Futebol
Sporting quer contratar jogador do Tondela no inverno; Leões preparam carteira
04 Nov 2025 | 12:53
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
08 Abr 2024 | 11:46 |
Augusto Inácio, antigo treinador campeão nacional pelo Clube de Alvalade, pronunciou-se, no jornal desportivo 'A Bola', acerca do triunfo conquistado em Alvalade no passado sábado frente ao Benfica (2-1), em jogo válido para a 28ª jornada da Liga Portugal Betclic. O ex jogador e treinador começou por afirmar que, com a vitória, "o Sporting deu um passo muito importante para o título", concluindo que "mais uma vez o Sporting demonstrou estar apto para defrontar equipas grandes, quer seja em casa quer seja fora".
Agora líder por quatro pontos de distância do Benfica, segundo na tabela do Campeonato Nacional, o Sporting soma, à data, 71 pontos. Augusto Inácio afirma, acerca da equipa dirigida por Rúben Amorim, que: "Ganhou por 2-1 duma forma que considero justa. O Sporting iniciou o jogo praticamente com um golo de Geny Catamo, que considero o homem do jogo, e isso deu-lhe alento muito grande para encarar o resto da partida".
Embora classifique o Clube de Alvalade como o justo vencedor, Augusto Inácio, também antigo diretor geral de futebol, admite que a partida não foi absolutamente dominada pelo Sporting: "Foi um jogo dividido, empenhado por parte das duas equipas, com os jogadores a darem o seu melhor, não encontrando os caminhos para as oportunidades de golo, sendo poucas as que houve na primeira parte, mas o Benfica confirmou as suas melhorias depois daquele jogo da Taça no Estádio da Luz."
O antigo defesa do Sporting prosseguiu: "Os encarnados bem tentaram, com Di María por um lado e Neres pelo outro, mas com Bah a não demonstrar a mesma capacidade ou o mesmo espaço que na terça-feira porque Matheus Reis estava muito atento aos seus movimentos; havendo também grande luta no meio-campo com João Neves e Florentino por parte do Benfica e Morita e Hjulmand por partedoSporting—jogo muito combativo, muito disputado, tecnicamente nem sempre bem jogado mas o Sporting a aparecer com outra cara no sentido de ter bola, a ter organização e espaços para poder jogar. Foi assim que os leões, através, também, das suas individualidades, conseguiram marcar a diferença no jogo", chutou.
Apesar de denotar a qualidade de jogadores individuais, e destacando a prestação de Pedro Gonçalves - titular no dérbi, primeiro encontro que pôde disputar após lesão que havia contraído -, no lance perigoso que conseguiu construir, Augusto Inácio admite que a primeira parte foi equilibrada:
"Uma primeira parte bem dividida, sem grandes oportunidades de golo de parte a parte, com alternâncias de comando de jogo mas sem ocasiões flagrantes. Mas o Sporting pensava que ia para o intervalo a ganhar por 1-0 mas o Benfica, através duma bola parada, fez o empate por Bah ao segundo poste e relançou a dúvida para a segunda parte", escreveu o diretor geral dos leões.
Augusto Inácio concluiu em tom otimista, acerca do triunfo importante que o Sporting conseguiu, já bem no final da partida, arrecadar: "O que é certo é que o Sporting foi criando as suas oportunidades, o Benfica também teve as suas, esperava-se que o resultado final fosse uma igualdade mas através dum pontapé de canto apareceu uma individualidade dentro dum coletivo que é forte como o do Sporting. O herói improvável, Geny Catamo, com o seu pior pé, o direito, marcou um golaço que deu a vitória ao Sporting e cavou um fosso de quatro pontos que podem ser sete porque ainda há o jogo com o Famalicão e se vencer esse jogo fica com as duas mãos no Campeonato Nacional. Boa vitória do Sporting, boa moldura humana, num ambiente extraordinário", elogia.
No entanto, ex-leão não possui o Nível IV da UEFA e Alexandre Santana vai assim ser o treinador principal na ficha de jogo da partida diante das águias
04 Nov 2025 | 17:39 |
É oficial. Gonçalo Brandão, ex técnico adjunto da equipa B do Sporting, é o treinador interino do Casa Pia e vai liderar a equipa técnica do conjunto dos gansos frente ao Benfica, em duelo da 11.ª jornada da Liga. Contudo, o antigo defesa não possui o Nível IV da UEFA e Alexandre Santana vai assim ser o treinador principal na ficha de jogo. João Gião foi um dos nomes pretendidos pelos gansos.
"O Casa Pia informa que a liderança da equipa será assumida pela atual equipa técnica multidisciplinar composta pelos treinadores Alexandre Santana, Gonçalo Brandão, Tiago Dias, João Santos, João Aguiar e pelo analista Miguel Valentim", escreveram os 'gansos', em nota publicada no site oficial.
A saída de João Pereira aconteceu depois do desaire caseiro frente ao Estrela da Amadora, por 5-3, que deixou o Casa Pia no 16.º lugar do Campeonato Nacional, em zona de acesso ao play-off de manutenção, não vencendo na prova nas derradeiras cinco rondas.
Casa Pia: "Transição visa assegurar a continuidade do trabalho desenvolvido até ao momento, garantindo estabilidade e compromisso com os objetivos desportivos definidos"
"A equipa técnica conta com a total confiança da direção e de todo o 'staff', que reconhecem o seu profissionalismo, competência e dedicação. A transição visa assegurar a continuidade do trabalho desenvolvido até ao momento, garantindo estabilidade e compromisso com os objetivos desportivos definidos", adiantaram.
