Corner Left

Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

ANDRÉ MARTINS: ETERNO LEÃO

Médio português envergou a listada verde e branca mais de uma centena de vezes. Atualmente, representa o Legia, da Polónia

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

  |

Icon Comentário0

No “Onde anda o Leão” desta semana, a redação do Leonino escolheu André Martins. O português, de 30 anos, vestiu a listada verde e branca mais de uma centena de vezes e fez o gosto ao pé em quatro ocasiões.


Chegou a Alvalade em 2002, tendo se sagrado campeão nacional de juniores na temporada de 2008/2009 numa equipa onde estavam jogadores como Cédric Soares ou Wilson Eduardo. Após sucessivos empréstimos, nomeadamente ao Real Massamá, Belenenses ou Pinhalnovense, André Martins estreou-se de leão ao peito no dia 20 de outubro de 2011. Em partida a contar para a fase de grupos da Liga Europa, frente ao FC Vaslui, no Estádio José de Alvalade, o médio verde e branco entrou em campo aos 78 minutos para substituir Diego Capel. O Sporting CP, com golos de Evaldo e Matías Fernández, venceu essa partida, que ficará, certamente, para sempre guardada na memória de André Martins. Nessa época, o português representou os leões por mais 20 vezes.


Dois anos mais tarde, a 15 de setembro de 2013, no Estádio do Algarve, o internacional português nas camadas jovens estreou-se a marcar de leão ao peito. Num jogo diante do Olhanense, aos 60 minutos, André Martins fez o gosto ao pé e fechou as contas de um jogo em que o Sporting CP venceu os algarvios, por 2-0.


Outro dos pontos mais altos da passagem do médio pelo Clube foi a conquista da Taça de Portugal, em 2014/2015. Apesar de não ter sido utilizado na final, em que os leões venceram, de forma dramática, o SC Braga, André Martins foi, na época em questão, uma peça importante do conjunto de Marco Silva, tendo sido utilizado em 27 ocasiões e marcado um golo.

Em 2015/2016, com a chegada de Jorge Jesus, o medio formado em Alvalade perdeu espaço e, na época seguinte, haveria de rumar ao Olympiacos, onde realizou 39 jogos e marcou um golo. Na segunda temporada na Grécia, André Martins voltou a jogar pouco e, por fim, transferiu-se para o Legia, da Polónia, onde ainda está. Nas duas temporadas em solo polaco, o eterno leão já soma 60 jogos e fez o gosto ao pé por duas vezes.



Futebol

CLUBE QUE NÃO TEM DINHEIRO PARA INSCREVER JOGADORES QUER TIRAR GYOKERES AO SPORTING

Emblema em questão está com várias dificuldades financeiras, mas acredita ter o necessário para convencer o sueco

Emblema em questão está com várias dificuldades financeiras, mas acredita ter o necessário para convencer Viktor Gyokeres, do Sporting
Emblema em questão está com várias dificuldades financeiras, mas acredita ter o necessário para convencer Viktor Gyokeres, do Sporting

  |

Icon Comentário0

O Barcelona não desiste de Viktor Gyokeres. No entanto, os culés têm vários problemas financeiros, sendo que até têm tido contrariedades na inscrição de jogadores e, de momento, a prioridade da direção catalã passa por garantir a contratação de Nico Williams ao Athletic Bilbau.


Segundo o Record, Deco, diretor desportivo do Barça, é muito apreciador do sueco, mas tem consciência de que é impossível negociar com o Clube de Alvalade, uma vez que não tem disponíveis os meios financeiros necessários para assegurar o goleador.


A mesma fonte garante que o Barcelona vai, desta forma, esperar atentamente e aguardar que Gyokeres não seja vendido esta temporada. O plano do clube da Catalunha é atacar o 'camisola 9' de Rúben Amorim na temporada 2025/26, para colmatar a saída, ou decréscimo de rendimento, de Robert Lewandowski.


Em 2023/24, ao serviço do Sporting, Viktor Gyokeres – avaliado em 65 milhões de eurosfez 48 encontros realizados (3.957 minutos), 41 golos e 14 assistências, sendo uma das grandes figuras da turma de Rúben Amorim. O avançado tem contrato com os leões até junho de 2028 e a maior cláusula de rescisão do plantel, fixada na ordem dos 100 milhões de euros.

Inicialmente, Sporting pagou 20 milhões, mais 4 por objetivos e custos de intermediação, por Viktor Gyokeres. Contas feitas, ao dia de hoje, o ponta de lança já custou 24,8 milhões aos cofres leoninos, sendo que existem, ainda, 3 milhões em objetivos por alcançar, o que pode atirar o investimento no internacional pela seleção da Suécia para bem perto dos 30 milhões de euros (27,8).



