ANTIGO TREINADOR LEONINO 'BABA-SE' PARA ESTRELA DOS LEÕES: "SPORTING VALE PELO COLETIVO, MAS ELE..."
Ex-técnico do Clube de Alvalade elogiou as boas exibições da turma leonina e destacou craque verde e branco
Redação Leonino
Texto
6 de Março 2024, 11:18
Viktor Gyokeres, Nuno Santos, Marcus Edwards, Pedro Gonçalves, Pote, Daniel Bragança, Ricardo Esgaio, Sporting, Farense

O Sporting mantém-se como a equipa mais consistente no campeonato português e regressou à liderança após a derrota do Benfica no Dragão (5-0). Este sucesso coletivo foi analisado por Augusto Inácio e Litos, ex Sporting, em entrevista exclusiva ao jornal ‘A BOLA’.

Quanto ao aspeto táctico da equipa, Inácio realçou a importância da intensidade e da reação à perda: “São duas coisas bastante importantes e em que o Sporting tem estado muito bem este ano. São fundamentais para o adversário não ganhar espaço nem ter oportunidades. Globalmente, o Sporting marca muitos golos e ataca muito bem. Defensivamente, às vezes tem claudicado, mas com os golos que marca… “, prossegue:

“No equilíbrio das coisas, nota-se que o balneário deve ser bom, os jogadores dão-se bem. Há a responsabilidade do que cada um tem que fazer dentro de campo. O Sporting vale pelo coletivo, mas Gyokeres dá profundidade ofensiva e é uma grande mais valia.”, confessa.

Litos, atira: “Primeiro, o modelo de jogo, a forma como o Sporting atua e a estratégia montada. Acho que tem muito que ver com a construção e o seu processo ofensivo, atraindo os adversários para zonas mais subidas, o que torna mais difícil neutralizar a ligação de jogo do Sporting. É uma construção a três, ambos os guarda-redes têm qualidade com os pés, os laterais sabem projetar-se e isso tem muita influência e faz diferença quanto às outras equipas.”

“Depois, o Sporting já teve sucesso sem Gyokeres, mas este sueco, pela sua atitude, disponibilidade física e capacidade de arranque, trouxe essa pressão quando a bola não tem bola e a atacar a profundidade. Tem uma intensidade de jogo altíssima e permite à equipa de Rúben Amorim jogar na transição.”, conclui.

Sobre o titulo, ambos acreditam: “O Sporting é sempre candidato e com a forma que está a jogar e tem tido o apoio de todos os sportinguistas, naturalmente que é mais provável poder chegar ao título. Percebemos que continua a ser um campeonato com grandes dificuldades, até pela grande densidade de jogos e também as competições europeias e Taça de Portugal. O Sporting tem tido um desgaste muito grande e apesar de ter um plantel mais equilibrado que no ano passado, continua a ter algumas limitações, daí algum cansaço que a equipa vai apresentando em alguns momentos.”, confessou Litos.

Imagem de destaque
  Comentários