Formado no Belenenses, Gonçalo Brandão, enquanto jogador, chegou mesmo à Seleção A de Portugal, numa altura em que jogava no Siena de Itália, onde também representou o Parma e o Cesena. Depois de uma passagem pelo Cluj (Roménia), em 2014 regressou ao Belenenses, tendo posteriormente jogado no Estoril e Lausanne (Suíça), até terminar a sua carreira no Porto B. Entre 2021 e 2024, passou a integrar a equipa técnica de Filipe Çelikkaya no Sporting B, antes de se juntar à equipa técnica do Casa Pia.
Ainda assim, futebolista, agora com 27 anos de idade, diz ter boas memórias do emblema verde e branco, de onde saiu em 2019
04 Nov 2025 | 16:37 |
Merih Demiral foi um dos jogadores que passou por Sporting e Juventus, emblemas que se vão enfrentar na noite de terça-feira para a Champions League. O defesa central concedeu uma entrevista, onde falou sobre a sua passagem por Portugal e lamentou não ter tido mais oportunidades em Alvalade.
"Portugal, e especialmente Lisboa, sempre foi um lugar especial para mim, cheio de belas e boas recordações. Trabalhei muito pelos meus sonhos no Alcanenense e um dia, durante o treino, um olheiro chamado Paolo, de Lisboa, descobriu-me e convidou-me para um teste no Sporting. O primeiro dia foi incrível — treinei primeiro com os sub-19 de manhã e depois, no mesmo dia, com a equipa B. Devo tê-los impressionado porque, logo após esses treinos, prepararam um contrato para mim. A partir desse dia o meu sonho passou a ser jogar na equipa principal do Sporting", começou por dizer o jogador de 27 anos do Al Ahli ao jornal 'A Bola'.
M. Demiral: "Só joguei um jogo profissional, mas tinha grandes sonhos"
O atleta mostrou-se descontente por ter disputado apenas um jogo pela equipa principal do Sporting, na altura sob liderança de Jorge Jesus: "Só joguei um jogo profissional, mas tinha grandes sonhos – jogar na Liga, ficar lá muitos anos, jogar em Alvalade. Tinha estabelecido esse objetivo para mim mesmo, tornar-me jogador do equipa principal. sabia que os adeptos acreditavam em mim. Os que assistiam aos meus jogos diziam-me sempre isso".
M. Demiral: "Não poder jogar na equipa principal com regularidade deixou-me triste"
Ainda assim, o futebolista diz ter sido feliz nos leões: "Não poder jogar na equipa principal com regularidade deixou-me triste, mas sair daquela forma e seguir um caminho diferente na carreira acabou por ser bom. Acredito que o regresso à Turquia me ajudou a construir uma carreira mais bem-sucedida. Tenho muitas memórias ótimas do Sporting – ainda mantenho contacto com muitos dos meus amigos de lá e, às vezes, até jogamos uns contra os outros. Só tenho boas memórias", concluiu.
Merih Demiral esteve no Sporting entre 2017 e 2019. O futebolista teve uma passagem discreta pelo Clube de Alvalade e realizou apenas um minuto na equipa principal, diante do Oleiros. O atleta seria vendido ao Alanyaspor, por 3,5 milhões de euros, antes de rumar à Juventus por quase 20M, depois de um empréstimo bem-sucedido no Sassuolo. Recentemente envolveu-se numa polémica com Cristiano Ronaldo.
Estrutura do Clube de Alvalade está a par do interesse, mas já terá tomado uma posição em relação ao processo desejado neste momento
04 Nov 2025 | 14:57 |
Ainda que a saída de João Pereira do Casa Pia esteja a agitar as águas, uma vez que João Gião é o nome 'preferido' para o cargo, os gansos não chegaram sequer a avançar com essa possibilidade. O emblema de Lisboa está ciente que o Sporting não iria largar o seu treinador.
De acordo com o jornal Record, apesar de o treinador dos verdes e brancos ser o principal nome na lista do conjunto lisboeta, a estrutura nem terá chegado a avançar, uma vez que tem consciência de que Gião não pretende deixar o Sporting nesta altura, tal como a Direção leonina não está aberta a negociar.
No conjunto secundário do Sporting, João Gião encontra-se a fazer um trabalho de destaque. Os leões são líderes da segunda liga, com 21 pontos em nove encontros (sete vitórias e duas derrotas). Na UEFA Youth League, o Clube de Alvalade soma sete pontos (duas vitórias e um empate) e está no 10.º lugar.
Conforme revelado num Exclusivo Leonino, a estrutura do Sporting, com Frederico Varandas à cabeça, está bastante satisfeita com João Gião e pretende recompensar o mesmo com uma renovação de contrato, que ainda deverá incluir um aumento salarial para o treinador.
De resto, João Gião encontra-se a orientar a equipa verde e branca nesta terça-feira, dia 4 de novembro, em partida válida para a quarta jornada da Youth League. O encontro diante da Juventus está agendada para as 14h00 e será disputada em Turim, Itália.
Sporting quer contratar jogador do Tondela no inverno; Leões preparam carteira
04 Nov 2025 | 12:53
Vencedor de três Ligas dos Campeões quer levar Iván Fresneda do Sporting
04 Nov 2025 | 12:48
Jeff Shi não fez qualquer proposta a Varandas para levar pilar do Sporting
04 Nov 2025 | 12:41