08:55 |
Alisson Santos pode ter deixado uma mensagem de despedida nas redes sociais, mas o futuro do extremo deverá continuar ligado ao Nápoles. O emblema napolitano pretende avançar para a contratação definitiva do jogador que pertence ao Sporting.
O brasileiro de 23 anos encontra-se cedido em Itália desde janeiro, altura em que o Nápoles pagou 3,5 milhões de euros pela taxa de empréstimo até final da temporada. Agora, concluída a participação na Serie A, os italianos têm até meados de junho para decidir se acionam a cláusula de compra definida no acordo com os leões.
Segundo revela o jornal A Bola, a intenção do clube italiano passa precisamente por avançar para a compra em definitivo do extremo, desembolsando mais 16,5 milhões de euros. A confirmar-se esse cenário, o Sporting encaixará um total de 20 milhões de euros com o jogador.
Além da aposta desportiva em Alisson Santos, o Nápoles também prepara um contrato de longa duração para o extremo brasileiro, que deixou boas indicações desde a chegada ao futebol italiano e valorizou-se rapidamente junto da estrutura napolitana.
Alisson Santos chegou a Alvalade proveniente do Vitória, numa operação avaliada em 2,1 milhões de euros, depois de uma passagem por empréstimo na Leiria. Na altura, o Sporting assegurou o jogador até 2030 e fixou uma cláusula de rescisão de 80 milhões de euros. O emblema brasileiro salvaguardou ainda 10% de uma futura venda, pelo que também beneficiará financeiramente caso o negócio com o Nápoles se concretize nos próximos dias.
Exclusivo Leonino - Moura dos Santos implacável com o Sporting: "Vagiannidis foi uma nódoa"
25 Mai 2026 | 15:55