Corner Left

Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

ANDRÉ MARTINS: ETERNO LEÃO

Médio português envergou a listada verde e branca mais de uma centena de vezes. Atualmente, representa o Legia, da Polónia

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

  |

Icon Comentário0

No “Onde anda o Leão” desta semana, a redação do Leonino escolheu André Martins. O português, de 30 anos, vestiu a listada verde e branca mais de uma centena de vezes e fez o gosto ao pé em quatro ocasiões.


Chegou a Alvalade em 2002, tendo se sagrado campeão nacional de juniores na temporada de 2008/2009 numa equipa onde estavam jogadores como Cédric Soares ou Wilson Eduardo. Após sucessivos empréstimos, nomeadamente ao Real Massamá, Belenenses ou Pinhalnovense, André Martins estreou-se de leão ao peito no dia 20 de outubro de 2011. Em partida a contar para a fase de grupos da Liga Europa, frente ao FC Vaslui, no Estádio José de Alvalade, o médio verde e branco entrou em campo aos 78 minutos para substituir Diego Capel. O Sporting CP, com golos de Evaldo e Matías Fernández, venceu essa partida, que ficará, certamente, para sempre guardada na memória de André Martins. Nessa época, o português representou os leões por mais 20 vezes.


Dois anos mais tarde, a 15 de setembro de 2013, no Estádio do Algarve, o internacional português nas camadas jovens estreou-se a marcar de leão ao peito. Num jogo diante do Olhanense, aos 60 minutos, André Martins fez o gosto ao pé e fechou as contas de um jogo em que o Sporting CP venceu os algarvios, por 2-0.


Outro dos pontos mais altos da passagem do médio pelo Clube foi a conquista da Taça de Portugal, em 2014/2015. Apesar de não ter sido utilizado na final, em que os leões venceram, de forma dramática, o SC Braga, André Martins foi, na época em questão, uma peça importante do conjunto de Marco Silva, tendo sido utilizado em 27 ocasiões e marcado um golo.

Em 2015/2016, com a chegada de Jorge Jesus, o medio formado em Alvalade perdeu espaço e, na época seguinte, haveria de rumar ao Olympiacos, onde realizou 39 jogos e marcou um golo. Na segunda temporada na Grécia, André Martins voltou a jogar pouco e, por fim, transferiu-se para o Legia, da Polónia, onde ainda está. Nas duas temporadas em solo polaco, o eterno leão já soma 60 jogos e fez o gosto ao pé por duas vezes.



Futebol

"Não estivemos tão bem aí": Pilar do Sporting aponta erros na Taça de Portugal

Leões bateram Portimonense na terceira eliminatória da prova rainha do futebol português e garantiram passagem à próxima fase

Sporting bateu Portimonense na Taça de Portugal
Sporting bateu Portimonense na Taça de Portugal

  |

Icon Comentário0

O Sporting venceu o Portimonense, por 2-1, na terceira eliminatória da Taça de Portugal. Conrad Harder foi o homem do jogo ao apontar os dois golos dos leões. No final, Rúben Amorim admitiu que a vitória foi justa, mas que houve algumas dificuldades nas transições ofensivas.


"Não foi um resultado ajustado ao que aconteceu. Estávamos a controlar bem o jogo e as transições, apesar de na segunda parte não termos estado tão bem aí. Mas estivemos sempre mais perto de marcar o segundo, só que quando não se marca, numa bola parada, e depois outra, são situações que nos colocam mais dificuldades e sofremos", disse.


"Eles marcaram, mas conseguimos dar a volta ao marcador e é bom até por tudo, até por causa de terça-feira [jogo com o Sturm Graz, para a Champions]. Não precisávamos deste sofrimento, mas passámos e é o que interessa", terminou Rúben Amorim.


Com a vitória – a décima em 12 encontros na presente temporada –, os comandados de Rúben Amorim passam à próxima fase da prova rainha do futebol português, competição que falta ao técnico leonino no currículo de treinador. 

O emblema verde e branco volta a entrar em campo apenas na terça-feira, dia 22 de outubro, frente ao Sturm Graz, em jogo relativo à terceira jornada da Liga dos Campeões. O encontro diante da turma liderada por Christian Ilzer a jogar-se-á às 20h00, na Áustria.



