Futebol
Adeptos pedem a jogador de 22 anos que não assine pelo Sporting, mas Palmeiro não quer saber
05 Jan 2026 | 17:45
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
29 Fev 2020 | 10:29 |
No “Onde anda o Leão” desta semana, a redação do Leonino escolheu André Martins. O português, de 30 anos, vestiu a listada verde e branca mais de uma centena de vezes e fez o gosto ao pé em quatro ocasiões.
Chegou a Alvalade em 2002, tendo se sagrado campeão nacional de juniores na temporada de 2008/2009 numa equipa onde estavam jogadores como Cédric Soares ou Wilson Eduardo. Após sucessivos empréstimos, nomeadamente ao Real Massamá, Belenenses ou Pinhalnovense, André Martins estreou-se de leão ao peito no dia 20 de outubro de 2011. Em partida a contar para a fase de grupos da Liga Europa, frente ao FC Vaslui, no Estádio José de Alvalade, o médio verde e branco entrou em campo aos 78 minutos para substituir Diego Capel. O Sporting CP, com golos de Evaldo e Matías Fernández, venceu essa partida, que ficará, certamente, para sempre guardada na memória de André Martins. Nessa época, o português representou os leões por mais 20 vezes.
Dois anos mais tarde, a 15 de setembro de 2013, no Estádio do Algarve, o internacional português nas camadas jovens estreou-se a marcar de leão ao peito. Num jogo diante do Olhanense, aos 60 minutos, André Martins fez o gosto ao pé e fechou as contas de um jogo em que o Sporting CP venceu os algarvios, por 2-0.
Outro dos pontos mais altos da passagem do médio pelo Clube foi a conquista da Taça de Portugal, em 2014/2015. Apesar de não ter sido utilizado na final, em que os leões venceram, de forma dramática, o SC Braga, André Martins foi, na época em questão, uma peça importante do conjunto de Marco Silva, tendo sido utilizado em 27 ocasiões e marcado um golo.
Em 2015/2016, com a chegada de Jorge Jesus, o medio formado em Alvalade perdeu espaço e, na época seguinte, haveria de rumar ao Olympiacos, onde realizou 39 jogos e marcou um golo. Na segunda temporada na Grécia, André Martins voltou a jogar pouco e, por fim, transferiu-se para o Legia, da Polónia, onde ainda está. Nas duas temporadas em solo polaco, o eterno leão já soma 60 jogos e fez o gosto ao pé por duas vezes.
Pupilo de Rui Borges foi titular na partida, mas está fora da competição após desaire pesado (4-0) e vai juntar-se ao plantel verde e branco
05 Jan 2026 | 22:42 |
A Nigéria goleou a seleção de Moçambique por 4-0, este segunda-feira, dia 5 de janeiro, confirmou a passagem aos quartos de final da CAN. Geny Catamo foi titular no conjunto de Chiquinho Conde, mas está fora da competição e vai juntar-se ao plantel de Rui Borges.
Os nigerianos precisaram de apenas cinco minutos para fazer dois golos, um de Ademola Lookman (20') e outro de Victor Osimhen (25'), com duas assistências de Akor Adams. Os autores dos dois primeiros golos protagonizaram um momento de tensão pouco depois, numa troca acesa de palavras que acabou com um encostar de cabeças e a intervenção dos colegas de equipa.
A vantagem de dois golos manteve-se até ao intervalo e o segundo tempo arrancou com o bis de Osimhen, após assistência de Lookman. Apesar das alterações, a equipa moçambicana não conseguiu fazer frente à superioridade do adversário, que ainda deu contornos de goleada ao resultado por Adams (75 minutos).
Desta forma, Moçambique cai nos "oitavos" da competição e é provável que Rui Borges - que tem vários jogadores ausentes - tenha Geny Catamo à disposição para a final da Taça da Liga, caso o emblema verde e branco consiga levar a melhor sobre o Vitória de Guimarães na próxima terça-feira, dia 6 de janeiro.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Geny Catamo - avaliado em 15 milhões de euros - soma já 20 partidas. Nos 1.094 minutos que esteve dentro das quatro linhas, o canhoto conta com três golos e assistiu os companheiros de equipa em outras três ocasiões.
Diretor-executivo do Correio da Manhã Rádio considerou ainda que técnico foi despedido por ser “o quarto pior treinador com percentagem de vitórias desde 1962”
05 Jan 2026 | 20:49 |
Ruben Amorim foi despedido do Manchester United, esta segunda-feira, dia 5 de janeiro. O futuro do português permanece agora incerto, mas Pedro Sousa, no canal Now, garantiu que não há qualquer hipótese de o técnico voltar ao Sporting num futuro próximo.