Futebol

TUDO NAS MÃOS DE VERÍSSIMO: ÁRBITRO TEM PODER DE TIRAR TITULAR DO SPORTING DA SUPERTAÇA COM O PORTO

Juiz da AF Leiria irá ter a responsabilidade de avaliar situação do jogador verde e branco

Fábio Veríssimo irá ter a responsabilidade de avaliar situação de jogador do Sporting
Fábio Veríssimo irá ter a responsabilidade de avaliar situação de jogador do Sporting

  |

Icon Comentário0

Ousmane Diomande foi expulso na vitória do Sporting, por 2-1, diante do Sevilha. O central dos leões agarrou um adversário, ao minuto 83 e viu cartão vermelho direto por parte de Fábio Veríssimo. Agora, o 'camisola 26' está até em risco de falhar a Supertaça Cândido de Oliveira, diante do Porto.


De acordo com as regras, o relatório do árbitro do encontro irá ditar o futuro do defesa verde e branco. Caso o lance seja julgado como comportamento antidesportivo - sendo que não tem motivos para tal e o Sporting poderá recorrer se for o caso - o costa-marfinense poderá falhar dois jogos e, consequentemente, o embate com os dragões.


Se o lance for tratado como uma expulsão casual, Diomande pode falhar... o Troféu Cinco Violinos, à semelhança do que aconteceu com Sebastián Coates, em 2017. O agora ex capitão dos leões foi expulso diante do Vitória de Guimarães, também num amigável, e foi impedido de alinhar na partida de apresentação aos Sócios.


Avaliado em 40 milhões de euros, Ousmane Diomande destacou-se na parte inicial da temporada 2023/24 e somou 38 encontros: 26 no Campeonato Nacional, oito na Liga Europa, três na Taça de Portugal e um na Taça da Liga. Ao todo, nos 2.979 minutos que disputou, o central marcou três golos e fez uma assistência. As boas exibições fizeram disparar o valor de mercado para os 40 milhões de euros.

O central costa-marfinense chegou a Alvalade em janeiro de 2023, oriundo do Midtjylland (estava emprestado ao Mafra), a troco de 7,5 milhões de euros por 50% dos direitos económicos, mais 5 por objetivos, sendo que os dinamarqueses têm 20% de uma futura mais-valia.



Futebol

ANTIGO JOGADOR DO SPORTING 'BABA-SE' PARA DUPLA LEONINA E CONFESSA: "ESTÃO A ENTENDER-SE MUITO BEM"

Ex-leão expressou também a sua admiração por alguns jogadores do Clube de Alvalade, como Daniel Bragança e Pote

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

  |

Icon Comentário0

Ausente durante o mês de janeiro devido aos compromissos com a seleção do Japão na Taça da Ásia, Morita regressou ao Sporting no início deste mês para fazer parceria com o seu habitual companheiro Morten Hjulmand. Contra o Moreirense, o médio japonês destacou-se ao marcar um golo e ainda conseguiu recuperar a bola em 10 ocasiões. André Martins, ex Sporting, deixou elogios à dupla leonina.


"São dois jogadores parecidos, de contenção. Tal como o Rúben disse há pouco tempo, é um jogador que já tem mais chegada à área e tem mais golo. No início eram dois jogadores muito parecidos, que seguravam muito as equipas adversárias. É uma dupla muito forte com e sem bola.", começou por afirmar André Martins, em declarações jornal 'Record'.


"Eles estão-se a entender muito bem, o que revela bem as dinâmicas do Sporting. Quer joguem esse dois, o Pote ou Daniel Bragança, as dinâmicas estão muito bem treinadas e os jogadores entendem isso na perfeição. Qualquer dupla mostra que as coisas saem bem", analisou o jogador de 34 anos.


Quando questionado sobre o jogador que mais aprecia no Sporting, André Martins não hesitou na resposta e explicação: "Eu gosto muito do Daniel Bragança. Tem uma margem de progressão enorme e com um treinador como o Rúben vai certamente crescer. Sabe sempre o que fazer à bola antes desta lhe chegar aos pés, está sempre bem posicionado e faz a diferença no jogo do Sporting", sublinhou o antigo jogador leonino.

O médio também elogiou o camisola 8 da turma verde e branca, Pedro Gonçalves: "É mais ofensivo. Mas quando joga no meio-campo, é um jogador muito forte com a bola e ajuda na saída de jogo do Sporting, pois é tecnicamente muito bom.", concluiu.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


AMORIM NEM QUER ACREDITAR: SPORTING PODE PERDER JOGADOR CHAVE E TÉCNICO DESESPERA
Futebol

AMORIM NEM QUER ACREDITAR: SPORTING PODE PERDER JOGADOR CHAVE E TÉCNICO DESESPERA

 

Icon Comentário0
EXCLUSIVO LEONINO – RÚBEN AMORIM APROVA SAÍDA DE MARCUS EDWARDS DO SPORTING COM UMA CONDIÇÃO
Futebol

EXCLUSIVO LEONINO – RÚBEN AMORIM APROVA SAÍDA DE MARCUS EDWARDS DO SPORTING COM UMA CONDIÇÃO

 

Icon Comentário0
MATHEUS REIS MOSTRA-SE PREOCUPADO COM FUTURO DO SPORTING: "NÃO SEI COMO SE IRÁ RESOLVER"
Futebol

MATHEUS REIS MOSTRA-SE PREOCUPADO COM FUTURO DO SPORTING: "NÃO SEI COMO SE IRÁ RESOLVER"

 

Icon Comentário0