Futebol

"Há pessoas que não sabem brincar" Amorim dá murro na mesa depois do Portimonense - Sporting

Treinador dos verdes e brancos voltou a ser questionado sobre possível mudança para o Manchester City e esclareceu dúvidas da imprensa

Rúben Amorim esclarece ida para o City depois do Portimonense - Sporting
Rúben Amorim esclarece ida para o City depois do Portimonense - Sporting

  |

Icon Comentário0

Hugo Viana foi recentemente oficializado como diretor desportivo do Manchester City. Em antevisão ao duelo com o Portimonense, Rúben Amorim brincou com a situação e garantiu que, na semana do jogo contra os ingleses, na Liga dos Campeões, o dirigente "não entrava no balneário do Sporting". Já depois de os leões terem vencido os algarvios, o técnico voltou a esclarecer a situação.


"O City não tem nada a ver comigo. Tenho de ter cuidado a falar, porque fiz uma brincadeira com o Hugo Viana não entrar no balneário e houve gente que levou aquilo a sério, ou quis levar aquilo a sério, porque às vezes não é hora para brincar", começou por dizer Amorim, em conferência de imprensa.


"Há pessoas que não sabem brincar, portanto não vou fazer comentário algum. Isso não mexe nada comigo, o City não tem nada a ver comigo, tem a ver com o Viana, por isso, vou seguir em frente", terminou o técnico, colocando de lado a possível sucessão a Pep Guardiola.


Rúben Amorim chegou ao Sporting em março de 2020, oriundo do Braga, num negócio que custou aos cofres verdes e brancos qualquer coisa como 12 milhões de euros, já com ‘juros’ incluídos. Desde então, o técnico liderou 225 encontros, tendo vencido 158, empatado 34 e perdido 33, sendo uma das grandes figuras dos verdes e brancos nos últimos anos.

Ao comando do Sporting, Rúben Amorim conquistou cinco títulos: dois Campeonatos Nacionais (2020/21 e 2023/24), duas Taças da Liga (2020/21 e 2021/22) e uma Supertaça Cândido de Oliveira (2021). O treinador tem contrato com o Clube de Alvalade até junho de 2026 e uma cláusula de rescisão de 20 milhões para emblemas estrangeiros e 30 para clubes nacionais.



Futebol

"Vamos fazê-lo crescer": Amorim 'confirma' - Sporting vai contratar central promissor

Treinador do Clube de Alvalade está encantado com exibições do defesa e Frederico Varandas já está a tratar dos próximos passos

Rúben Amorim encantado com Bruno Ramos, central do Sporting
Rúben Amorim encantado com Bruno Ramos, central do Sporting

  |

Icon Comentário0

Bruno Ramos foi titular na vitória do Sporting, diante do Portimonense (2-1). O defesa brasileiro fez 82 minutos como central pelo lado direito e respondeu com muita calma. No final do encontro, Rúben Amorim deixou vários elogios ao jogador.


"Muito rápido, aguentou-se bem até ao fim, sentiu cambras, não tem jogado muito. Tem a ansiedade de jogar na equipa principal. Temos um jogador que vamos fazer crescer, na principal e na B, é mais um valor a juntar aos outros", admitiu o técnico verde e branco, que mantém muita esperança no atleta.


Tal como noticiou, em Exclusivo, o Leonino, no passado dia 1 de outubro, a Direção do Sporting pretende contratar Bruno Ramos em definitivo. Ao que o nosso Jornal apurou, o jogador brasileiro de 19 anos despertou a atenção de Rúben Amorim nas primeiras sessões de trabalho da época, sendo que o técnico tem estado atento ao desenvolvimento do canarinho, que chegou a fazer intercâmbio nos alemães do Hoffenheim.


As boas prestações nos treinos valeram-lhe a chamada aos convocados para a partida diante do AVS, que terminou com vitória dos leões, por 3-0. Apesar de não ter sido utilizado, continuou a treinar com o plantel principal, fazendo agora a estreia com os leões.

Pelos escalões secundários do Clube de Alvalade, Bruno Ramos somou os primeiros minutos no empate dos verdes e brancos diante do Caldas (1-1). O futebolista chegou a ser titular como central pelo meio na vitória (2-1) da equipa A do Sporting num jogo-treino com o Mafra, em Alcochete, no início do mês de setembro.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


"Não podia estar a metê-lo": Amorim explica ausência do Portimonense - Sporting
Futebol

"Não podia estar a metê-lo": Amorim explica ausência do Portimonense - Sporting

 

Icon Comentário0
Jogar com ou sem Gyokeres? Harder conta tudo depois do Portimonense - Sporting
Futebol

Jogar com ou sem Gyokeres? Harder conta tudo depois do Portimonense - Sporting

 

Icon Comentário0
Conrad tentou Harder e Portimonense - Sporting acaba com triunfo dos leões na Taça de Portugal (vídeo)
Futebol

Conrad tentou Harder e Portimonense - Sporting acaba com triunfo dos leões na Taça de Portugal (vídeo)

 

Icon Comentário0