
Futebol
87 golos depois, imprescindível do Sporting renova, mas mantém cláusula de 80M
06 Out 2025 | 22:36
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
08 Abr 2024 | 11:46 |
Augusto Inácio, antigo treinador campeão nacional pelo Clube de Alvalade, pronunciou-se, no jornal desportivo 'A Bola', acerca do triunfo conquistado em Alvalade no passado sábado frente ao Benfica (2-1), em jogo válido para a 28ª jornada da Liga Portugal Betclic. O ex jogador e treinador começou por afirmar que, com a vitória, "o Sporting deu um passo muito importante para o título", concluindo que "mais uma vez o Sporting demonstrou estar apto para defrontar equipas grandes, quer seja em casa quer seja fora".
Agora líder por quatro pontos de distância do Benfica, segundo na tabela do Campeonato Nacional, o Sporting soma, à data, 71 pontos. Augusto Inácio afirma, acerca da equipa dirigida por Rúben Amorim, que: "Ganhou por 2-1 duma forma que considero justa. O Sporting iniciou o jogo praticamente com um golo de Geny Catamo, que considero o homem do jogo, e isso deu-lhe alento muito grande para encarar o resto da partida".
Embora classifique o Clube de Alvalade como o justo vencedor, Augusto Inácio, também antigo diretor geral de futebol, admite que a partida não foi absolutamente dominada pelo Sporting: "Foi um jogo dividido, empenhado por parte das duas equipas, com os jogadores a darem o seu melhor, não encontrando os caminhos para as oportunidades de golo, sendo poucas as que houve na primeira parte, mas o Benfica confirmou as suas melhorias depois daquele jogo da Taça no Estádio da Luz."
O antigo defesa do Sporting prosseguiu: "Os encarnados bem tentaram, com Di María por um lado e Neres pelo outro, mas com Bah a não demonstrar a mesma capacidade ou o mesmo espaço que na terça-feira porque Matheus Reis estava muito atento aos seus movimentos; havendo também grande luta no meio-campo com João Neves e Florentino por parte do Benfica e Morita e Hjulmand por partedoSporting—jogo muito combativo, muito disputado, tecnicamente nem sempre bem jogado mas o Sporting a aparecer com outra cara no sentido de ter bola, a ter organização e espaços para poder jogar. Foi assim que os leões, através, também, das suas individualidades, conseguiram marcar a diferença no jogo", chutou.
Apesar de denotar a qualidade de jogadores individuais, e destacando a prestação de Pedro Gonçalves - titular no dérbi, primeiro encontro que pôde disputar após lesão que havia contraído -, no lance perigoso que conseguiu construir, Augusto Inácio admite que a primeira parte foi equilibrada:
"Uma primeira parte bem dividida, sem grandes oportunidades de golo de parte a parte, com alternâncias de comando de jogo mas sem ocasiões flagrantes. Mas o Sporting pensava que ia para o intervalo a ganhar por 1-0 mas o Benfica, através duma bola parada, fez o empate por Bah ao segundo poste e relançou a dúvida para a segunda parte", escreveu o diretor geral dos leões.
Augusto Inácio concluiu em tom otimista, acerca do triunfo importante que o Sporting conseguiu, já bem no final da partida, arrecadar: "O que é certo é que o Sporting foi criando as suas oportunidades, o Benfica também teve as suas, esperava-se que o resultado final fosse uma igualdade mas através dum pontapé de canto apareceu uma individualidade dentro dum coletivo que é forte como o do Sporting. O herói improvável, Geny Catamo, com o seu pior pé, o direito, marcou um golaço que deu a vitória ao Sporting e cavou um fosso de quatro pontos que podem ser sete porque ainda há o jogo com o Famalicão e se vencer esse jogo fica com as duas mãos no Campeonato Nacional. Boa vitória do Sporting, boa moldura humana, num ambiente extraordinário", elogia.
Mítico 'camisola 9' do Clube de Alvalade foi lembrado por várias figuras da sua vida pessoal, tal como da direção verde e branca
07 Out 2025 | 06:39 |
Manuel Fernandes foi homenageado pelo município da Moita. Natural de Sarilhos Pequenos, o eterno capitão do Sporting é agora o nome da rua onde nasceu, num marco que foi celebrado numa cerimónia que contou com a presença da sua família, amigos, mas também alguns dirigentes do Clube de Alvalade, como Frederico Varandas que fez questão de estar presente.
“É um dever o presidente do Sporting estar aqui... Teria muitas histórias para contar com o Manuel Fernandes, mas o que interessa é o Manuel Fernandes para a instituição. Foi um dos maiores da nossa história - do Sporting - um dos maiores capitães e dizia, com muito orgulho, que era do Sporting e de Sarilhos [Pequenos]. Agradeço estar aqui presente, em nome do Sporting”, disse o dirigente máximo dos leões.