Pedro Sousa: "Frederico Varandas não equaciona contratar Ruben Amorim"
"Frederico Varandas não equaciona contratar Ruben Amorim", garantiu, adiantando que o mesmo vai receber cerca de 11,6 milhões de euros de indemnização. O diretor-executivo do 'Correio da Manhã Rádio' referiu ainda que Ruben Amorim foi demitido não por “estar a dois ou três pontos” da Liga dos Campeões, mas sim por ser “o quarto pior treinador da História em percentagem de vitórias desde 1962”.
A decisão dos responsáveis ingleses surgiu na sequência das duras declarações do ex-leão a seguir ao empate em Leeds (1-1), depois de dar a entender que estava profundamente desagradado com decisões tomadas sem o seu aval, argumentando que era o manager do United e não apenas o treinador.
Marco Silva, treinador do Fulham, foi rapidamente apontado como um dos favoritos para suceder ao compatriota no cargo. De acordo com o "The Telegraph", o antigo técnico do Clube de Alvalade é visto com bons olhos por Christopher Vivell, diretor de scouting dos 'red devils'.
Os números de Ruben Amorim em Old Trafford desapontaram a direção. Na presente temporada, somou oito vitórias em 21 jogos oficiais, um registo aquém das expetativas elevadas que sempre acompanham o clube inglês. O Manchester United ocupa, neste momento, o sexto lugar da Premier League.
Ruben Amorim muito sorridente depois do despedimento do Man Utd:
Treinador que passou pelo emblema verde e branco lembrou os sucessivos despedimentos do técnico das águias ao longo da carreira e pede mais respeito
05 Jan 2026 | 19:34 |
Octávio Machado deixou uma resposta às críticas de José Mourinho, que afirmou que o Porto era mal treinado antes da sua chegada, em 2002/03, num ataque direto ao antigo treinador do Sporting, não gostou dos comentários e arrasou o treinador do Benfica.
Octávio Machado: "Gostava que José Mourinho, uma vez na vida, dissesse que o Apito Dourado é mentira"
"Tenho um grande respeito pelo pai dele e por isso não chamo Mourinho. Chamo José Mário. É uma declaração maldosa e que demonstra péssima memória e confusão naquela cabeça. Má memória porque ele devia dizer que esteve dentro de um carro com um empresário, até porque o presidente do Porto fazia anos, à espera que os convidados saíssem para ele entrar. Não sei como se presta a isto. Como jogador, calçava os pés ao contrário e estava muito longe daquilo que fui. Se tem inveja de ser como eu, é outra coisa. Eu era tão mau treinador que ele, efetivamente, não conseguiu fazer melhor. Tem memória confusa, está muito perturbado. (…) Gostava que José Mourinho, uma vez na vida, dissesse que o Apito Dourado é mentira", afirmou na CMTV.
Octávio Machado: "Orgulho-me do meu passado, nunca traí ninguém. O senhor Zé, ao pé de mim, não tem dignidade"
Octávio Machado lembra os sucessivos despedimentos do técnico das águias: "O estatuto que alcançou na carreira devia dar-lhe mais responsabilidade. Devia ter respeito. Que jogue mais, que não seja vendedor de banha da cobra. Há quantos anos não ganha um título? Ele tem um currículo invejável, mas foi o que foi mais vezes despedido e que ganhou mais indemnizações. Vale o que vale… Orgulho-me do meu passado, nunca traí ninguém. O senhor Zé, ao pé de mim, não tem dignidade".
O comentador atacou ainda o trabalho de José Mourinho no Benfica: "Está a dez pontos. Trouxe com ele uma onde normal e natural de esperança na recuperação, é normal. No Porto tinha feito a mesma coisa. Se fores a comparar com o final da época, melhorou zero. No Benfica está a ser igual", afirmou.
Octávio Machado foi treinador do Sporting durante três temporadas - entre 1995 e 1997. No total, em 52 jogos, o técnico venceu 32 jogos, empatou 12 e perdeu sete encontros. Venceu uma Supertaça (1995/96). Foi ainda o diretor geral do futebol leonino em 2015/16, com Jorge Jesus (Recorde o seu percurso AQUI).
Veja as críticas de José Mourinho a Octávio Machado: