Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
SeguirFutebol
|
0Rúben Neves, um dos jogadores frequentemente associados ao Newcastle para a janela de transferências de inverno, poderá agora vislumbrar o regresso à Premier League. Isto acontece porque, nesta terça-feira, os clubes ingleses reuniram-se e votaram contra a temporária proibição de empréstimos entre clubes que compartilham os mesmos proprietários.
O internacional português, atualmente a representar os sauditas do Al Hilal- rivais de Cristiano Ronaldo- após a transferência do Wolverhampton para o clube de Riade por 55 milhões de euros, é a escolha preferida do treinador Eddie Howe para preencher a lacuna deixada no plantel dos Magpies devido à suspensão de Sandro Tonali, recentemente acusado de envolvimento num esquema de apostas ilegais.
A possibilidade de proibir empréstimos de jogadores entre clubes com os mesmos donos tornou-se recentemente um tema quente em Inglaterra, especialmente devido ao facto de o Newcastle ser um dos clubes mais beneficiados, uma vez que os Magpies e o Al Hilal são ambos detidos pelo Fundo Público de Investimento Saudita. Isso facilitaria a transferência de jogadores entre os dois clubes.
Embora a decisão não tenha sido unânime, abre as portas para o regresso do internacional português a uma liga que conhece bem. Durante cinco temporadas (entre 2017 e 2022), Rúben Neves esteve ao serviço do Wolverhampton, disputando um total de 253 jogos e marcando 30 golos.
A turma do Al-Hilal, comandada pelo antigo treinador do Sporting, Jorge Jesus, encontra-se neste momento confortavelmente a ocupar a primeira posição da tabela classificativa, com 35 pontos. Segue-se o Al-Nassr de Cristiano Ronaldo com, 31 pontos.
Jornalista critica dualidade no discurso do Presidente verde e branco e elogia João Pereira pela evolução comunicativa nos últimos tempos
|
0Luís Mateus acredita que a dualidade no discurso de Frederico Varandas não passa uma boa imagem do Presidente do Sporting. A mudança quanto ao futuro de João Pereira e mesmo a aptidão do técnico para comunicar à imprensa não agradam ao jornalista.
"As duas vitórias, ainda que sofridas, fizeram bem a João Pereira no plano comunicacional. Viu-se maior à-vontade na troca de palavras com os jornalistas durante a antevisão ao difícil encontro de Barcelos com o Gil Vicente, o que não pode ser dissociado de um ambiente menos carregado, somado ao trabalho que tem feito junto do departamento de comunicação dos leões para ajustar o discurso ao contexto", garante, ao jornal A Bola.
Quanto à explicação do técnico acerca da gestão recente, Luís Mateus crê que "sobretudo na questão da aposta de Quenda como falso extremo esquerdo, as ideias ainda pareçam um pouco confusas". No entanto, compara o discurso de João Pereira com "a inconsistência das palavras do seu Presidente".
"Passou de 'um treinador de um grande clube europeu em dois ou três anos' a alguém que recebeu 'um presente envenenado' ao ser convidado para ser agora o treinador principal", recorda o jornalista. "Claro que lhe era impossível recusar, como afirmou, todavia, na imagem passada por Varandas passou de estar preparado para a missão a alguém que, afinal, não o estava. Presidente do Sporting, esse sim, e já não é de hoje, mostrou que não tem ido às aulas".
Para terminar, Luís Mateus dá um voto de confiança ao técnico verde e branco, admitindo haver "há humildade suficiente" para "dar volta às dificuldades". Sobre Frederico Varandas, revela ver "o lado de um dirigente, que, depois de ter recalcado com Rúben Amorim muitas das intervenções do passado, ainda não terá encontrado sozinho o equilíbrio que lhe permitiria saber sempre evitar danos colaterais. Há algo de moralizador a extrair das suas palavras? É possível que inspirem alguém? Só os jogadores e treinadores saberão".
Antigo avançado que jogou em ambas as equipas, detém o recorde de melhor marcador no jogo de hoje à noite, com cinco golos. Apesar de características pouco convencionais, marcou uma geração de ouro no futebol português
|
0Paulo Alves, natural de Vila Real, começou cedo a destacar-se no futebol, chamando a atenção do FC Porto aos 17 anos. Embora nunca se tenha estreado pela equipa principal, foi nos azuis e brancos que ganhou projeção e integrou as seleções jovens de Carlos Queiroz, incluindo a célebre geração de ouro que conquistou o Campeonato do Mundo de Juniores em 1989.
Mas foi no Gil Vicente, onde iniciou a sua carreira sénior, que Paulo Alves começou a construir a história do avançado que deixou uma marca expressiva nos duelos entre galos e leões, com um total de cinco golos nesses encontros, sendo o melhor marcador da história dos embates entre estas duas equipas.
Um estilo pouco convencional
Alto, forte e exímio no jogo de cabeça, Paulo Alves tinha características que não eram comuns no futebol português, onde avançados móveis e habilidosos predominavam. Apesar de não ser um avançado tecnicamente refinado, a eficácia de Paulo Alves era inquestionável, refletindo o seu estilo de jogo direto e eficaz. Hoje, o avançado é lembrado como uma figura única nos relvados portugueses, capaz de se destacar num futebol que frequentemente valorizava mais a estética do que a eficácia.
Recorde um dos golos que marcou ao Sporting, enquanto representava os Minhotos:
Paulo Alves deixou a sua marca, tanto em clubes como na seleção nacional, onde somou 13 internacionalizações e marcou sete golos.
O Sporting, que precisa de vencer para se manter na liderança da Liga Portugal, desloca-se hoje ao Estádio Cidade de Barcelos para enfrentar o Gil Vicente, com o apito inicial marcado para as 20h30.
Treinador dos verdes e brancos promove regresso na partida diante do emblema minhoto, agendada para as 20h30 deste domingo, dia 22 de dezembro
|
0Ousmane Diomande está de regresso ao onze do Sporting. Face às constantes lesões que atormentam o plantel de João Pereira, o 'camisola 26', que começou os últimos dois jogos no banco de suplentes, salta diretamente para a titularidade.
O treinador verde e branco volta a colocar o patrão no centro da defesa, que não tem estado ao melhor nível. O técnico tarda em encontrar o trio ideal para o setor mais recuado do terreno e a indisponibilidade dos centrais do plantel não ajuda à tarefa.
Ousmane Diomande será acompanhado por Zeno Debast à direita e Matheus Reis à esquerda. No banco, João Pereira terá Miguel Alves, que é a grande surpresa da convocatória. Gonçalo Inácio, Eduardo Quaresma (lesões) e Jeremiah St. Juste (castigo) estão indisponíveis.
Na presente temporada, Ousmane Diomande - atualmente avaliado em 40 milhões de euros - marcou presença em 20 partidas: 13 na Liga Portugal Betclic, cinco na Liga dos Campeões, uma na Taça de Portugal e outra na Supertaça O jovem de 20 anos não soma, para já, qualquer golo ou assistência, nos 1.440 minutos disputados.
O Sporting entra em campo este domingo, dia 22 de dezembro, frente ao Gil Vicente, em jogo relativo à 15.ª jornada da Liga Portugal Betclic. O encontro diante da turma liderada por Bruno Pinheiro jogar-se-á às 20h30, no reduto do adversário, em Barcelos.