Quem também esteve presente foi o seu filho, Tiago Fernandes, que não esqueceu aquilo que o seu pai representa para Sarilhos Pequenos: “Era um desejo antigo do meu pai ter uma rua na terra dele com o seu nome. É muito importante, não só para ele enquanto figura do Desporto, mas também para a família, por ser uma pessoa de caráter, de respeito... Estará satisfeito, é a rua onde nasceu”.
Recentemente, Manuel Fernandes voltou a ser homenageado no Estádio de Alvalade. Na partida frente ao Moreirense, do passado dia 22 de setembro, o eterno capitão do Sporting foi recordado numa fotografia, que o juntava ao lado de Francisco Trincão, num gesto que foi muito agradecido pela sua filha, Rita Fernandes.
Vale a pena recordar que, além de ter envergado a braçadeira de capitão, Manuel Fernandes é um dos maiores goleadores da história do emblema verde e branco. De Leão ao peito, apontou um total de 256 golos em 447 jogos com a Listada verde e branca.
Ponta de lança colombiano voltou a marcar frente ao Braga e vai já numa sequência de quatro jogos seguidos a fazer o gosto ao pé
07 Out 2025 | 06:22 |
Luis Suárez deixou o mote aos adeptos do Sporting. O avançado colombiano do Sporting voltou a fazer o gosto ao pé, ao marcar o único golo verde e branco no empate a uma bola contra o Braga do passado domingo, dia 5 de outubro, em partida a contar para a oitava jornada da Liga Portugal.
O ‘camisola 97’ acabou por deixar uma mensagem na sua conta oficial Instagram referente ao jogo, onde deixou também uma palavra de agradecimento à sua mulher: “Terminámos o jogo a somar um ponto que deixa um amargo de boca. Continuaremos a lutar até ao fim. Obrigado à minha esposa por me acompanhar, tudo isto é para ti”.
Vale a pena recordar que Luis Suárez está a atravessar uma das melhores fases da sua carreira. Ao marcar frente ao Braga, o avançado encontra-se numa sequência de quatro jogos seguidos a faturar, algo que apenas tinha acontecido por outras duas vezes, ambas ao serviço do Almería na temporada passada.
Vale a pena recordar que esta sequência impressionante do ‘camisola 97’ do Sporting começou no passado dia 22 de setembro, quando faturou frente ao Moreirense (3-0). Após o golo frente aos cónegos, seguiram-se novos remates certeiros contra Estoril (1-0) e Nápoles (1-2).
Esta temporada, com a Listada verde e branca, Luis Suárez – avaliado em 22 milhões de euros – soma 11 partidas. O jogador do Sporting participou em todos os encontros oficiais neste início de época: oito para Liga Portugal, dois para a Liga dos Campeões e outro para a Supertaça. Nos 854 minutos que tem em campo, o avançado apontou sete golos e três assistências.
Especialista comentou renovação de contrato do jogador e mencionou o nome de Pizzi, ex médio do Benfica, que foi muitas vezes criticado
06 Out 2025 | 23:32 |
Pedro Gonçalves prolongou por três anos o contrato com o Sporting até 30 de junho de 2030. Tomás da Cunha comentou a renovação de contrato do jogador e mencionou o nome de Pizzi, ex médio do Benfica, que foi muitas vezes criticado pela massa associativa pelas exibições algo irregulares.
T. da Cunha sobre Pote: "Se fosse perfeito, não estaria no Sporting"
"Já anda aí o efeito Pizzi. A conclusão é óbvia: se fosse perfeito, não estaria no Sporting. Isso não tira a Pedro Gonçalves a influência (no estilo, nos resultados) e a importância individual no hábito ganhador do clube", escreveu o analista na rede social 'X' (antigo Twitter).
Ainda assim, Tomás da Cunha respondeu nos comentários que o post que publicou é um elogio ao 'camisola 8' do emblema verde e branco e que não pretende comparar ambos os futebolistas: "Estás a pegar num elogio como uma crítica (...) Não estou a comparar os jogadores", pode ler-se.
O jogador de 27 anos de idade já foi o melhor marcador da Primeira Liga em 2020/21, conquistou três campeonatos, uma Taça de Portugal, uma Supertaça Cândido de Oliveira e duas Taças da Liga, chegando à seleção portuguesa, pela qual fez quatro jogos.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Pedro Gonçalves - avaliado em 30 milhões de euros - soma já 11 jogos: oito para a Liga Portugal, dois para a Liga dos Campeões e outro para a Supertaça. Durante os 883 minutos em que foi utilizado, o ‘camisola 8’ dos leões já apontou cinco golos e três assistências.
Veja a publicação:
87 golos depois, imprescindível do Sporting renova, mas mantém cláusula de 80M
06 Out 2025 | 22:36
Titular do Sporting perdeu a cabeça com Cláudio Pereira nos minutos finais
06 Out 2025 | 22:25
Especialista diz que Rodrigo Zalazar escapou ao cartão vermelho no Sporting - Braga
06 Out 2025 | 22:17